Angelita Marçal Flores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Assistente Técnico SENAI/PA. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL HISTÓRIA Criado em 22 de janeiro de 1942, pelo decreto-lei do então presidente.
Advertisements

RESOLUÇÃO No 227/2009-CONSEPE, de 03 de dezembro de 2009 Regulamento dos Cursos Regulares de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Educação para a Cidadania 8º Concurso de Desenho e Redação da CGU! Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção.
Os novos espaços de atuação do educador com as tecnologias (José Manoel Moran) ● Esperavam-se muitas mudanças na educação, mas as mídias sempre foram incorporadas.
GONDIM, Lisieux Feitosa. Anteprojeto de Intervenção no Núcleo de Educação NEI-UFRN. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Tecnologia.
 SEED visa levar para a escola publica, métodos, técnicas e tecnologias de educação a distância para a construção de novas formas para a educação brasileira.
MANUAL DE ORIENTAÇÃO  SEJA BEM VINDO   O material a seguir servirá de apoio para a realização do seu trabalho e para o sucesso em suas vendas.  
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE – FAFIRE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE INFORMÁTICA EM EDUCACÃO RECIFE/PE 2009 ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NACIONAL EQUIPE: Érika.
Soraia Dias Graduanda em pedagogia – UFBA Técnico em segurança do trabalho Estagiaria em tecnologia educacional.
CAMINHOS PARA EAD 57ª REUNIÃO DO GDFAZ. Objetivos Reunir informações que possibilitem às administrações fazendárias iniciar ações de capacitação e comunicação.
O curso está estruturado em três eixos conceituais: Projeto: Planejar o futuro Tecnologia Ferramentas Conhecimentos Currículo Planejamento das ações.
Estratégias de preparação do aluno para a modalidade ead Alcir Vilela Junior.
Instituto Legislativo Brasileiro – ILB Escola de Governo do Senado Federal DESAFIOS DA ESCOLA DE GOVERNO DO SENADO FEDERAL E ADAPTAÇÕES ÀS DEMANDAS LEGAIS.
Educação a Distância no Centro Paula Souza. Autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência,
Planejamento de Carreira e Sucesso Profissional
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
SUSTENTABILIDADE DE PEQUENAS E MÉDIAS IES
Requisitos e documentos para a inscrição
Direção e Coordenação Acadêmica: Tutores:
DISCIPLINAS CURSADAS EM REGIME DE “EAD” (ENSINO À DISTÂNCIA)
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sala 1004 – Prédio da Expansão 9h às 15h 28/09/2017
Professor: Tarcísio Carvalho da Cruz com Cel
Requisitos e documentos para a inscrição
EDUCAÇÃO SUPERIOR: PERCEPÇÕES SOBRE A MODALIDADE DE ENSINO
(Ministério da Educação e Cultura)
Cronograma Inicial De 26/05 a 03/06 – Semana de Integração e ambientação no Moodle. A participação é obrigatória. De 06/06 a 20/06 – primeira disciplina.
Docência Online: Funções e Competências do Professor
Auto Escola Santa Elisa
Avaliação Econômica de Projetos Sociais
Hospital Israelita Albert Einstein
MISSÃO Valorizar as pessoas, despertando talentos por meio de uma aprendizagem diferente para desenvolver hoje o ser humano para o amanhã.
DOCÊNCIA ONLINE “HORA DE PRATICAR” Universidade de Brasília /DF
USO DA MODALIDADE A DISTÂNCIA NOS TREINAMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA DETERMINADOS PELAS NORMAS REGULAMENTADORAS – NRs Andréa César – SEE/PE.
FORMAÇÃO DOCENTE EM METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A DISTÂNCIA NO SESI/SC Favretto, Rosani Ap. D. – Supervisora Técnica.
A Prática Laboratorial na Modalidade EaD em Jornalismo (Uninter):
Márcia Figueiredo Edilene Ropoli Rita Borges
GESTÃO DE POLOS: qual a melhor prática?
Márcia Figueiredo Consultor EAD
Vera Lucia de Souza Alves Josiane Godoy Parra
ENSINO HÍBRIDO: UMA EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Prof. Sílvio Petroli Neto Profa. Mylene Dias Rezende
Érica Ramos rocha Silva Marcelo Menuzzi Tânia Filomena Knittel
CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS
A Importância das Práticas Pedagógicas e Tutor Presencial na Educação a Distância Esp. Guilherme Machado Düren Ms. Mônica Eliza Malacarne.
Objetivo Aperfeiçoamento e valorização dos professores da rede pública, o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e a melhoria da qualidade.
Olá!!! Com o crescente uso das tecnologias da informação e da comunicação nas práticas educacionais a educação a distância (EAD) tornou-se, no Brasil e.
Joinville - SC, mês de ano
AULA INAUGURAL 03 de Fevereiro de 2014 SEJAM BEM VINDOS!
O que é o ECLASS? Ambiente Virtual de Aprendizagem utilizado pela FGV em cursos de curta, média e longa duração, presenciais e a distância.
Profa. Dra. Inês Confuorto
ENGENHARIA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA: O POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÃO DO FEEDBACK NO PROCESSO DE APRENDIZADO Esp. João Marcos Pardo Luiz Gustavo dos Santos.
Proposta de Dissertação Tatiana Ghedine
PRÁTICA DOCENTE USANDO FLIPPED CLASSROOM:
Profª Dra. Julia de Cassia P. Nascimento CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
BIMODALIDADE DE ENSINO E CONVERGÊNCIA EDUCACIONAL
Apresentação – A praxis e a prática pedagógica
ANGELA PAULA ZÃO BASTOS - UNIGRANRIO
Fábio Nazareno Machado-da-Silva
Centro Universitário Internacional Uninter
PRÁTICA ARTÍSTICA NO EAD: STREAMING
ESTUDO PARA INOVAR MÉTODOS EDUCACIONAIS COM COMPETÊNCIA DIGITAL
Carlos José Pereira Ferreira – SENAI-SP
Tatiana de Araujo1, Fátima Kzam D. de Lacerda2
CAPACITAÇÃO – EQUIPES DE ENSINO
Formação Continuada CTPs
Cursos Graduação Bacharelado em Administração Enade 4
Metodologia do Ensino de Física I
Acolhimento Pedagógico 2019
Calendário de Recuperações TCC E METODOLOGIA
Transcrição da apresentação:

