Produção e publicação de trabalhos intelectuais qualificados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Advertisements

O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO TRIÊNIO 04/06. 1.Proposta do Programa (a) a(s) área(s) de concentração devem delimitar de maneira clara o objeto de especialidade.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
Seminário SANTA CATARINA 2015
Ms. Edimar Roberto de Lima Sartoro. .
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
Universitário Empreendedor
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
Pós-Graduação em Saúde
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
RELAÇÕES ENTRE ABORDAGENS DE APRENDIZAGEM E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
XII Encontro de Reitores Grupo Tordesilhas
Prêmios Santander Universidades
O que você pode fazer para reduzir a evasão
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Talentos para Inovação
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Educação Física e Desportos Educação Física – Licenciatura e Bacharelado Laboratório de Produção de Texto.
“Formação Compartilhada de Professores - Escola e Universidade – GPEFCom” Espaço para logomarca do Grupo (se houver) largura igual a da logomarca do cnpq.
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Autoavaliação Institucional e a CPA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Física Centro: CCNE Área de avaliação: Astronomia/Física.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
1 Luís Cláudio Dallier Saldanha Análise da pesquisa em EaD.
PAINEL REGULAÇÃO, AVALIAÇÃO E SUPERVISÃO NO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: ONDE ESTAMOS, PARA ONDE VAMOS. PALESTRANTE: Jorge Rodrigo Araújo Messias DEBATEDORES:
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Metodologia da Pesquisa Científica
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Política Educacional Brasileira
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
Workshop de Acompanhamento (relativo aos anos 2007 e 2008)
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
Realização Desenvolvimento e Gestão Além de realizarem os projetos deles, os Prêmios Santander ajudam a transformar a sociedade. Vencedor do Prêmio Santander.
Comunicação Científica
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Reunião colegiado Mestrado de Saúde Pública 07 de Dezembro de 2009 Coordenador: Prof. Ricardo Pontes Vice-Coordenadora: Profa. Márcia Machado.
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
1 Ciência e Tecnologia para a sociedade: um casamento difícil Simon Schwartzman Seminário Rio além do petróleo: conhecimento e desenvolvimento 12 de junho.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

Produção e publicação de trabalhos intelectuais qualificados XIII Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa nas IES Particulares VII Encontro Nacional do FOREXP Produção e publicação de trabalhos intelectuais qualificados Profª. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo E-mail: lenemelo@unihorizontes.br Programa de Mestrado Acadêmico em Administração

Fonte: ZAGO, Marco Antonio, FASESP, São Paulo, Junho, 2011.

Crescimento relativo da produção científica no Brasil e no mundo Fonte: Base de dados NSI, editada pela Thomson Reuters Scientific INC, 2009; dados secundários da CAPES.

Áreas de Maior Produção Científica 2000-2009 Fonte: ZAGO, Marco Antonio, FASESP, São Paulo, Junho, 2011.

Número de artigos e porcentagem em relação a produção mundial Continua...

Fonte: Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020 / Coordenação de Pessoal de Nível Superior. – Brasília, DF: CAPES, 2010

Produção Científica: 22 Áreas - Brasil X Mundo 2005 - 2009

Produção Científica: 22 Áreas - Brasil X Mundo 2005 - 2009 Fonte: Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020 / Coordenação de Pessoal de Nível Superior. – Brasília, DF: CAPES, 2010

Qualidade da produção científica brasileira   A pesquisa e a produção científica brasileira vem alcançando um progresso quantitativo significativo; O progresso qualitativo foi menos expressivo; Globalmente a pesquisa brasileira ainda tem impacto reduzido; Presença da lógica do produtivismo acadêmico tupiniquim: cultura do desempenho; Docente “vale quanto pesa”: uma “elite” definida pelo desempenho obtido nos editais de pesquisa, nas bolsas recebidas, nos artigos publicados, enfim, pela pontuação atingida no escore da produtividade acadêmica (RICCI, 2009); “Consumidores repetidores e divulgadores de ideias produzidas alhures” (BERTERO e KEINET, 1994): falta originalidade na produção científica brasileira;

Qualidade da produção científica brasileira Auto-citação ou “narcisismo acadêmico” (CALDAS e TUNOCO, 2004); Corporativismo acadêmico – criação de uma espécie de cinismo nas defesas de dissertações e teses: banca e candidato saem redimidos (RICCI, 2009); Corporativismo acadêmico cristalizado em “comunidade de pesquisadores”: redes de publicações num esforço de auto-referenciamento contínuo, “o mercado cativo” (RICCI, 2009); Financiamento à pesquisa ainda restrito às Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos (somos diferentes, mas os objetivos de pesquisa, são iguais; Ausência de uma cultura pedagógica voltada para a produção acadêmica nos cursos de graduação.

