Objetos de Aprendizagem / Compartilhamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Terminologia Definicao Construção Exemplos
Advertisements

Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
03/04/07 OpenLearn: Recursos Educacionais Abertos: o caminho para a universidade do futuro? Andreia Inamorato dos Santos Research.
Política Nacional de Acesso Livre à Informação Científica São Paulo, SP Março / 2006 Café Intercom/FNAC: Acesso Livre à Informação.
Open Archives Initiative Algumas definições ( Trata-se de uma iniciativa para desenvolver e promover padrões de interoperabilidade.
Portal do Professor SEED/MEC
Open Archives Iniciative: o novo paradigma do acesso livre à informação e acesso democrático ao conteúdo Salvador, BA Setembro, ª Reunião de Coordenação.
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem
O que é a UNA-SUS? Um programa do Ministério da Saúde, vinculado ao DEGES/SGTES, que cria condições para o funcionamento de uma rede colaborativa para.
1 / 38 AVALIAÇÃO DE UM PROCESSO E SOFTWARE PARA A PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DE ENSINO Foz do Iguaçu, 02 de Setembro de Luciete Basto de Andrade Albuquerque.
EAD – tema de várias investigações e estudos 1ª preocupação
ODIKI: Ferramenta de autoria colaborativa de objetos de aprendizagem com SCORM Antonio Carlos Souza
Objetos Digitais de Aprendizagem
EAD em alimentos – Objetos de aprendizagem digitais Julio Alberto Nitzke Julho de 2009.
Objetos de aprendizagem
Produzindo objetos de aprendizagem
Contexto de Educação a Distância
Programa Proinfo Integrado
Recursos Didáticos: Objetos de aprendizagem
ESTADO DO PARANÁ NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GUARAPUAVA.
Objectos de Aprendizagem
Criação, produção e uso de Objetos de Aprendizagem
Educação Corporativa a Distância e os Objetos de Aprendizagem
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Uma ferramenta para gestão do conhecimento nuclear
DSPACE x FEDORA Rodrigo Guerra Rio de Janeiro
SAAW Sistema de Apoio ao Aluno via Web Funcionalidade da AVA Eureka
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
Claudia Regina Bomfá Elis Regina Mocellin Dorzeli Salete Trzeciak
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Curso: Biblioteconomia
O uso de Objetos de Aprendizagem no ensino de Matemática
Softwares Softwares são conjuntos de instruções (programas de computador) que ao serem executadas desempenham uma função desejada.
03/03/2007. CONVÊNIO INTERINSTITUCIONAL Universidade Federal do Ceará Universidade Norte do Paraná.
Autoarquivamento de Recursos Educacionais Abertos no Lume
AVALIAÇÃO DE SOFTWARE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
CURRICULO +.
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO COODENAÇÃO DE TECNOLOGIA APLICADA A EDUCAÇÃO PACTO PELA EDUCAÇÃO DO PARÁ Coordenador Professor:
VITAL 26 de Abril Visionary Technology in Library Solutions V TLS I maging T echnology for A dvanced L earning Tecnologia de Imagens da VTLS para.
Recursos educacionais abertos como objetos de aprendizagem
Tecnologias para gerenciamento de bibliotecas, bibliotecas virtuais e digitais Curitiba, Pr Julho,2005.
O Uso de Objetos de Aprendizagem nos Processos Educativos
FEB – Federação de Repositórios Educa Brasil
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
IMS-LD e Padrões Pedagógicos. 2 Plataformas de EAD atuais  Paquette:  “Aplicações para web atuais consistem basicamente em ferramentas para distribuição.
Carlos Alberto dos Santos A utilização de animações em objetos de aprendizagem
Curso - Aprenda a Criar Sites com domínio próprio
FEB – Federação de Repositórios Educa Brasil
Contribuições do mundo editorial para a produção de conteúdos impressos e digitais Andrea Filatro.
Os Objetos de Aprendizagem: Tecnologias a favor da educação
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
Miguel Rodrigues Sessão Controlo Tese 2º Semestre 2007/2008.
Formação de Tutores a Distância
Padrão Interoperável para Objetos de Aprendizagem
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
DCMI Dublin Core Metadata Initiative por Pablo Lopes Alenquer curso Tópicos Especiais em BD2 data Março de 2000 Mestrado IM / NCE.
Gerenciamento Proposta de Trabalho do Prof. em STE Estrutura de pastas
Cooperação em rede – Compartilhando recursos educacionais abertos Ana Cristina da Matta Furniel (ENSP/Fiocruz) Oficina de Gestão da Informação Digital.
A Experiência de Repositórios Institucionais de Recursos Educacionais Abertos Autores: Ana Paula Bernardo Mendonça (ENSP/Fiocruz); Ana Cristina da Matta.
Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem.
Arquitetando a Educação a Distância
Dra. Avanilde Kemczinski PhD. Marcelo da Silva Hounsell
Objetos de aprendizagem
Objetos de Aprendizagem questões para discussão Miriam Struchiner NUTES/UFRJ CREAD Outubro, 2008.
Integração ao Campus Virtual Vice-Presidência de Ensino Informação e Comunicação A EXPERIÊNCIA DO CAMPUS VIRTUAL FIOCRUZ: Integrando Plataformas e Redes.
BIOE: localização e descrição de objetos educacionais digitais Fernanda Monteiro Veruska Costa.
Prof. Dr. Gilvandenys L. Sales
Robson Santos da Silva – Ms. OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Recursos educacionais abertos para ambientes virtuais de aprendizagem.
Transcrição da apresentação:

Objetos de Aprendizagem / Compartilhamento III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo Marcelo Augusto Rauh Schmitt – IFRS Campus Porto Alegre

Objeto de Aprendizagem Segundo Wiley (2000), um OA "é qualquer recurso digital que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem". recurso digital reutilização apoio a aprendizagem WILEY, David A. Learning object design and sequencing theory. Unpublished doctoral dissertation , Brigham Young University. 2000. Disponível em: http://www.reusability.org/read/chapters/wiley.doc Acesso em 7 ago. 2010.

