UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8   Melhoria da Atenção à Saúde.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Yaquelennis Suárez Bonilla Orientador: Ethieli Rodrigues Da Silveira
Advertisements

Melhoria da atenção à saúde dos usuários com HAS e/ou DM da UBS/ESF Genésio Albuquerque, Eirunepé/AM Janieldo Araújo Cavalcante Orientadora: Marcela Soares.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso Guillermo Doimeadios Garcia
Modalidade à distância Orientador: Marcos Fábio Turra
Trabalho de Conclusão de Curso
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Manoel Messias Santos Alves
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família MELHORIA DA ATENÇÃO AOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS NA.
DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Universidade Aberta do SUS – UNASUS
QUALIFICAÇÃO NA ATENÇÃO Á SAÚDE DOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS DA UBS 15 VILA HÍPICA I e II, URUGUAIANA/RS Especializada: Adriana Giovana Barreto Lima.
Jackson Dantas Nunes Fernandes Júnior
Cleriston Marcolan Bianchessi
Orientadora: Daniela Nunes
Caroline Hallal Reydams
MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE DE HIPERTENSOS E DIABÉTICOS NA ESF TIO HUGO DO MUNICÍPIO DE TIO HUGO / RS     ALUNO: DANIUSKA LEGRAT MATOS Orientador: Rebeca.
Dania Rojas Gonzaléz Orientadora: Mabel Miluska Sucas Salas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Orientadora (T5G8): Daniele Freitas Brasil
Cândia, Macapá/Amapá Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Faculdade de Medicina Departamento de Medicina Social Curso de Especialização em Saúde da Família - UnaSUS   Melhoria da.
MARIA LORENA ALVAREZ MARTINEZ ORIENTADORA: ANA PAULA SOARES
Especialização em Saúde da Família
Melhoria da atenção aos usuários com HAS e/ou DM pertencentes à área de abrangência da UBS Nimio Insfran Martinez, Rio Branco/AC   Especializanda:Cibele.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Pelotas 2015 Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade de Pelotas Especialização em Federal Saúde da Família.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Carolina Rangel Marcki Orientadora: Tassiane Ferreira Langendorf
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Aluna: Riham Mahmoud Barakat Orientadora: Mariana Cademartori
Orientadora: Lenice Muniz de Quadros
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da atenção aos usuários.
Irasema Pérez Casanova Orientadora: Marcinia Moreno Bueno
Leandro Polanco Rodríguez Orientador: Jandro Moraes Cortes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8       Melhoria da Atenção.
Orientadora Fabiana Vargas Ferreira
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
Trabalho de Conclusão de Curso
MELHORIA DA ATENÇÃO AOS USUÁRIOS HIPERTENSOS E/OU DIABÉTICOS PERTENCENTES À ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UBS/ESF PROJETO FIGUEIRA, VILA VERDE, TRANSACREANA -
Aluno: Isleydi Parrado Garcia Orientadora: Cristiane Diniz Félix
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância Turma 7 Trabalho de Conclusão de Curso.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas Especialização.
Orientadora: Rosângela de Leon Veleda de Souza
Orientadora: Fabiana Barros Marinho Maia
Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
Especializando: Mirtha Regina Cabrales Alvarez.
Universidade Aberta do SUS
Especializanda: Maria Clara Medeiros Chacon
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da atenção a.
Trabalho de Conclusão de Curso
Aluno: Daili Chávez Cinta Orientadora: Ana Paula Belini
Universidade Aberta do SUS – UNASUS Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Modalidade à Distância.
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Especializanda: Oneyda Rojas Castillo Orientador: Ailton Brant
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS - UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 4 Melhoria da atenção.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Aberta do SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE A DISTÂNCIA TURMA 8 Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA MELHORIA DA ATENÇÃO À SAÚDE.
Orientador: Pablo Viana Stolz
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Turma 8   Melhoria da Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão Arterial Sistêmica e/ou Diabetes Mellitus na USF Dr. Chico Costa, Mossoró/RN. Especializando: Yohendris López Arcaya Orientador: Luciane Soares Seixas Pelotas, 2015

INTRODUÇÃO A hipertensão arterial sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) são condições clínicas crônicas não transmissível e multifatoriais caracterizada por níveis elevados e sustentados de pressão arterial e glicose respectivamente. Associa-se, freqüentemente, às alterações funcionais e/ou estruturais dos órgãos-alvo e às alterações metabólicas.

