Angelita Marçal Flores A OFERTA DE UM MODELO FLEXÍVEL PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO Angelita Marçal Flores
O contexto A evolução das abordagens educacionais está intrisicamente ligada às inovações que transformaram a capacidade humana de armazenar e transmitir informações. Com o desenvolvimento das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, a Educação a Distância (EaD) também começa a alterar-se, adquirindo facetas para uma aprendizagem independente e flexível;
O contexto No Brasil a EaD predomina com o uso de: Material Impresso, Transmissão por Satélite, Videoaulas e/ou Internet Estes recursos são utilizados de forma combinada, mas resultando em modelos de oferta diferentes de acordo com a ênfase no principal recurso utilizado. Tendência para a migração de oferta de cursos 100% online (Vianney, 2014);
O contexto O modelo de oferta de EaD da Unisa até 2015 contava com entrega de conteúdos via satélite com aulas obrigatórias uma vez por semana no polo + uso de Ambiente Virtual de Aprendizagem + material impresso.
O cenário Ao ofertar apenas um único modelo de EaD a Unisa estava deixando de atender ao perfil de aluno que demonstra interesse por um modelo de ensino mais flexível, com estudos 100% pela internet, realização de provas presenciais no polo e ocasionalmente, a ida ao polo para tirar dúvidas com o tutor, receber orientações acadêmicas ou participar de alguma atividade prática.
Aonde queriamos chegar Implantar na Unisa, um modelo de EaD flexível que contemplasse a oferta de cursos totalmente online em paralelo ao modelo satelital, ampliando o seu público alvo
Acesso a Internet no Brasil A pesquisa TIC Domicílios registrou, pela primeira vez, que a proporção de usuários de Internet supera a metade da população (51%). Cada dia mais os Brasileiros tem a oportunidade de estudarem sem a necessidade de deslocamento diário de suas residências, o que favorece a disseminação dos cursos de graduação 100% online
PROPOSTA UNISA – MUDAR PARA CRESCER Oferta de Cursos de Graduação a Distância com Modelo Flex implantado a partir de 2015/2. O modelo flex, consiste em permitir, no momento da sua inscrição no processo seletivo, que o candidato escolha: Estudar com aulas presenciais uma vez por semana no polo, transmitidas via satélite, e provas presenciais no polo uma vez a cada trimestre, ou, Estudar 100% na internet e realizar as provas presenciais no polo uma vez a cada trimestre (Inclui atividades eventuais no polo para cursos que requerem atividades práticas de laboratório).
Ações Novo desenho da equipe e da metodologia de EaD; Aquisição e implantação de plataforma de gerenciamento de vídeos; Utilização de WebConferencia em todas as modalidades de oferta EaD; Infraestrutura dos estúdios para realização das webconferências Intensificar a Capacitação de todos os agentes; Desafio de relacionar-se com um aluno que não tem a frequência semanal no polo
Resultados e diferencial A partir da oferta do modelo 100% web a Unisa já obteve os primeiros resultados positivos no processo seletivo; Redução da perda de candidatos em turmas não formadas; Redução de custos com infraestrutura de sala de aula nos polos e com tutor presencial já que basta um agente por curso. Oferta de cursos que antes não tinham alunos suficientes para formar turmas no modelo satélite.
Resultados e diferencial Com o diferencial que o aluno 100% web tem acesso aos mesmos recursos que o modelo satélite: recebe o material impresso, tem um tutor presencial para atender em horários pré-agendados, biblioteca, laboratório de informática. Está na mesma sala de aula virtual, com uma única diferença não precisa ir ao polo uma vez por semana para assistir as aulas e tem as sessões de webconferência em tempo real com o professor da disciplina (ou pode assistir as gravações posteriormente).
Referências CGI.Br. TIC Domicílios e Empresas 2013: Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no Brasil. São Paulo, 2014. Disponível em <http://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/TIC_DOM_EMP_2013_livro_eletronico.pdf>. Acesso em: 14 Abr. 2015. SANTOS, João Vianney Valle dos. Regulação, qualidade e competividade na EaD: a difícil jornada para novos players. (apresentação de slides) In: 10º. Seminário Nacional de Educação a Distância da ABED. São Paulo: 2014. <enviada por e-mail>.
Muito Obrigada pela atenção! aflores@unisa.br