MOTIVAÇÃO Janela de Johari

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

Os dois significados da palavra crer
As Pessoas e o Grupo Eu - Eu. As Pessoas e o Grupo Eu - Eu.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
Psicologia e Ética Profissional
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
GESTÃO COM PESSOAS COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL
Afeto e Comunicação Afetiva
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Prof.a Andréia Chagas Pereira
Conhecendo as Pessoas Liderança Geral – Décima Oitava Aula
Percepção Auto-Percepção Auto Percepção.
A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK PARA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS
O que é se colocar no lugar do outro?
Os tipos de comportamento no meio social
Feedback Realimentação ou retroalimentação
JANELA DE JOHARI É um modelo conceitual para uma visão do relacionamento interpessoal. Com os quatro quadrantes de uma janela pode-se ver como as pessoas.
A fonte do contentamento, da paz, da segurança e da coragem no dia a dia da vida Lucas 12:13-21.
MÁSCARAS MÚSICA: Ernesto Cortazar - Dancing.way
QUEM SOU EU ? NEALE DONALD WALSCH.
Carlos Drummond de Andrade
CULTIVANDO A HONESTIDADE
Fácil é julgar pessoas que estão sendo expostas pelas circunstâncias.
Observação da sala de aula
O Poder da Ilusão Darryl Anka.
Comunicação Empresarial
COMUNICAÇÃO HUMANA-VISÃO SISTÉMICA Ana Albuquerque Queiroz, Prof. C.
Seria maravilhoso se jamais tivéssemos que lidar com conflitos.
HUMILDADE X ORGULHO.
Inteligências que percorreram, construíram e herdaram de si mesmas tudo o que a expressão humana fantasticamente pode conceber, não nos cabe mais a fundação.
RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
Os dez erros mais comuns que afetam a integração de equipes
Importância do Feedback nas Relações Interpessoais
QUEM SOU EU?.
HUMILDADE X ORGULHO.
Prof. Msc. Magali de Macedo
Eterno.
PSICOLOGIA PARA ADM Aula COMUNICAÇÃO.
Arte da imagem, Arte da Música e Arte do Pensamento
PROJETO “SERVIDOR EFICIENTE”. RELAÇÕES INTERPESSOAIS E ATENDIMENTO AO PÚBLICO Manoel de Christo Alves Neto Psicólogo do TJE (CRP-10/346) Psicoterapeuta.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
PROCESSO DE COMUNICAÇÃO
Processos Gerenciais Planejamento da Informação Feedback nas equipes
Abril | Liderança TODOS OS LÍDERES, além de Gestores de Negócio devem ser Gestores de Pessoas.
Carlos Drummond de Andrade
FEEDBACK.
A ARTE DE DAR E RECEBER FEEDBACK
COMUNICAÇÃO Transferência de informação e significado de uma pessoa para outra. É necessário que o destinatário receba e compreenda a informação. Comunicar.
FEEDBACK.
Não é apenas o avanço tecnológico que marcou o início deste milênio.
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
CICLO APRENDIZAGEM VIVENCIAL
Pesquisa de Mercado&Comportamento do consumidor
OFICINA DE COMUNICAÇÃO
Eterno.
Muito obrigada Pai Por ter me entendido enquanto eu crescia e por ter aceitado minhas tão rápidas mudanças. Deve ter sido difícil manter-se em calma comigo,
Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata!
CLIMA ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Patrícia B. Prezotti Bomfim.
Relações Humanas Relações Humanas existem desde os primórdios da raça humana. O homem é uma unidade social, então as Relações Humanas se fazem presentes.
Administração de RH Administração de RH A administração de recursos humanos é uma das funções tradicionais da organização e que tem como missão estabelecer.
O QUE É SER VENDEDOR? Quais as Principais Características de Um Profissional de Vendas? Conforme Eduardo Botelho, Qual é o “Perfil” Ideal de Um Vendedor?
Identificando e modificando crenças intermediárias
Prof. Esp. Ana Carolina Pacheco. EMISSORCÓDIGO MEIO DECODIFICADOR RECEPTOR Feedback Ruído.
Conceituação Cognitiva
As objeções demonstram o interesse pelo assunto.
24/6/2016 Relações Humanas: Habilidade Essencial.
Mudança de Atitude Certo dia desses uma senhora chegava à casa de uma das consultas médicas e disse aos familiares: - Pedi franqueza ao meu médico, pedi.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL FEED-BACK
Transcrição da apresentação:

MOTIVAÇÃO Janela de Johari Ferramenta, criada por Joseph Luft e Harrington Ingham em 1955, que tem como objetivo auxiliar no entendimento da comunicação interpessoal e nos relacionamentos com um grupo. Este conceito pode aplicar-se ao estudo da interação e das relações interpessoais em várias situações, entre indivíduos, grupos ou organizações. A palavra Johari, tem origem na composição dos prenomes dos seus criadores: Jo(seph) e Hari(Harrington -1955).