INTRODUÇÃO Mossoró é o maior município em extensão territorial do Rio Grande do Norte, localizada entre duas capitais, Natal e Fortaleza, se limita com os municípios de Aracati (Ceará), Tibau e Grossos ao norte, Governador Dix-Sept Rosado e Upanema a sul, Areia Branca, Serra do Mel e Assú a leste, assim como Baraúna a oeste, sua população foi estimada em 284.288 habitantes, conta com 45 Unidades Básicas de Saúde (USF) tendo estas 64 equipes de saúde da família, com Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF)

INTRODUÇÃO A USF Doutor Chico Costa pertence ao estado do Rio Grande do Norte, no município de Mossoró, Bairro Santo Antônio, vinculado ao SUS e a Prefeitura Municipal. 04 Equipe Saúde da família População 4948 pessoas: Urbana. Temos cadastrados 508 hipertensos e 174 diabéticos. Tem Saúde Bucal NASF

Antes da intervenção: São acompanhados 454 usuários com HAS, o que representa 44% da cobertura estimada (1026) e 218 com DM (74%) do total estimado de 293. Foram submetidos a estratificação do risco cardiovascular 396 hipertensos (87%) e 184 diabéticos(84%). Têm atrasos nas consultas agendadas em mais de sete dias 75 hipertensos (17%) e 36 diabéticos (17%). Estão com os exames complementares em dia 253 hipertensos(56%) e 191 diabéticos (88%).

Objetivo geral  Melhorar a Atenção à Saúde da Pessoa com Hipertensão e/ou Diabetes na USF Dr. Chico Costa, Mossoró/RN.

Metodologia Por tanto,para alcançar os objetivos propostos foram estabelecidas metas e ações a serem realizadas, estas últimas norteadas por quatro eixos organizativos: Monitoramento e avaliação. Organização e gestão do serviço. Engajamento público. Qualificação da prática clínica.

Metodologia/Ações O projeto está estruturado para ser desenvolvido no período de quatro meses na área da equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF) 109 no município Mossoró, participarão da intervenção como público alvo, todas as pessoascom20 anos ou mais,com diagnóstico de hipertensão e/ou diabetes e residentes na área.

Ações desenvolvidas Versão atualizada do protocolo impressa na unidade de saúde. Foi discutido o projeto da intervenção com a gestora. Os profissionais da equipe foram capacitados sobre diferentes aspectos do protocolo. Foi estabelecido o papel de cada profissional. Foi realizado um contato com lideranças comunitárias.

Logística Caderno de Atenção Básica nº 36 Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: Diabetes Mellitus. Protocolo:Caderno de Atenção Básica nº 37 Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: Hipertensão Arterial Sistêmica do MS, 2013. Planilha de objetivos, metas, indicadores e ações (OMIA). Planilha de coleta de dados. Ficha espelho. Prontuários clínicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS/METAS Objetivo 1: Ampliar a cobertura a hipertensos e/ou diabéticos. Meta 1.1: Cadastrar 80% dos usuários hipertensos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde. Meta 1.2: Cadastrar 80% dos usuários diabéticos da área de abrangência no Programa de Atenção à Hipertensão Arterial e à Diabetes Mellitus da unidade de saúde.

Resultados. 72,8% =508 HIPERTENSOS

Resultado. 68,5%=174DIABETICOS

Dificuldades na meta de cobertura: Tamanho da área de abrangência Afastamento durante as férias que coincidiu com o período da intervenção.

Objetivo 2: Melhorar a qualidade da atenção a hipertensos e/ou diabéticos   Meta 2.1: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos usuários hipertensos. Meta 2.2: Realizar exame clínico apropriado em 100% dos usuários diabéticos. Meta 2.3: Garantir a 100% dos usuários hipertensos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 2.4: Garantir a 100% dos usuários diabéticos a realização de exames complementares em dia de acordo com o protocolo. Meta 2.5: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos usuários hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 2.6: Priorizar a prescrição de medicamentos da farmácia popular para 100% dos usuários diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

Resultado: Meta 2.1 e 2.2 de 100% alcançada na realização de exame clínico apropriado em 100% dos usuários diabéticos e hipertensos de acordo com o protocolo.

Resultado: 61,0% = 310 HIPERTENSOS

Resultado: 65,5% = 114 DIABETICOS

Dificuldades na meta de cobertura: Excesso de demanda e a carência de materiais e equipes de laboratório.

