Conhecimento, Habilidade e Atitude com o

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
EMPREENDEDORISMO EM 7 PASSOS
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
RECURSOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
SEMINÁRIOS Profa. Marta.
A APRENDIZAGEM EFETIVA
ad – direção para, tendência para;
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Criatividade e inovação
CARACTERÍSTICAS DO EMPREENDEDOR
Marcos Alexandre Barros
Feedback Realimentação ou retroalimentação
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
Quando falamos em aprender...
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
Observação da sala de aula
A Importância da Educação Continuada
UMA VISÃO SISTÊMICA DO USO DA NOÇÃO DE COMPETÊNCIAS NA AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM EM CURSOS A DISTÂNCIA Gianna Oliveira Bogossian Roque Marcos da Fonseca.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Curso de Medicina MANUAL PARA ELABORAÇÃO DO PORTIFOLIO
Empreendedorismo pode ser aprendido
Disciplina: Estágio Supervisionado I
DINÂMICA DE GRUPO?.
EMPREENDEDORISMO: A GRANDE REVOLUÇÃO DESTE SÉCULO
O aluno elaborando conceitos
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Competências e Habilidades
A Teoria de Gagné a aprendizagem é uma mudança de estado interior que se manifesta através da mudança de comportamento e na persistência dessa mudança.
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
McClelland Busca de oportunidade e iniciativa
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
GESTÃO COOPERATIVA COM EQUIPES DE EAD
NH Fator FIB ® Indicador de Felicidade e Bem Estar. Perfil Biográfico Profissional Com base na análise de seu inventário o FATOR NH® reconheceu os seguintes.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DA MATEMÁTICA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSO ESPECIALIZAÇÃO EM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Procedimentos de Ensino
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
Acompanhamento do Aprendiz Operacional
Como ajudar as pessoas a mudar de comportamento
ESTILOS DE APRENDIZAGEM
ATITUDES EMPREENDEDORAS.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
TIPOS BÁSICOS DE APRENDIZAGEM;
Resistências a Mudanças
Prof. Ricardo Empreendedorismo. Definição O que é ser empreendedor O empreendedor é aquele que inicia algo novo, que vê o que outros não veem, que realiza.
Fundação Vanzolini Projeto WWW. Escola ano Módulo: Exemplos de Aplicação das TIC. Disciplina: Projetos Integrados com Tecnologia.
PROCEDIMENTOS DE ENSINO
80 HORAS/AULA FACULDADE NOVO MILÊNIO PROFESSORA MS. ROSANY SCARPATI RIGUETTI MÓDULO 1 – FUNDAMENTOS -30 HORAS – SLIDE 1, 2 e 3 – APOSTILA 1.
Autores : Antonio Vico Mañas Victor Degenhardt
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
Comportamento Organizacional
EMPREENDEDOR X ADMINISTRADOR
Método de Ensino.
JOGOS DE EMPRESA 1 PROFESSOR DR. RENATO VAZ. OBJETIVOS 1. Treinamento: desenvolver nos participantes a habilidade de tomar decisões através do exercício.
Unasus.gov.br Responsável: Estudos O que são Competências? Lina Sandra Barreto.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
Empreendedorismo Comportamento empreendedor. Perfil do Empreendedor A proporção de mulheres entre os empreendedores brasileiros é uma das mais altas entre.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Matriz de avaliação processual
Dinâmicas de grupo nos processos seletivos Recrutamento e Seleção Profa. Marta Ajej.
Transcrição da apresentação:

Conhecimento, Habilidade e Atitude com o Ciclo de Aprendizagem Vivencial EDUCAÇÃO

Estrutura do trabalho Combinados Minicurso Horário: 8h30 às 10h30 EDUCAÇÃO

Desafio... EDUCAÇÃO

Fábrica de Bolas EDUCAÇÃO

Alinhavando ideias... O que foi exercitado nesse desafio? EDUCAÇÃO

Persistência EDUCAÇÃO

Compromisso com o trabalho assumido EDUCAÇÃO

Busca de oportunidade EDUCAÇÃO

Assumir risco calculado EDUCAÇÃO

Busca ativa de informação EDUCAÇÃO

Definição de objetivos EDUCAÇÃO

Persuasão e rede de relacionamento EDUCAÇÃO

Exigência de qualidade e eficiência EDUCAÇÃO

Planejamento sistemático e monitoramento EDUCAÇÃO

Autoconfiança EDUCAÇÃO

Criatividade na solução de problemas EDUCAÇÃO

Tome este CHA... diariamente! HABILIDADE ATITUDE CONHECIMENTO EDUCAÇÃO

Atenção aos paradigmas EDUCAÇÃO

Criatividade EDUCAÇÃO

CRIATIVIDADE = SOBREVIVÊNCIA EDUCAÇÃO

criatividade. Charles Mingus Tornar o simples em complicado é fácil. Tornar o complicado em simples, isto é criatividade. Charles Mingus EDUCAÇÃO

