Curso de Elaboração de Prof.° Robson Moura

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Transcrição da apresentação:

Curso de Elaboração de Prof.° Robson Moura Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Prof.° Robson Moura

Aprender e pensar não são considerados produtos de inescrutáveis processos cognitivos mas complexas interações entre personalidades, interesses, contextos sociais e experiências de vida. Fernando Hernandez – Universidade de Barcelona Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

da Elaboração de Projetos 3 Pilares Básicos da Elaboração de Projetos Pilar Humano Auxilia no crescimento profissional respeitando o ser humano e valorizando o caráter empreendedor. Pilar Técnica Conhecer e ensinar técnicas que serão um diferencial competitivo na vida. Pilar Profissional Contribui para o professor desenvolver suas atividades com respeito e sucesso. Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

Elaboração de Projetos por quê? É um instrumento de gestão da aprendizagem que serve como estratégia para melhoria da aprendizagem e construção da autonomia nos seguimentos envolvidos na escola, projeta uma promessa frente a determinadas rupturas; Contribui para o bom funcionamento do processo ensino-aprendizagem na escola, propicia habilidades e traços exclusivos, que passam a ser o retrato da escola e do seu funcionamento. Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

Quanto a Formação? Curso de Elaboração de Projeto educativo Novas ações pedagógicas e educativas Zona de incerteza Formação de profissionais FORMADORES, dispositivos de formação Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Necessidade de formação Plano de formação Curso de Elaboração de

Formação para quem? PROJETO EDUCATIVO COMUNIDADE EDUCATIVA EXTERIORES Á ESCOLA ENTORNO Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

Por que um Projeto? É coletivo e comum a todos os envolvidos na comunidade escolar, produz conhecimento e serve para avaliar informações e desempenho da comunidade escolar; É um instrumento de trabalho que enriquece as relações humanísticas na escola, como instrumento teórico metodológico auxilia nos desafios da escola, que ressignifica a ação de todos os agentes da instituição. Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

Por que um Projeto? É uma forma de colocar em prática o princípio da liberdade de ensino, como modo de orientar e facilitar a gestão escolar, diminui a indisciplina e baixa estima; É uma forma de facilitar a constante e coerente auto avaliação dos processos, relações e resultados na construção de uma escola de qualidade. Valorizando o papel da escola e a tomada decisões. Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

Característica de um Projeto? Deve ser simples, flexível, curto, de estrutura de fácil execução, organizar o trabalho pedagógico, ação articulada; Deve manter relação entre os objetivos, os meios de realização, a realidade da comunidade escolar, sem exageros, modesto, possibilitar em relação ao que a educação quer, que tipo de cidadão se deseja e para qual projeto de sociedade. Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

Avaliação em um Projeto? Deve ser periódica, fazer parte do sistema de avaliação da escola no Projeto Pedagógico, avaliar cada etapa pelos participante de forma interativa; Fazer parte do plano anual e no âmbito geral no final de cada ano lectivo ou de acordo com sua vigência. Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

Avaliação em um Projeto? HOUVE MELHORAMENTO? ATINGIRAM-SE OS OBJETIVOS FIXADOS? OS MECANISMOS FORAM ADEQUADOS? CONTINUAR COM O PROJETO NÃO CONTINUAR COM O PROJETO Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. NÃO REFORMULAR REFORMULAR Curso de Elaboração de

O Projeto Educativo é? Curso de Elaboração de PROCESSO GLOBAL INACABADO PARTICIPATIVO MOTIVADOR DEMOCRÁTICO INTEGRADOR ENDÓGENO Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

O Projeto Educativo nasce? DA PERCEPÇÃO HUMANA Para solucionar um PROBLEMA; Buscando algo eficaz para melhorar situações; Ao diagnosticar ou analisar situações; Capaz de tornar algo envolvente; Em Imaginar soluções para um problema; Saber escolher, planejar e distribuir responsabilidades. Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

O Projeto Educativo depende? Do Planejamento O ato de planejar faz parte da história do ser humano, pois implica no desejo de transformar sonhos em realidade; Processo de busca entre meios e fins, entre recursos e objetivos , visando a melhor qualidade das atividades humanas; Planejar visa dar respostas a um problema estabelecendo fins e meios que apontem uma superação, de modo a atingir os objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro – para onde ir?; Nortear a ação educativa, prever o acompanhamento e a avaliação da ação – quais as formas de se chegar lá. Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

