DEFICIÊNCIA FÍSICA
DEFICIÊNCIA FÍSICA A DEFICIÊNCIA FÍSICA REFERE-SE AO COMPROMETIMENTO DO APARELHO LOCOMOTOR QUE COMPREENDE O SISTEMA ÓSTEO-ARTICULAR, O SISTEMA MUSCULAR E O SISTEMA NERVOSO.
AS DOENÇAS OU LESÕES QUE AFETAM QUAISQUER DESSES SISTEMAS, ISOLADAMENTE OU EM CONJUNTO, PODEM PRODUZIR QUADROS DE LIMITAÇÕES FÍSICAS DE GRAU E GRAVIDADE VARIÁVEIS, SEGUNDO O(S) SEGMENTO(S) AFETADOS E O TIPO DE LESÃO OCORRIDA.
TIPOS LESÃO CEREBRAL (PARALISIA CEREBRAL, HEMIPLEGIAS) ESPINHA BÍFIDA OU MIELOMENINGOCELE DISTROFIA MUSCULAR PROGRESSIVA LESÃO MEDULAR (TETRAPLEGIAS, PARAPLEGIAS) MIOPATIAS ( DISTROFIAS MUSCULARES) PATOLOGIAS DEGENERATIVAS DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL ( ESCLEROSE MÚLTIPLA) AMPUTAÇÕES MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS DISTÚRBIOS POSTURAIS DE COLUNA DISTÚRBIOS DOLOROSOS DA COLUNA VERTEBRAL E DAS ARTICULAÇÕES DOS MEMBROS LESÕES POR ESFORÇOS REPETITIVOS (L.E.R.) SEQÜELAS DE QUEIMADURAS
CAUSAS
PARALISIA CEREBRAL PREMATURIDADE ANÓXIA PERINATAL DESNUTRIÇÃO MATERNA RUBÉOLA TOXOPLASMOSE TRAUMA DE PARTO SUBNUTRIÇÃO
ESPINHA BÍFIDA OU MIELOMENINGOCELE GENÉTICAS AMBIENTAIS CROMOSSÔMICAS IDADE AVANÇADA DA MÃE OU DO PAI DEFICIÊNCIA NA FAMÍLIA
DISTROFIA MUSCULAR PROGRESSIVA DOENÇA CONGÊNITA E HEREDITÁRIA
HEMIPEGLIAS ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL ANEURISMA CEREBRAL TUMOR CEREBRAL
LESÃO MEDULAR FERIMENTO POR ARMA DE FOGO FERIMENTO POR ARMA BRANCA ACIDENTES DE TRÂNSITO MERGULHO EM ÁGUAS RASAS QUEDAS PROCESSOS INFECCIOSOS PROCESSOS DEGENARATIVOS
AMPUTAÇÕES CAUSAS VASCULARES TRAUMAS MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS CAUSAS METABÓLICAS
MALFORMAÇÕES CONGÊNITAS EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO USO DE DROGAS CAUSAS DESCONHECIDAS
COMO IDENTIFICAR
OBSERVAÇÃO QUANTO AO ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR DO BEBÊ ATENÇÃO PARA A PERDA OU ALTERAÇÕES DOS MOVIMENTOS, DA FORÇA MUSCULAR OU DA SENSIBILIDADE PARA MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES IDENTIFICAÇÃO DE ERROS INATOS DO METABOLISMO IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS INFECTO-CONATGIOSAS E CRÔNICO-DEGENERATIVAS CONTROLE DE GESTAÇÃO DE ALTO RISCO
A IDENTIFICAÇÃO PRECOCE NA FAMÍLIA SEGUIDA DE EXAME CLÍNICO ESPECIALIZADO FAVORECEM O AGRAVAMENTO DO QUADRO DE INCAPACIDADE.
