EXPERIÊNCIA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: ESTADO DO PARÁ

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

NORMA DE EXECUÇÃO SRA Nº 01, DE 19 DE JUNHO DE 2011
5 – Estudo do ITR.
Da Prescrição Aquisitiva
Imposto Territorial Rural (ITR)
Faixa de Fronteira Ianny Cristina De Campos Oliveira e Carvalho.
DA RESERVA LEGAL.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL ambiente godoy – consultoria ambiental ltda..
Rolf Hackbart Presidente do INCRA
A QUESTÃO DOMINIAL NA FAIXA DE FRONTEIRA LUIZ ALFEU MOOJEN RAMOS
II SEMINÁRIO DE TRABALHO REGISTRAL CIVIL
NOTA TÉCNICA N.º 02/2008/GAB/PFE/INCRA PROVIMENTO N.º 13/2006 CJCI DO TJ/PA.
Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis ITBI
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS
PARECER DA ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO ACERCA DA AQUISIÇÃO DE IMÓVEL RURAL POR PESSOA JURÍDICA ESTRANGEIRA 28º Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis.
I Congresso Sul-Brasileiro de Direito Previdenciário Curitiba – PR Honorários Advocatícios nos Juizados Especiais Federais.
2. Legislação Cadastral 2.1. Constituição Federal Brasileira
XXXIX Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA
A identificação e cadastramento de grupos em situação específica: assentados da Reforma Agrária, beneficiários do Programa Nacional do Crédito Fundiário.
2009.
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
Subsecretaria do Tesouro Estadual Gerência de Contabilidade
EMENDA CONSTITUCIONAL Nº de Março de 2012
Dúvidas mais Frequentes dos Associados Sinduscon
AS CERTIDÕES NEGATIVAS DA LEI 8.212/91
Constituição Federal - Art. 5º
Programas Sociais de Moradia Econômica
Direito Agrário “Direito Agrário é o conjunto sistemático de normas jurídicas que visam disciplinar as relações do homem com a terra, tendo em vista o.
DA RESERVA LEGAL.
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
Discriminação de Terras Devolutas
Ianny Cristina de Campos Oliveira e Carvalho
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
Súmula Vinculante nº 08 Contribuição Previdenciária Contribuições Sociais (PASEP)
Sistema Estadual de Meio Ambiente
NOTIFICAÇÕES EXTRAJUDICIAIS
O Convênio Único frente à ADI nº 5086-DF. O Conselho Federal da OAB ajuizou a ADI nº 5086-DF, contra o Decreto de 7 de outubro de 2013, que dispôs sobre.
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
REGIME JURÍDICO DOS REPESSE DE RECURSO AO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL Conselheiro Substituto Alisson Araujo.
Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza Pessoa Física
Lei nº , de 15 de dezembro de Art. 3 o A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção.
Disciplina: Direito Agrário
Unidade V: Regime jurídico dos bens públicos
REUNIÃO BOLSISTAS CIDADÃ E ARTIGO 170. Localização: em frente à Biblioteca Contatos: (49) /1089/1049/1038
CADIN/RS.
Guia do Minerador Regime de Licenciamento
Recursos e Fontes de Financiamento
UMC/Formiga – Unidade Municipal De Cadastramento INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.
Ação de Usucapião Urbano
que esteja afetado à prestação de um serviço público (exceção)
Regularização de Equipamentos Médicos na Anvisa
Exclusão no acesso à terra pública no Estado de São Paulo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana.
AS AÇÕES DO PATRIMÔNIO DA UNIÃO EM SANTA CATARINA
BENS PÚBLICOS.
LEI Nº 9.279, DE 14 DE MAIO DE Regula direitos e obrigações relativos à propriedade industrial. Aprovada em 1996 pelo poder executivo, na administração.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA URBANA EM GOIÁS
Quais alternativas legais para a inclusão socio-ambiental dos atores das cadeias madeireiras do interior do Amazonas ? Proposta Floresta Viva a SDS /
Aluna: Mayara Guimarães Ramos
Direito Administrativo II Bens Públicos
USUCAPIÃO NO NOVO CÓDIGO CIVIL
Lei Federal nº /2009 Regularização fundiária urbana
Willian Jose da Fonseca Engenheiro Ambiental e Sanitarista Agência Avançada de Meio Ambiente de Presidente Olegário Instituto Estadual de Florestas -
BENS PÚBLICOS II. 1. Características InalienabilidadeImpenhorabilidadeImprescritibilidadeNão onerabilidade.
2º Seminário do Programa Estadual – PROTURB: Em busca da integração regional e da redução das desigualdades. Polo Santarém (22 e 23/10/15) 2º Seminário.
REFORMA AGRARIA TERRAS DEVOLUTAS
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Superintendência do Patrimônio da União em Mato Grosso.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
Programa Terra Legal Novembro de 2011 Sistema de Proteção da Amazônia Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Ministério do Desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

