Licitação Internacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Quem somos O SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão do SINAVAL é fomentar a.
Advertisements

Área de Livre Comércio das Américas
Mercosul Carla nº05 fernanda..nº09 flávia nº10
Blocos Econômicos.
Trabalho de Geografia Blocos Econômicos Professora: Meiriele Lazarin
Trabalho de geografia Nome. Hugo Nome.Rafael Ano . 8ºc
Organização Mundial do Comércio e Formação dos Blocos Econômicos João Igor, Aron Wadson, Kaio Padrão, Kaique Padrão.
A Rede Latino americana de Produtores Culturais da América Latina e Caribe
TIGRES ASIÁTICOS Cingapura. Taiwan (Formosa). Hong Kong.
BLOCOS ECONÔMICOS.
REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÕES PÚBLICAS – RDC e as MPE’s
APRESENTAÇÃO NA FUP MUDANÇAS NO MARCO REGULATÓRIO DA INDÚSTRIA DO PETRÓLEO NO BRASIL Henrique Jäger (Subseção da FUP) Cloviomar Cararine (Subseção do SINDIPETRO-NF)
LICITAÇÃO Elizabete Nunes.
Blocos econômicos mundiais
MELHOR EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Embarcando o que a sua empresa tem de melhor para o mundo
MÓDULO: MODALIDADES DE LICITAÇÃO
Negócios e Cobertura Doméstica
Comércio Internacional
SINDICATO NACIONAL DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO PESADA - SINICON

Princípios Administrativos
OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS
Accor Hospitality América Latina
RDC NO PAC.
América Central Prof. Rudimir.
Uma viagem pela América
A atividade agrícola e o espaço agrário
América Latina.
FUNDACIÓN AVINA PPP AMERICAS Setor de Resíduos Sólidos Salvador,
A globalização econômica nos anos 1990
Teste título Teste corpo do texto Mais testes Só pra ter certeza que ficou legal Oportunidades e Incentivos Setor Sucroalcooleiro EUDORO PEDROZA Secretário.
A Circulação da Mercadoria
INTEGRAÇÃO SULAMERICANA
CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL
A UTILIZAÇÃO DA LICITAÇÃO PARA EXECUÇÃO DOS RECURSOS
RDC – REGIME DIFERENCIADO DE CONTRATAÇÃO
Associação Latino-Americana de Integração Prof. Joel Brogio
O processo de revisão do RSI* e o Brasil
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
Atividades e atos administrativos
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Sistemática de Importação e Exportação
DIREITO ADMINISTRATIVO PROFESSOR: JOSÉ MARIA MADEIRA
Livre Mercado x Intervenção do Estado: O Panorama da América Latina José Tavares de Araujo Jr. Ecostrat Consultores 18 de novembro de 2011.
PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS. PLANÍCIE CENTRAL APALACHES ROCHOSAS.
Parte II ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
PERSPECTIVAS DE USO DE GÁS NATURAL NA AMERICA LATINA Raúl Gonzales P. Silvia A. Nebra Campinas, 18 de outubro de 2004 Universidade Estadual de Campinas.
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
As Américas - América do Norte - América Central - América do Sul
Democracia e Relações Internacionais Prof. Fabiano.
O que é licitação? É um procedimento administrativo formal, isonômico, de observância obrigatória pelos órgãos/entidades governamentais, realizado anteriormente.
O COMÉRCIO E OS SERVIÇOS MUNDIAIS NA GLOBALIZAÇÃO.
CONQUISTAR O RESPEITO DO MERCADO É ALGO QUE FAZEMOS TODOS OS DIAS NESSES 20 ANOS DE HISTÓRIA.
1) Etapas: empenho, liquidação e pagamento
TURISMO AULA 02.
Trabalho de Geografia Nome :Tatiane Lima de Souza Nº 34
Países Membros Brasil Argentina Uruguai Paraguai Venezuela.
Como uma empresa se organiza para desenvolver Concessões e PPPs Luciano Amadio Filho Presidente da APEOP Regional Sul Concessões e Parcerias.
PROFESSOR: JORGE GUSTAVO DE OLIVEIRA DA SILVA. PERGUNTA QUANDO SURGIU A OBRIGAÇÃO DE FAZER LICITAÇÃO?
LICITAÇÃO.
GLOBALIZAÇÃO Transformações revolucionárias em todo o mundo estão mudando o modo como as organizações operam. A tecnologia funcionando como desestabilizador.
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS GEOPOLÍTICA DE TRANSPORTES
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
DIREITO ADMINISTRATIVO
Acordo Mercosul – União Europeia Câmara dos Deputados Carlos Eduardo Abijaodi Diretor de Desenvolvimento Industrial 27 de maio de 2014.
Aeroporto Regional Sul Humberto Guizzo Bortoluzzi.
A IX Congresso Brasileiro de Regulação Associação Brasileira de Agências de Regulação - ABAR.
UNAMA-Universidade da Amazônia SISTEMÁTICA DE COMÉRCIO EXTERIOR TEMÁTICA : BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID)
S EGURANÇA E NERGÉTICA NA A MÉRICA DO S UL. Brasil Elaborado a partir da Base de Dados do IEA, para o ano de ( kbep – 1,8%) Petróleo e.
Transcrição da apresentação:

Licitação Internacional Estudo de caso: Kelly Aparecida de Lima Alves Luiz José Vieira Maria Carolina de Arruda Pereira Profª Adriana Cassetari

Conceito de Licitação Internacional Pode ser definida como "...o procedimento administrativo pelo qual um ente público, no exercício da função administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem às condições fixadas no instrumento convocatório, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionará e aceitará a mais conveniente para a celebração de contrato."