CICLO DE Aprendizagem Vivencial EDUCAÇÃO

Aprendizagem Vivencial Ocorre quando uma pessoa se envolve numa atividade, analisa a atividade criticamente, extrai algum “insight” desta atividade e aplica seus resultados. EDUCAÇÃO

A aprendizagem pode ser definida como uma mudança relativamente estável do comportamento e este é o OBJETIVO TÍPICO DA EDUCAÇÃO. O precursor desta abordagem de aprendizagem vivencial foi o psicólogo americano David Kolb. EDUCAÇÃO

CAV 1.Vivência 5.Aplicação 2.Relato 4.Generalização 3.Processamento EDUCAÇÃO

CAV – Etapa 1 - VIVÊNCIA Atividade em si / fazer / criar / construir / simular Criar uma base comum de dados Propiciar a aprendizagem através da ação/ da descoberta de formas que funcionam e formas que não funcionam Dica: O professor observa/ somente interfere se necessário/ registra pontos relevantes EDUCAÇÃO

CAV – Etapa 2 - RELATO Exposição dos sentimentos Compartilhar reações e observações Tornar disponível para o grupo o resultado da experiência de cada indivíduo Partilhar o que aconteceu em termos afetivos Dica: Fala quem quiser / a pergunta é quase sempre “no geral”. EDUCAÇÃO

CAV – Etapa 3 - PROCESSAMENTO Expressar observações Avaliar o processo grupal (dinâmica do grupo) É considerada a parte mais crítica do CAV e não deve ser ignorada Partilhar o que aconteceu em termos cognitivos e afetivos na vivência Dica: O professor deve seguir a ordem cronológica da atividade / deve ter um roteiro de perguntas para conduzir o grupo ao objetivo de aprendizado. EDUCAÇÃO

CAV – Etapa 4 - GENERALIZAÇÃO Comparar vivência e realidade Inferência de princípios sobre o mundo real Identificar como se dá no dia a dia situações semelhantes às vivenciadas na atividade vivencial Inferir princípios que poderiam ser aplicados na realidade Dica: O professor contribui com exemplos / pode-se introduzir embasamento teórico EDUCAÇÃO

CAV – Etapa 5 - APLICAÇÃO Planejamento de comportamento mais eficaz É o propósito para o qual todo o processo é planejado Os alunos estabelecem propostas pessoais de mudança de atitude Dica: Fala quem quiser / pode-se utilizar técnicas para a aplicação / posterior aos depoimentos da turma pode-se introduzir a teoria. EDUCAÇÃO

O Ciclo de Aprendizagem Vivencial não termina nesse estágio. O aluno ao praticar os conceitos adquiridos está gerando uma nova experiência vivencial, concreta, estimulando um novo percurso de todos os estágios. EDUCAÇÃO

Como trabalhar bem, com maior possibilidade de êxito? EDUCAÇÃO

LEMBRE... O uso de soluções tecnológicas é inevitável EDUCAÇÃO

CULTIVE IDÉIAS CRIATIVAS QUE AGREGUEM VALOR EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO

Procure se conhecer EDUCAÇÃO

UTILIZE A RESOLUÇÃO PRODUTIVA DE PROBLEMAS EDUCAÇÃO

-RPP- BUSCA DE INFORMAÇÃO Sucesso 7.Avaliação Fracasso 1.Contato com o problema 6.Ação BUSCA DE INFORMAÇÃO 2.Compreensão Clara do problema 5.Alocação de recursos 4.Definição de Estratégias 3.Estabelecimento de objetivos EDUCAÇÃO

neste mundo são as que procuram as circunstâncias -RPP- As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e quando não as encontram, as criam. Esta é uma característica do EMPREENDEDOR !!! EDUCAÇÃO

ACREDITE EM VOCÊ MESMO TENHA CONFIANÇA EM SI! EDUCAÇÃO

O EXEMPLO NÃO É A MELHOR FORMA DE ENSINAR ALGO A ALGUÉM... ...É A ÚNICA! Makarenko EDUCAÇÃO

“Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui “Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim, em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.” Do Poema “Para Ser Grande” - Ricardo Reis

Referências Cortella, Mário Sérgio. Qual é a tua obra?: Inquietações Propositivas Sobre Gestão, Liderança e Ética. 6ª.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. Feldman, Clara. Encontro: uma abordagem humanista. Belo Horizonte, MG: Crescer, 2012. Perrenoud, Philippe. 10 novas competências para ensinar. São Paulo, SP: Artmed, 2000.   Projetar, Grupo. Vivências - uma abordagem efetiva... (ET.al.).2 Ed., revista e ampliada – Belo Horizonte, MG: Grupo Projetar, 2002. EDUCAÇÃO

Prazer em estar aqui com vocês! Muito obrigada. Prazer em estar aqui com vocês! www.claudiavillela.com.br claudiavi21@gmail.com EDUCAÇÃO