SUSTENTABILIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS IES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
Advertisements

Didática Profa. Therezinha Conde Aula 07: Planejamento de ensino e os conteúdos escolares.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
4° Ano – Curso Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PROMOÇÃO DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO BÁSICA e METODOLOGIA DO ENSINO.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
NOVO ENSINO MÉDIO Análise da MP 746/2016. AS MUDANÇAS – JUSTIFICATIVA - IDEB do EM estagnado desde Desempenho de Português e Matemática é menor.
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
GT – Tecnologias digitais, Mídias, Cultura e Educação nas realidades de Ibero-americana Metodologias ativas aliadas ao uso das tic´s como ferramentas.

Angelita Marçal Flores
Metodologia Científica Principais elementos de um fichamento
Perfil profissional subjacente a documentos oficiais do curso de Letras Português-Inglês da UFRJ Aluno: Cynthia Guilhon Orientadora: Ana Paula Beato-Canato.
REGISTRO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NA INSTITUIÇÃO
Psicologias & EDUCAÇÃO BÁSICA HORIZONTES E CENÁRIOS.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
Currículo e planejamento
Ciência & Engenharia da Computação
Cronograma Inicial De 26/05 a 03/06 – Semana de Integração e ambientação no Moodle. A participação é obrigatória. De 06/06 a 20/06 – primeira disciplina.
Prof. Dr. Carlos Cyrne Out
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Profa. Marquiana de F. Vilas Boas Gomes
CFO III – Dragões de Ferro
BLENDED LEARNING E FLIPPED CLASSROOM -
Consórcio CEDERJ modelo e inovações
Data: 19/9 Sala: Allegro 1 Horário: 17h30 – 18h
Camila Fernandes de Lima Ferreira Ana Maria Souza Valle Teixeira
Pibid como encontro do fazer docente
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
Tecnologias Imersivas e Interativas na Educação
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
A INFLUÊNCIA DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA ON-LINE NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
8 Competências Essenciais do Professor Inovador
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
EEEM Profª Salomé Carvalho
Caminhos de formação Objetivo do curso CIÊNCIAS NATURAIS
Orientadora: Renata Melo RESULTADOS E DISCUSSÕES
AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS Programa Mais Alfabetização
Metodologia de Projetos Relato de Experiências
O que é o ECLASS? Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pela FGV em cursos de curta, média e longa duração, presenciais e a distância.
O QUE É O PBL? O PBL (Aprendizado baseado em Problemas) é um método de aprendizado centrado no aluno, tem o problema com elemento motivador do estudo e.
Profa Paula Moiana da Costa Universidade Positivo
NOSSO CONCEITO A empresa e seu capital humano como um grande ambiente de aprendizagem.
Metodologias ativas e a sua aplicação na Educação à Distância: uma análise da produção do Congresso Internacional ABED (TC 174) RODRIGO DE CÁSSIO DA SILVA;
Serviços Agregados à Telefonia
RESULTADOS E DISCUSSÃO 2.As atividades ajudou você em sala de aula
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
SINAES CURSO INSTITUIÇÃO ENADE 1- Missão e PDI 2- Políticas para o Ensino, a Pesquisa, a Pós-graduação, a Extensão; 3- Responsabilidade social, 4- Comunicação.
Educação no Brasil Tragédia.
Capacitação Pedagógica Aula 02
Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular
Aprendizagens Contextualizadas no Território
Aula 1 Conheça seu curso e sua Instituição Nome do Professor.
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
Prof. Paulo Cesar Spigolon (Paulinho)
Elisabeth Hafner Facin
Formação Continuada CTPs
ATUALIZAÇÃO DA 6° EDIÇÃO PMBOK
PROJETO INTEGRADO DE MONITORIAS E INOVAÇÃO PEDAGÓCICA
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
A docência na educação superior
Gestão do ensino nas Instituições de Educação Superior
X Simpósio de Pesquisa e Inovação
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E A ERRADICAÇÃO DA POBREZA
Transcrição da apresentação:

SUSTENTABILIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS IES Ryon Braga

Time Line da Educação Superior Metodologias Ativas Aprendizagem Baseada em Projetos Learn by Doing Realidade Virtual Work Based Learning Matriz de Competências ENSINO Adaptative Learning On the Job Learning On line + Semipresencial MODELO HÍBRIDO Crowdsourcing Learning ESCALA FONTES DE RECEITAS DIVERSIFICADAS MERCADO AUTONOMIA TRABALHABILIDADE DO EGRESSO FINANCIAMENTO 2017 2021 2026 2030

Um passo a frente… Sob a ótica da inovação, já é lugar comum falar dos seguintes elementos, no que se refere à evolução dos modelos de ensino e aprendizagem de uma institução. Metodologias Ativas de Aprendizagem Modelo Híbrido de Educação Adaptative Learning Utilização das TICs em sala de aula QUASE TODOS JÁ SABEM POUCOS PERCEBERAM Estes elementos combinados oferecem a possibilidade de MUDAR toda a modelagem da ESTRUTURA DE CUSTOS da instituição.

O que impacta o custo em uma IES? Folha Docente Valor da hora/aula paga Carga horária semanal efetivamente paga Número de alunos por turma Insumos de cada curso ACADÊMICOS Custo de Ocupação (aluguel, energia, água, etc) Folha Técnico-administrativa TI Captação de alunos Despesas gerais ADMINISTRATIVOS

A PARTE DO CONHECIMENTO JÁ ESTÁ PRONTA E FOI FEITA PELOS MELHORES DO MUNDO. O TRABALHO DO PROFESSOR EM SALA AGORA É OUTRO – “DAR AULA” NÃO É MAIS NECESSÁRIO

SEM MUDAR O MODELO MENTAL, NÃO CONSEGUIREMOS CONSTRUIR A UNIVERSIDADE DO SÉCULO XXI Precisamos entender que… Aula expositiva, isoladamente, não garante aprendizado efetivo. Sem o protagonismo do estudante, não existe aprendizado. Só se aprende, de verdade, fazendo. Quem não faz não pode ensinar. Aprendizado se dá o tempo todo, em qualquer lugar e com vários atores diferentes, não só o professor. Currículo dividido em disciplinas está desconectado com a realidade. O mundo de hoje exige um currículo just-in-time.

PROJETO INTEGRADOR DA ENGENHARIA MECÂNICA