Princípio da Licitação Internacional Os princípios regentes da licitação, segundo Mello, são: o princípio da legalidade, da impessoalidade, da igualdade, da publicidade, da moralidade, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo, da competitividade e o princípio da possibilidade de o disputante fiscalizar o atendimento dos princípios anteriores.

Obrigatoriedade da Licitação A Constituição Federal , exige licitação para os contratos de obras, serviços, compras e alienações (art. 37: XXI), bem como para a concessão e a permissão de serviços públicos (art. 175). Estão obrigados à licitação todos os órgãos da Administração Pública direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios (art. 1º, parágrafo único, Lei 8.666/93)

Em 1856 ocorreu a chegada de Emil Odebrecht ao Brasil, participando ativamente do desenvolvimento da região Sul do país. Um de seus netos, Emilio Odebrecht, se enveredaria pelo setor da Construção Civil e comprovaria a veia empreendedora da família Odebrecht  com o desafio de dar continuidade à expansão internacional. A partir do fim de 2008, Marcelo Odebrecht assumiu o comando da Organização. Integrante da terceira geração à frente dos negócios da família, ele lidera um novo ciclo de crescimento.

A Odebrecht é composta por negócios diversificados, com atuação e padrão de qualidade globais. Por meio de suas empresas líderes, a Odebrecht atinge os seguintes setores: Engenharia e Construção; Investimentos em Infraestrutura e Energia; Indústria; Instituições Auxiliares.

Nos anos 90, ocorreu a intensificação da presença da Odebrecht na América Latina. No Peru, desenvolveu a segunda etapa do projeto Chavimochic, para irrigação de áreas desérticas no país, com mais de 200 km de canais, além de sistemas de distribuição da água, redes de drenagem e obras complementares.

Em 1991, a Odebrecht tornou-se a primeira empresa brasileira a realizar uma obra pública nos EUA. Foi com esse espírito que, em 1991, Norberto Odebrecht entrou no mercado mais competitivo do mundo, o dos EUA, onde vencera a concorrência para a ampliação do Metromover, metrô elevado que serve à área central de Miami, na Flórida, tornando-se a primeira empresa brasileira a realizar uma obra pública naquele país. Em seguida, a atuação nos EUA se estendeu à Califórnia, com a construção de trecho da Route 56, auto-estrada que liga San Diego a Los Angeles, e da barragem de Seven Oaks, na região de San Bernardino.

A Odebrecht, que fora aos EUA desenvolver uma base de negócios permanente e obter aprendizados, não parava de crescer no país, especialmente na Flórida, onde concentrava sua atuação. Uma série de obras foram conquistadas no setor de transportes, como a construção do viaduto Golden Glades e a ampliação dos aeroportos de Miami e de Orlando.

Em 1992 começou a operar na Venezuela com a construção do Centro Comercial El Lago, além de continuar o projeto de irrigação Santa Elena em Guayaquil, no Equador. No ano seguinte ganhou a concorrência para construir a Ferrovia La Loma-Santa Marta, na Colômbia, e a rodovia Santa Cruz de La Sierra-Trinidad, na Bolívia.

Em 1993, a ação da Odebrecht se estendia a 19 países: Alemanha, Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, China, Cingapura, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Inglaterra, México, Paraguai, Peru, Portugal, Uruguai e Venezuela. Em 1995, seria ampliada com o início de operações na Malásia e em outros países do Sudeste Asiático.

A Construtora Norberto Odebrecht foi reconhecida pelo Exército norte-americano, cliente do empreendimento, com o prêmio de Construtora do Ano de 1999 nos EUA, pela qualidade da construção da barragem, e pela California Occupational Safety and Health Administration – CAL/OSHA, a mais importante agência do setor no país, pelos extraordinários índices de segurança no trabalho obtidos na obra, que chegou a ter 17 caminhões de 85 t movimentando-se simultaneamente no topo da barragem com cerca de 350 homens trabalhando nas proximidades.

Essa posição internacional foi consolidada com a colaboração de Empresários-Parceiros crescentemente qualificados. O intenso intercâmbio de pessoas, tecnologias e práticas entre as empresas nos diversos países fez com que o conceito de Organização Internacional começasse a migrar para um outro, o de Organização Global.

A CBPO seria responsável ainda, nesse período, por dois marcos na história da Organização: a conquista do primeiro contrato em regime de concessão fora do Brasil – para construir a autopista de acesso oeste a Buenos Aires – e pelo retorno à terra de origem dos Odebrecht’s.

Em 2012, Odebrecht obtém contrato estimado em aproximadamente US$ 1 bilhão nos EUA. Um consórcio integrado pelo grupo brasileiro Odebrecht conquistou um contrato de engenharia e construção de 60 quilômetros de rodovias nos arredores de Houston (Texas), nos EUA.

Arena Corinthians, São Paulo Atualmente a Odebrecht Infraestrutura já entrou em campo, e está construindo quatro estádios em São Paulo, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro. Arena Corinthians, São Paulo

Itaipava Arena Fonte Nova, Bahia

Itaipava Arena Pernambuco, Pernambuco

Maracanã, Rio de Janeiro