Exemplos de objetos http://www.pgie.ufrgs.br/projetos/arca/labfi sica/loop.swf http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/1 23456789/33 http://www.insidecancer.org/

Desafios básicos Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Armazenamento e busca

Produção de conteúdo educacional digital Ferramentas de domínio público GIMP – animações; WINK – tutoriais; Audacity - edição de áudio; Picasa – edição de vídeo; HotPotatoes – exercícios interativos; ExeLearning –criação de cursos e a integração de diversos recursos Carência de recursos humanos especializados Professor participa do processo de autoria

Desafios básicos Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Armazenamento e busca

Modelo pedagógico no EAD Revela-se em dois aspectos de uma disciplina ao curso disponibilizado no AVA Ferramentas de interação Fóruns Chats Videoconferências Diários Recursos disponibilizados Exercícios Simulações Videoaulas

Desafios básicos Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Armazenamento e busca

Recursos educacionais abertos OER – Open Educational Resources Movimento inspirado no sucesso do movimento de software livre e da iniciativa OpenCourseWare (OCW) do Massachussets Institute of Technology Recursos voltados para o ensino, aprendizagem e pesquisa, disponibilizados de forma livre e aberta para a comunidade acadêmica em geral.

Desafios básicos Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Armazenamento e busca

Armazenamento e busca Repositórios de Objetos de Aprendizagem (LOR) De acordo com Koohang e Harmam (2007, p. 132), é um catálogo digital que facilita a pesquisa por objetos permitindo o armazenamento propriamente dito o controle de versões e de publicação a busca dos objetos a partir de suas características o controle de acesso a avaliação dos objetos KOOHANG, Alex; HARMAN, Keith. ed. (2007b) Learning Objects and Instructional Design. Santa Rosa, Califórnia: Informing Science Press, 2007.

Exemplos de repositórios MERLOT - http://www.merlot.org Le@rning Federation - http://www.thelearningfederation.edu.au/default.asp eduSource - http://www.edusource.ca/ National Learning Network - http://www.nln.ac.uk/ OKI (Open Knowledge Initiative) - http://www.okiproject.org/ SMETE - http://www.smete.org/ BIOE - Banco Internacional de Objetos Educacionais - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ CESTA - Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem - http://www.cinted.ufrgs.br/CESTA/ Domínio Público – Biblioteca Digital desenvolvida em software livre - http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.j sp Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html

Desafio para os repositórios Objetos de aprendizagem precisam ser armazenados de modo que seus potenciais usuários possam encontrá-los e reusá-los Descrição dos objetos Integração com AVAs Integração de repositórios

Metadados Definição Funções Padrões Dificuldade São dados que descrevem dados Correspondem à descrição de objeto de aprendizagem Funções Permitir a busca Indicar o uso Padrões Dublin Core (conteúdo web) LOM – Learning Object Metadata (IEEE) SCORM Cancore, UK LOM core Dificuldade Preenchimento pelo autor

Desafio para os repositórios Objetos de aprendizagem precisam ser armazenados de modo que seus potenciais usuários possam encontrá-los e reusá-los Descrição dos objetos Integração com AVAs Integração de repositórios

Federação de repositórios FEB – Federação Educa Brasil Projeto apoiado pela Rede Nacional de Pesquisa Repositórios de objetos de aprendizagem: BIOE (MEC – Ministério da Educação) - 9700 CESTA (UFRGS) - 450 Bibliotecas digitais: LUME (UFRGS) - 20270 documentos digitalizados Biblioteca nacional - 9 milhões de itens (em processo de digitalização) O resultado oferece a possibilidade de prover um ponto único de acesso e busca a conteúdos educacionais através de um sistema federado que contem os metadados dos repositórios integrantes da federação ensejando assim a criação de uma infra-estrutura global para federação de repositórios de conteúdo.

Desafio para os repositórios Objetos de aprendizagem precisam ser armazenados de modo que seus potenciais usuários possam encontrá-los e reusá-los Descrição dos objetos Integração com AVAs Integração de repositórios

Implementação de repositório Bibliotecas estão usando o software livre DSpace para gerenciar documentos digitais DSpace usa como opção padrão: Dublin Core LOM pode ser obtido mediante a adição de metadados

Considerações finais O conceito de objeto de aprendizagem não cumpriu ainda a sua grande promessa – reusabilidade Para atingir tal ponto é necessário O desenvolvimento de objetos reusáveis, claramente identificáveis do ponto de vista de conteúdo e forma de utilização A disponibilização dos objetos desenvolvidos em repositórios que permitam buscas realmente úteis a quem deseja fazer uso destes recursos