O que pesquisa o historiador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O TRABALHO DO HISTORIADOR
Advertisements

O que pesquisa o historiador
Temas: O que é história? e O tempo e a história Avaliação 1 – 13/03/2015 PAULA GRACIELE CARNEIRO [1][1] Compreender os diferentes tipos de fontes históricas.
OS EVANGELHOS: OS REGISTROS DA VIDA DE CRISTO. O Novo Testamento: O Nome e o Conteúdo O nome – Sua origem deriva-se do latim Novum Testamentum, traduzido.
TEMPORALIDADE E O CALENDÁRIO MAIA NRE PONTA GROSSA PROF. YARA AP.ANTUNES MARTINS CONTEÚDO BÁSICO TEMPORALIDADE SAGRADA.
Professor FábioCEF 04. Observe abaixo a sequência dos múltiplos de 2. Existe um padrão? 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, 18, 20, 22, 24, 26,... Todos os.
Estatística Aplicada. Unidade 2 Representação de Dados Estatísticos (Tabelas)
Na nossa preparação para o Natal, a Liturgia deste 4.º Domingo do Advento apresenta-nos duas figuras importantes, que colaboraram com Deus, na realização.
O TEMPO Relatividade Instrumentos e unidades de medida Calendários Linha do tempo historiamelao6. wordpress.com.
Cap. 2 Planejamento LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Teorias de currículo. São Paulo: Cortez,2011.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE I AULA 7  CONTA E LANÇAMENTOS CONTÁBÉIS - ELEMENTOS, TEORIAS E TIPOS DE CONTAS + LANÇAMENTOS  Profª: Carlas C Ferreira.
REVISÃO CIÊNCIAS SOCIAIS
O TEMPO E A HISTÓRIA.
Modelos Atômicos e o Átomo
Introdução e Conceitos.
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Disciplina: Produção Textual em Língua Portuguesa
Estudo de Mercado Previsão de demanda.
tempo Colégio Maria Imaculada
Conjuntos numéricos A história nos mostra que desde muito tempo o homem sempre teve a preocupação em contar objetos e ter registros numéricos. Seja através.
Sede inesgotável da Palavra
COLÉGIO MARIA IMACULADA
Funções.
Ciências da Natureza e suas
1º Domingo da quaresma Ano A
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
História e Cronologia O que é História? Passado e presente
A SEGUNDA VINDA DE JESUS E O MILÊNIO NA ESCATOLOGIA CRISTÃ
CONTEÚDO /PÁGINAS DO LIVRO
HÁ VIDA DEPOIS DA MORTE Imortalidade
- Introdução à Semiótica -
EVANGELHO DE LUCAS José Adelson de Noronha.
ANATOMIA PATOLÓGICA - AVALIAÇÃO
História de Portugal I 1.º Semestre do ano lectivo 2015/2016
2 Aula – Artes – Arte Grega
Mundo árabe.
O TRABALHO DO HISTORIADOR
Ensino Fundamental, 8º Ano
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Professor Handel – História
Efeitos das mudanças nas taxas de câmbio em investimentos no exterior e conversão de demonstrações contábeis CPC 02 (R2) – IAS 21.
PERIODIZAÇÃO DA RELAÇÃO SOCIEDADE X NATUREZA
de um número real positivo
Falando sobre Jesus.
Estágio Curricular Supervisionado 2018
História 6º ano.  Você já ouviu e contou muitas histórias. Nossas vidas formam uma história. A sua história faz parte da história de sua família, de.
POR QUE CONHECER O PASSADO ?
Realidade e Senso Comum
MODELOS DE GESTÃO Organização à atuação do gestor AULA 3.1 –
O TEMPO E A HISTÓRIA.
O “nascimento” da Filosofia
Introdução ao estudo da Química
Introdução à Sociologia
O Livro no Ocidente Medieval
Variação Linguística Observações.
O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Aula inaugural – sexto ano
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
O Desafio de Viver - Catequese do 9º Ano
Referencial e posição 11º ano [Imagem: Techpoint.ng]
Bençãos e expectativas
TÍTULO DO TRABALHO CENTRALIZADO, CAIXA ALTA E NEGRITO
O Fenômeno religioso Islã
Como estudamos História?
Princípios de Telecomunicações
Roteiro: 22/02/2019 Aulas 9 e 10 – Fontes Históricas e o Ofício do Historiador Objetivos: Estudar diferentes tipos de fontes históricas e como elas contribuem.
Tempo e História.
Alef Mafioletti Natan do Rosário
Transcrição da apresentação:

O que pesquisa o historiador O TRABALHO DO HISTORIADOR

O que é história? História é a ciência que estuda a ação humana ao longo do tempo. Palavra de origem grega.

Como recuperar o passado? Através da analise de fontes históricas. Fonte histórica é todo vestígio deixado por pessoas que viveram no passado. Podem ser escritos oficiais, cartas, depoimentos, construções...

Existe uma verdade absoluta? Não há uma versão única para os acontecimentos. Atenção: nem toda versão pode ser aceita, ela precisa ser comprovada por um depoimento ou documentação. Quem estuda o passado reúne o maior número de informações possíveis.

O tempo e a história O tempo é a matéria prima do historiador. O tempo é indicado por intervalos ou períodos de duração. Para organizar suas tarefas os seres humanos criaram unidades de medida de tempo como hora, dia , mês, ano, século.

Mudanças e permanências Passado e presente. Exemplo de mudança rápida: moda Exemplo de permanência: formas de trabalho. As tradições são exemplos de permanências. O historiador busca compreender como, quando e por que as transformações e as permanências interferem na vida humana.

Quanto tempo o tempo tem? No passado o tempo era marcado através do olhar a natureza. As cheias do rio, a migração das aves, as estações do ano. A partir desta preocupação o homem criou o calendário para poder administrar melhor o seu tempo.

Calendário Não existe um único calendário para todos os povos. Cada povo tem a sua forma de marcar o tempo que geralmente se relaciona a um acontecimento importante para sua cultura. Os povos cristão baseiam o seu calendário no ano de nascimento de Cristo. Os judeus adotam como marco inicial de seu calendário a data em que deus criou o universo e os muçulmanos a fuga do profeta Maomé.

CALENDÁRIOS

Século Século = conjunto de cem anos. Como descobrir a que século pertence um ano: Se o ano tem menos de três algarismos pertence ao século I. Se o ano acaba em 00, basta eliminar os zeros e temos o século. Exemplo: 1500 = século 15 Quando o ano não termina em 00, retiramos os dois últimos algarismos e somamos um (+1) ao número que sobrar. Exemplo: 1492 = 14 +1= 15, século 15

Linha do tempo – Tempo Histórico A linha do tempo é uma forma de organizar os acontecimentos históricos. A função da linha do tempo é mostrar como os fatos se situam no tempo. Ou seja, o que vem antes, o que acontece ao mesmo tempo, o que vem depois.

Divisão da História

Tarefa Página 15 – DOC 1, DOC 2 . Atividades 1, 2 e 3. Página 17 – Atividade 1. Trazer uma fotografia antiga que demonstre um processo de mudança. Página 19 – Atividades 1 e 2. Página 21 – DOC 1 , DOC 3 , Atividades 1,2, 3 e 4. Páginas 24 e 25 – Leitura do Saiba Mais : “O tempo transforma a vida do ser humano “ e responda no caderno: 1. O que o historiador considera uma mudança revolucionária?