FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO - 2003 FBH - Federação Brasileira de Hospitais FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Possibilidades para mecanismos de controle sobre os contratos de saúde coletiva com a participação dos sindicatos. Enidio Ilario FCM-UNICAMP e Centro de.
Advertisements

ORIENTAÇÃO GERAL PARA ATENDIMENTO À RESOLUÇÃO CMED Nº 3
A Gestão Pública do Sub-Sistema Privado
A AGENDA REGULATÓRIA DA ANS ADMINISTRADORAS DE BENEFÍCIOS
Trabalho 6 Ferramentas para garantir a segurança
Por uma regulação pública que viabilize a eficiência, a qualidade, o acesso equânime e o cuidado integral na atenção à saúde.
1º Encontro de Regulação Econômica TEMA 1 – O SETOR REGULADO E A REGULAÇÃO A SAÚDE SUPLEMENTAR - ANS Fábio Dantas Fassini.
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Território e a Regulação do Mercado de Atenção Mercado de Atenção Suplementar à Saúde.
Observatório da Saúde Suplementar São Paulo, outubro de 2009.
“A Gestão Pública da Saúde no Território e a Regulação do Mercado de Atenção Suplementar à Saúde” São Paulo – 14 e 15 de outubro de 2009 “ A utilização.
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia
Kátia Ferraz Santana Santa Casa de Marília.
FORUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR (PROPOSTA DE ALTERAÇÕES NA LEI 9656/98)
Responsabilidade dos gestores públicos de serviços de saúde
Modelo de Atenção à Saúde no Brasil
1º SINPLO – SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PLANOS ODONTOLÓGICOS – SÃO PAULO – 22 E 23 DE JUNHO DE     SINDICATO NACIONAL DAS EMPRESAS DE ODONTOLOGIA.
ETAPAS DE REGISTRO E ESFERAS DO GOVERNO.
O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE E A SAÚDE DO TRABALHADOR PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE CENTRO DE SAÚDE AMBIENTAL SERVIÇO DE SAÚDE.
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR.
O PASSADO Lei do Mercado restrições de cobertura seletividade de usuários ruptura unilateral do contrato falta de garantias de atendimento na vigência.
FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR Abrangência da regulação FUNDAÇÃO PROCON SÃO PAULO Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania Fundação de Proteção e Defesa.
Conselho Editorial do Ministério da Saúde CONED
ASPECTOS FINANCEIROS DA
REGULAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL A perspectiva do setor suplementar
Economia Social Profa. Danielle Carusi Prof. Fábio Waltenberg Aula 13 (parte III) – dezembro de 2010 Economia – UFF.
RESSARCIMENTO AO SUS Diretoria de Desenvolvimento Setorial – DIDES
Informação em Saúde Suplementar Florianópolis, maio de 2007.
QUALIDADE DA ATENÇÃO DE SAÚDE NA SAÚDE SUPLEMENTAR
OFICINA ANS Programa de Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças
ATS NA ANS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE
Relacionamento entre Prestadores e Operadoras Rio de Janeiro, 16 de julho de 2009.
Entidades de Direito Público que operam planos de saúde
Informação em Saúde Suplementar Natal, setembro de 2007.
REGULAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL A perspectiva do setor suplementar
SEMINÁRIO O TRABALHADOR E A SAÚDE SUPLEMENTAR Atenção à Saúde do Trabalhador: garantias pelas operadoras de planos de saúde 22 de agôsto de 2007.
PRESTADORES DE SERVIÇOS NO SETOR DE SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL
Missão A ANS tem por finalidade institucional promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde, regular as operadoras setoriais.
A REGULAÇÃO E A FISCALIZAÇÃO DO CONSUMO DE SAÚDE SUPLEMENTAR NO BRASIL
ADAPTAÇÃO DE CONTRATOS ANTIGOS ENTRE OPERADORAS PRIVADAS E BENEFICIÁRIOS DE PLANOS DE ASSISTÊNCIA À SAÚDE Clóvis Ricardo Montenegro de Lima Médico. Doutor.
Maria de Fátima Siliansky de Andreazzi
Lei nº /2014 Coletiva de Imprensa
Política de Qualificação da Saúde Suplementar Nova perspectiva no processo de regulação “Avaliar para mudar”
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA 1a. Reunião do Grupo Técnico Externo
PRESTAÇÃO DE CONTAS DEZEMBRO/14
ENCONTRO ANS EDIÇÃO SUL DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO/ANS Agosto de 2011.
Mecanismos de Regulação
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Dados Consolidados Saúde Suplementar
Sistema de atenção suplementar no brasil
Estrutura de Mercado na Saúde Suplementar Brasileira
PRESTAÇÃO DE CONTAS JUNHO/15. INDICE RELATÓRIO DE ATIVIDADES ATENDIMENTO  P.A. – ADULTO & PEDIATRIA  INTERNAÇÕES PRESTAÇÃO DE CONTAS FINANCEIRO  RECEBIMENTOS.
A Questão da Titularidade nas Regiões Metropolitanas Hugo Sergio de Oliveira Diretor ARSESP/ABAR.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
VIGILÂNCIA SANITÁRIA Cláudio Marcelo Mariana Caldeira Meline Nathália Sales Tiago.
Rafael Leandro A. Ribeiro Advogado do Conselho Federal de Medicina.
José Carlos de Souza Abrahão Diretor-Presidente Porto Alegre, 13 de novembro de Cenário Atual e Perspectivas da Saúde Suplementar.
SISTEMA DE SAÚDE SUPLEMENTAR. SAÚDE SUPLEMENTAR O SETOR DE SAÚDE SUPLEMENTAR REUNE EMPRESAS, OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE, MEDICOS, ENFERMEIROS, DENTISTAS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
PROPOSTA DE DISCUSSÃO – PACTO DE GESTÃO (TCG MUNICIPAL) PROCESSO PARA ASSUMIR A GESTÃO DOS PRESTADORES: COMPROMISSOS; RESPONSABILIDADES; POSSIBILIDADES;
Saúde Pública e Assistência Farmacêutica
Lei nº /2014 Novembro de Informações Gerais 1173 operadoras com beneficiários cadastrados 72 milhões de beneficiários - planos de assistência.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS GESTÃO DE PRESTADORES 2015.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
Camila Maia Valente Fábio Silva de Azevedo João Victor Fonseca Ribeiro Karlla Sebasthyanna Miranda Matias.
Unimed Sul do Pará Dr. Jorge Bichara Neto Diretor Presidente da Unimed Sul do Pará.
Residentes: Ana Djéssika Vidal (Economista) Bruna Ferreira (Administradora) Helder Marcos (Administrador) Suzane Rodrigues Gonzaga (Economista)
José Cláudio Ribeiro Oliveira Superintendente Jurídico Institucional da Unimed do Brasil e Presidente da Comissão de Estudos sobre Planos de Saúde e Assistência.
Transcrição da apresentação:

