Seminário Partilha de Experiências entre a AESM e os Agentes Portuários Nacionais Lisboa,18 de Setembro de 2006Agência Europeia de Segurança Marítima.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Colóquio A Economia Marítima (ainda) existe? O PORTO DE AVEIRO: Passado, Presente e Futuro 3 de Março de 2006VIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra.
Advertisements

O Desenvolvimento Futuro da Autoeuropa
Quem somos O SINAVAL é a instituição que representa os estaleiros brasileiros instalados em diversas regiões do país. A missão do SINAVAL é fomentar a.
0 EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ADENE – Agência para a Energia Maio de 2010.
Direito do mar Águas internas, mar territorial, alto mar
Transporte Rodoviário
Nuno André Santos Nov Análise Situação Setembro de 2000: 1. Produto de Alta Qualidade 2. Preço Competitivo 3. Pequena % do mercado mundial Reflexão.
Congresso da Região de Aveiro
“Uma perspectiva dos Portos”
Oportunidades de Desenvolvimento
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Bolsa de Turismo de Lisboa 18 de Janeiro 2006.
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
I SEMINÁRIO IBÉRICO O SECTOR PRIVADO NO ESTACIONAMENTO - LISBOA - ANTÓNIO CIDADE MOURA Novembro 2006.
Turismo Náutico no contexto do Plano Estratégico Nacional do Turismo
Apresentação da APFAC Associação Portuguesa dos Fabricantes de Argamassas de Construção Lisboa, AIP,
CLIMAS DO BRASIL Equatorial Altas médias térmicas
Política econômica dos Estados nacionais europeus
“Inovação nas Infra-Estruturas de Transporte”
O Cluster do Mar e o Contributo do
Linhas orientadoras- Horizonte
JULIO FONTANA.
APFF - Discussão Pública do POEM - Sessão Temática sobre Transportes Marítimos e Portos Perspectiva/Expectativas do carregador marítimo Figueira da Foz,
Projectos previstos para o Porto de Aveiro
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
Uma abordagem prospectiva Manuel Margarido Tão ( )
Germano Martins Vigo, 7 de Novembro de 2008

A economia da Regeneração
INSERÇÃO DE PORTUGAL NAS REDES TRANSEUROPEIAS
Me Integra Projecto Mercados e Estratégias de Inserção de Jovens Licenciados
Panorama sobre Plataformas Tecnológicas com interesse para a área da Construção José Bonfim (Fundação para a Ciência e Tecnologia e GPPQ) Universidade.
Porto de Aveiro Estratégia e Futuro
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Formulação de Políticas Públicas no Horizonte 2013
A Circulação da Mercadoria
1. Breve Apresentação do Grupo Visabeira
MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS
Emanuel Pires Nº4 Cef oi. Qual a importância para o país e para o mundo? Existem dados da presença humana no estuário do Tejo desde a pré-história. Acredita-se.
上海 XANGAI Cidade global.
“IMPORTÂNCIA DOS PORTOS”
CONCESSÕES PORTUÁRIAS
Biocombustíveis Enquadramento Legal BENTO DE MORAIS SARMENTO.
Relatório de Política Monetária Novembro de 2010.
SECTOR DOS TRANSPORTES
Rede de Incubação e Empreendedorismo da Região Centro RIERC
0 UMA ESTRATÉGIA NACIONAL PARA UM CRESCIMENTO ROBUSTO ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS RELEVANTES PARA O NOVO PARADIGMA DE CRESCIMENTO ECONÓMICO Porto Business.
PORTOS NA BAHIA.
Florestas Plantadas - Oportunidades de Crescimento no Brasil
PIIP Programas de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias Apresentação do Documento de Orientação Estratégica CCB – Centro Cultural de Belém 05.
1 – VIA DA CINTURA PORTUÁRIA 2 – TERMINAL INTERMODAL DA CACIA 3 – TERMINAL DE PESCADO 4 – AMPLIAÇÃO DO TERMINAL DE GRANÉIS LÍQUIDOS AMPLIAÇÃO DO TERMINAL.
Conselho Português de Carregadores “Diagnóstico de situação da actividade portuária em Portugal; trabalho portuário na perspectiva de um carregador.”
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
11/04/2017 MIBEL José Penedos 19/09/ Madrid - CNE.
Wondershare DemoCreator
PROJETO DE PRODUÇÃO E PROCESSAMENTO DE LEGUMES DE NHAMATANDA
‘NÃO VAMOS REINVENTAR A RODA’
+ 1 José Luís Cacho Presidente da Associação de Portos de Portugal APLOG, 13 Outubro 2011.
Diálogos Capitais Infraestrutura – o motor do crescimento
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
Transporte Intermodal: Desafios e Oportunidades Presidente da ADFERSIT
Transportes Israel
O VINHO ATRAVÉS DO ATLÂNTICO
1º WORKSHOP FRENLOG DE CABOTAGEM
Modais de Transporte Transporte e Logística - Professora Marlene Delmont.
A actividade piscatória. Existem várias actividades económicas relacionadas com os recursos marítimos, mas a actividade piscatória é a mais importante.
Unidade 03 Gestão de Transporte
A PESCA.
Jurandir Peinado O TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL Panorama do setor Cabotagem.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Transcrição da apresentação:

Seminário Partilha de Experiências entre a AESM e os Agentes Portuários Nacionais Lisboa,18 de Setembro de 2006Agência Europeia de Segurança Marítima

1.Porto de Aveiro: O Passado 2.O Presente ( ) 3.Estratégia Futura Agência Europeia de Segurança MarítimaLisboa,18 de Setembro de 2006

PORTO DE AVEIRO: O Passado (Séc. XV a Séc. XX) Agência Europeia de Segurança MarítimaLisboa,18 de Setembro de 2006

Evolução da barra Ano Período de esplendor da actividade económica e marítima de Aveiro. - Canais navegáveis para embarcações de alto bordo. Ano Barra mudava muitas vezes ao ano. - Colocação de mastros para assinalar a sua entrada. - Vila de Aveiro dá sinais de decadência.

