Objetos de Aprendizagem / Compartilhamento III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede de Escolas de Governo Marcelo Augusto Rauh Schmitt – IFRS Campus Porto Alegre
Objeto de Aprendizagem Segundo Wiley (2000), um OA "é qualquer recurso digital que pode ser reusado para apoiar a aprendizagem". recurso digital reutilização apoio a aprendizagem WILEY, David A. Learning object design and sequencing theory. Unpublished doctoral dissertation , Brigham Young University. 2000. Disponível em: http://www.reusability.org/read/chapters/wiley.doc Acesso em 7 ago. 2010.
Exemplos de objetos http://www.pgie.ufrgs.br/projetos/arca/labfi sica/loop.swf http://cesta2.cinted.ufrgs.br/xmlui/handle/1 23456789/33 http://www.insidecancer.org/
Desafios básicos Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Armazenamento e busca
Produção de conteúdo educacional digital Ferramentas de domínio público GIMP – animações; WINK – tutoriais; Audacity - edição de áudio; Picasa – edição de vídeo; HotPotatoes – exercícios interativos; ExeLearning –criação de cursos e a integração de diversos recursos Carência de recursos humanos especializados Professor participa do processo de autoria
Desafios básicos Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Armazenamento e busca
Modelo pedagógico no EAD Revela-se em dois aspectos de uma disciplina ao curso disponibilizado no AVA Ferramentas de interação Fóruns Chats Videoconferências Diários Recursos disponibilizados Exercícios Simulações Videoaulas
Desafios básicos Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Armazenamento e busca
Recursos educacionais abertos OER – Open Educational Resources Movimento inspirado no sucesso do movimento de software livre e da iniciativa OpenCourseWare (OCW) do Massachussets Institute of Technology Recursos voltados para o ensino, aprendizagem e pesquisa, disponibilizados de forma livre e aberta para a comunidade acadêmica em geral.
Desafios básicos Demanda grande de desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem Equipes multidisciplinares Ferramentas Metodologia – design instrucional Construir para uma concepção pedagógica Compartilhamento (reutilização) de Objetos de Aprendizagem para diminuição de custos Granularidade Direitos autorais (compartilhamento) Armazenamento e busca
Armazenamento e busca Repositórios de Objetos de Aprendizagem (LOR) De acordo com Koohang e Harmam (2007, p. 132), é um catálogo digital que facilita a pesquisa por objetos permitindo o armazenamento propriamente dito o controle de versões e de publicação a busca dos objetos a partir de suas características o controle de acesso a avaliação dos objetos KOOHANG, Alex; HARMAN, Keith. ed. (2007b) Learning Objects and Instructional Design. Santa Rosa, Califórnia: Informing Science Press, 2007.
Exemplos de repositórios MERLOT - http://www.merlot.org Le@rning Federation - http://www.thelearningfederation.edu.au/default.asp eduSource - http://www.edusource.ca/ National Learning Network - http://www.nln.ac.uk/ OKI (Open Knowledge Initiative) - http://www.okiproject.org/ SMETE - http://www.smete.org/ BIOE - Banco Internacional de Objetos Educacionais - http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/ CESTA - Coletânea de Entidades de Suporte ao uso de Tecnologia na Aprendizagem - http://www.cinted.ufrgs.br/CESTA/ Domínio Público – Biblioteca Digital desenvolvida em software livre - http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.j sp Portal do Professor - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/index.html
Desafio para os repositórios Objetos de aprendizagem precisam ser armazenados de modo que seus potenciais usuários possam encontrá-los e reusá-los Descrição dos objetos Integração com AVAs Integração de repositórios
Metadados Definição Funções Padrões Dificuldade São dados que descrevem dados Correspondem à descrição de objeto de aprendizagem Funções Permitir a busca Indicar o uso Padrões Dublin Core (conteúdo web) LOM – Learning Object Metadata (IEEE) SCORM Cancore, UK LOM core Dificuldade Preenchimento pelo autor
Desafio para os repositórios Objetos de aprendizagem precisam ser armazenados de modo que seus potenciais usuários possam encontrá-los e reusá-los Descrição dos objetos Integração com AVAs Integração de repositórios
Federação de repositórios FEB – Federação Educa Brasil Projeto apoiado pela Rede Nacional de Pesquisa Repositórios de objetos de aprendizagem: BIOE (MEC – Ministério da Educação) - 9700 CESTA (UFRGS) - 450 Bibliotecas digitais: LUME (UFRGS) - 20270 documentos digitalizados Biblioteca nacional - 9 milhões de itens (em processo de digitalização) O resultado oferece a possibilidade de prover um ponto único de acesso e busca a conteúdos educacionais através de um sistema federado que contem os metadados dos repositórios integrantes da federação ensejando assim a criação de uma infra-estrutura global para federação de repositórios de conteúdo.
Desafio para os repositórios Objetos de aprendizagem precisam ser armazenados de modo que seus potenciais usuários possam encontrá-los e reusá-los Descrição dos objetos Integração com AVAs Integração de repositórios
Implementação de repositório Bibliotecas estão usando o software livre DSpace para gerenciar documentos digitais DSpace usa como opção padrão: Dublin Core LOM pode ser obtido mediante a adição de metadados
Considerações finais O conceito de objeto de aprendizagem não cumpriu ainda a sua grande promessa – reusabilidade Para atingir tal ponto é necessário O desenvolvimento de objetos reusáveis, claramente identificáveis do ponto de vista de conteúdo e forma de utilização A disponibilização dos objetos desenvolvidos em repositórios que permitam buscas realmente úteis a quem deseja fazer uso destes recursos