EXPERIÊNCIA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: ESTADO DO PARÁ Governo do Estado do Pará Instituto de Terras do Pará EXPERIÊNCIA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA: ESTADO DO PARÁ Flávio Ricardo Albuquerque Azevedo Procurador Autárquico do ITERPA

HISTÓRICO FUNDIÁRIO BRASILEIRO REGIME DE SESMARIAS – ATÉ 1822 BRASIL COLÔNIA NO ESTADO DO PARÁ – ATÉ 1836 HISTÓRICO FUNDIÁRIO BRASILEIRO “ERA DAS POSSES” – 1822 A 1850 LEI N°.601/1850 (LEI DE TERRAS) BRASIL IMPÉRIO LEGITIMAÇÃO DE POSSE E REVALIDAÇÃO DAS CARTAS DE SESMARIAS

HISTÓRICO FUNDIÁRIO BRASILEIRO CONSTITUIÇÃO DE 1891 REPASSE DAS TERRAS AO ESTADO DO PARÁ DECRETO FEDERAL 1.164 – 1 DE ABRIL DE 1971 HISTÓRICO FUNDIÁRIO BRASILEIRO BRASIL REPÚBLICA LEI FEDERAL 6.015/1973

Origem do Caos Fundiário INSEGURANÇA JURÍDICA TÍTULAÇÕES CONCEDIDAS Origem do Caos Fundiário LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA REGISTRAL

Titulações Concedidas ORIGEM – CAOS FUNDIÁRIO CARTA DE SESMARIA REGISTRO PAROQUIAL TÍTULO DE POSSE TÍTULO DE LEGITIMAÇÃO DE POSSE TÍTULO PROVISÓRIO ORIGEM – CAOS FUNDIÁRIO TÍTULO COLONIAL TÍTULO DE PROPRIEDADE AFORAMENTOS DE CASTANHAIS (EXPLORAÇÃO DE CASTANHA-DO-PARÁ) ENTRE OUTROS. APESAR DO GRANDE NÚMERO DE DOCUMENTOS, NÃO FORAM DEFINIDOS O VALOR DE CADA UM DELES ENQUANTO INSTRUMENTOS TRANSMISSORES DA PROPRIEDADE.

TITULAÇÕES CONCEDIDAS - AMAZÔNIA CARTA DE SESMARIAS PERÍODO DE 1627 ATÉ 1836 FORAM CONCEDIDAS 2.158 TITULAÇÕES CONCEDIDAS - AMAZÔNIA 560 FORAM CONFIRMADAS. CERCA DE 25,95% DAS CARTAS CONCEDIDAS FORAM CONFIRMADAS.

TITULAÇÕES CONCEDIDAS - AMAZÔNIA “[...]  Registo [corroído] [Confirmaçaõ de Sexmaria passada a Bento] [corroído] [Dom Joze por graça de Deus Rey de Portugal, e dos Algarves da quem e da Lem mar em Africa Senhor de Guinê, e da Conquista Navegaçao’ Comercio de Ethiopia Arabia Persia, e da India [sinal público]  Faço saber aos que esta minha Carta de Confirmaçao’ de Sexmaria virem que por parte de Bento Alz. Sª me foy apResentada outra passada em nome de Mel Berndo de Mello de Castro Governador e Cappitam General do Estado do Gram Para e Maranham  por elle assignada da qual o theor He o Seguinte [sinal público] Manoel Berndo de Mello de Castro do Conselho de Sua Magestade  Fidelissima Governador e Cappitam General do Estado do Grao Parâ e  Maranham [...] TITULAÇÕES CONCEDIDAS - AMAZÔNIA CARTA DE SESMARIAS

TITULAÇÕES CONCEDIDAS - AMAZÔNIA CARTA DE SESMARIAS

TITULAÇÕES CONCEDIDAS - AMAZÔNIA “[...]  Registo de hua Carta de Data de Sexmaria passada ao Capitam Anto Miguel Ayres Pera. Joao’ Pera Caldas, do Conselho de Sua Ma [Fl: 051 V] [sic]gestade, Alcaide Mor, Commendador de Sua Mamede de Troviscozo, na Ordem de Christo, Governador e Capitam General do Estado do Grao Pará [Sinal Publico] Faço Saber aos que esta Minha Carta de Data de Sexmaria virem, que o Capitam Antonio Miguel Ayres Pera, me representou, que possuia gados Vacum, e Cavalar na Ilha de Joannes lhe faltavao’ terras de Campina para os apassentar, e por que tendo [no dito] que nos fundos das terras os Herdeiros do Capitam Manoel Gves’ hindo pelo Rio acima a mao’ direita, no termo da Villa de [Monfre] se achavao’ devolutas [...] TITULAÇÕES CONCEDIDAS - AMAZÔNIA CARTA DE SESMARIAS