Janela de Johari Conhecimento próprio Conhecimento Pelos outros Elevado Reduzido Feedback dos outros Eu Aberto Eu Cego Eu Oculto Desconhecida Elevado Conhecimento Pelos outros A B E R T U a Reduzido

JANELA DE JOHARI    Conhecida por mim Desconhecida por mim Área Cega  Área Aberta  Conhecida pelos outros 1 2 Área Desconhecida  Área Oculta  3 4 Desconhecida pelos outros

JANELA DE JOHARI Quadrante 1: O “eu” aberto, que representa as facetas da personalidade conhecidas pela própria pessoa que está disposta a participá-las aos outros. É a área aberta da personalidade, ou seja, os outros a vêem exatamente como ela se vê. Quadrante 2: O “eu” cego, que representa a área cega da personalidade da pessoa, que inconscientemente esconde de si mesma, mas que faz parte do comportamento que comunica aos outros. São os aspectos que a pessoa não consegue perceber em si mesma, embora sejam percebidos pelos outros. Por exemplo, apesar de a pessoa não admitir o fato, os outros a vêem como ansiosa e notam que este aspecto reduz sua eficiência

JANELA DE JOHARI Quadrante 3: O “eu” oculto, que representa os aspectos da personalidade que a pessoa conhece, mas que está consciente e deliberadamente tentando esconder dos outros. É a área secreta que a pessoa tenta ocultar para proteger-se. Por exemplo, a pessoa sente-se insegura, mas tenta mostrar uma aparência de muita segurança pessoal. Quadrante 4: O “eu” desconhecido, que representa as facetas da personalidade da pessoa, que nem ela nem os outros conhecem ou percebem, por exemplo certos sentimentos ou impulsos reprimidos e inconscientes, talentos ou habilidades inexplorados, potencialidades etc.

1- Eu sei e os outros também 2 Só os outros sabem 4- Nem eu nem os os outros sabem. 3- Só eu sei

JANELA DE JOHARI RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS Eu e os outros conhecemos EU ABERTO Menos erros de interpretação. Norma de franqueza. Espontaneidade. Menos gasto de energia. Confiança mútua. Criatividade.

1. IMAGEM ABERTA OU SERENA Eu sei quem sou e os outros também. É a parte da janela que mostra a parte fundamental do nosso relacionamento com os outros, porque somos capazes de revelar-nos conscientemente. Esta parte se abre na medida em que a confiança e a verdade aumentam. Informações pessoais são compartilhadas. É a troca livre e aberta de informações: quando você conversa com um amigo, sobre algo particular ou íntimo, faz um desabafo relatando fatos. Esta arena dá a segurança pessoal e é a que mais o ajuda a se desenvolver.

JANELA DE JOHARI RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS O grupo conhece e eu desconheço EU CEGO Crítico. Egocêntrico. Exagerado nas convicções. Autoritário. Gera hostilidade.

2- IMAGEM CEGA OU OLHAR DOS OUTROS. É o que não percebemos de nós mesmos mas que os outros percebem. O que os outros pensam de nós e não sabemos. Os outros também tiram conclusões a nosso respeito e não revelam com medo de magoar-nos ou até porque, às vezes, não permitimos. É difícil aceitar críticas, sugestões sobre o nosso modo de ser. Até as pessoas mais chegadas desistem de querer ajudar-nos, pois não aceitamos que os outros se intrometam em nossa vida. Mas, quando aceitamos, a ajuda dos outros é sempre bem vinda, principalmente quando eles enxergam coisas que não conseguimos perceber por nós próprios. As pessoas bem sucedidas sempre souberam ouvir os outros.

JANELA DE JOHARI RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS Eu conheço e o grupo desconhece EU SECRETO Pergunta sobre si. Sabe a posição dos outros. Sentimento de rejeição. Baixo risco. Controle dos outros. Desconfiança/reserva. Irritação/retraimento.

3. IMAGEM SECRETA OU FACHADA É o que sabemos de nós mesmos mas não revelamos: é nossa parte secreta, a nossa intimidade. São aquelas coisas que pensamos ou fazemos e que não queremos revelar por medo, por segurança, por vergonha e que temos medo de que os outros saibam e podem nos condenar, nos dominar e até cortar o relacionamento conosco.

JANELA DE JOHARI RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS Eu e o grupo desconhecemos EU DESCONNHECIDO Potencial inexplorado. Criatividade reprimida. Relacionamento interpessoal. Comportamentos rígidos. Aversão a riscos. observador. Burocrata.

4. IMAGEM DESCONHECIDA OU SUBTERRÂNEA É a parte desconhecida de nós e dos outros. É tudo o que se passou em nossa história e que está inconsciente e que ainda não foi explorado.

Tipos de Comunicação Não verbais Escritas Orais Gestos Mímicas Postura do corpo Olhar

Feedback Processo de ajuda para mudanças de comportamento. É a comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de fornecer-lhe informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas.

Para que o processo de feedback seja útil, ele precisa ser: Descritivo (relato de um evento) ao invés de avaliativo, não julgar Específico ao invés de geral, ex.: “Nesta reunião você não ouviu a opinião dos demais” Compatível com as necessidades de ambos: comunicador e receptor

Processo de feedback Dirigidos para comportamentos possíveis de mudança Solicitado ao invés de imposto Oportuno: mais próximo possível do comportamento em questão

Processo de feedback Esclarecido: receptor pode repetir o feedback para ver se corresponde ao que comunicador quis dizer

Por que é difícil receber feedback? É difícil aceitar nossas ineficiências e ainda mais admiti-las para os outros, publicamente Por que é difícil dar feedback? Podemos temer a reação dos outros Por temer que feedback seja mal interpretado

Como superar as dificuldades? Estabelecer uma relação de confiança Reconhecer que o feedback é um processo de exame conjunto Aprender a ouvir feedback sem reações ou conotações emocionais intensas Aprender a dar feedback sem reações ou conotações emocionais intensas