SENTIDO DE NÚMERO RACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

UNIDADE II - ASSUNTO 1 – Conjunto dos Números Racionais
Ela não está em um bom dia! A cada 10 saques, Cláudia errou 9
Introdução a Algoritmos
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Relação entre o volume do cubo e o do tetraedro
As capacidades transversais nos novos programas de Matemática
1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu.
Geometria no Programa de Matemática do Ensino Básico esev aeep
Projeto Curso Informática Ronaldo dos Santos EEB Saad Antonio Sarquis.
Discutindo práticas em Matemática
A razão como comparação
Unidade 2.2 – Razões e Proporções
Formação continuada 4 série
Aparentemente, existe uma dificuldade inerente ao ser humano em compreender que uma soma infinita de termos não nulos possa resultar em um número finito.
Matemática Financeira Revisão
POTENCIAÇÃO DE NÚMEROS RACIONAIS
Razão e Proporção Razão: é o quociente indicado (exato) entre dois números racionais, sendo que o segundo número é diferente de zero. Como você pode perceber,
Professor João Gilberto
Conjunto Dos Números Racionais
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Programa e Metas Curriculares de Matemática
Oficina de Matemática Paracatu, 22 de junho de 2012
Professor: Juliano Lucas Gonçalves
CAPACIDADES TRANSVERSAIS E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA
1.º Encontro Pedagógico – ano II Articulação Curricular 1.º/2.º Ciclos
Escala e Precisão Gráfica
O Uso da Calculadora no Ensino de Matemática Prof. Disney Douglas
Expressões fracionárias
Introdução ao conceito de Multiplicação
Divisão (semana 6).
Preparação para o teste intermédio de Matemática 8º ano
MATEMÁTICA IDÉIAS DAS OPERAÇÕES
MEDIÇÃO 2 Prof. Cesário.
O REGIME DE JUROS COMPOSTOS
Resolução de Problemas
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
F R A Ç Õ E s.
Matemática Financeira Porcentagem
Estratégias informais de cálculo
Lógica de Programação/ Algoritmos Engenharia Produção 2014
Matemática Financeira Porcentagem
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Mestrandos: Agnaldo de Oliveira Daiane Corrêa Juliana Alves
PA (somente conceitos básicos)
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Aula de Revisão: Matemática
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SEQUEIRA - GUARDA
Definindo Fração CRTE/Guarapuava. Provavelmente nunca passou pela sua cabeça que na hora em que você reparte uma pizza está resolvendo um exercício de.
Um Problema várias estratégias… Leonor Simões. Na sequência da prática diária do cálculo mental, com o objectivo de: ffomentar a capacidade de raciocínio,
Igor Steinmacher, MSc. O maravilhoso mundo da Lógica de Programação.
Matemática Financeira
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
O que são? (clique para passar os slides)
Razões e Proporções Profª: Taiana Tavares.
Prática de Ensino em Matemática II Aula 2
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
1 Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS 6 de Março de 2010 Escola Superior de Educação de Viseu.
Prática de Ensino em Matemática II Aula 1
Metodologia do Ensino da Matemática – Aula 07
Prática de Ensino em Matemática II Aula 3
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
* construindo o êxito em matemática *
Acompanhando e avaliando
Sistemas para Internet Algoritmos e Lógica de Programação
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTÍNUA EM MATEMÁTICA PARA PROFESSORES DO 1º CICLO – ESE DE CASTELO BRANCO PARA PROFESSORES.
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS – Matemática
JORGE COUTO Problemas com frações. Numa fração é preciso atender: - ao todo ; - à divisão desse todo em partes iguais; - ao números das partes iguais.
As latas amarelas e a vermelha têm a mesma capacidade. Para se obter a tinta cor de laranja que está na lata, misturam-se duas partes de amarelo com uma.
TESTE EM DUAS FASES Características O teste é aplicado em duas fases distintas; Na 1ª fase: O teste é composto por duas partes, na primeira as questões.
Transcrição da apresentação:

SENTIDO DE NÚMERO RACIONAL esev aeep Equipa de formação ESE de Viseu Luís Menezes Cátia Rodrigues António Ribeiro Helena Gomes 22 Outubro 2011 14:00 – 17:00 SENTIDO DE NÚMERO RACIONAL

