Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

TROCA DE SABERES ENTRE O PET CNX EDUCOMUNICAÇÃO E O GESTAR II
Fabiana Aparecida Franco Rodrigues Bolsista da Capes/ Observatório.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROINFO INTEGRADO III
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
Máscaras Africanas.
PROJETO – GIRE O O MUNDO NUM CLIQUE
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
O Trabalho com o gênero textual “Artigo de Opinião”
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 2 Praça Santa Terezinha.
Professora: Daniela Capra de Azeredo Turma A21 2°ano / 1°ciclo/2012
DIRETORIA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Rotina na Alfabetização:
Planejamento PNAIC 2014.
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Cooperativa dos Produtores do Vale do Rio Grande
Práticas de leitura, escrita e oralidade no contexto social
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 4 PEIRÓPOLIS 2012/ 2013.
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Fazenda Getúlio Vargas
Portal Educacional Clickideia
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
ELIANE PEREIRA DE BRITO
Curso de Especialização em Mídias na Educação
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Autora: Vanessa de Melo Araújo Coautor: Marcelo Cordeiro de Rezende
Programa de Formação Continuada
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
O que um bolsista PIBID faz? Grupo de bolsistas PIBID UFRGS – subprojeto Matemática Porto Alegre, 25 de maio de 2010.
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
PROJETO:LEITURA E ESCRITA
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
II Núcleo do Território Pratigi pela Educação
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Planejamento da Rotina Semanal
INCLUSÃO DIGITAL: MULTICULTURALISMO E PRODUÇÃO TEXTUAL NOS ANOS INICIAIS Bolsistas de Iniciação à Docência - Pibid 2014 – Uergs /Pedagogia - Unidade.
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
TÍTULO DO TRABALHO Nome do Aluno 1 Nome do Aluno 2 Nome do Aluno 3 Nome do Aluno 4 Nome do Aluno 5 INTRODUÇÃO Neste trabalho, iniciado em meio às atividades.
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
ESTUDO DO MEIO.
Alunas bolsista: Alessandra da Silva Ribeiro
A ARTE COMO MEDIADORA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E NO ENSINO DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA Autor: Cléa Marluce Oliveira e Silva Coautores: Camila Lorraynne.
Agência Financiadora: CAPES – PIBID/UNIUBE
Aula Prática: Uma Aprendizagem Significativa de Ciências
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROJETO “LENDO E VIVENDO”
Tema Gênero textual - Poesia. Colégio Sartre COC Unidade Monet Mundo Leitor Série Memórias 4º ano Professora: Liliam Silva Alves.
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Projetos e Sequências Didáticas
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Transcrição da apresentação:

Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO GUIMARÃES” 2012/2013

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL BERNARDO GUIMARÃES Objetivos Promover o contato da criança com o mundo letrado, alfabetizando-a por meio da socialização com outras pessoas. Visitar espaços culturais que colaborem com o processo de alfabetização e letramento compreendendo melhor esse espaço alfabetizador para nele se inserir e transitar com mais autonomia a partir da ligação entre teoria e prática. Estabelecer a ligação entre leitura e escrita por meio de atividades variadas e prazerosas. Possibilitar a interação dos bolsistas acadêmicos com o cotidiano escolar e com a comunidade.

Atividades anteriores à visita Discussão sobre a importância da Biblioteca como ambiente público de leitura e de pesquisa. Saída da escola

Visitando os diversos espaços da biblioteca A chegada... Biblioteca infanto-juvenil Visitando os diversos espaços da biblioteca A VISITA

Biblioteca infanto-juvenil

Biblioteca infanto-juvenil

Assinando a carteirinha de sócio usuário Biblioteca infanto-juvenil

Sala de restauração de livros Laboratório de Informática Sala de restauração de livros

Trabalhando em sala de aula após a visita ... A diretora da escola, professora Gislene , fala sobre a importância das carteirinhas de sócio usuário da Biblioteca. Entrega das carteirinhas de sócio usuário As ações efetivadas por meio das pesquisas realizadas nos diferentes locais visitados, auxiliam significativamente no processo de aquisição de conhecimento pela criança, sendo consideradas como um ingrediente fundamental para o processo de alfabetização.

Recebendo as carteirinhas de sócio usuário da biblioteca

Recebendo as carteirinhas de sócio usuário da biblioteca Ao estabelecer o vínculo entre as práticas escolares de leitura e escrita e as práticas de uma sociedade letrada, a criança percebe a importância do ato de ler e escrever porque identifica a necessidade do uso social dessas práticas para viver, conviver e se comunicar no mundo em que vive. Ser alfabetizado passa, então, a ter um sentido muito maior para a criança. Recebendo as carteirinhas de sócio usuário da biblioteca

Trabalhando em sala de aula após a visita ...

Trabalhos de expressão artística – pintura coletiva

Historia do João Jiló

Trabalhos realizados...

Boneco “João Jiló” confeccionado pelas crianças

Criando outras histórias... Produção de texto - atividade com o nome História em quadrinhos História muda Produção de texto - atividade com o nome

Produção de texto - atividade com o nome

Registro da história do João Jiló História da Filó Leitura de imagens

Considerando as riquezas culturais que possuímos em nossa cidade, a Escola Municipal Uberaba envolvida no subprojeto, juntamente com a instituição formadora -UNUBE - possibilitam às crianças participantes desta proposta a realização de pesquisas de campo nas quais elas têm a oportunidade de aprender de forma prazerosa e descobrir as espaços de cultura e belezas pertencentes à cidade na qual vivem. Depoimento dos piibdianos

REFERÊNCIAS BORGES, Maria Soledade Gomes. O Ensino da História nas séries iniciais do ensino fundamental: estudo e construção de conceitos básicos. Capítulo 3. In: Conteúdos e procedimentos didático-metodológicos para os anos iniciais do Ensino Fundamental, volume 1. São Paulo, Pearson Education do Brasil, 2012.   BRASIL, MEC. Kleyman, Angela B.. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e escrever? Cefiel/IEL/Unicamp, 2005-2010. Disponível:http://www.iel.unicamp.br/cefiel/alfaletras/biblioteca_professor/arquivos/5710.pdf Acesso em: 29.05.2013. CHAVES, Fátima Garcia. EMANUEL, Adriana Vaz Efisio. FERREIRA, Márcia Regina. CUNHA, Neire Márcia da. Alfabetização. Letramento – Estudo e Ensino. UNIUBE, 2012. FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22 ed. São Paulo: Cortez, 1988. 80 p. .Disponível em http//www.sul – sc.com.br/afolha/monografia/resenha ato ler.htm – Acesso em 28.05.2013. Música: A Viuvinha / Grupo Parangolè Fotos: Arquivo PIBID