TITULAÇÕES CONCEDIDAS - AMAZÔNIA CARTA DE SESMARIAS

TÍTULAÇÕES CONCEDIDAS REGISTRO PAROQUIAL O TITULO PAROQUIAL FOI A FÓRMULA ENCONTRADA PELO GOVERNO DO SEGUNDO IMPÉRIO PARA CADASTRAR AS TERRAS PÚBLICAS OCUPADAS POR DESDE ANTES DA REVOGAÇÃO DO SISTEMA SESMARIAL, O QUE SIGNIFICOU RECONHECER A RELAÇÃO DE POSSE DOS OCUPANTES MAS NÃO LHES ASSEGURAVA O DOMÍNIO, CONFORME OS ARTIGOS 93 E 94 DO DEC. 1.318/1854. TÍTULAÇÕES CONCEDIDAS

TÍTULAÇÕES CONCEDIDAS Proprietários ou posseiros Faziam 2 cópias e levavam as paróquias TÍTULAÇÕES CONCEDIDAS REGISTRO PAROQUIAL O vigário verificava: -Nome do possuidor; -Denominação da Freguesia; -Nome da posse ou propriedade; -Extensão se for reconhecida; -Seus limites. 1 cópia ficava com o posseiro ou proprietário; 1 cópia era registrado a 2 reais/letra.

TÍTULAÇÕES CONCEDIDAS REGISTRO PAROQUIAL

TÍTULAÇÕES CONCEDIDAS REGISTRO PAROQUIAL FACE A TAIS CONSIDERAÇÕES, CAI POR TERRA A PRETENSÃO DO ESTADO DE GOIÁS EM NEGAR QUALQUER VALOR JURÍDICO AO REGISTRO PAROQUIAL FEITO NO LONGÍNQUO ANO DE 1854 [...] PODEM SER ADQUIRIDAS POR USUCAPIÃO AS TERRAS DEVOLUTAS, DESDE QUE FIQUE COMPROVADA A POSSE ANTERIOR A 30 ANOS ANTERIORMENTE À VIGÊNCIA DO DECRETO NO 22.785, DE 1933". (RE 71.298 - GO 10.08.1971 TÍTULAÇÕES CONCEDIDAS O REGISTRO DA LEI 601/1850, PELO REGULAMENTO DE 1854 NÃO TINHA FINALIDADE PURAMENTE ESTATÍSTICA, MAS VISAVA A LEGALIZAR A SITUAÇÃO DE FATO DAS POSSES QUE SE MULTIPLICARAM NOS 3 SÉCULOS ANTERIORES [...] RESSALVA-SE AÇÃO DE USUCAPIÃO PELA PRESCRIPTIO LONGISSIMI TEMPO­RIS". O RE 80.416 - GO - 16.12.1975:

USUCAPIÃO DE TERRAS PÚBLICAS TÍTULAÇÕES CONCEDIDAS A SUMULA 340 DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL: "DESDE A VIGÊNCIA DO CÓDIGO CIVIL, OS BENS DOMINICAIS, COMO OS DEMAIS BENS PÚBLICOS, NÃO PODEM SER ADQUIRIDOS POR USUCAPIÃO". POR ISSO AS POSSES CONSTITUÍDAS DESDE ANTES DE 1877, ISTO É, QUARENTA ANOS ANTES DA VIGÊNCIA DO CÓDIGO CIVIL, SÃO CONSIDERADAS COMO PROPRIEDADE TÍTULAÇÕES CONCEDIDAS AS CARTAS DE SESMARIA NÃO CONFIRMADAS OU DECLARAÇÕES DE POSSE EM EVENTUAIS REGISTROS PAROQUIAIS NÃO SÃO DOCUMENTOS TRANSLATIVOS DE PROPRIEDADE, MAS INSTRUMENTOS DE PROVA. O QUE CONSAGRA O RECONHECIMENTO JURÍDICO DO DIREITO DE PROPRIEDADE SERÁ A POSSE ININTERRUPTA.

USUCAPIÃO DE TERRAS PÚBLICAS TÍTULAÇÕES CONCEDIDAS - TODO AQUELE QUE POSSUIR TERRAS ESTADUAIS, DO DOMÍNIO PÚBLICO OU PRIVADO, POR MAIS DE QUARENTA ANOS ININTERRUPTOS, CONTADOS, ANTERIORMENTE, A 10 DE JANEIRO DE 1917, SEM CONTESTAÇÃO, ADQUIRIRÁ, AUTOMATICAMENTE, O SEU DOMÍNIO, DEVENDO, PARA ESSE FIM, TÃO SOMENTE APRESENTAR AO ÓRGÃO FUNDIÁRIO COMPETENTE DOCUMENTO QUE COMPROVE ESSA POSSE. ATRAVÉS DE TÍTULOS LEGÍTIMOS COM OS RESPECTIVOS IMPOSTOS PAGOS AO ESTADO". ART.316 ADCT, C.ESTADUAL TÍTULAÇÕES CONCEDIDAS

