Seminário Partilha de Experiências entre a AESM e os Agentes Portuários Nacionais Lisboa,18 de Setembro de 2006Agência Europeia de Segurança Marítima
1.Porto de Aveiro: O Passado 2.O Presente ( ) 3.Estratégia Futura Agência Europeia de Segurança MarítimaLisboa,18 de Setembro de 2006
PORTO DE AVEIRO: O Passado (Séc. XV a Séc. XX) Agência Europeia de Segurança MarítimaLisboa,18 de Setembro de 2006
Evolução da barra Ano Período de esplendor da actividade económica e marítima de Aveiro. - Canais navegáveis para embarcações de alto bordo. Ano Barra mudava muitas vezes ao ano. - Colocação de mastros para assinalar a sua entrada. - Vila de Aveiro dá sinais de decadência.
Ano Abertura da barra de Aveiro (local actual) a 3 de Abril pelo Eng. Luis Gomes de Carvalho. Ano 1858 a Construção do molhe norte e sua conservação e manutenção pelo Eng. Silvério Pereira da Silva. Ano Desenho e construção do dique regulador de correntes pelo Eng. Von Haff. Evolução da barra
Primeiros passos de Comércio no Porto Bacalhoeiro Primeiro Navio Comercial Spurt entra no Porto Bacalhoeiro, acosta na antiga ponte cais 13, para carregar 600 ton. de granito com destino à Bélgica. Dezembro de 1953
Primeiras Mercadorias – partir do ano Vinho em Garrafão das Caves da Bairrada;
Primeiras Mercadorias – partir do ano 1950 Carregamento de pasta de papel
Construção do Terminal Químico Procura crescente da Sacor
Construção do Terminal Sul Procura Crescente da Portucel para exportação de pasta de papel.
Construção do Terminal Norte – 1985
PORTO DE AVEIRO: O Presente ( ) Lisboa,18 de Setembro de 2006
Plano de Expansão
Plano de Investimentos: o presente Investimento Global de 175 milhões de euros (já realizado em 60%) 2008: Via de Cintura Portuária 2008: Projecto ferroviário (Plataforma Multimodal em Cacia – fase final do concurso e a ligação ao Porto de Aveiro – lançamento previsto em Setembro 2006)
Sector Comercial –Terminal Norte -Carga Seca; -Cais total de 900 m; -Cais de serviços: 250 m; -Fundos -12 m Z.H.
-Carga Seca; -Cais de 400 m; -Fundos -7m Z.H. Sector Comercial –Terminal Sul
-Carga Ro-ro; -Cais de 450 m; - Fundos -12 m Z.H.; Sector Comercial –Terminal Ro -Ro
- 3 postos de acostagem (Fundos - 12 m Z.H.) -3 postos de acostagem (Fundos - 8 m Z.H.); Sector Comercial –Terminal de Granéis Líquidos
- Cais Total 750m: - Sector Agroalimentar - Sector Agroalimentar - Outros Granéis - Outros Granéis -Fundos -12 m Z.H.) Sector Comercial –Terminal de Granéis Sólidos
- 18 postos de acostagem; - Fundos -6 m Z.H. ; Sector de Pesca Porto de Pesca do Largo
- Cais Total 1620m; - Fundos -5 m Z. H.; Sector de Pesca Porto de Pesca Costeira
Hinterland actual 90% do Mercado Entre o Douro e Tejo Fonte: APA,S.A
Foreland 90% das mercadorias movimentadas no porto de Aveiro têm origem/destino nos países mediterrânicos e do norte da Europa; O tráfego com os portos espanhóis em 2005 registou um crescimento de 200% em relação ao ano homólogo; PA é um porto de short sea.
Evolução do Tráfego: Em 2005, o tráfego no porto de Aveiro atingiu 3,3 milhões de ton = máximo histórico; Porto Nacional, Líder na movimentação de produtos metalúrgicos e um importante porto na movimentação de carga fraccionada; Aumento do tráfego de carga seca no Terminal Norte em 150% de 1988 para 2005; O porto de Aveiro: Porto dinâmico, com um crescimento médio anual de 4%, nos últimos 10 anos
PORTO DE AVEIRO: Estratégia Futura Lisboa,18 de Setembro de 2006
Plano Estratégico: o Futuro Visão Estratégica para 2015 O porto de Aveiro será um dos mais dinâmicos e competitivos portos da Faixa Atlântica da Península Ibérica no transporte de curta e média distância, e possuirá um amplo pólo de desenvolvimento logístico e industrial.
Objectivos Estratégicos 1.Alargar e Potenciar o Hinterland; 2.Realizar o potencial de Capacidade em Reserva Portuária; 3.Melhorar a Oferta de Serviços Portuários;
Linhas de Orientação Estratégica 1.Melhoria dos Acessos (marítimo, Rodo- ferroviário; 2.Ordenamento Territorial (ZALI – Zona de Actividades Logísticas); 3.Passagem para um novo modelo de gestão - Landlord Port (concessão portuária e reorganização da Autoridade Portuária);
Linhas de Orientação Estratégica 4.Melhoria do Enquadramento Regulamentar e Organizacional; 5.Promoção da Actuação Comercial (Estudo de Marketing e Plano Comercial); 6.Envolvimento da Comunidade Portuária (Parcerias e Carta de Qualidade do Porto).
© APA, S.A Obrigado pela Vossa Atenção