Angelita Marçal Flores A OFERTA DE UM MODELO FLEXÍVEL PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO Angelita Marçal Flores

O contexto A evolução das abordagens educacionais está intrisicamente ligada às inovações que transformaram a capacidade humana de armazenar e transmitir informações. Com o desenvolvimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, a Educação a Distância (EaD) também começa a alterar-se, adquirindo facetas para uma aprendizagem independente e flexível;

O contexto No Brasil a EaD predomina com o uso de: Material Impresso, Transmissão por Satélite, Videoaulas e/ou Internet Estes recursos são utilizados de forma combinada, mas resultando em modelos de oferta diferentes de acordo com a ênfase no principal recurso utilizado. Tendência para a migração de oferta de cursos 100% online (Vianney, 2014);

O contexto O modelo de oferta de EaD da Unisa até 2015 contava com entrega de conteúdos via satélite com aulas obrigatórias uma vez por semana no polo + uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem + material impresso.

O cenário Ao ofertar apenas um único modelo de EaD a Unisa estava deixando de atender ao perfil de aluno que demonstra interesse por um modelo de ensino mais flexível, com estudos 100% pela internet, realização de provas presenciais no polo e ocasionalmente, a ida ao polo para tirar dúvidas com o tutor, receber orientações acadêmicas ou participar de alguma atividade prática.

Aonde queriamos chegar Implantar na Unisa, um modelo de EaD flexível que contemplasse a oferta de cursos totalmente online em paralelo ao modelo satelital, ampliando o seu público alvo

Acesso a Internet no Brasil A pesquisa TIC Domicílios registrou, pela primeira vez, que a proporção de usuários de Internet supera a metade da população (51%). Cada dia mais os Brasileiros tem a oportunidade de estudarem sem a necessidade de deslocamento diário de suas residências, o que favorece a disseminação dos cursos de graduação 100% online

PROPOSTA UNISA – MUDAR PARA CRESCER Oferta de Cursos de Graduação a Distância com Modelo Flex implantado a partir de 2015/2. O modelo flex, consiste em permitir, no momento da sua inscrição no processo seletivo, que o candidato escolha: Estudar com aulas presenciais uma vez por semana no polo, transmitidas via satélite, e provas presenciais no polo uma vez a cada trimestre, ou, Estudar 100% na internet e realizar as provas presenciais no polo uma vez a cada trimestre (Inclui atividades eventuais no polo para cursos que requerem atividades práticas de laboratório).

Ações Novo desenho da equipe e da metodologia de EaD; Aquisição e implantação de plataforma de gerenciamento de vídeos; Utilização de WebConferencia em todas as modalidades de oferta EaD; Infraestrutura dos estúdios para realização das webconferências Intensificar a Capacitação de todos os agentes; Desafio de relacionar-se com um aluno que não tem a frequência semanal no polo

Resultados e diferencial A partir da oferta do modelo 100% web a Unisa já obteve os primeiros resultados positivos no processo seletivo; Redução da perda de candidatos em turmas não formadas; Redução de custos com infraestrutura de sala de aula nos polos e com tutor presencial já que basta um agente por curso. Oferta de cursos que antes não tinham alunos suficientes para formar turmas no modelo satélite.

Resultados e diferencial Com o diferencial que o aluno 100% web tem acesso aos mesmos recursos que o modelo satélite: recebe o material impresso, tem um tutor presencial para atender em horários pré-agendados, biblioteca, laboratório de informática. Está na mesma sala de aula virtual, com uma única diferença não precisa ir ao polo uma vez por semana para assistir as aulas e tem as sessões de webconferência em tempo real com o professor da disciplina (ou pode assistir as gravações posteriormente).

Referências CGI.Br. TIC Domicílios e Empresas 2013: Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil. São Paulo, 2014. Disponível em <http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_DOM_EMP_2013_livro_eletronico.pdf>. Acesso em: 14 Abr. 2015. SANTOS, João Vianney Valle dos. Regulação, qualidade e competividade na EaD: a difícil jornada para novos players. (apresentação de slides) In: 10º. Seminário Nacional de Educação a Distância da ABED. São Paulo: 2014. <enviada por e-mail>.

Muito Obrigada pela atenção! aflores@unisa.br