ALGUNS INSTITUTOS PECULIARES DO PARÁ TITULAÇÕES CONCEDIDAS TÍTULOS DE POSSE TÍTULO PROVISÓRIO TITULAÇÕES CONCEDIDAS TÍTULO DEFINITIVO TÍTULO DE AFORAMENTO DE CASTANHAIS

TITULAÇÕES CONCEDIDAS Títulos de Posse PERTENCEM AOS ESTADOS AS MINAS E TERRAS DEVOLUTAS SITUADAS NOS SEUS RESPECTIVOS TERRITÓRIOS, CABENDO À UNIÃO SOMENTE A PORÇÃO DE TERRITÓRIO QUE FOR INDISPENSÁVEL PARA A DEFESA DAS FRONTEIRAS, FORTIFICAÇÕES, CONSTRUÇÕES MILITARES E ESTRADAS DE FERRO FEDERAIS. (ART.64 –CF 1891) TITULAÇÕES CONCEDIDAS DECRETO ESTADUAL N° 410/1981 DECLARAÇÃO DE POSSE :VERSÃO PARAENSE DO TÍTULO PAROQUIAL - ESTIMA-SE QUE A PARTIR DE 1892, O GOVERNO DO PARÁ EXPEDIU CERCA DE 60 MIL TÍTULOS DE POSSE ATRAVÉS DAS INTENDÊNCIAS MUNICIPAIS (COMO ERAM CONHECIDAS AS PREFEITURAS) LEGITIMAÇÃO DA POSSE: DOMÍNIO.

TÍTULSÇÕES CONCEDIDAS LEGITIMAÇÃO DE POSSE FUNDAMENTAÇÃO LEGAL LEI ESTADUAL N°. 7289/2009 TÍTULSÇÕES CONCEDIDAS DECRETO ESTADUAL N°.1054/1996 LEI ESTADUAL N°. 4584/1975

CONTRASTE LEGISLATIVO TITULAÇOES CONCEDIDAS DECRETO N° 1.054/1996 LEI ESTADUAL N° 7.289/2009 Art. 1º Fica declarada a caducidade dos títulos de terras cuja legitimação não tenha sido requerida junto ao Instituto de Terras do Pará - ITERPA até 31 de dezembro de 1995, consoante dispõe o art. 29, § 6º da Lei n.º 4.584/75 e art. 1º da Lei n.º 5.295/95. Art. 10 A Alienação de terras Públicas no Estado do Pará se efetuará: [...] IV – legitimação de posse TITULAÇOES CONCEDIDAS

ALGUNS INSTITUTOS PECULIARES DO PARÁ TITULAÇÕES CONCEDIDAS TITULAÇÃO PROVISÓRIA TITULAÇÃO DEFINITIVA UMA FORMA DE "PROMESSA DE COMPRA E VENDA" COM CLÁUSULA RESOLUTIVA, REPRESENTADA PELO ÔNUS DO CUMPRIMENTO DE ALGUMAS OBRIGAÇÕES POR PARTE DO BENEFICIÁRIO E QUE SÃO EXIGIDAS PELO GOVERNO DO PARÁ PARA QUE POSSA EXPEDIR O TÍTULO DEFINITIVO. TRATA-SE DO TÍTULO PROVISÓRIO TRANSFORMADO, PELO CUMPRIMENTO DAS CLÁUSULAS RESOLUTIVAS ANTES REFERIDAS, TITULAÇÕES CONCEDIDAS

REGISTRAL EXCESSO DE REGISTRO DE MATRÍCULAS INSEGURANÇA JURÍDICA REGISTRO DE TÍTULOS SEM CARÁTER DE DOMÍNIO. INSEGURANÇA JURÍDICA “ FABRICAÇÃO” DE DOCUMENTAÇÃO CARTORIAL.

REGISTRO DE IMÓVEIS E A ÁREA DO MUNICÍPIO DE MOJU 23232323 REGISTRO DE IMÓVEIS E A ÁREA DO MUNICÍPIO DE MOJU A área irregular equivale a 4,96 vezes o tamanho do município Fonte: Comissão Permanente de Monitoramento, Estudo e Assessoramento das Questões Ligadas à Grilagem (Portaria TJE/PA nº 271, de 31/12/2007) 23 23 23 23

ÁREA TOTAL BLOQUEADA = 22.289.783,24 HA 24242424 EM SÃO FÉLIX DO XINGU ÁREA = 8.421.242,60 HA Nº DE BLOQUEIOS = 2.745 ÁREAS ÁREA TOTAL BLOQUEADA = 22.289.783,24 HA 24 24 24 24

