A COMPREENSÃO EM LEITURA

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Transcrição da apresentação:

A COMPREENSÃO EM LEITURA De Boeck, 1996 et 2008. De Jocelyne GIASSON Cap. 1 : Um modelo de compreensão em leitura

um modelo Evolução da concepção da compreensão em leitura: Concepção tradicional : 1. Actividade de leitura = lista sequencial de competências a ensinar de forma hierárquica  dominar estas competências separadamente = dominar a leitura Leitura = mosaico de competências isoladas. Concepção mais contemporânea 1. Modelo mais global, orientado para a integração das competências:  Leitura = processo holístico e unitário; supõe interacção entre estas competências (uma competência de leitura separada do seu contexto perde uma parte do seu significado) Metáforas (pág.5) - da bicicleta - da orquestra sinfónica

A seguir: a metáfora da orquestra sinfónica (pág.6). Evolução da concepção da concepção da compreensão em leitura: papel do leitor. Concepção tradicional: 2. O sentido está no texto  papel do leitor = captar este sentido e transpô-lo para a sua memória.  ler = compreender o que o autor escreveu sem qualquer liberdade de interpretação. Concepção mais contemporânea: 2. Criação do sentido pelo leitor que utiliza - o texto - os seus conhecimentos - a sua intenção de leitura. criar o sentido ≠ compreender o que quer que seja A seguir: a metáfora da orquestra sinfónica (pág.6). Leitor Texto

Um modelo de compreensão consensual. Os componentes : o texto, o leitor, o contexto. Intenção do autor Forma Função da leitura Estruturas Processos LEITOR TEXTO CONTEXTO Psicológico Social Físico

Um modelo de compreensão consensual. T C O importante = relação entre estas variáveis Quanto maior ela for, melhor será a compreensão As situações seguintes tornam difícil a compreensão em leitura (pág.8) : T T L T L L C C C Situação 1 Situação 2 Situação 3

Variável LEITOR O que faz? O que é? O LEITOR Processos Estruturas 1 2 3 Estruturas cognitivas Estruturas afectivas Micro- processos Processos de integra- ção Macro- processos 4 5 Conhecimentos sobre a língua Conhecimentos sobre o mundo Processos de elaboração Processos metacognitivos

Variável LEITOR Estruturas = as características que possui o leitor (o que o leitor é) Independentemente das situações de leitura cognitivas afectivas (pág.15) Sobre a língua (pág.10): - Atitudes face a leitura conhecimentos fonológicos conhecimentos sintácticos conhecimentos semânticos conhecimentos pragmáticos - Interesses específicos + alguns outros Sobre o mundo : Conhecimentos maiores = melhor compreensão = aquisição de conhecimentos novos

Variável LEITOR Processo = o que o leitor faz durante a leitura (competências postas em prática) são simultâneas (e não sequenciais) orientados para a compreensão da informação contida numa frase. Microprocessos Orientados para a procura de coerência entre as frases  fabricar laços entre as proposições ou as frases. Processos de integração Orientados para a compreensão global do texto, para laços que permitem fazer do texto um todo coerente. Macroprocessos

Processos de elaboração Processos metacognitivos Variável LEITOR Processos de elaboração Permitem formular hipóteses, integrar o texto em conhecimentos interiores  permitem ultrapassar o texto (ir aquém e além deste) e fazer inferências não previstas pelo leitor. Processos metacognitivos Gerem a compreensão, permitem ao leitor ajustar-se ao texto e à situação (identificação da perda de compreensão, …)

Resumidamente, as diferentes actividades cognitivas do leitor : Variável LEITOR Resumidamente, as diferentes actividades cognitivas do leitor : - Capacidade de restituir uma parte do texto utilizando a mesma ou quase a mesma estrutura sintáctica e semântica que o autor = microprocessos - Capacidade de fazer ligações = processos de integração - Capacidade de estabelecer generalizações = macroprocessos - Capacidade de ir para além do texto = processos de elaboração - Capacidade de reflectir sobre a forma de compreender o texto = processos metacognitivos

Um modelo de compreensão consensual. Os componentes: o texto, o leitor, o contexto. Intenção do autor Forma Função da leitura Estruturas Processos LEITOR TEXTO CONTEXTO Psicológico Social Físico

Variável TEXTO Comportamentos diferentes do leitor segundo a natureza dos textos  necessidade de os classificar. Segundo os géneros literários : Livros de imagens, contos e lendas, romances, documentários, BD, poesia, textos humorísticos Segundo a função da leitura : - função utilitária - função estética Como? Segundo a intenção do leitor: Agir sobre as emoções do leitor: poemas, contos, narrativas, … Agir sobre os comportamentos do leitor: caminhos a seguir, informações, modos de emprego, enunciados de problemas, conselhos de prudência, … Agir sobre os conhecimentos do leitor : resumos, artigos, monografias, …

= implementação do projecto ! Variável CONTEXTO Engloba todas as condições nas quais se encontra o leitor (com as suas estruturas e os seus processos) quando entra em contacto com um texto; Entre estas condições, há as que se fixa o próprio leitor e as que lhe fixa o meio no qual está inserido. Contexto psicológico: 1. A intenção de leitura = o mais importante (ex.: leitura da descrição de uma casa na perspectiva de um ladrão ou na perspectiva de um possível comprador, pág.22) 2. A motivação para a leitura 3. O interesse pelo texto apresentado. = implementação do projecto !

Variável CONTEXTO Contexto social = todas as formas de interacção que têm lugar aquando de uma tarefa de leitura entre o leitor, o professor ou os seus pares (leitura individual, leitura diante de um grupo, leitura guiada ou não, …) Contexto físico = todas as condições materiais nas quais se desenrola a leitura (ruído exterior, qualidade da reprodução do texto, temperatura ambiente, …)

Concretamente Para favorecer a compreensão por parte dos alunos assegurar-se antes de mais nada que as três variáveis estão adequadamente agendadas: O texto adequa-se às competências do leitor? O leitor possui os conhecimentos necessários para compreender o texto? O contexto psicológico social e físico favorece a compreensão? Resposta afirmativa às 3 questões = condição favorável ao ensino da compreensão em leitura. Imagens : clipart em http://office.microsoft.com