Projeto de Justiça, Paz e Integridade da Criação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

Instituições Escolares
Educação infantil e 1º ano
FORMAÇÃO DE GRUPOS DE JOVENS PROTAGONISTAS DO PEAS - JPPeas
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
AÇÕES PREVISTAS EXECUTADAS A EXECUTAR
FOLCLORE Tema: Folclore Área de conhecimento: Artes
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
1ª Reunião de Pais 2013 Ensino Médio.
PROPOSTA PEDAGÓGICA CURRICULAR
PROVA BRASIL e SAEB 2011.
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do
Ensino Fundamental 3º ao 5º ANO
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SISTEMAS DE ENSINO.
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
EDUCAÇÃO PARA AS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS:
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL E AVALIAÇÃO: POR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE
REUNIÃO ESCOLA DE PAIS 22 DE MARÇO DE 2014
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
REUNIÃO DE PAIS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL (ANOS INICIAIS)
CONSELHO DE CLASSE. CONSELHO DE CLASSE PARA REFLETIR... “ O Conselho de Classe precisa ser visto como uma possibilidade transformadora, favorecendo.
REUNIÃO DE PAIS COLÉGIO DOM BOSCO.
Reunião de Pais 3º ano 2014.
MAPA CONCEITUAL DE FORMAÇÃO INTERCULTURAL DE EDUCADORES INDÍGENAS - FIEI Esse mapa conceitual foi desenvolvido por Roseane Pina com objetivo de reunir.
Painel:  A construção dos Laboratórios de Aprendizagem nas escolas do PIBID/Unisc: organização, reflexões e práticas Professoras supervisoras: Lenir Maria.
ENSINO FUNDAMENTAL II.
O MOVIMENTO DO ABINV NA ESCOLA EMEF JOSÉ BENIGO GOMES.
Ensino Fundamental 1º e 2º ANO
O que é o SAEP? Uma avaliação externa realizada com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.
Todo dia é dia de educação!
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
Recuperação Paralela Língua Portuguesa e Matemática Oficina Pedagógica – LESTE 5.
REORGANIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
PROJETO: Cidades da Copa Lançamento Oficial do Projeto Cidades da Copa - Mesa com autoridades e Ana Moser – 14h00 Apresentação Institucional Instituto.
Educação Pré-Escolar / 1º Ciclo do Ensino Básico
Salas de Matemática.
O mundo globalizado, em constante desenvolvimento, requer das instituições educativas um novo foco de atuação político-educacional. Busca-se a formação.
Portfólio de Estágio Supervisionado
Vivência de Orientação com Surdos
Guia de Orientações ao Aluno
2º Ciclo do Ensino Básico Ex - Grupo de docência REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA 01 1º Grupo 200 Código do grupo de.
Empreendedorismo – Unidade 3
Gerenciamento de Sala de Aula:
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
SEMANA FRANCISCANA “Senhor, onde houver ódio, que eu leve o amor” 01a 05 de outubro de 2012 – ESFA Santa Teresa e ESFA Ibiraçu.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Projeto pedagógico anual º e 5º anos do E. F
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Escola Estadual Projeto Lagoa São Paulo
ORIENTAÇÕES 2012.
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.
SERMOS UM A oração de Jesus Jo 17:11-26.
Avaliação da Aprendizagem em Processo
ENSINO FUNDAMENTAL 6º Ano 2015
Ensino fundamental e Mudanças
REUNIÃO INFORMATIVA Fundamental II.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID
Couto 2009: FORMANDO CIDADÃOS
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Transcrição da apresentação:

Projeto de Justiça, Paz e Integridade da Criação. JPIC Projeto de Justiça, Paz e Integridade da Criação.

O que é: Trata-se de um projeto permanente, que faz parte da vivência da espiritualidade das RSCM, concretizado na realidade dos colégios, por meio de projetos interdisciplinares; É pensado e executado por professores e alunos em parceria com o SOR; Aborda um tema específico a cada ano, sempre interligado à Campanha da Fraternidade; Possui foco na construção da cidadania e reflete questões emergentes.

Tema do ano 2012

Projeto de 2012: Humanização dos postos de saúde.

Tema do ano 2013

Subtemas: Cenários da Juventude Juventude e projeto de vida Juventude e saúde Juventude e mercado de trabalho Juventude e trabalho voluntário Juventude e política Juventude e religião

Como acontece? Disciplinas diretamente envolvidas no Ensino Médio: Com a construção de projetos interdisciplinares utilizando o conteúdo ministrado nas aulas. Disciplinas diretamente envolvidas no Ensino Médio: Sociologia, Filosofia, Redação, Ensino religioso, Artes Empreendedorismo.

Como acontece? OBS: 1- No fundamental II todas as disciplinas assumirão diretamente. 2- Por se tratar de um projeto que pertence a toda a comunidade educativa, as demais disciplinas deverão dar suporte aos demais projetos.

Metodologia: O trabalho é interdisciplinar e será avaliado segundo os critérios dos professores; A construção será ao longo das aulas; A coordenação do SOR acompanhará a produção durante as coordenações pedagógicas; Será selecionado um projeto para ser apresentado no III fórum Social que acontecerá no dia 03 de setembro.

Estrutura das apresentações: Dia- 03\09 Alunos do fundamental II, EM e Projeto vida. Manhã: 8h20 – 7º anos 10h30- 7ª Séries 11h10- 8ª séries 12h Ensino Médio. Tarde: 14h20- às 17h 7º ano, e 7ª Série.

Dia- 03\09 - III Fórum Social 19h- Abertura e Oração: Alunos do fundamental I e dos 6º anos. Das 19h30 às 22h\ Projetos e ações: Juventude em ação\ manifesto contra o tráfico de pessoas. (8ª e EM) Projeto \ tribo dos navegantes –bússola\ ação no projeto vida e escola pública. (8ª e EM) Construindo cenários e rompendo preconceitos ( 7ª séries) Juventude e sustentabilidade ( Grêmio) Juventude e saúde ( 7ª anos)

Estrutura das apresentações: Dia- 04\09 Fundamental I. II , Ensino Médio e Projeto vida. 8h20- 2º anos 9h10- 3º anos 10h30- 4º anos 11h10- 5º anos 12h- 6º anos Tarde: 14h30 às 17h: 1º, 2º,3º ,4º ,5º e 6ª anos.

Dia 05\09 9h- Momento com a equipe técnica e Trio Gestor- Avaliação e partilha. 10h30- Saída para o projeto vida.

Projeto de vida- Jovem SCM.