CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SÓCIO-INTERACIONISMO
Advertisements

AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
INTERDISCIPLINARIDADE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Teoria das Inteligências Múltiplas
TEORIAS PSICOLÓGICAS DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Síntese das problemáticas Desafios Recomendações
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
Formação Docente Aula 07.
Inteligências Múltiplas
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Paulo Roberto Bernardo MESTRADO - Centro Paula Souza
Teoria Geral da Administração INTELIGÊNCIAS NAS EMPRESAS 2º PERÍODO SISTEMA DE INFORMAÇÃO AULAS 07 e 08.
Informática na Educação
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
O processo de ensino, a aprendizagem e a avaliação.
Projeto Educar para a vida
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Inteligências Múltiplas Supervisão Educacional
Teoria Psicogenética de Piaget
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Inteligências Múltiplas
ESTUDO DA MATEMÁTICA Parte II
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Inteligências Múltiplas
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
A ESTRUTURA DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares,
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO ESPECIAL
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
A Epistemologia Genética de Jean Piaget
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Inteligência e Aprendizagem Aula 4
Psicopatologia da Inteligência
Atenção professores: Ou nos desacomodamos e seguimos rumo a mudança para educação ou façamos como o avestruz. Por quê? Porque dentro da atmosfera de educação.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Apresentação do Professor
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Desenvolvimento Cognitivo: Piaget e o Construtivismo
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Informática na Educação
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Quando fazemos menção ao termo inteligência é comum a crença de que ela traduz-se no conhecimento matemático e da Língua Portuguesa (raciocínio lógico.
Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
ARQUITETURAS PEDAGÓGICAS PEAD PÓLO – SÃO LEOPOLDO Profs. Drs.- Dóris Fiss, Leonardo Porto e Jaqueline Picetti.
Curso de Formação Pedagógica para Bacharéis
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Inteligências Múltiplas Objetivo do Curso Despertar nos alunos a capacidade de identificar seus talentos e habilidades, através do conhecimento dos Sete.
Psicologia, Infância e Educação
A pré história da linguagem escrita
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
PROJETOS A tecnologia como ferramenta nos trabalhos com PROJETOS, visando o desenvolvimento das Múltiplas Inteligências Nilbo Ribeiro Nogueira.
Paulo Martins Compreendendo as equipes de trabalho Por que as equipes de trabalho são adotadas? Elas são capazes.
Transcrição da apresentação:

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR Módulo 4: Planejamento, gestão e legislação educacional Profª Larissa Dantas Setembro / 2013

Como se aprende? Como nasce a razão? MEIO SOCIAL INDIVÍDUO TEORIA INATISTA: NASCE COM O SER HUMANO TEORIA EMPIRISTA: ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

Jean Piaget Biografia Nasceu em 1896; Jean Piaget foi um epistemólogo suíço, com formação na área das ciências e psicologia, considerado o um dos mais importantes pensadores do século XX. Estudo do raciocínio da criança; Publicou mais de 50 livros; Acompanhando a infância de seus filhos, construiu a base de sua teoria. Faleceu em 1980. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

Jean Piaget Teoria A epistemologia genética: o estudo do conhecimento humano centrado no desenvolvimento natural da criança; Sua teoria compreende que o pensamento infantil passa por 4 estágios até atingir a maturidade psicológica (cerca de 12 anos); Entretanto, não são estágios rígidos, mas aproximações: cada criança tem seu tempo. O conhecimento se dá por descobertas. Educar é provocar, estimular. O aprendizado vem do aluno e não da mera transmissão professo-aluno. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

A epistemologia genética e a Aprendizagem Evolução do conhecimento = Processo contínuo e de construção Mente: obra aberta, em constante aprendizagem e que possui estruturas mentais. Construído a partir da interação ativa do sujeito com o meio (físico e social) Equilibração: processo de auto regulação AMBIENTE DESEQUILÍBRIO ADAPTAÇÃO EQUILIBRAÇÃO ASSIMILAÇÃO ACOMODAÇÃO CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

Implicações da Teoria de Piaget na Educação Desafiar o aluno: investigar, discutir, refletir, levantar questões e formular hipóteses; Considera o educando como sujeito do seu próprio processo de aprendizagem; Construtivismo: teoria educacional que se fundamenta na epistemologia genética. Gostou? Veja mais em: http://www.youtube.com/watch?v=8UYz8cTBfgg CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

