Concepções de Aprendizagem.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
Advertisements

PSICOLOGIA.
Formação Docente Aula 07.
PIAGET.
SEMINÁRIO INTEGRADOR PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL - PDE
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Profª Ms. Claudia Barbosa FONTE:
Teorias de Ensino COMPORTAMENTALISMO Modelos Teóricos de Aprendizagem:
A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Psicologia Histórico-Cultural
PARADIGMAS POSITIVISTA INTERPRETATIVO SÓCIO-CRÍTICO
Desenvolvimento = Aprendizagem Modelos conexionistas
DIVERGÊNCIAS ENTRE VYGOTSKY E PIAGET
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM

Teoria Psicogenética de Piaget
Estuda o desenvolvimento do ser humano
Conceitos de aprendizagem
Metodologia: Piaget e Vygotsky
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
Didática: organização do trabalho pedagógico
Questões introdutórias
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
PÓS Disciplina: Educação e Tecnologia da Informação e Comunicação.
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Está sujeita a três elementos fundamentais:
Transposição informática e sistema cognitivo
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
VYgotskY e a pedagogia A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZAGEM E A PEDAGOGIA
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
O diálogo entre o Ensino e a Aprendizagem
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
METODOLOGIA DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Teorias de Aprendizagem Profa. Cibelle Celestino Silva
1.Contribuições de Piaget para a educação.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Situação de Aprendizagem
Docentes: Professor Doutor Nuno Corte-Real e Professor Paulo Castelar
CORRENTES TEÓRICAS SUBJACENTES ÀS AÇÕES DIDÁTICA-PEDAGÓGICAS
Professor José Medina DIDÁTICA Professor José Medina
Adriana Regina Marques de Souza Pelissari
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Informática na educação:
Como desenvolver as implicações de Piaget utilizando mapas conceituais? G4 - Camila e Patricia.
A RELAÇÃO ENTRE APRENDIZADO E O DESENVOLVIMENTO
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia da Educação
Psicologia, Infância e Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Concepções de Ensino e de aprendizagem Relações com as práticas veiculadas nas aulas de física do ensino médio.
Aprendizagem da matemática
Psicologia da Aprendizagem A teoria cognitivista da aprendizagem.
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Prof.ª Drª Teresa Cristina Barbo Siqueira
Transcrição da apresentação:

Concepções de Aprendizagem

Visão Behaviorista Aprender significa exibir comportamento apropriado; o objetivo da educação nessa perspectiva é treinar os estudantes a exibirem um determinado comportamento, por isso usam o reforço para o comportamento desejado. A instrução programada é uma ferramenta de trabalho nessa linha e aplica os princípios de Skinner para o desenvolvimento do comportamento humano.

Estímulo Resposta MEIO A aprendizagem depende da relação compreendida entre o estímulo e a resposta Manipulação comportamental MEIO Resposta

 Exemplo Lavar as Mãos Menos Mortes! Mãos limpas Menos micróbios Menos infecções Menos Mortes!

Papel do ambiente e do contexto. A aprendizagem ocorre em função de contingências externas. Papel do ambiente e do contexto.

Visão Construtivista Os fatores de desenvolvimento, segundo Piaget, são a maturação, a experiência física com objetos, a transmissão social (informação que o adulto passa à criança) e a equilibração. A equilibração contrabalança os três primeiros fatores, ou seja, equilibra uma nova descoberta com todo o conhecimento até então construído pelo sujeito. Os mecanismos de equilíbrio são a ASSIMILAÇÃO e a ACOMODAÇÃO. O computador deve ser utilizado, não como máquina para ensinar, mas como ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo, que proporcione ao aprendiz, diante de uma situação problema, investigar, levantar hipóteses, testá-las, e refinar suas idéias iniciais, construindo, assim, seu próprio conhecimento

Resposta/Equilibração/Aprendizagem Estímulo/Desequilíbrio Fases: Sensório Motor Pré-Operatório Operatório Concreto Lógico Formal O estímulo em diferentes fases da vida, produz respostas diferentes Ambiente Assimilação Construção Quem muda é o sujeito Resposta/Equilibração/Aprendizagem

Visão Construtivista A aprendizagem ocorre quando a informação é processada pelos esquemas mentais e agregada a esses esquemas. Assim, o conhecimento construído vai sendo incorporado aos esquemas mentais anteriores ou novas que são colocados para funcionar diante de situações desafiadoras e problematizadoras. Piaget aborda a inteligência como algo dinâmico, decorrente da construção de estruturas de conhecimento que à medida que vão sendo construídas, vão se alojando no cérebro.

O indivíduo usa as estruturas psíquicas que já possui O indivíduo usa as estruturas psíquicas que já possui. Se elas não são suficientes, é preciso construir novas estruturas. Isso é “Acomodação”.

