Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia

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Transcrição da apresentação:

Curso de Especialização de Enfermagem em Cardiologia Disciplina : Metodologia da Pesquisa Doutora Sueli Rezende Cunha

Curriculun vitae da professora Pós- doutorado em Enfermagem/EEAN/UFRJ Doutora e Mestre em Enfermagem pela EEAN/UFRJ Especialização em Docência Superior/ Liceu de Artes e Ofício/RJ Coordenadora do GEPENFE/IFF/FIOCRUZ Responsável pelo Núcleo de Inovação Tecnológica/IFF/Fiocruz Membro do Conselho de Ética em Pesquisa/ CEP/IFF/Fiocruz Enfermeira assistencial : Cardiologia e Pediatria Professora de Pós- graduação Latu e stricto sensu da FIOCRUZ Endereço do lattes:http://lattes.cnpq.br/4566454390751018 Diretório de Pesquisa: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7023663664503913 dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3695438972158536

Objetivos da disciplina Apresentar o papel da pesquisa para enfermagem Apresentar os referencias teóricos de metodologia da pesquisa Instrumentalizar para a construção do projeto de pesquisa Desenvolver laboratório aplicado do projeto de Pesquisa na reunião do grupo de Pesquisa em Enfermagem Cardiovascular

Papel da Pesquisa em enfermagem: “A pesquisa em enfermagem fornece uma base de conhecimentos científicos que fortalecem a profissão... Promovendo uma enfermagem de execelência” ( Wood e Habel, 1998) O maior desafio: Pesquisas se concentrando em áreas acadêmicas .. Muitas vezes distanciadas das áreas assistenciais... ( Silva e Fernandes, 1995)

O papel das pós- graduações na construção do conhecimento Os grupos de pesquisa e sua interface como o mundo assistencial de enfermagem... Desafios a serem enfrentados... Grupo de pesquisa Enfermagem Cardiovascular Endereço para acessar este espelho: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3695438972158536 Identificação Situação do grupo:Certificado Ano de formação:2004 Data da Situação:24/03/2012 08:06 Data do último envio:27/10/2016 11:41 Líder(es) do grupo:Deyse Conceição Santoro Batista Tereza Cristina Felippe Guimarães Área predominante:Ciências da Saúde; Enfermagem Instituição do grupo:Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Unidade:Escola de Enfermagem Anna Nery

AS LINHAS DE PESQUISA DE ENFERMAGEM São delineadores norteadores dos trajetos que os pesquisadores percorrem com seus alunos e integrantes do grupo Linhas de pesquisa do Grupo de pesquisa em Enfermagem Cardiovascular: Enfermagem Cardiovascular Enfermagem Hospitalar Tecnologia em Enfermagem Cardiovascular

Os alunos e sua contribuição ao grupo de Pesquisa: são membros Os alunos e sua contribuição ao grupo de Pesquisa: são membros.. Parte da rede Como: Primeiro passo: Ter seu currículo no CNPq Segundo passo: Ter um estudo em andamento: Monografia Ter um orientador que vai cadastrar você no diretório de grupos Você faz parte da construção do conhecimento de enfermagem Somos uma rede... Construindo possibilidades do cuidado

PRODUTOS DA PESQUISA: HÁ QUE SE PENSAR NA APLICAÇÃO DOS RESULTADOS A pesquisa não é somente para ficar em prateleiras, ela deve integrar a vida da enfermagem, os usuários do sistema, os pares, ela deve fazer a diferença no cuidado

PRODUTOS DA PESQUISA PODE SER APRESENTADO DE DIFERENTES FORMAS: COM UM ELO COMUM : SEGUIR OS PRNCÍPIOS ÉTICOS E VALORIZAR A VIDA

Pesquisar então é Dedicar uma parte do seu tempo para aprofundar e conhecer melhor uma determinada realidade na qual geralmente estamos imersos e muitos vezes não dispomos de instrumentos para ver de maneira clara Pesquisar é abraçar desafios, testar crenças para utilizar o que funciona e assim mudar a prática à luz de nova evidência. Evidência Científica: é o conjunto de elementos utilizados para suportar a confirmação ou a negação de uma determinada teoria ou hipótese científica.