Curricular, Ensino, Escolar, Político Social, Operacional O Projeto Educativo depende? Planejamento: Curricular, Ensino, Escolar, Político Social, Operacional Curricular retrata a dinâmica da ação escolar e a previsão sistemática da vida escolar do aluno por meio dos componentes curriculares; De Ensino como um processo de tomada de decisões que visem a racionalização das atividades do professor e do aluno em situações de ensino e aprendizagem. Escolar que faz uma reflexão de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição articulando a problemática escolar e o contexto social. Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

Curricular, Ensino, Escolar, Político Social, Operacional O Projeto Educativo depende? Planejamento: Curricular, Ensino, Escolar, Político Social, Operacional Político Social que se preocupa com o “para quê”, “para quem” e “o que” se fará para definir fins , buscar conceber visões globalizantes e de eficácia; Operacional que trata prioritariamente dos meios, enfatizando a técnica; Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

O Projeto Educativo deve? Ser contextualizado em um Plano: Nacional de Educação, Escolar, de Curso, de Ensino É um documento utilizado como registro, sobre o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer – produto do planejamento; O plano é um guia, tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática, não é rígido, nem é absoluto, apresenta níveis como: Nacional - reflete a política educacional de um povo, no contexto histórico, Escolar - global que sintetiza o projeto pedagógico da escola, Curso - representa um conjunto de matérias que vão ser ensinadas e Ensino - É o de disciplinas, de unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos e comunidade. Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

O Projeto Educativo precisa? Participação: É a preocupação com a melhoria da qualidade da educação – necessidade de descentralização e democratização da gestão escolar. Na etmologia Participação, vem do latim “participatio” (pars + in + actio) que significa parte da ação. Nesse processo é trabalhar em conjunto – compreender os processos grupais para desenvolver competências; Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

O Projeto Educativo precisa? Formação de Equipes: Grupo – conjunto restrito de pessoas ligadas entre si por constantes de espaço e tempo , articulados por uma mútua representação interna interatuando através de complexos mecanismos de assunção e atribuição de papéis; É a ideia que se forma ao se executar ou realizar algo, no futuro, no plano interno é um empreendimento a ser realizado dentro de um determinado esquema. Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

Princípios do Projeto Educativo. IGUALDADE – de condições para acesso e permanência na escola. A uma desigualdade no ponto de partida, mas na chegada deve haver essa igualdade; QUALIDADE – para todos a escola de qualidade tem que garantir meta qualitativa e desempenho satisfatório; GESTÃO DEMOCRÁTICA – repensar a estrutura de poder da escola onde todos possam ter autonomia e participação coletiva; LIBERDADE – liberdade para ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente; VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO – formação inicial e continuada – centrada na escola – que deve levantar as necessidades e elabore programas de formação do educador. Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

Princípios do Projeto Educativo. IGUALDADE – de condições para acesso e permanência na escola. A uma desigualdade no ponto de partida, mas na chegada deve haver essa igualdade; QUALIDADE – para todos a escola de qualidade tem que garantir meta qualitativa e desempenho satisfatório; GESTÃO DEMOCRÁTICA – repensar a estrutura de poder da escola onde todos possam ter autonomia e participação coletiva; LIBERDADE – liberdade para ensinar, pesquisar e divulgar a arte e o saber direcionados para uma intencionalidade definida coletivamente; VALORIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO – formação inicial e continuada – centrada na escola – que deve levantar as necessidades e elabore programas de formação do educador. Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

Projeto Educativo para qual escola? Curso de Elaboração de Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

Vender suas idéias é desafiador Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

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O CEGO E O PUBLICITÁRIO Projeto Educativo para qual escola? Vender suas idéias é desafiador. Primeiro, é necessário fazer com que seus ouvintes concordem com você. Em seguida, é necessário fazer com que tomem iniciativa. Use a fórmula Evidência – Ação – Benefício da Dale Carnegie Training® e você realizará uma apresentação motivadora e em direção à ação. Curso de Elaboração de

Dizem que havia um cego sentado na calçada em Paris, com um boné a seus pés e um pedaço de madeira que, escrito com giz branco, dizia: "Por favor, ajude-me, sou cego".

Um publicitário, da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu outro anúncio. Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.

Pela tarde o publicitário voltou ao passar em frente ao cego que pedia esmola. Agora, o seu boné estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pisadas e lhe perguntou se havia sido ele quem reescreveu seu cartaz, sobretudo querendo saber o que havia escrito ali. O publicitário respondeu: - Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras. Sorriu e continuou seu caminho.

O cego nunca soube, mas seu novo cartaz dizia: "Hoje é Primavera em Paris, e eu não posso vê-la."