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais Necessidade de Regulamentação Lei x Medida Provisória Aspectos de Constitucionalidade Duvidosa / Questionada

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais Aumento de Exigência Aumento de Cobertura (proibição de segmentação) Definição final arrastada Instabilidade de todo o Setor Operadora / Prestador / Beneficiário

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais OPERADORAS Diminuição do número de beneficiários Diminuição relativa das mensalidades Novas tecnologias Aumento de custo Novas coberturas Novas exigências

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais OPERADORAS Para diminuir custos, entre outros: Buscam descontos com prestadores Intensificam auditorias Atrasam pagamentos

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais HOSPITAIS Diminuição da demanda por serviços Número de beneficiários Novas tecnologias Diminuição do preço relativo Aumento de investimento (novos equipamentos) Aumento da estrutura da auditoria interna

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais AUDITORIAS médica Técnicas enfermagem Administrativa

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais BENEFICIÁRIO Pior qualidade de assistência Sujeito a uma maior burocracia Insegurança

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais PREOCUPAÇÃO COM A QUALIDADE Beneficiário Prestador Operadora Empresa

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais A FBH entende que a regulação de serviços de saúde em geral e sua fiscalização para funcionamento são funções da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), em seus diversos níveis - Federal, Estadual e Municipal -

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais O seguro de acidente de trabalho e a saúde do trabalhador seguem normas dos Ministérios da Previdência, do Trabalho e da Saúde. O acidentado do trabalho perdeu a especificidade como um paciente do SUS.

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais O gestor público deve se submeter às normas gerais da administração pública e cumprir as exigências específicas aos serviços de saúde

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais A Federação Brasileira de Hospitais entende que a relação jurídica entre operadora e prestador tem que ser uma relação formal, estabelecida em contrato entre as partes. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) deve exigir das operadoras um documento (não o contrato, mas pelo menos uma declaração assinada por ambos) que comprove esta relação.

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais A ANS deve definir a diretoria, departamento ou setor ao qual tanto operadoras quanto prestadores devem comunicar a suspensão destes contratos. A ANS deve, ainda, por ocasião da análise dos reajustes às operadoras, exigir das mesmas informações sobre índices de reajustes médios dados a prestadores.

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais As operadoras de planos de saúde, públicas ou privadas, devem estar sujeitas à regulamentação pela ANS

FÓRUM DE SAÚDE SUPLEMENTAR JUNHO FBH - Federação Brasileira de Hospitais A FBH entende, por fim, que todos nós devemos pedir ao Supremo Tribunal Federal que termine o julgamento da ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade), eliminando as dúvidas, para que possamos trabalhar, neste Fórum, com mais tranqüilidade.