A ÁREA IRREGULAR EQUIVALE A 2,6 VEZES O TAMANHO DO MUNICÍPIO 25252525 OU SEJA: A ÁREA IRREGULAR EQUIVALE A 2,6 VEZES O TAMANHO DO MUNICÍPIO 25 25 25 25

REGISTRO DE IMÓVEIS E A ÁREA DO ESTADO DO PARÁ ÁREA DO PARÁ: 124.768.951,50 HA REGISTRO DE IMÓVEIS ACIMA DE 2.500 HA: 482.976.870,4214 HA 3,9X O ESTADO DO PARÁ! Fonte: Comissão Permanente de Monitoramento, Estudo e Assessoramento das Questões Ligadas à Grilagem (Portaria TJE/PA nº 271, de 31/12/2007) PROVIMENTO CONJUNTO CJCI-CJRMB N° 10, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2012: REQUALIFICAÇÃO DAS MATRÍCULAS CANCELADAS PELO CNJ E CANCELAMENTO DE MATRÍCULAS DE IMÓVEIS RURAIS FUNDAMENTADO EM DOCUMENTOS FALSOS.

INCRA: 1 EM 4 MUNICÍPIOS TÊM ÁREA RURAL MAIOR QUE TERRITÓRIO http://www1.folha.uol.com.br/poder/1143643-1-em-4-cidades-registra-area-rural-maior-que-territorio.shtml acesso em 27 de agosto de 2012

Requalificação de Matrícula: Base Legislativa FUNDAMENTAÇÃO LEGAL PROVIMENTO N°. 13/2006 - CJCI DECISÃO DO CORREGEDOR NACIONAL DE JUSTIÇA, GILSON DIPP, NOS AUTOS DO PEDIDO DE PROVIDÊNCIA N°0001943-67.2009.2.00.000, QUE DETERMINOU O CANCELAMENTO DAS MATRÍCULAS BLOQUEADAS PELO PROVIMENTO N°. 13/2006 ESTADO – OUTRAS FORMAS PROVIMENTO N° 10/2012 - CJCI

REQUALIFICAÇÃO DE MATRÍCULA PROVIMENTO N°. 13/2006 Matrículas registradas, no período de 16/07/1934 a 08/11/1964 (independente da data que constar no suposto título), com áreas superiores a 10.000 ha (dez mil hectares) ESTADO – OUTRAS FORMAS Matrículas registradas, no período de 09/11/1964 a 04/10/1988 (independente da data que constar no suposto título), com áreas superiores a 3.000 ha (três mil hectares) Matrículas registradas a partir de 05/10/1988 (independente da data que constar no suposto título), com áreas superiores a 2.500 ha (dois mil e quinhentos hectares)

ÁREA TOTAL DO TERRITÓRIO PARAENSE: 124.768.951,50 KM ÁREA TOTAL DOS REGISTROS DE IMÓVEIS BLOQUEADOS PELO PROVIMENTO Nº 13/2006: 112.547.719,34 KM²

REQUALIFICAÇÃO DE MATRÍCULA PROVIMENTO Nº 10/2012 – CJCI/DOCUMENTAÇÃO CERTIDÃO ATUALIZADA OU TÍTULO ORIGINAL ESTADO – OUTRAS FORMAS DOCUMENTOS DO REQUERENTE E DO IMÓVEL CERTIDÃO ATUALIZADA EXPEDIDA PELO CRI DESCRIÇÃO DO IMÓVEL RURAL, EM SEUS LIMITES, CARACTERÍSTICAS E CONFRONTAÇÕES.

REQUALIFICAÇÃO DE MATRÍCULA IMÓVEL RURAL, EM SEUS LIMITES, CARACTERÍSTICAS E CONFRONTAÇÕES, ATRAVÉS REQUALIFICAÇÃO DE MATRÍCULA PROVIMENTO N°. 10/2012 – CJCI/PROCEDIMENTO. REQUERIMENTO ENDEREÇADO À UNIDADE DE REGISTRO DE IMÓVEL OFÍCIO ENDEREÇADO À AUTARQUIA OU ORGÃO FUNDIÁRIO RESPONSÁVEL PARA RESPONDER EM 60 DIAS, QUERENDO. ESTADO – OUTRAS FORMAS RECEBIDA OU NÃO A MANIFESTAÇÃO, O PROCEDIMENTO DEVERÁ SER CONCLUIDO EM 30 DIAS, CABENDO RECURSO A CJCI CONCLUIDO O PROCEDIMENTO DE REQUALIFICAÇÃO, O JUÍZO DA VARA AGRÁRIA SERÁ OFICIADO PARA DECIDIR SOBRE O DESBLOQUEIO.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA IMPRECISÃO GEOGRÁFICA DOS TÍTULOS (1623 A LEI 10.267/2001) SEM RIGOR CARTOGRÁFICO 40 PASSOS OU BRAÇAS DE FRENTE DESCRIÇÃO DE ACIDENTES GEOGRÁFICOS PRECÁRIOS INSEGURANÇA JURÍDICA NA MARGEM DIREITA OU ESQUERDA DO RIO À MARGEM DIREITA OU ESQUERDA DO RIO DESCRIÇÃO DE REFERÊNCIAS NATURAIS NA ÁRVORE DE ACAPÚ

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA CONFLITO DE JURISDIÇÃO ENTRE ENTES DA FEDERAÇÃO DECRETO FEDERAL 1.164/1971 São declaradas indispensáveis à segurança e ao desenvolvimento nacionais, [...], as terras devolutas situadas na faixa de cem (100) quilômetros de largura, em cada lado do eixo das seguintes rodovias, já construídas, em construção ou projeto INSEGURANÇA JURÍDICA São ressalvados, nas áreas abrangidas pelo artigo 1º: a) os direitos dos silvícolas, nos têrmos do artigo 198 da Constituição; b) as situações jurídicas constituídas, até a vigência dêste Decreto-lei, de conformidade com a legislação estadual respectiva.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA CONFLITO DE JURISDIÇÃO ENTRE ENTES DA FEDERAÇÃO REVOGAÇÃO DO DECRETO FEDERAL 1.164/1971 PELO DECRETO 2.375/1987 Deixam de ser consideradas indispensáveis à segurança e ao desenvolvimento nacionais, [...], as terras devolutas situadas na faixa de cem (100) quilômetros de largura, em cada lado do eixo das seguintes rodovias, já construídas, em construção ou projetadas [...] INSEGURANÇA JURÍDICA Os títulos de posse ou quaisquer documentos de ocupação, legitimamente outorgados por órgão do Poder Público estadual, continuarão a produzir os efeitos atribuídos pela legislação vigente à época de suas expedições e configuram situação jurídica constituída, nos termos do art. 5º, "b", do Decreto-lei nº 1.164, de 1 de abril de 1971

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA EXEMPLO PRÁTICO - ILHA DE MARAJÓ CONFLITO DE JURISDIÇÃO ENTRE ENTES DA FEDERAÇÃO ILHAS FEDERAIS INSEGURANÇA JURÍDICA ESTADUAIS MUNICIPAIS EXEMPLO PRÁTICO - ILHA DE MARAJÓ

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA CONFLITO DE JURISDIÇÃO ENTRE ENTES DA FEDERAÇÃO ILHAS Art. 20 Inciso IV - Ilhas fluviais e lacustres nas zonas limítrofes como outros municípios, as praias marítimas, as ilhas oceânicas e as costeiras, excluídas, destas as que contenham a sede de municípios [...] Emenda Constitucional 46/2005 INSEGURANÇA JURÍDICA Entendimento Jurisprudencial: A emenda constitucional 46/2005 não atribuiu aos municípios o domínio das Ilhas Costeiras que contenham sede de municípios, ela apenas excluiu estas Ilhas de domínio da União. Se a emenda retirou o domínio das Ilhas por parte da União e não o atribuiu aos municípios, a conclusão só pode ser uma. Passaram ao domínio dos Estados membros.

CONSEQUENCIAS AÇÃO DE CANCELAMENTO DE MATRÍCULA INSEGURANÇA JURÍDICA IMPOSSIBILIDADE DE REGULARIZAÇÃO DA ÁREA.

Regularização Fundiária NORMA DE REGULARIZAÇÃO ESTADUAL ITERPA ESTADO INCRA NORMA DE REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA FEDERAL UNIÃO TERRA LEGAL SPU PARTICULAR IMÓVEL TITULADO PROVIMENTO CONJUNTO N° 10/2012-CJCI-CJRMB

NORMA DE REGULARIZAÇÃO ESTADUAL Regularização Fundiária NORMA DE REGULARIZAÇÃO ESTADUAL ITERPA NÃO ONEROSA ONEROSA ESTADO AGRÁRIA COLETIVA OUTRAS FORMAS

ONEROSA X NÃO ONEROSA - INDIVIDUAL Regularização Fundiária Agrária ONEROSA X NÃO ONEROSA - INDIVIDUAL ALIENAÇÃO ONEROSA ALIENAÇÃO NÃO ONEROSA Até 1.500 Hectares ITERPA Até 100 Hectares ESTADO - AGRÁRIA 1.500 até 2.500 Hectares ITERPA Assembleia Legislativa Pará Força de trabalho individual ou familiar Renda familiar mensal igual ou inferior ao valor correspondente a 5 (cinco) salários mínimos Acima de 2.500 Hectares ITERPA Congresso Nacional

CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PARÁ Regularização Fundiária Agrária ONEROSA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PARÁ LEI ESTADUAL 7.289 / 2009 ESTADO - AGRÁRIA DECRETO ESTADUAL 2.135 / 2010 IN 04 / 2010 - ITERPA

