Teorias Organizacionais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
Advertisements

Trabalho de Geeografia Alunos: Beatriz Nantes e Leonardo Paião
2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
ENCONTRO DE APRESENTAÇÃO
O DESAFIO DAS EMPRESAS MODERNAS TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILIDADE Belém Prof. Moisés Balassiano.
PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO.
Profº. Carlos Roberto das Virgens
Blocos Econômicos.
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
“Administração de Recursos Humanos II”
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
O GESTOR DE DESPORTO NA ERA DA MUDANÇA.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Apresentação do Projeto
Desista Nunca! ! ! A Emergência da Educação Continuada no Mundo Contemporâneo Prof. Renato Ribeiro.
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
DIAGRAMA DE CASOS DE USO PERSPECTIVA CONCEITUAL
GLOBALIZAÇÃO: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS.
Professor : Fábio Pizzato
IA_20_ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS (1ª parte)
CE_15_Blocos Econômicos Regionais
A importância do empreendedorismo no processo de desenvolvimento
Teorias do Comportamento e Pesquisas de Mercado
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG
Avaliação de vendedores
Comércio Internacional
Sistema de Informação Gerencial (SIG)
MUDANÇAS EM CURSO.... Qualidade Total Mudança no relacionamento da empresa com seus fornecedores e clientes Tecnologias da Informação Automação Economia.
O Comércio e a Logística - Aula 02 -
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
BENCHMARKING.
Instituto Superior Técnico 1 INQUÉRITO AOS LICENCIADOS EM ENGENHARIA QUÍMICA Realizado por: Gabinete de Estudos e Planeamento com a colaboração da Secção.
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 1 - GLOBALIZAÇÃO E AVANÇO TECNOLÓGICO
ADMINISTRAÇÃO DOS MEIOS DE HOSPEDAGEM
Carreira e Empregabilidade
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
AVALIAÇÃO BIMESTRAL -HISTÓRIA– VII ANO Professora: Poliane Camila
AULA 06 A GLOBALIZAÇÃO E A TI
Capítulo 22 – Os países emergentes
Por que estudar sistemas de informação?
Prof. Alexandre de Sá Oliveira M.Sc. Empreendedorismo “Reflexões sobre a atitude empreendedora”
Processo de Aquisição Adilson de Almeida Cezar Meriguetti
Fonte: Boyett, Joseph H. “O Guia dos Gurus”, RJ: Campos - 4 edição Gestão de RH na Era do Conhecimento Anderson Cleyton – Outubro/2006.
Blocos econômicos-APEC
Introdução à Questão Social
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Identificando Oportunidades
Trabalho de Conclusão do Curso
Organizações internacionais Regionais
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
Noções iniciais sobre Gerenciamento de Pessoas
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
O QUE É GLOBALIZAÇÃO? Processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as.
Profª. Graziele Maciel Estratégias para ambientes organizacionais Estrutura industrial: histórico evolutivo Da Revolução Industrial aos dias atuais
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Cargos e Salários Material para avaliação
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
Origens e bases do mundo global.
Administração e o Mercado de Trabalho
ADMINISTRAÇÃO Profª. Joelma Kremer 1
GLOBALIZAÇÃO Transformações revolucionárias em todo o mundo estão mudando o modo como as organizações operam. A tecnologia funcionando como desestabilizador.
MERCADO Espaço de transações Contexto de trocas e intercâmbio Oferta de um produto / serviço Procura de um produto / serviço.
Globalização e Gestão com Pessoas
42 países Abrangência GEM 2006 Europa - 21 Américas - 10 (6 da América do Sul) Ásia - 9 África - 1 Oceania - 1.
1) O PAPEL DOS SERVIÇOS NA ECONOMIA
Transcrição da apresentação:

Teorias Organizacionais Curso de Administração com habilitação em Projetos e Empreendimentos Turísticos Administração e o Turismo O Bem-vindo ao Inconstante Mundo do Trabalho ROBBINS, Stephen P. Administração Mudanças e Perspectivas. Editora Saraiva, 2000.

A Nova Economia Fronteiras nacionais são quase insignificantes na definição dos limites de operação de uma organização; As mudanças tecnológicas no modo de como as informações são geradas, armazenadas, utilizadas e compartilhadas as tornam mais acessíveis; As oportunidades de trabalho se destinam a trabalhadores do conhecimento; A população é caracterizada pela diversidade cultural; A empresa aceita suas responsabilidades sociais; A economia é conduzida por empresas pequenas, empreendedoras; As necessidades do cliente conduzem os negócios.