Dificuldades na elaboração de um trabalho científico na visão de graduandos Fonte: FREITAS, T.C. Sutter – FURB, IX ANPED SUL, 2012

Dificuldades na elaboração de um trabalho científico na visão de graduandos A preocupação com a formatação e a norma do trabalho acadêmico; A preocupação com a produção intelectual não é recorrente entre eles; Apenas um aluno explicitou sobre a dificuldade do exercício da autoria; Os docentes possuem papel fundamental de apoio e motivação diante das dificuldades da redação do trabalho acadêmico nas IES; O aluno necessita de abordagem ampliada em pesquisa, já que no Ensino Básico, Fundamental e Médio aprendeu a copiar e decorar conteúdos; “Não se aprende a escrever por meio da leitura da palavra escrita ou quando alguém nos diz como escrever, mas se aprende a escrever, sobretudo escrevendo, da mesma forma que se aprende pesquisar pesquisando” (RAUSCH, 2010 p. 172)

Produção acadêmica: dilema e desafios Estruturação recente da pós-graduação no país: ausência de uma cultura de produção acadêmica; Nossa produção científica nacional é como um iceberg, em que 80% fica submersa por falta de indexação em bases internacionais (MEDEIROS, 2003); 50% das dissertações e teses feitas no Brasil não são publicadas (YOSHIDA, 2005); Cultura de áreas do conhecimento que considera o trabalho publicado em anais como produto final; Por outro lado, a grande maioria dos trabalhos submetidos a eventos, não tem qualidade para submissão a periódicos (GUIMARÃES, 2010);

Produção acadêmica: dilema e desafios Atraso no processo de avaliações de artigos e na revisão dos mesmos; Crença de que se deve evitar revisões sucessivas de um artigo; Contradição entre produção (original e criativo) e reprodução (imitar, copiar, repetir).

Rumo a uma produtividade acadêmica A produção acadêmica não é mais individualizada: precisamos compreender e “nos esforçarmos em desenvolver espaços epistêmicos com nossos pares, nossos alunos e orientandos e, com todos aqueles disponíveis a troca de saberes” (ANDRADE, 2007); Desenvolvimento de novas concepções epistemológicas e metodológicas; A produção acadêmica não começa na pós-graduação; A importância dos orientadores de iniciação científica, mestrado, doutorado , bem como de professores de metodologia científica na formação de produtores e consumidores críticos da ciência (WITTER, 2004);

Rumo a uma produtividade acadêmica Toda pesquisa (iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, mestrado, doutorado, projetos de professores) ele precisa objetivar publicação; A produção acadêmica, para ser eficiente, precisa ser planejada: o papel das linhas de pesquisas; O papel do controle “CAPES” em relação a produção acadêmica (os dois lados da moeda); Reconhecimento institucional aos melhores trabalhos publicados; Desenvolvimento de novos modelos de organização da pesquisa.

Modelo de Organização da Pesquisa Rumo a uma produtividade acadêmica Exemplo: Modelo de Organização da Pesquisa Fonte: ZAGO, Marco Antonio, FASESP, São Paulo, Junho, 2011.

Rumo a uma produtividade acadêmica Ênfase em diretrizes que sustentem a inovação e a produtividade: Estímulo à formação de redes de pesquisa de pós-graduação, envolvendo parceiros nacionais e internacionais; Concurso de variadas metodologias e conceitos disciplinares para o enfrentamento de diferentes problemas; Programa, áreas de concentração e linhas de pesquisa que promovam a convergência de temas e o compartilhamento de pesquisa-problema; Interdisciplinaridade como concepção e processo de produção do conhecimento.

O poder criativo é aprendido e é um elemento importante no exercício da autoria (FREITAS, 2012). “Apenas os pensamentos próprios são verdadeiros e tem vida, pois somente eles são entendidos de modo autêntico e completo. Pensamentos alheios e lidos são como sobras da refeição de outra pessoa” (SHOPENHAUER, 2009 p.41). OBRIGADA !