CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR Módulo 4: Planejamento, gestão e legislação educacional Profª Larissa Dantas Setembro / 2013
Como se aprende? Como nasce a razão? MEIO SOCIAL INDIVÍDUO TEORIA INATISTA: NASCE COM O SER HUMANO TEORIA EMPIRISTA: ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
Jean Piaget Biografia Nasceu em 1896; Jean Piaget foi um epistemólogo suíço, com formação na área das ciências e psicologia, considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX. Estudo do raciocínio da criança; Publicou mais de 50 livros; Acompanhando a infância de seus filhos, construiu a base de sua teoria. Faleceu em 1980. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
Jean Piaget Teoria A epistemologia genética: o estudo do conhecimento humano centrado no desenvolvimento natural da criança; Sua teoria compreende que o pensamento infantil passa por 4 estágios até atingir a maturidade psicológica (cerca de 12 anos); Entretanto, não são estágios rígidos, mas aproximações: cada criança tem seu tempo. O conhecimento se dá por descobertas. Educar é provocar, estimular. O aprendizado vem do aluno e não da mera transmissão professo-aluno. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
A epistemologia genética e a Aprendizagem Evolução do conhecimento = Processo contínuo e de construção Mente: obra aberta, em constante aprendizagem e que possui estruturas mentais. Construído a partir da interação ativa do sujeito com o meio (físico e social) Equilibração: processo de auto regulação AMBIENTE DESEQUILÍBRIO ADAPTAÇÃO EQUILIBRAÇÃO ASSIMILAÇÃO ACOMODAÇÃO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
Implicações da Teoria de Piaget na Educação Desafiar o aluno: investigar, discutir, refletir, levantar questões e formular hipóteses; Considera o educando como sujeito do seu próprio processo de aprendizagem; Construtivismo: teoria educacional que se fundamenta na epistemologia genética. Gostou? Veja mais em: http://www.youtube.com/watch?v=8UYz8cTBfgg CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
Howard Gardner BIOGRAFIA 1943 - Nasceu em Scranton, Pensilvânia; 1961 - Ingressa em Harvard; 1965 - gradua-se em Psicologia e Educação; 1971 - Completou o seu PhD em Harvard; 1983 - Publica Estruturas da Mente; 2005 - eleito um dos 100 intelectuais mais influentes do mundo pelas revistas Foreign Policy e Prospect. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
Teoria das Inteligências Múltiplas O que é a inteligência? É uma capacidade inata, geral e única; É a habilidade de combinar elementos existentes, conceitos, técnicas, objetos e materiais, gerando assim novas ideias e soluções para os desafios e problemas do cotidiano. A genialidade é mais específica do que generalista: na maioria dos casos, os gênios são melhores em apenas uma habilidade. A educação aliada às oportunidades poderão potencializar os talentos inatos dos indivíduos. A cultura é a responsável por moldar as potencialidades do ser humano. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
1. LÓGICO- MATEMÁTICA Sensibilidade para padrões de ordem, combinação, cálculos, mecânica lógica e sistematização. Profissões: matemáticos, engenheiros, cientistas, físicos. Exemplo: O físico alemão Albert Einstein (1879 – 1955) CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
2. LINGUÍSTICA Sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. Profissões: oradores, escritores, poetas, jornalistas, publicitários. Exemplo: William Shakespeare. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
3. MUSICAL Desenvoltura e habilidade para compor, apreciar ou reproduzir uma peça ou lógica musical. É associada com a idéia de talento. Profissões: Músicos, compositores, dançarinos. Exemplo: Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), compositor austríaco. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
4. ESPACIAL Compreender o mundo visual de forma minuciosa. Reproduzir pelo desenho. Transportar-se mentalmente a um espaço. Profissões: desenhistas, artistas plásticos, navegadores, pilotos. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
5. CINESTÉSICO- CORPORAL: Usar o corpo para expressar idéias e sentimentos. Facilidade de usar as mãos. Habilidades como coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força, velocidade e destreza. Profissões: Mímicos, desportistas, mágicos, malabaristas. Exemplo: Pelé, atleta brasileiro. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
6. INTRAPESSOAL Reflexiva e introspectiva; Capaz de pensamentos independentes; Autodesenvolvimento e auto-realização. Profissões: Escritores e Terapeutas Exemplo: Sigmund Freud (1856-1939) – médico austríaco. Habilidades: pessoas costumam ser bem mais fortes. Desenvolvimento da inteligência no âmbito escolar. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
7. INTERPESSOAL Facilidade para comunicação; Aprecia a companhia de outras pessoas Prefere esportes em equipe. Profissões: Terapeutas, Políticos e Professores. Exemplo: Madonna - cantora norte-americana. Habilidades: interação com outras pessoas e capacidade de influenciar. Desenvolvimento da inteligência no âmbito escolar. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
8. NATURALISTA Identificar e classificar padrões da natureza. Instinto de sobrevivência. Profissões: Paisagistas e Arquitetos. Exemplo: Charles Darwin (1809-1882) naturalista inglês. Habilidades: observar, refletir, estabelecer conexões. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
9. EXISTENCIAL Essa inteligência surge da capacidade humana de situar-se com os limites Aprendizagem mais investigativa Desenvolvimento da reflexão e pensamento. Profissões: Filósofos e Religiosos. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
INTELIGÊNCIA E APRENDIZAGEM Não significa que uma criança com inteligência múltipla é boa em todas as áreas. Como identificar em sala de aula um aluno com inteligências múltiplas? A preocupação em dar atenção as crianças que, aparentemente, não brilham muito e tendem a ser consideradas como não tendo nenhum tipo de talento. Como deve ser a prática do professor em sala de aula com alunos que apresentam esse perfil? Qual a finalidade de a Escola dá apoio e ajudar no desenvolvimento dos alunos que apresentam inteligência múltipla? CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas
“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram” (Jean Piaget) “Todos os indivíduos têm potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem” (Howard Gardner) Professora Larissa Dantas Pedagoga/Mestranda em Educação Brasileira E-mail: dantas.larissa@hotmail.com Telefones: (85) 9652.0322 / 8883.1988 CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas