Prontuário Mario Sergio Salerno

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Administração de Marketing 1
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A UNIVERSIDADE CORPORATIVA DO SESI
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
MISSÃO: formar professores de educação física
Bacharelado em Sistemas de Informação
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
C&T e Inovação: marco legal e reforma institucional Uma Agenda para São Paulo Carlos Américo Pacheco Campinas, 10 de maio de 2007.
PERFIL DE COMPETÊNCIAS
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Sistema Nacional de Inovação Gestão da Tecnologia e da Inovação Tecnológica Prof. Otávio Pereira Aula 6 e 7 Turma Segunda-Feira 2005/2 2005/2.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
2009.
Mario Sergio Salerno Laboratório de Gestão da Inovação Departamento de Engenharia de Produção Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP)
APRESENTAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
SEBRAE - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
III CONGRESSO INTERNACIONAL BRASIL COMPETITIVO
Administração Financeira & Orçamentária
OBSERVATÓRIO DA INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE projeto DATAENGENHARIA
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
Curso de Docência Universitária
Capacitação presencial - Gestão da Inovação UNISINOS Av. Unisinos, 950 – Sala 5A308 Local 11 e 12 de Novembro 8:00 às 17:00 Intervalo: 12:00 às 13:00 Data.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Ana Paula L. Ambrósio Fábio M. Costa
Talentos para Inovação
PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE PROCESSOS GERENCIAIS EM SAÚDE Parceria: CREFITO5/RS e IFRS.
Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Educação UFES Ano 2004.
Consolidação, Capacitação e Integração do
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
WS Final Resultados e Recomendações
 Introdução a gestão de projetos. Área de conhecimento de projeto. Contexto da Gestão de Projetos. Principais processos da gestão de projetos. Gestão.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
SIMULAB Sustentável Triênio
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
Caso ferramenta de ensino-aprendizagem
INSERÇÃO SOCIAL E INSTITUCIONAL APOIO DO GOVERNO FEDERAL À EXTENSÃO NAS IES DA ABRUEM COMO ESTRATÉGIA Fernando Arthur de Freitas Neves.
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Professora Patrícia Assunção dos Santos Barreto, Especialista em Gestão Empresarial (CEAP-2005), Licenciatura Plena em Pedagogia (UNIFAP-2005) e Bacharelado.
RODRIGO CARLOS MARQUES PEREIRA Universidade Federal Fluminense
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Claudio L Gastal Porto Alegre, 5 de julho 2004.
 Introdução a gestão de projetos. Área de conhecimento de projeto. Contexto da Gestão de Projetos. Principais processos da gestão de projetos. Gestão.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Educação na sociedade da informação
Relatório EngenhariaData 3ª edição
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA Laboratório de Novos Conceitos em Aeronáutica - LNCA Plataforma do Conhecimento no contexto.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
MESTRADO PROFISSIONAL
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Universidade Corporativa Procenge
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
25 ANOS DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTOMATERAPIA NO BRASIL: CAMINHANDO PARA O MESTRADO PROFISSIONAL Vera Lúcia Conceição de Gouveia Santos PhD, TiSOBEST Emérito.
Escola Politécnica Projeto Extensão Industrial Exportadora O que é o PEIEX? Convênio entre a Apex-Brasil e instituições de consultoria, pesquisa, ensino.
Inovação Tecnológica e Educação Profissional Núbia Moura Ribeiro I FÓRUM DE PESQUISA E INOVAÇÃO DO IFRR Boa Vista, 29 de novembro a 1º.
Painel: Polos de Inovação e Agenda CNPq Aléssio Trindade de Barros Setembro de 2013.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
Transcrição da apresentação:

Prontuário Mario Sergio Salerno Professor titular do Depto de Engenharia de Produção da Poli-USP Engenheiro de Produção, mestre, doutor e livre-docente em Engenharia de Produção Coordenador do Laboratório de Gestão da Inovação da Poli-USP, que é sede do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (Finep) Coordenador do Observatório da Inovação e Competitividade do Instituto de Estudos Avançados da USP, sede do EngenhariaData Membro dos Conselhos de Orientação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) do Estado de São Paulo e do INT – Instituto Nacional de Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia Ex-Diretor da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (2005-6) Ex-Diretor do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2003-2004) Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

Tópicos 1) Apresentação inicial 2) As instâncias: LGI – Laboratório de Gestão da Inovação da Inovação; Observatório da Inovação e Competitividade do IEA-USP Inserção de alunos e de professores 3) As disciplinas de inovação na Poli/Produção a.Graduação: Projeto, Processo e Gestão da Inovação b.Pós: Gestão Estratégica da Inovação c.Disciplinas oferecidas para todas as demais habilitações da Poli: Noções de Administração Geral, onde há parte sobre organização para inovação e diagnóstico do processo de inovação na empresa. 4) Projetos de pesquisa: Modelos de organização e gestão da cadeia expandida de inovação na empresa (Fapesp); modelos de gestão e organização da empresa inovadora (Capes- Pro-Engenharia); Engenharia Data e DataInovação (PRP-USP,ABDI,...) 5) Projetos de extensão: NAGI/Finep, cursos para empresas, consultoria especializada (modelagem de gestão da inovação) Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

Laboratório de Gestão da Inovação Produção/Poli/USP www.pro.poli.usp.br Cursos Graduação  Projeto, Processo e Gestão da Inovação (9º.sem) Pós-graduação  Gestão Estratégica da Inovação Extensão  Gestão da Inovação (modular) Projetos Fapesp: Modelos para organização e gestão da cadeia de valor expandida da inovação na empresa Impactos da Petrobras nas empresas de engenharia Extensionismo em organização / gestão da inovação NAGI, PEIEX Projeto Pro-Engenharia / Capes “Gestão de Operações em Empresas Inovadoras” – Com Coppe/UFRJ/PEP, DEI/UFRJ, Unisinos, INPI, UFPE ` Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

Atividades do LGI Mario Sergio Salerno Laboratório de Gestão da Inovação, Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

Observatório da Inovação e Competitividade www.observatoriousp.pro.br Histórico Objetivos Algumas realizações Criado em 2007 - iniciativa dos Profs. Glauco Arbix (FFLCH-USP) e Mario Sergio Salerno (POLI-USP) Foco - Inovação, Competitividade e Desenvolvimento na sociedade do conhecimento Objetivos - Geração de conhecimento; - Discussão de políticas públicas e de estratégias empresarias pró-inovação - Difusão Articulado com diversas instituiçoes externas Sediado no Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP) Observatório da Inovação e Competitividade - IEA/USP

Lançado publicamente dia 9 de maio de 2011 Projeto NAP/OIC Lançado publicamente dia 9 de maio de 2011 DataEngenharia: Sistema de indicadores de Engenharia Construção de um amplo e consistente sistema de indicadores que permita avaliar sistematicamente a situação das engenharias no Brasil, viabilizando análises regionais, setoriais e comparações internacionais. DataInovação: sistema de indicadores de inovação Construção de sistema de indicadores que possibilite recortes temáticos (inovação não tecnológica, patentes, educação, etc.) e regionais, para permitir discussões de desenvolvimento e de políticas de inovação (nacionais, regionais, setoriais,...) Observatório da Inovação e Competitividade - IEA/USP

Seminários de discussão transmitidos pela internet Todas as segundas, 11:00h www.iea.usp.br www.observatoriousp.pro.br Mario Sergio Salerno Laboratório de Gestão da Inovação, Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

Contexto: 5º. Ano, TF (trabalho de formatura) PRO2804 Projeto, Processo e Gestão da Inovação (9º semestre, 2 créditos, 2011) Contexto: 5º. Ano, TF (trabalho de formatura) Pré-requisitos PRO2310 – Engenharia e Sociedade PRO2311 – Organização e Administração PRO2312 – Organização do Trabalho na Produção PRO2611 – Contabilidade e Custos PRO2801 – Gestão de Projetos Outras disciplinas correlatas Projeto do Produto Sustentabilidade Princípios de marketing Engenharia econômica e finanças ´Gestão de operações de serviços Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

PRO2804 Projeto, Processo e Gestão da Inovação (9º semestre, 2 créditos) OBJETIVOS Discutir principais conceitos, metodologias e ferramentas de gestão da inovação na empresa. Inovação é tratada como processo sistemático, organizado, que mobiliza recursos da empresa, de parceiros e de entidades diversas, sob gestão da empresa. Pressupõe que os alunos tenham cursado as disciplinas de organização do trabalho e de gestão de projetos / projeto do produto. Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

DESENVOLVIMENTO DO CURSO E TÓPICOS ABORDADOS PRO2804 Projeto, Processo e Gestão da Inovação (9º semestre, 2 créditos) Competências que o curso espera desenvolver e requisitos para tanto Espera-se que, ao final da disciplina, os alunos tenham desenvolvido habilidades para compreender, analisar e projetar sistemas organizacionais e de gestão que, integradamente, propiciem suporte necessário às atividades de inovação na empresa. Isso significa compreender o papel da inovação e suas características num dado sistema de produção, considerando que especificidades podem levar a formas e critérios diferenciados de organização e gestão da inovação.   DESENVOLVIMENTO DO CURSO E TÓPICOS ABORDADOS O curso é presencial. Exige-se assiduidade, pontualidade e leitura prévia de textos e exercícios / análise de casos em casa e em classe. Temas Por que as empresas inovam. Definição e tipos de inovação. Sistema nacional de inovação e instrumentos de política pública de estímulo à inovação nas empresas. Sustentáculos da inovação na empresa: P&D e esquema organizacional voltado ao aprendizado. Sistema corporativo de inovação. Cadeia de valor expandida da inovação. Critérios genéricos para gestão da inovação. Geração de ideias – critérios e métodos (brainstorming, Triz etc.). Seleção de projetos / gestão de portfólio de processos de inovação incremental x radical (funil, stage-gates, árvores de decisão, opções reais, sistemas qualitativos/ponderados, Discovery-Driven Plan, Learning Plan. Organização e gestão para inovação radical. Organização e gestão para inovação incremental. Organização e gestão da inovação em setores low tech. Organização e gestão da inovação em atividades de serviços. Empresas nascentes de base tecnológica. Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

PRO2804 Projeto, Processo e Gestão da Inovação (9º semestre, 2 créditos) Temas Por que as empresas inovam. Definição e tipos de inovação. Sistema nacional de inovação e instrumentos de política pública de estímulo à inovação nas empresas. Sustentáculos da inovação na empresa: P&D e esquema organizacional voltado ao aprendizado. Sistema corporativo de inovação. Cadeia de valor expandida da inovação. Critérios genéricos para gestão da inovação. Geração de ideias – critérios e métodos (brainstorming, Triz etc.). Seleção de projetos / gestão de portfólio de processos de inovação incremental x radical (funil, stage-gates, árvores de decisão, opções reais, sistemas qualitativos/ponderados, Discovery-Driven Plan, Learning Plan. Organização e gestão para inovação radical. Organização e gestão para inovação incremental. Organização e gestão da inovação em setores low tech. Organização e gestão da inovação em atividades de serviços. Empresas nascentes de base tecnológica. Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

PRO2804 - Temas Seleção de projetos / gestão de portfólio de processos de inovação incremental x radical - funil, stage-gates, árvores de decisão, opções reais, sistemas qualitativos/ponderados, Discovery-Driven Plan, Learning Plan. Organização e gestão para inovação radical e para inovação incremental Organização e gestão da inovação em setores low tech Organização e gestão da inovação em atividades de serviços Empresas nascentes de base tecnológica. Por que as empresas inovam. Definição e tipos de inovação. Sistema nacional de inovação e instrumentos de política pública de estímulo à inovação nas empresas. Sustentáculos da inovação na empresa: P&D e esquema organizacional voltado ao aprendizado. Sistema corporativo de inovação Cadeia de valor expandida da inovação. Critérios genéricos para gestão da inovação Geração de ideias – critérios e métodos (brainstorming,Triz etc.) Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

Aperfeiçoamentos para 2012 PRO2804 Projeto, Processo e Gestão da Inovação (9º semestre, 2 créditos) Aperfeiçoamentos para 2012 Livro texto: GOFIN; MITCHELL. Innovation Management, 2.ed. Reduzir carga de fichamentos / exercícios – por blocos Maior foco em gestão de incertezas e uso de det. ferramentas Learning Plan Acertos em disciplinas anteriores (Projeto do Produto / S-Gates) Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

PÓS PRO5804 Gestão Estratégica da Inovação 1º oferecimento: 2008 Linhagem TTO / Organização Tópicos: ~ graduação discussão conceitual/pressupostos, sem ferramentas + teoria organizacional selecionada “Porrete” Fichamentos/exercícios casa + em aula (toda aula) Notas; 1por aula; prova; trabalho final Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

Projetos de Pesquisa Observatório da Inovação e Competitividade (IEA-USP) www.observatoriodainovacao.org ou www.observatoriousp.pro.br EngenhariaData www.engenhariadata.com.br Indicadores de competitividade com ABDI e CoC/EUA Mobit: políticas para inovação nas empresas em 7 países EUA, Canadá, França, UK, Finlândia, Irlanda, Japão. Políticas públicas para inovação (ex.: SDE, setor autopeças) Microdados Pintec e outros – Inovação: estudos de jovens pesquisadores; RedeIpea Laboratório de Gestão da Inovação Fapesp 2009-04045/3: Modelos de gestão da cadeia expandida de inovação da empresa 131 projetos em 74 empresas – Brasil +França (1) e Holanda (2) Contingências + processos + organização Capes/Pro-Engenharia Coppe e EP/UFRJ, UFPE, Unisinos, Academia INPI Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção

OBRIGADO! msalerno@usp.br www.pro.poli.usp.br www.observatoriousp.pro.br www.engenhariadata.com.br Tel. (11)3091 5363 Mario Sergio Salerno Escola Politécnica da USP – Depto Enga de Produção