O Aprendizado é Contínuo. VYGOTSKY O Aprendizado é Contínuo. A evolução intelectual é caracterizada por saltos qualitativos de um nível de conhecimento para outro. A fim de explicar esse processo, ele desenvolveu o conceito de ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL

ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL VYGOTSKY DESENVOLVIMENTO REAL É determinado por aquilo que a criança é capaz de fazer sozinha porque já tem um conhecimento consolidado. Se domina a adição, por exemplo, esse é um nível de desenvolvimento real. ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL É a distância entre o desenvolvimento real e o potencial, que está próximo mas ainda não foi atingido.

DESENVOLVIMENTO POTENCIAL VYGOTSKY O MEDIADOR É quem ajuda a criança concretizar um desenvolvimento que ela ainda não atinge sozinha. Na escola, o professor e os colegas mais experientes são os principais. DESENVOLVIMENTO POTENCIAL É determinado por aquilo que a criança ainda não domina, mas é capaz de realizar com auxílio de alguém mais experiente. Por exemplo, uma multiplicação simples, quando ela já sabe somar.

O IMPORTANTE Para o pensador, é apresentar às crianças formas de pensamento, não sem antes detectar que condições elas têm de absorvê-las.

SOCIOCONSTRUTIVISMO SOCIOINTERACIONISMO Termos usados para fazer distinção entre a corrente teórica de Vygotsky e o construtivismo Jean Piaget. Ambos são construtivistas em suas concepções do desenvolvimento intelectual. Ou seja, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio.

Por que aprendizagem e não ensino? Afinal... Por que aprendizagem e não ensino? O computador deve ser utilizado, não como máquina para ensinar, mas como ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo, que proporcione ao aprendiz, diante de uma situação problema, investigar, levantar hipóteses, testá-las, e refinar suas idéias iniciais, construindo, assim, seu próprio conhecimento

Sociedade do Conhecimento Competências necessárias para os atuais profissionais: participar ativamente trabalhar em grupo pensar e criar aprender a aprender ter consciência do potencial cognitivo/ afetivo/ social. O computador deve ser utilizado, não como máquina para ensinar, mas como ferramenta pedagógica para criar um ambiente interativo, que proporcione ao aprendiz, diante de uma situação problema, investigar, levantar hipóteses, testá-las, e refinar suas idéias iniciais, construindo, assim, seu próprio conhecimento A pedagogia passa do fazer para o compreender

Ensino Preparar Informação Instrução

Ensino Preparar Informação Instrução

Ensino Preparar Informação Instrução Memorização da informação

Ensino Preparar Informação Instrução Aprendizagem

Estruturas Cognitivas: construção do conhecimento pelo sujeito (aluno)

Foco no Ensino Foco na Aprendizagem Professor ENCICLOPÉDIA Professor PARCEIRO ESPECIAL Preparado para organizar conteúdo e INFORMAÇÃO Preparado para colaborar com a construção de SIGNIFICADOS Transmissão da Informação ENSINO Transformar o ambiente de APRENDIZAGEM

Repetição Criação Quadro Negro Retroprojetor Exercitação Tutoriais Projetos e Produção Solução de Problemas Simulação Comunicação Transmissão da Informação ENSINO Transformar o ambiente de APRENDIZAGEM

Diferentes Estruturas de Ambientes INFORMAÇÃO CONHECIMENTO       

com um questionamento da função da escola e do papel do professor. Esta mudança acontece... com um questionamento da função da escola e do papel do professor. O professor deixa de ser o “entregador”da informação para ser o mediador do processo de aprendizagem. O aluno deixa de ser o passivo, para ser ativo aprendiz, construtor do seu conhecimento. A ênfase deixa de ser a memorização da informação transmitida pelo professor e passa a ser a construção do conhecimento realizada pelo aluno.

O fato essencial de que convém partir é que nenhum conhecimento, mesmo perceptivo, constitui uma simples cópia do real, porque comporta sempre um processo de assimilação (integração) a estruturas anteriores. Jean Piaget

APRENDIZAGEM? ENSINAR? APRENDER? O que é? APRENDIZAGEM? ENSINAR? APRENDER?

Mudança significa sair de uma Escola tradicional E passar para uma Escola na qual o aprendizado é fruto do processo da construção de conhecimento

O que é PARADIGMA EMERGENTE?

Paradigma Emergente Moraes (1996) e Ramos (1996) Deve ser capaz de gerar ambientes de aprendizagem que compreendam o ser humano em sua totalidade, com seus diferentes estilos de aprendizagem e distintas formas de resolver problemas, levando em consideração os aspectos físicos, biológicos, mentais, psicológicos, culturais e sociais dos aprendizes.

Paradigma Emergente (continuação) Preocupação em formar indivíduos autônomos, criativos, críticos, cooperativos, solidários, fraternos, mais integrados e harmoniosos, isto é, indivíduos intelectual e humanamente competentes.

Paradigma Emergente (continuação) - CONSTRUTIVISTA - conhecimento sempre em construção; - INTERACIONISTA - o conhecimento ocorre na interação com o outro; - SÓCIO-CULTURAL - o conhecimento acontece a partir do diálogo do homem consigo mesmo e com o mundo que o cerca;

" É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas, com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento é a aventura pelo desconhecido em busca da terra sonhada". Rubem Alves