Ano Abertura da barra de Aveiro (local actual) a 3 de Abril pelo Eng. Luis Gomes de Carvalho. Ano 1858 a Construção do molhe norte e sua conservação e manutenção pelo Eng. Silvério Pereira da Silva. Ano Desenho e construção do dique regulador de correntes pelo Eng. Von Haff. Evolução da barra

Primeiros passos de Comércio no Porto Bacalhoeiro Primeiro Navio Comercial Spurt entra no Porto Bacalhoeiro, acosta na antiga ponte cais 13, para carregar 600 ton. de granito com destino à Bélgica. Dezembro de 1953

Primeiras Mercadorias – partir do ano Vinho em Garrafão das Caves da Bairrada;

Primeiras Mercadorias – partir do ano 1950 Carregamento de pasta de papel

Construção do Terminal Químico Procura crescente da Sacor

Construção do Terminal Sul Procura Crescente da Portucel para exportação de pasta de papel.

Construção do Terminal Norte – 1985

PORTO DE AVEIRO: O Presente ( ) Lisboa,18 de Setembro de 2006

Plano de Expansão

Plano de Investimentos: o presente Investimento Global de 175 milhões de euros (já realizado em 60%) 2008: Via de Cintura Portuária 2008: Projecto ferroviário (Plataforma Multimodal em Cacia – fase final do concurso e a ligação ao Porto de Aveiro – lançamento previsto em Setembro 2006)

Sector Comercial –Terminal Norte -Carga Seca; -Cais total de 900 m; -Cais de serviços: 250 m; -Fundos -12 m Z.H.

-Carga Seca; -Cais de 400 m; -Fundos -7m Z.H. Sector Comercial –Terminal Sul

-Carga Ro-ro; -Cais de 450 m; - Fundos -12 m Z.H.; Sector Comercial –Terminal Ro -Ro

- 3 postos de acostagem (Fundos - 12 m Z.H.) -3 postos de acostagem (Fundos - 8 m Z.H.); Sector Comercial –Terminal de Granéis Líquidos

- Cais Total 750m: - Sector Agroalimentar - Sector Agroalimentar - Outros Granéis - Outros Granéis -Fundos -12 m Z.H.) Sector Comercial –Terminal de Granéis Sólidos

- 18 postos de acostagem; - Fundos -6 m Z.H. ; Sector de Pesca Porto de Pesca do Largo

- Cais Total 1620m; - Fundos -5 m Z. H.; Sector de Pesca Porto de Pesca Costeira

Hinterland actual 90% do Mercado Entre o Douro e Tejo Fonte: APA,S.A

Foreland 90% das mercadorias movimentadas no porto de Aveiro têm origem/destino nos países mediterrânicos e do norte da Europa; O tráfego com os portos espanhóis em 2005 registou um crescimento de 200% em relação ao ano homólogo; PA é um porto de short sea.

Evolução do Tráfego: Em 2005, o tráfego no porto de Aveiro atingiu 3,3 milhões de ton = máximo histórico; Porto Nacional, Líder na movimentação de produtos metalúrgicos e um importante porto na movimentação de carga fraccionada; Aumento do tráfego de carga seca no Terminal Norte em 150% de 1988 para 2005; O porto de Aveiro: Porto dinâmico, com um crescimento médio anual de 4%, nos últimos 10 anos

PORTO DE AVEIRO: Estratégia Futura Lisboa,18 de Setembro de 2006

Plano Estratégico: o Futuro Visão Estratégica para 2015 O porto de Aveiro será um dos mais dinâmicos e competitivos portos da Faixa Atlântica da Península Ibérica no transporte de curta e média distância, e possuirá um amplo pólo de desenvolvimento logístico e industrial.

Objectivos Estratégicos 1.Alargar e Potenciar o Hinterland; 2.Realizar o potencial de Capacidade em Reserva Portuária; 3.Melhorar a Oferta de Serviços Portuários;

Linhas de Orientação Estratégica 1.Melhoria dos Acessos (marítimo, Rodo- ferroviário; 2.Ordenamento Territorial (ZALI – Zona de Actividades Logísticas); 3.Passagem para um novo modelo de gestão - Landlord Port (concessão portuária e reorganização da Autoridade Portuária);

Linhas de Orientação Estratégica 4.Melhoria do Enquadramento Regulamentar e Organizacional; 5.Promoção da Actuação Comercial (Estudo de Marketing e Plano Comercial); 6.Envolvimento da Comunidade Portuária (Parcerias e Carta de Qualidade do Porto).

© APA, S.A Obrigado pela Vossa Atenção