REQUISITOS ONEROSA - OBJETIVOS Regularização Fundiária Agrária REQUISITOS ONEROSA - OBJETIVOS OBJETIVOS POSITIVOS OBJETIVOS NEGATIVOS Áreas ocupadas, ou objeto de pretensão de comunidades tradicionais Documentação Ex: Georreferenciamento, Certidão de inexistência de registro imobiliária, Cadastro Ambiental Rural – CAR, Outros. Imóveis objetos de demanda judicial ESTADO - AGRÁRIA Imóvel objeto de conflitos sociais Áreas destinadas à concessão florestal Jurisdição Estadual Arrecadação Fracionamento

Áreas Destinadas à Concessão Florestal Regularização Fundiária Agrária Áreas Destinadas à Concessão Florestal A FAVOR DA ALIENAÇÃO CONTRA ALIENAÇÃO As Florestas Públicas são regulamentadas pela Lei Federal n° 11.284/2006 Interpretação Literal do Dispositivo, só há proibição quando a área já estiver destinada/afetada à Concessão Florestal ESTADO - AGRÁRIA Competência do IDEFLOR e não do Iterpa Ausência de Atividade Agrária, requisito primordial para regularização fundiária.

REQUISITOS ONEROSA SUBJETIVOS Regularização Fundiária Agrária REQUISITOS ONEROSA SUBJETIVOS ALIENAÇÃO ONEROSA Morada permanente e cultura efetiva pelo prazo mínimo de 05 (cinco) anos ESTADO - AGRÁRIA Uso produtivo e social da propriedade Manutenção de exploração de acordo com a legislação ambiental vigente

CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PARÁ Regularização Fundiária Agrária NÃO ONEROSA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PARÁ LEI ESTADUAL 7.289 / 2009 ESTADO - AGRÁRIA DECRETO ESTADUAL 2.135 / 2010 IN 02/ 2010 - ITERPA

REQUISITOS NÃO ONEROSA - OBJETIVOS Regularização Fundiária Agrária REQUISITOS NÃO ONEROSA - OBJETIVOS OBJETIVOS POSITIVOS OBJETIVOS NEGATIVOS Áreas ocupadas, ou objeto de pretensão de comunidades tradicionais Documentação Imóveis objetos de demanda judicial ESTADO - AGRÁRIA Jurisdição Estadual Imóvel objeto de conflitos sociais Áreas destinadas à concessão florestal Arrecadação Fracionamento

REQUISITOS SUBJETIVOS Regularização Fundiária Agrária REQUISITOS SUBJETIVOS ALIENAÇÃO NÃO ONEROSA Morada permanente e cultura efetiva pelo prazo mínimo de 01 (um) ano ESTADO - AGRÁRIA Uso produtivo e social da propriedade Manutenção de exploração de acordo com a legislação ambiental vigente

GEORREFERENCIAMENTO DA ÁREA PROCESSO DE ARRECADAÇÃO SUMÁRIA DE TERRAS PÚBLICAS GEORREFERENCIAMENTO DA ÁREA ARRECADAÇÃO SUMÁRIA

GEORREFERENCIAMENTO DA ÁREA PROCESSO DE ARRECADAÇÃO SUMÁRIA DE TERRAS PÚBLICAS GEORREFERENCIAMENTO DA ÁREA ARRECADAÇÃO SUMÁRIA

ANÁLISE DA JURISDIÇÃO - CARTOGRAFIA PROCESSO DE ARRECADAÇÃO SUMÁRIA DE TERRAS PÚBLICAS ANÁLISE DA JURISDIÇÃO - CARTOGRAFIA ARRECADAÇÃO SUMÁRIA

CERTIDÃO NEGATIVA DE REGISTRO DE MATRÍCULA PROCESSO DE ARRECADAÇÃO SUMÁRIA DE TERRAS PÚBLICAS CERTIDÃO NEGATIVA DE REGISTRO DE MATRÍCULA ARRECADAÇÃO SUMÁRIA

CERTIDÃO NEGATIVA DE REGISTRO DE MATRÍCULA PROCESSO DE ARRECADAÇÃO SUMÁRIA DE TERRAS PÚBLICAS CERTIDÃO NEGATIVA DE REGISTRO DE MATRÍCULA ARRECADAÇÃO SUMÁRIA

PORTARIA DE ARRECADAÇÃO DA ÁREA PROCESSO DE ARRECADAÇÃO SUMÁRIA DE TERRAS PÚBLICAS PORTARIA DE ARRECADAÇÃO DA ÁREA ARRECADAÇÃO SUMÁRIA

