Conhecimento, Habilidade e Atitude com o Ciclo de Aprendizagem Vivencial EDUCAÇÃO
Estrutura do trabalho Combinados Minicurso Horário: 8h30 às 10h30 EDUCAÇÃO
Desafio... EDUCAÇÃO
Fábrica de Bolas EDUCAÇÃO
Alinhavando ideias... O que foi exercitado nesse desafio? EDUCAÇÃO
Persistência EDUCAÇÃO
Compromisso com o trabalho assumido EDUCAÇÃO
Busca de oportunidade EDUCAÇÃO
Assumir risco calculado EDUCAÇÃO
Busca ativa de informação EDUCAÇÃO
Definição de objetivos EDUCAÇÃO
Persuasão e rede de relacionamento EDUCAÇÃO
Exigência de qualidade e eficiência EDUCAÇÃO
Planejamento sistemático e monitoramento EDUCAÇÃO
Autoconfiança EDUCAÇÃO
Criatividade na solução de problemas EDUCAÇÃO
Tome este CHA... diariamente! HABILIDADE ATITUDE CONHECIMENTO EDUCAÇÃO
Atenção aos paradigmas EDUCAÇÃO
Criatividade EDUCAÇÃO
CRIATIVIDADE = SOBREVIVÊNCIA EDUCAÇÃO
criatividade. Charles Mingus Tornar o simples em complicado é fácil. Tornar o complicado em simples, isto é criatividade. Charles Mingus EDUCAÇÃO
CICLO DE Aprendizagem Vivencial EDUCAÇÃO
Aprendizagem Vivencial Ocorre quando uma pessoa se envolve numa atividade, analisa a atividade criticamente, extrai algum “insight” desta atividade e aplica seus resultados. EDUCAÇÃO
A aprendizagem pode ser definida como uma mudança relativamente estável do comportamento e este é o OBJETIVO TÍPICO DA EDUCAÇÃO. O precursor desta abordagem de aprendizagem vivencial foi o psicólogo americano David Kolb. EDUCAÇÃO
CAV 1.Vivência 5.Aplicação 2.Relato 4.Generalização 3.Processamento EDUCAÇÃO
CAV – Etapa 1 - VIVÊNCIA Atividade em si / fazer / criar / construir / simular Criar uma base comum de dados Propiciar a aprendizagem através da ação/ da descoberta de formas que funcionam e formas que não funcionam Dica: O professor observa/ somente interfere se necessário/ registra pontos relevantes EDUCAÇÃO
CAV – Etapa 2 - RELATO Exposição dos sentimentos Compartilhar reações e observações Tornar disponível para o grupo o resultado da experiência de cada indivíduo Partilhar o que aconteceu em termos afetivos Dica: Fala quem quiser / a pergunta é quase sempre “no geral”. EDUCAÇÃO
CAV – Etapa 3 - PROCESSAMENTO Expressar observações Avaliar o processo grupal (dinâmica do grupo) É considerada a parte mais crítica do CAV e não deve ser ignorada Partilhar o que aconteceu em termos cognitivos e afetivos na vivência Dica: O professor deve seguir a ordem cronológica da atividade / deve ter um roteiro de perguntas para conduzir o grupo ao objetivo de aprendizado. EDUCAÇÃO
CAV – Etapa 4 - GENERALIZAÇÃO Comparar vivência e realidade Inferência de princípios sobre o mundo real Identificar como se dá no dia a dia situações semelhantes às vivenciadas na atividade vivencial Inferir princípios que poderiam ser aplicados na realidade Dica: O professor contribui com exemplos / pode-se introduzir embasamento teórico EDUCAÇÃO
CAV – Etapa 5 - APLICAÇÃO Planejamento de comportamento mais eficaz É o propósito para o qual todo o processo é planejado Os alunos estabelecem propostas pessoais de mudança de atitude Dica: Fala quem quiser / pode-se utilizar técnicas para a aplicação / posterior aos depoimentos da turma pode-se introduzir a teoria. EDUCAÇÃO
O Ciclo de Aprendizagem Vivencial não termina nesse estágio. O aluno ao praticar os conceitos adquiridos está gerando uma nova experiência vivencial, concreta, estimulando um novo percurso de todos os estágios. EDUCAÇÃO
Como trabalhar bem, com maior possibilidade de êxito? EDUCAÇÃO
LEMBRE... O uso de soluções tecnológicas é inevitável EDUCAÇÃO
CULTIVE IDÉIAS CRIATIVAS QUE AGREGUEM VALOR EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
Procure se conhecer EDUCAÇÃO
UTILIZE A RESOLUÇÃO PRODUTIVA DE PROBLEMAS EDUCAÇÃO
-RPP- BUSCA DE INFORMAÇÃO Sucesso 7.Avaliação Fracasso 1.Contato com o problema 6.Ação BUSCA DE INFORMAÇÃO 2.Compreensão Clara do problema 5.Alocação de recursos 4.Definição de Estratégias 3.Estabelecimento de objetivos EDUCAÇÃO
neste mundo são as que procuram as circunstâncias -RPP- As pessoas que vencem neste mundo são as que procuram as circunstâncias de que precisam e quando não as encontram, as criam. Esta é uma característica do EMPREENDEDOR !!! EDUCAÇÃO
ACREDITE EM VOCÊ MESMO TENHA CONFIANÇA EM SI! EDUCAÇÃO
O EXEMPLO NÃO É A MELHOR FORMA DE ENSINAR ALGO A ALGUÉM... ...É A ÚNICA! Makarenko EDUCAÇÃO
“Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui “Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim, em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.” Do Poema “Para Ser Grande” - Ricardo Reis
Referências Cortella, Mário Sérgio. Qual é a tua obra?: Inquietações Propositivas Sobre Gestão, Liderança e Ética. 6ª.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. Feldman, Clara. Encontro: uma abordagem humanista. Belo Horizonte, MG: Crescer, 2012. Perrenoud, Philippe. 10 novas competências para ensinar. São Paulo, SP: Artmed, 2000. Projetar, Grupo. Vivências - uma abordagem efetiva... (ET.al.).2 Ed., revista e ampliada – Belo Horizonte, MG: Grupo Projetar, 2002. EDUCAÇÃO
Prazer em estar aqui com vocês! Muito obrigada. Prazer em estar aqui com vocês! www.claudiavillela.com.br claudiavi21@gmail.com EDUCAÇÃO