SABER, PODER, QUERER: A TRILOGIA DO EMPREENDEDORISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Advertisements

Os sete pecados capitais cometidos na venda de projetos de T&D - CBTD
Melhorando a comunicação no atendimento ao cliente
CRESCIMENTO EXPLOSIVO
Regina Célia Baptista Belluzzo
Responsabilidade Profissional
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Dicas para uma avaliação de desempenho produtiva
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Liderança e Trabalho em Equipe MBA em Gerência de Projetos.
“CONSTRUINDO UM PROJETO DE VIDA” Orientações aos pais e alunos
Quanto Custa Ser um Líder Cristão?
ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS.
Primeiro o Mais Importante Depois Ser Compreendido
Empregabilidade e Marketing Pessoal
Empreendedorismo Cidinha Fonseca.
BANCO DE TALENTOS.
Por que lemos a Bíblia, hoje?
OBJETIVOS DAS SELEÇÕES Promover o esporte e a sua prática; Oportunizar experiências diversas como meio de introduzir na sociedade um cidadão crítico,
Inteligência Competitiva na Venda
Workshop sobre a confiança Os direitos autorais deste conteúdo são licenciados pela Creative Commons Brasil.
Jogos em grupo na Educação Infantil
As Habilidades Essenciais dos Negociadores
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
ESTRATÉGIAS DE MARKETING: PESSOAS – O que é e como fazer?
Modelo de Excelência em Gestão
Webquest.
BOA NOITE A TODOS Gestão de negócios e empreendedorismo.
Maria Luiza C. E. Programa de Formação de Professores
Preparação e Planejamento.
Identificação e Desenvolvimento de Novos Líderes
MERCADO DE TRABALHO.
T.G.A – Estética Planejamento Estratégico de Negócios
Identificar fontes de idéias para empreendimentos
EMPREGABILIDADE e MERCADO DE TRABALHO
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
Palestrante Débora Martins. “Para captar a oportunidade no momento justo é preciso não só estar presente, como estar atento.” - Séneca, in 'Cartas a Lucílio'
NOVA EBD LIÇÃO 9.
Administração de Empresas Pessoais
em gás e Nossa Empresa 26 eletricidade 18 mil 20 M GNL
VISÃO E VALORES DA COLFAX
Gestão por Competências
Orientação Especial Março/2011.
O PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO FUNDAMENTOS DO PLANEJAMENTO
Características empreendedoras
Crianças e adolescentes não aprendem da mesma maneira.
Como Vencer o Negativismo
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Aula – 3 Planejamento
Solidificando seus relacionamentos
Trimestrais 2012 Escola Sabatina - ABS.
Escolha ser Feliz Enxergue seu negócio independente como uma atividade rentável. Pense como uma empresária!
GESTÃO COOPERATIVA COM EQUIPES DE EAD
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
ENTRANDO EM AÇÃO Este capitulo mostra como executar os passos de ação do programa de recuperação:
AS ESTRATÉGIAS DE ABORDAGENS AOS DIFERENTES TIPOS DE CONSUMIDORES
Empreendedorismo para Profissionais da Saúde
Como vender mais e melhor PALESTRANTE:Luiz Alberto Vidal SEBRAE.
Acompanhamento.
RISCOS AO OUVIR OS CLIENTES
TIPOS DE EQUIPES Juliana Borges Promoção Trabalho em Equipe.
LIDERANÇA SANDRA PULINO 2012.
“Líder é aquele que tem princípios e valores que inspiram as pessoas”
Os 10 Mandamentos Para o Empreendedor.
4 – FUNDAMENTOS PSIQUICOS EM VENDAS
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
BEM VINDOS UNIDADE PINK FAMILY & CONVIDADOS.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Transcrição da apresentação:

SABER, PODER, QUERER: A TRILOGIA DO EMPREENDEDORISMO Bruno Garcia

Trilogia do Sucesso Triângulo do Fogo; Quando se quer empreender algo é necessário conjugar articuladamente os verbos saber, poder e querer.

Saber É o componente cognitivo, que garante o acesso a dados, informações e conhecimentos que as pessoas possuem de forma sistematizada; Correlações que conseguem fazer com elas, de modo a garantir os pré-requisitos indispensáveis para uma ação consciente e responsável.

Poder É o modo como colocamos em prática o conteúdo internalizado, seja da experiência anterior, seja do conhecimento adquirido.

Poder a) poder no sentido de capacidade; b) poder no sentido de permissão.

Querer É o componente volitivo deste triângulo e está ligado à nossa vontade de concretizar uma ação. Podemos também correlacionar este verbo ao aspecto motivacional (nosso motivo para a ação) que nos retira do equilíbrio estático.

SABER + PODER Eu sei e posso, mas não quero – seja por uma opção consciente, seja por auto-sabotagem inconsciente, eu não me mobilizo para concretizar um objetivo e, por conseguinte, tal projeto não sairá do papel.

SABER + QUERER Eu sei e quero, mas não posso. Falta de capacidade: tal carência me exclui de realizar um determinado empreendimento por ausência de expertise. Falta de autorização: embora esteja capacitado, me abstenho de tomar a iniciativa, por medo das conseqüências ou por submissão à autoridade.

PODER + QUERER Eu posso e quero, mas não sei. Apesar de poder (em ambos os sentidos) e querer, a ausência do saber tenderá a prejudicar a ação por desconhecimento de fórmulas e processos que garantam qualidade assegurada e rastreabilidade.

As Habilidades Necessárias Bruno Garcia

As Habilidades Necessárias Comunicação; Sinergia;

Procure entender primeiro Comunicar-se efetivamente, requer que você entenda primeiro o ponto de vista da outra parte, para só então expor o seu. Ignorando, fingindo ouvir, ouvindo seletivamente, atentamente e empaticamente.