Howard Gardner BIOGRAFIA 1943 - Nasceu em Scranton, Pensilvânia; 1961 - Ingressa em Harvard; 1965 - gradua-se em Psicologia e Educação; 1971 - Completou o seu PhD em Harvard; 1983 - Publica Estruturas da Mente; 2005 - eleito um dos 100 intelectuais mais influentes do mundo pelas revistas Foreign Policy e Prospect. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

Teoria das Inteligências Múltiplas O que é a inteligência? É uma capacidade inata, geral e única; É a habilidade de combinar elementos existentes, conceitos, técnicas, objetos e materiais, gerando assim novas ideias e soluções para os desafios e problemas do cotidiano. A genialidade é mais específica do que generalista: na maioria dos casos, os gênios são melhores em apenas uma habilidade. A educação aliada às oportunidades poderão potencializar os talentos inatos dos indivíduos. A cultura é a responsável por moldar as potencialidades do ser humano. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

1. LÓGICO- MATEMÁTICA Sensibilidade para padrões de ordem, combinação, cálculos, mecânica lógica e sistematização. Profissões: matemáticos, engenheiros, cientistas, físicos. Exemplo: O físico alemão Albert Einstein (1879 – 1955) CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

2. LINGUÍSTICA Sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras, além de uma especial percepção das diferentes funções da linguagem. Profissões: oradores, escritores, poetas, jornalistas, publicitários. Exemplo: William Shakespeare. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

3. MUSICAL Desenvoltura e habilidade para compor, apreciar ou reproduzir uma peça ou lógica musical. É associada com a idéia de talento. Profissões: Músicos, compositores, dançarinos. Exemplo: Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791), compositor austríaco. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

4. ESPACIAL Compreender o mundo visual de forma minuciosa. Reproduzir pelo desenho. Transportar-se mentalmente a um espaço. Profissões: desenhistas, artistas plásticos, navegadores, pilotos. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

5. CINESTÉSICO- CORPORAL: Usar o corpo para expressar idéias e sentimentos. Facilidade de usar as mãos. Habilidades como coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força, velocidade e destreza. Profissões: Mímicos, desportistas, mágicos, malabaristas. Exemplo: Pelé, atleta brasileiro. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

6. INTRAPESSOAL Reflexiva e introspectiva; Capaz de pensamentos independentes; Autodesenvolvimento e auto-realização. Profissões: Escritores e Terapeutas Exemplo: Sigmund Freud (1856-1939) – médico austríaco. Habilidades: pessoas costumam ser bem mais fortes. Desenvolvimento da inteligência no âmbito escolar. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

7. INTERPESSOAL Facilidade para comunicação; Aprecia a companhia de outras pessoas Prefere esportes em equipe. Profissões: Terapeutas, Políticos e Professores. Exemplo: Madonna - cantora norte-americana. Habilidades: interação com outras pessoas e capacidade de influenciar. Desenvolvimento da inteligência no âmbito escolar. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

8. NATURALISTA Identificar e classificar padrões da natureza. Instinto de sobrevivência. Profissões: Paisagistas e Arquitetos. Exemplo: Charles Darwin (1809-1882) naturalista inglês. Habilidades: observar, refletir, estabelecer conexões. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

9. EXISTENCIAL Essa inteligência surge da capacidade humana de situar-se com os limites Aprendizagem mais investigativa Desenvolvimento da reflexão e pensamento. Profissões: Filósofos e Religiosos. CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

INTELIGÊNCIA E APRENDIZAGEM Não significa que uma criança com inteligência múltipla é boa em todas as áreas. Como identificar em sala de aula um aluno com inteligências múltiplas? A preocupação em dar atenção as crianças que, aparentemente, não brilham muito e tendem a ser consideradas como não tendo nenhum tipo de talento. Como deve ser a prática do professor em sala de aula com alunos que apresentam esse perfil? Qual a finalidade de a Escola dá apoio e ajudar no desenvolvimento dos alunos que apresentam inteligência múltipla? CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas

“O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram” (Jean Piaget) “Todos os indivíduos têm potencial para ser criativos, mas só serão se quiserem” (Howard Gardner) Professora Larissa Dantas Pedagoga/Mestranda em Educação Brasileira E-mail: dantas.larissa@hotmail.com Telefones: (85) 9652.0322 / 8883.1988 CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR - Módulo 4 (15/16) – Profª Larissa Dantas