Resultado: 99,4% = 489 HIPERTENSOS

Resultado: 99,4% = 171 DIABETICOS

Resultado: Meta 2.7 e 2.8: Realizada avaliação da necessidade de atendimento odontológico em 100% dos usuários hipertensos e diabéticos.

Objetivo 3: Melhorar a adesão de hipertensos e/ou diabéticos ao programa Meta 3.1: Buscar 100% dos usuários hipertensos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada. Meta 3.2: Buscar 100% dos usuários diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada.

Resultados: Meta 3.1 e 3.2 : Meta 100% alcançada dos usuários hipertensos e diabéticos faltosos às consultas na unidade de saúde conforme a periodicidade recomendada.

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta 4.1: Garantir ficha de acompanhamento de 100% dos usuários hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 4.2: Garantir ficha de acompanhamento de 100% dos usuários diabéticos cadastrados na unidade de saúde.

Resultados: Meta 4.1 e 4.2 de 100% alcançada em todos os meses na proporção de hipertensos e/ ou diabéticos com registro adequado na ficha de acompanhamento.

Objetivo 5: Mapear hipertensos e diabéticos de risco para doenças cardiovasculares. Meta 5.1: Garantir a estratificação do risco cardiovascular em 100% dos usuários hipertensos cadastrados na unidade de saúde. Meta 5.2: Realizar estratificação do risco cardiovascular em 100% dos usuários diabéticos cadastrados na unidade de saúde.  

Resultados: Meta 5.1 e 5.2 de 100% alcançada em todos os meses na proporção para hipertensos e para diabéticos com estratificação de risco cardiovascular em dia.

Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos. Meta 6.1: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos usuários hipertensos. Meta 6.2: Garantir orientação nutricional sobre alimentação saudável a 100% dos usuários diabéticos. Meta 6.3: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários hipertensos. Meta 6.4: Garantir orientação em relação à prática regular de atividade física a 100% dos usuários diabéticos.

Objetivo 6: Promover a saúde de hipertensos e diabéticos Meta 6.5: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários hipertensos. Meta 6.6: Garantir orientação sobre os riscos do tabagismo a 100% dos usuários diabéticos. Meta 6.7: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários hipertensos. Meta 6.8: Garantir orientação sobre higiene bucal a 100% dos usuários diabéticos.  

Resultados: Objetivo 6 e Metas de 100% alcançadas em todos os meses na proporção de hipertensos e diabéticos recebeu orientação para promover a saúde em quanto. Alimentação saudável Prática de atividade física regular. Riscos de tabagismo. Higiene bucal.

Discussão Importância da intervenção para EQUIPE Fortaleceu a união da equipe. Melhorou a organização e distribuição do trabalho nos membros da equipe. Promoveu o trabalho integrado de todos seus membros. Aumentaram os conhecimentos dos membros da equipe. A equipe adquiriu responsabilidade no acompanhamento dos usuários.

Importância da intervenção para SERVIÇO A unidade ganhou uma melhor organização e atualização nos registros de seus usuários. O trabalho ficou mais organizado devido a definição das tarefas de cada membro da equipe. Foram reorganizado o atendimento aos usuários no programa de HIPERDIA. A intervenção foi incorporada a rotina do posto o que vai contribuir para o desenvolvimento e qualificação do serviço como um todo.

Importância da intervenção para COMUNIDADE A comunidade foi beneficiada com atendimentos de qualidade para os usuários hipertensos e diabéticos. Adquiriu conhecimentos sobre a existência do programa de HIPERDIA. Aprendeu a importância do cuidado adequado para a diminuição dos fatores de risco e para evitar as principais complicações destas doenças. Demonstraram satisfação com a prioridade e qualidade no atendimento.

CONT. A intervenção ficou incorporada na rotina de atendimento da unidade. Foram realizadas algumas mudanças tais como o grupo de hipertensos e diabéticos que antes era realizado quinzenalmente agora será uma vez por mês. Também estamos trabalhando para objetivar maior comprometido dos líderes comunitários para lograr maior participação dos usuários na intervenção.

Reflexão crítica sobre aprendizagem O desenvolvimento do curso foi muito importante, permitiu enriquecer e fortalecer meus conhecimentos como profissional da saúde. Foi muito importante conhecer e desenvolver os princípios e diretrizes do SUS e as atribuições de cada membro da equipe. Os aprendizados que considero mais relevantes em decorrência do curso, noto o proceso de engajamento público na consolidação do SUS e o acolhimento.