Crie sinergia A sinergia é conseqüência do compartilhamento de idéias – é a busca da terceira alternativa. Não é a minha maneira nem a sua, mas uma terceira melhor do que qualquer das nossas proposições individuais.

Passos para Criar Sinergia Identifique o desejo comum a todas as partes. Crie alternativas que melhorem todas as organizações envolvidas. Determine soluções de consenso. Promova um espírito de benefício mútuo. Desenvolva  relacionamentos e fortaleça os laços inter-pessoais,

PARA SER UM BOM DIRIGENTE Não tenha outras atividades que consumam o seu tempo ou atenção. Seja um exemplo em devoção e atividade fervente para aqueles a quem dirige. Ame aqueles que estão sob sua direção como se fossem de sua própria família.

PARA SER UM BOM DIRIGENTE Sempre esteja disposto a escutar as objeções ou sugestões que seus superiores, associados ou colaboradores têm a lhe dar. Seja pontual em todos os seus compromissos

PARA SER UM BOM DIRIGENTE Seja acessível para aqueles que buscam o seu conselho; Não temas novas idéias.

A  MARCA  VOCÊ Identifique o que você quer ser; em que você é bom ou quer se destacar. Identifique seus pontos fortes e fracos. Faça um planejamento estratégico do seu projeto.

A MARCA VOCÊ Direcione seu foco e suas ações para o seu projeto. Tenha uma agenda diária. Cumpre-a fielmente. Crie um nome e uma logomarca.

A MARCA VOCÊ Aprenda a vender seu projeto Traduza o seu projeto em receitas Transforme pequenas e chatas tarefas em ouro. Pense nos seus clientes, seja obcecados por eles.

A MARCA VOCÊ Tenha uma vasta e diversificada lista de contatos. Tenha amigos excêntricos; Alimente a sua criatividade. Gere novos projetos.

A MARCA VOCÊ Pense sempre a longo prazo. Construa uma home page. Aprenda a falar em público. Seja alegre. Distribua entusiasmo e otimismo.

A MARCA VOCÊ Tenha conselheiros e orientadores. Mantenha contato com pessoas que você admira. Identifique novos talentos e os observe com freqüência.

A MARCA VOCÊ Torne-se um fanático pelo poder, sem ser autocrata. Esteja comprometido com a excelência. Faça a diferença. Tenha uma forte identidade. Você = Sua Marca = Seu Projeto.

VOCÊ É O PRODUTO 1° - Você foi desejado; 2° - Você se preocupou com a comunicação ; 3º - Sua mãe se preocupou com o merchandisng,

VOCÊ É O PRODUTO 4º - Mais tarde o Marketing de relacionamento; 5º - Fase de crescimento enorme; 6º - Sua "embalagem" começa a ficar ultrapassada

VOCÊ  É  O  PRODUTO 7° - Apesar da decadência, se você teve um bom desempenho de mercado, sempre terá um público fiel; 8º - Substituição do produto;

PARA SER UM VENCEDOR 01. Não arrume briga de graça; 02. Jamais desafie quem você não conhece; 03. Acredite no seu potencial;

PARA  SER  UM  VENCEDOR 04. Planeje cuidadosamente, mas seja rápido e preciso nas ações; 05. Tenha sempre uma reserva técnica para qualquer eventualidade; 06. Valorize e divulgue as suas qualidades;

PARA  SER  UM  VENCEDOR 07. Trate de resolver os seus defeitos e seja discreto a respeito dos mesmos; 08. Arrume aliados estratégicos;

PARA SER UM VENCEDOR 09. Use sempre a dúvida a seu favor; 10. Jamais se mostre derrotado, pois cachorro morto todo mundo chuta.

CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS ESPECIAIS 01. Inventaram a si próprias. 02. Em constante transformação... sem se sentir limitadas pela coerência consigo mesmas; 03. Golpeadas e machucadas... para jogar o jogo da vida com vigor.

CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS ESPECIAIS 04. Curiosas... ao extremo. 05. Como crianças, ingênuas... com um apetite pela exploração que se assemelha ao de um garoto de quatros. 06. Sem as amarras do passado.

CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS ESPECIAIS 07. Confortáveis... com a idéia de que a vida parece um alvo móvel. 08. Alegres... todas riem... Muito. 09. Ousadas... até um pouco loucas. 10. Iconoclastas... só se sentem, mais ou menos, felizes quando estão do lado errado do senso comum.

CARACTERÍSTICAS DAS PESSOAS ESPECIAIS 11. Multidimensionais... com falhas tão grandes quanto suas virtudes. 12. Honestas... e confusas... como são as pessoas verdadeiramente honestas. 13. Maiores do que a vida... embora muitas vezes engajadas em pequenas aventuras...

ENFRENTANDO OS DESAFIOS Primeiro desafio – dirigir grupos diferentes rumo a um bem comum. Segundo desafio – fortalecimento da organização ampliada, estabelecendo um sistema de valores baseado em princípios duradouros, universais e de fácil entendimento.

ENFRENTANDO OS DESAFIOS Terceiro desafio – certificar-se de que a comunicação flui livremente na organização e que todo o grupo fala a mesma língua... A linguagem comum assegura o bom entendimento.

ENFRENTANDO OS DESAFIOS Quarto desafio – criar e motivar a sinergia do grupo, fazendo com que todos abandonem as individualidades e focalizem o interesse comum. Quinto desafio – encorajar a colaboração, a cooperação evitando e desestimulando a competição. O sistema deve recompensar o trabalho em equipe.

ENFRENTANDO OS DESAFIOS Sexto desafio – orientar os participantes da organização a focalizar e se concentrar naquilo que é mais importante.