Globalização Além das fronteiras nacionais; Aumento da competição; Procura de novos mercados; Redução de custos Blocos Comerciais = redução de tarifas MERCOSUL - Argentina, Paraguai, Brasil e Uruguai NAFTA - EUA, Canadá e México; EU - Europa; APEC - Cooperação Econômica - Ásia - Pacífico (NAFTA , China, Japão, Austrália e Coréia do Sul)

Mudanças Tecnológicas Novos tempos; Mudança no tratamento da informação. As Três Ondas - Toffler Mudanças no modo de vida 1ª Onda - Agricultura - até final do século XIX; 1890 - 90% trabalho na agricultura Atualmente - 5% EUA - 3% 2ª Onda - Industrialização (final do século XIX até 1960) Agricultura -> Máquina Atualmente 20% da Mão-de-obra no setor industrial = 1900

As Três Ondas - Toffler Mudanças no modo de vida 3ª Onda - Informação - A partir de 1970 Industrial -> Serviços Últimos anos - aumento de empregos no setor de serviços e de conhecimento; Até 2005 trabalhadores do conhecimento 1/3 da mão de obra Transformação da informação

O TURISMO É INDÚSTRIA O setor de turismo é considerado o setor que mais cresce na economia mundial. Cada vez mais pessoas em todo o mundo encontram nas viagens a melhor alternativa para preencher seu tempo livre. Daí as boas perspectivas para o turismo. Um novo aeroporto – ou hotel, por exemplo – leva muitos anos para ser construído, envolvendo e impactando os mais diversos segmentos, como arquitetura, construção, decoração, engenharia, telecomunicações, etc. Além disso, cria diretamentenovos postos de trabalho, como os que serão ocupados pelos funcionários de uma empresa aérea que irá operar no novo aeroporto, ou o próprio pessoal que vai atuar nos estabelecimentos

Afinal, para que milhões de pessoas viajem, seja a lazer ou a negócios, é necessário que outros milhões estejam trabalhando para movimentar a grande máquina formada pelos serviços oferecidos por cias. aéreas, hotéis, agências de viagens, locadoras de veículos, restaurantes e comércio de um modo geral.

Mudanças nas expectativas da sociedade Responsabilidade social da empresa; comunidade; funcionários; responsabilidade pelos produtos; proteção ambiental; Concepção - descarte; “Responsabilidade social é bom negócio.”

Espírito Empreendedor Iniciar um novo negócio; Assumir os riscos e as recompensas; Estímulo : Redução do Quadro de Pessoal ou Downsizing franquias; Opção por ser autônomo. O Cliente é o REI Ford - “... desde que fosse preto”; Stew Leonard: Regra 1 - O consumidor sempre tem razão; Regra 2 - Se o consumidor alguma vez estiver errado, releia a regra 1.” Clientela mais exigente - dá valor para o seu dinheiro.

Trabalho Flexível e Temporário Free lancer; Conversão de cargos permanentes em temporários; Funcionários permanentes limitam a flexibilidade da empresa; Diversidade de mão-de-obra; Adaptar RH - Programas de diversidade de Mão-de-obra; Gestão da Qualidade Total Resposta à competição global e aos clientes mais exigentes;

Perfil do Antigo e do Novo Funcionário Cargos nas fábricas eram de baixa qualificação, mas bem remunerados; Cargos de baixa qualificação são mal pagos; Recebe segurança no emprego em troca de lealdade; A segurança no emprego é mínima; A organização assume responsabilidade pelo desenvolvimento da carreira; O funcionário é responsável pelo desenvolvimento da carreira; É um idealizador individual; É participante de equipe; A previsibilidade e estabilidade minimizam o stress A imprevisibilidade e a instabilidade aumentam o stress.

Dois tipos de força de trabalho Nível secundário - substituídos por equipamentos automatizados ou por mão-de-obra mais barata em outros países; (salários baixos, mínimas oportunidades de promoção, limitado poder de barganha); Trabalhadores de alta qualificação - nível salarial quase 3 vezes mais alto; (maiores oportunidades, de carreira, financeiras, segurança...)

Direcionando a Sua Carreira Transferência da organização para o funcionário a responsabilidade pelo desenvolvimento da sua carreira; Trabalhadores estão se preocupando em atualizadas as suas qualificações e em desenvolver as suas habilidades, encarando o aprendizado como um processo para toda a vida; Alguns analistas dizem: os trabalhadores podem mudar de carreira até 3 ou 4 vezes durante a sua vida. Então: preparar-se para voltas às escolas, no mínimo entre cada 5 ou 10 anos.

Lidando com o stress A mudança rápida e inesperada torna a vida mais interessante, mas também provoca o stress; Quando é combinado a redução da segurança no emprego, pressões para adquirir novas habilidades e aumento na carga horária de trabalho, cria-se um ambiente de trabalho cada vez mais estressante.