MATERIAL UTILIZADO EM SALA DE AULA ADAPTAÇÕES MATERIAL UTILIZADO EM SALA DE AULA
ADAPTAÇÕES UTILIZAR CADERNOS GRANDES COM PAUTAS LARGAS FIXAR A FOLHA OU CADERNO NA CARTEIRA USANDO FITA ADESIVA DEPENDENDO DA ATIVIDADE UTILIZAR FOLHAS GRANDES E SEM PAUTA PODE SER UTILIZADO SUPORTE PARA APOIAR LIVROS LETRAS AMPLIADAS DO ALFABETO MÓVEL PARA O ALUNO COM DIFICULDADE DE PREENSÃO, ENGROSSAR O LÁPIS COM ESPUMA, MADEIRA OU DUREPOX
ADAPTAÇÕES NO CASO DAS CRIANÇAS COM MOVIMENTAÇÃO INVOLUNTÁRIA, É IMPORTANTE QUE ELA SE SENTE NO MEIO DA SALA, EM FRENTE AO QUADRO CRIANÇAS COM MAIOR DIFICULDADE DE ATENÇÃO DEVEM SER SENTADAS MAIS À FRENTE, PRÓXIMAS AO QUADRO VERIFICAR A INTERFERÊNCIA DE ESTÍMULOS NA SALA DE AULA QUE POSSAM DESVIAR A ATENÇÃO DO ALUNO VERIFICAR A ILUMINAÇÃO DA SALA DE AULA E A PRESENÇA DE REFLEXO DA LUZ NO QUADRO VERIFICAR A COR DO QUADRO, BEM COMO A COR DO GIZ UTILIZADO PARA MELHOR VISUALIZAÇÃO DO QUE É ESCRITO O POSICIONAMENTO DO PROFESSOR FRENTE AO ALUNO DEVERÁ FAVORECER O CONTATO “OLHO A OLHO”. NAS CRIANÇAS COM PC, DEIXAR O MELHOR AMIGO DO LADO COMPROMETIDO, COMO TAMBÉM OS MATERIAIS, VISANDO QUE A CRIANÇA FAÇA TRANSFERÊNCIA DE PESO PARA AQUELE LADO, BEM COMO ESTIMULAR O USO DE AMBAS AS MÃOS.
ADAPTAÇÕES ESPAÇO FÍSICO
ADAPTAÇÕES TELEFONE PÚBLICO SEMPRE NA ALTURA DO CADEIRANTE COLOCAR RAMPAS COM CORRIMÃO NAS LATERAIS COLOCAR CORRIMÃO NAS PAREDES, CORREDORES E EM FRENTE AO QUADRO NOS BANHEIROS, AS PORTAS DEVEM SER SEMPRE LARGAS PARA O CADEIRANTE TER ACESSO DENTRO DOS BANHEIROS, TER BARRAS DE APOIO NAS PAREDES AO LADO DO VASO SANITÁRIO. PIAS E BEBEDOUROS NA ALTURA QUE O CADEIRANTE POSSA UTILIZAR.
POSTURA DO ALUN O
POSTURA SE O MESMO NÃO TEM CONTROLE DE TRONCO , DEVERÁ USAR, NA ALTURA DO PEITO, UMA FAIXA DE SEGURANÇA CADEIRA COM BRAÇOS PARA O ALUNO DEFICIENTE FÍSICO DEIXA-O MAIS SEGURO ADAPTAR A CARTEIRA ESCOLAR PARA OS ALUNOS CADEIRANTES QUE NÃO PUDEREM FAZER A TRANSFERÊNCIA PARA UMA CADEIRA COMUM APOIO PARA OS PÉS NÃO FICAREM SUSPENSOS EVITE SUPERPROTEGER O ALUNO DEFICIENTE FÍSICO
TRABALHO PEDAGÓGICO RUPTURA DE PARADIGMAS REVISAR CONCEITOS DERRUBAR PRECONCEITOS ADAPTAR OU INOVAR ESTRATÉGIAS ENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ESTUDO CONSTANTE ANÁLISE E REFLEXÃO CONTÍNUAS SOBRE A PRÁTICA PREDISPOSIÇÃO PARA ENXERGAR O INDÍVIDUO REAL
“O NOSSO TRABALHO É REALIZADO COM GENTE, MIÚDA, JOVEM OU ADULTA, MAS GENTE EM PERMANENTE PROCESSO DE BUSCA” PAULO FREIRE