Sentido de Número racional Unidade Representações SENTIDO DE NÚMERO 50% SENTIDO DE NÚMERO Número racional Sentidos

Sentido de Número racional envolve diferentes significados

Números racionais e seus significados Quociente Relação parte-todo O Bernardo tem 3 lancheiras para dividir pelos seus 5 irmãos. Quanto comerá cada irmão, sabendo que comem todos o mesmo? Corresponde a uma distribuição equitativa. Na fracção a/b, a é repartido em b partes iguais. Relação parte-todo O Sr. Alfredo gastou 20 litros de gasóleo de Viseu a Lisboa. Sabendo que o depósito do seu automóvel tem a capacidade de 50 litros, que parte do depósito ficou com combustível? O denominador da fração representa o número de partes em que a unidade é dividida e o numerador o número de partes consideradas.

Números racionais e seus significados Razão Para fazer o bolo de laranja são necessárias 3 laranjas por cada 180 gramas de açúcar. Quantas laranjas são necessárias por cada 300 gramas de açúcar? Estabelece uma comparação entre medidas de grandezas. Medida Tomando como unidade de medida de área o triângulo grande do Tangram, qual é a medida de área do triângulo pequeno? Compara uma grandeza com outra tomada como unidade. Neste caso, o denominador representa o número de partes em que se divide a unidade, de modo a ser possível efetuar a medição.

Números racionais e seus significados Operador A Margarida e sua amiga Sofia estão a ler o Romance da Raposa. A Margarida já leu 45 páginas, enquanto que a Sofia leu cerca de 50% do livro. Quem terá lido mais, sabendo que o livro tem 164 páginas? Funciona como uma máquina que opera sobre um determinado valor para originar um segundo valor. Assim, a fração a/b atua sobre um determinado valor, modificando-o.

Tipos de unidade A definição clara da unidade é muito importante. As unidades podem assumir naturezas diversas. Contínua Discreta

Simbólica Pictórica Verbal Representações (dois terços) É importante diversificar e conjugar as diferentes representações.

Raciocínio matemático Comunicação Matemática Resolução de problemas Representações APRENDIZAGEM Representações Raciocínio matemático Comunicação Matemática Resolução de problemas

Tópicos (Números e operações) 1.º ciclo 2.º ciclo 3.º ciclo Números racionais (não negativos) Números racionais Cálculo mental Estratégias de cálculo Algoritmos SENTIDO DE NÚMERO

Tarefa 1: Será que… Um desconto de 30% sobre o preço inicial de um MP3 seguido de um novo desconto de 50% equivale a efetuar um desconto de 80% sobre o preço inicial? Proposta de trabalho Questões para reflexão: c) Quais os objetivos de aprendizagem que esta tarefa pode ajudar a atingir? d) Que tempo destinaria para a respetiva resolução por parte dos alunos? E para a discussão coletiva? e) Quais as dificuldades que serão de prever por parte dos alunos??

Proposta de trabalho Tarefa 2: Folhas de papel Habitualmente, trabalhas com papel de diversas dimensões. Por exemplo, papel de tamanho A3, A4 e A5. Que relação existe entre o tamanho das folhas A5 e A4? E entre A4 e A3? E entre A5 e A3? Se dividires uma folha de papel A5 ao meio, que parte representa, cada uma das partes obtidas, de uma folha A3? De quantas maneiras podes dividir essa folha A5? (faz esboços para representar essa divisão).

Proposta de trabalho

Proposta de trabalho Bolos aos pedaços Pretende-se distribuir 4 bolos por algumas pessoas, de modo a que cada uma fique com 3/5. Quantas pessoas terão direito a essa parte e quanto sobrará? Respostas dos alunos 6 e sobram 2/5 6 e sobram 2/3

Proposta de trabalho Bolos aos pedaços Pretende-se distribuir 4 bolos por algumas pessoas, de modo a que cada uma fique com 3/5. Quantas pessoas terão direito a essa parte e quanto sobrará? Respostas dos alunos 6 e sobram 2/5 6 e sobram 2/3 2/3 de 3/5 que são (os) 2/5