PROCESSO DE ARRECADAÇÃO SUMÁRIA DE TERRAS PÚBLICAS ARRECADAÇÃO DA ÁREA ARRECADAÇÃO SUMÁRIA

MATRÍCULA EM NOME DO ESTADO DO PARÁ PROCESSO DE ARRECADAÇÃO SUMÁRIA DE TERRAS PÚBLICAS MATRÍCULA EM NOME DO ESTADO DO PARÁ ARRECADAÇÃO SUMÁRIA

ALIENAÇÃO NÃO ONEROSA COLETIVA Regularização Fundiária Agrária ALIENAÇÃO NÃO ONEROSA COLETIVA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DO PARÁ LEI ESTADUAL 5.849/1994 ESTADO - AGRÁRIA DECRETO ESTADUAL 2.280/2010 IN 03/ 2010 - ITERPA

Regularização Fundiária Agrária ASSENTAMENTOS PROA-PA – PRO-ASSENTAMENTO ESTADUAL PROJETO ESTADUAL DE ASSENTAMENTO SUATENTÁVEL - PEAS ESTADO - AGRÁRIA PROJETO ESTADUAL DE ASSENTAMENTO EXTRATIVISTA - PEAEX RECONHECIMENTO TERRITÓRIO ESTADUAL QUILOMBOLA - TEQ

MODALIDADES DE ASSENTAMENTOS Regularização Fundiária Agrária MODALIDADES DE ASSENTAMENTOS PEAS PEAX Áreas dotadas de riquezas extrativas e a exploração sustentável voltada para a subsistência Áreas trabalhadas em regime de economia familiar Contrato de Concessão de Direito Real de Uso em regime individual, em nome da unidade familiar ESTADO - AGRÁRIA Concessão de direito real de uso, em regime de uso comum, associativo ou cooperativista. CDRU com prazo de dez anos que pode ser revogado ou concedida a titulação definitiva Prazo Indeterminado

MODALIDADE DE RECONHECIMENTO Regularização Fundiária Agrária MODALIDADE DE RECONHECIMENTO TERRITÓRIO QUILOMBOLA - TEQ Destina-se aos Remanescentes das Comunidades Quilombolas, cujos os Territórios Tenham sidos Reconhecidos ESTADO - AGRÁRIA O TEQ será criado no prazo de 180 após a expedição do Título de Reconhecimento

Regularização Fundiária PERMUTA E COMPENSAÇÃO FUNDAMENTAÇÃO LEGAL LEI ESTADUAL N°. 7289/2009 DECRETO ESTADUAL N°. 2135/2010 ESTADO – OUTRAS FORMAS INSTRUÇÃO NORMATIVA N°. 06/2010 –ITERPA, APENAS PARA PERMUTA. DECRETO LEI N°57/69 ALTERADO PELA LEI ESTADUAL N°4584/75

Regularização Fundiária PERMUTA E COMPENSAÇÃO CONCEITOS PERMUTA Ocorrerá quando a área alienada tiver que ser inteiramente substituída Impossibilidade de ocupação total da área ESTADO – OUTRAS FORMAS COMPENSAÇÃO Caberá Compensação quando apenas parte da área do Título for impossível se efetivar a ocupação. Ocupação parcial

PERMUTA: REQUISITOS E PROCEDIMENTO Regularização Fundiária PERMUTA: REQUISITOS E PROCEDIMENTO REQUISITOS PROCEDIMENTO Detentor atual tem legitimidade para requerer, independentemente de ser o beneficiário originário. Documentação ESTADO – OUTRAS FORMAS Cópia do Título Definitivo a ser permutada Autorização do Iterpa, caso não seja o originário Analise da Disponibilidade e Jurisdição da área a ser permutada. Georreferenciamento do imóvel a permutar

CONTRATO DE AFORMAENTO Regularização Fundiária AFORAMENTOS FUNDAMENTAÇÃO LEGAL LEI N°. 913/1954 DECRETO LEI N°. 57/69 ESTADO – OUTRAS FORMAS DECRETO ESTADUAL N° 1.805/2009 CODIGO CIVIL 1916 CONTRATO DE AFORMAENTO

SEM DESVIO DE FUNÇÃO/ RESGATE Regularização Fundiária PROCEDIMENTO SEM DESVIO DE FUNÇÃO/ RESGATE DESVIO DE FUNÇÃO/ REGIME DE COMPRA SOMATÓRIA DE 10 (DEZ) FOROS ANUAIS ACRESCIDO DO LAUDÊMIO NO PERCENTUAL DE 10% (DEZ POR CENTO) SOBRE O PREÇO DA AVALIAÇÃO DA TERRA NUA O VALOR INTEGRAL DA TERRA NUA. ESTADO – OUTRAS FORMAS

OBRIGADO Flávio Azevedo Procurador do Iterpa 91-31816505 91-91312726 flavio.azevedo@iterpa.pa.gov.br diretoria.juridica@iterpa.pa.gov.br