A metodologia científica como caminho Para seguir o caminho científico é preciso utilizar as ferramentas que a ciência dispõe para facilitar este caminhar... Unir teoria e prática para realizar um bom alicerce e alcançar um bom resultado... Metodologia Científica pode ser vista como conhecimento geral e habilidade que são necessárias ao pesquisador para que se oriente no processo de investigação; tomar decisões oportunas, selecionar conceitos, hipóteses, técnicas e dados adequados. Associado à pratica da pesquisa, o estudo da metodologia exerce uma importante função de ordem pedagógica, isto é, a formação do estado de espírito e dos hábitos correspondentes ao ideal da pesquisa científica (THIOLLENT, 1988, p. 25).

A construção do projeto de pesquisa A temática Problema( O quê quero estudar? Justificativa ( Porque é importante) Objetivos: ( o que eu quero investigar) Metodologia: ( Como? De que forma eu posso atingir os objetivos Qual o tipo de estudo me levaria ao objetivo: A aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa Referencial Teórico ( os autores que li e dão apoio conceitual ao trabalho de pesquisa) Cronograma: quanto tempo disponho para realizar esta pesquisa) Bibliografia : quais os autores dão suporte ao meu estudo??? ESTRUTURÇAO DO RELATÓRIO FINAL: Após a coleta de dados... Análise dos dados colhidos Conclusões e considerações finas A APRESENTAÇÃO FINAL DESTE REALTÓRIO PODE SER FEITO NO FORMATO DE UM ARTIGO CIENTÍFICO

Escolher o tema é o primeiro passo para a pesquisa... A temática O que me incomoda no momento? O que gostaria de compreender melhor? Como esta temática contribui para a profissão? Que área esta temática se relaciona? Busque identificar dentro do tema o problema que quer investigar: Anote seus temas e depois vá buscando dentro dele uma pergunta especifica: o que realmente me incomoda Escolher o tema é o primeiro passo para a pesquisa...

A temática : onde se situa Campo do cuidado? No campo gerencial? No campo tecnológico? PROMOÇÃO REABILITAÇÃO Ttratamento O que me interessa neste tema? Escolher em que campo seu tema se localiza Destacar do tema sua pergunta ?

Definir a partir do tema o seu problema de estudo... Exemplos de tema: promoção da saúde cardiovascular... O problema dever ser definido a partir dos eixos da Promoção da Saúde: Preciso de um texto de apoio da meu tema para escolher o problema: Ex: eixo da alimentação saudável Meu problema: Estratégias de promoção de alimentação saudável em pacientes com miocardiopatia dilatada

Tarefas para próximo encontro Escolher sua temática Usar sua experiência prática na escolha do tema Partir da sua realidade prática Procurar um texto base sobre este tema Ler o texto e definir pontos principais Definir uma pergunta: qual o problema a estudar Apresentar na aula seguinte em uma pagina escrita O que eu quero estudar? Definir o problema Apresentar por escrito em uma lauda

Bibliografia ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. São Paulo: Pioneira, FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997. PIETROBON, S. R. G. A prática pedagógica e a construção do conhecimento científico. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 1, n. 2, p. 77-86, jul.-dez. 2006. POLIT, D. F.; BECK, C. T.; HUNGLER, B. P. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: métodos, avaliação e utilização. Trad. de Ana Thorell. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. SANTOS, A. R. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 1999. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez & Autores Associados, 1988. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. LAKATOS, E.V. Fundamentos da metodologia científica. 6 ed. São Paulo. Atlas, 2005 JUNG, F.C. Metodologia para Pesquisa & Desenvolvimento: Aplicada a novas tecnologias, produtos e processos. Rio de Janeiro: Axcel. 2004

Aula disponível no site: www.ciev.com.br