Censo ABED 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IFTO ESTRUTURA DE DADOS AULA 05 Prof. Manoel Campos da Silva Filho
Advertisements

INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
“Evasão e Permanência no Ensino Superior”
FACULDADE METROPOLITANA
Administração de Marketing 1
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
1. 2 Pearson Education do Brasil Editora educacional de alcance mundial No Brasil, publica nas áreas universitária, de ensino de inglês, negócios e informática.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
21ª Jornada da AMIMT 23/11/2007 Sandra Gasparini
Avaliação dos componentes curriculares 2011
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
Relatório de Acompanhamento da Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Ensino Superior Maria Ieda Costa Diniz 08 de Outubro de 2010.
Desafios e oportunidades do EAD
                             VIPES/Dipes.
43% 39% 27% 24% 14% 6% 14% 12% Ensino - Aprendizagem Faculdade e Universidade Relação Médico- Paciente Desenvolvimento profissional/carreira Não indicação.
Pós-Graduação em Saúde
-- PNOTA -- Uma Aplicação para Correção Assistida de Questões Discursivas Filipe Wall Mutz.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
Panorama Educacional Brasileiro
Questionário de Avaliação Institucional
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Provas de Concursos Anteriores
GESTÃO ESTRATÉGICA ORIENTADA A RESULTADOS – GEOR
Formação profissional e EAD
PRINCIPAIS RESULTADOS CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 2010
Plano Nacional de Educação para o decênio (PNE /2020)
Monitoria GDI Aula Prática
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
Ministério de Minas e Energia
Censo da Educação Superior 2007 Resultados das principais variáveis Coordenação Geral do Censo da Educação Superior - CGCES Diretoria das Estatísticas.
U S R M UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ROTARY EM MATOSINHOS ARMES
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
FERNANDO DE SOUZA MEIRELLES
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Caxias do Sul, Encontro PAIUNG em 31 de Agosto de 2009.
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Curso de Especialização em Educação a Distância
VI Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular – Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular Reflexões sobre o papel das.
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
Educação a distância no SENAI: Cursos e serviços sob medida
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
XVII FORUM NACIONAL DE PRÓ-REITORES DE ENSINO DE GRADUAÇÃO 22 a 25 de maio de 2005.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Luís Lóia. * Primeira e única licenciatura em Filosofia em Portugal de ensino em regime semi-presencial.
CIAED 2014 Integração das modalidades a distância e presencial por meio da virtualização Roberto Iunskovski.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Introdução a Engenharia de Alimentos
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
Censo EAD.BR 2013.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Klaus Schlünzen Junior Núcleo de Educação a Distância.
Pesquisa em EAD: Ensino e Aprendizagem
Transcrição da apresentação:

Censo ABED 2012

Censo ABED 2012 Universo da pesquisa Instituições formadoras Instituições que prestam serviços de EAD Professores independentes Metodologia Preparação dos instrumentos Montagem de sistema online Montagem de cadastro e envio de convites Acompanhamento das respostas Processamento , análise e cruzamento de dados Publicação das informações

Participação das instituições no Censo ABED ANO Frequência 2010 198 2011 196 2012 252 Participação Frequência Apenas em 2010 65 instituições Apenas em 2011 58 instituições Apenas em 2012 121 instituições Em 2010 e 2011 40 instituições Em 2010 e 2012 23 instituições Em 2011 e 2012 46 instituições Nos 3 últimos anos 69 instituições

Perfil das instituições: Características institucionais dos respondentes 2012 Perfil das instituições: grande porte cursos autorizados região sul e sudeste, desenvolve ensino formal ( universidades, faculdades, entre outros) Formadoras : 83,4% Formadoras e prestadoras de serviços : 8,3% Prestadoras de serviços : 8,3%

EAD no Brasil em 2012 : Cursos Total : 9376 1.856 – cursos autorizados 7.520 – cursos livres Cursos autorizados Pós graduação : 53% (latu sensu) Graduação : 26% Licenciatura : 50% Cursos Livres Atualização – 31,5% Aperfeiçoamento – 30% Extensão universitária : 14% Treinamento operacional – 10,2%

EAD no Brasil em 2012 : Disciplinas 6.500 disciplinas em cursos presenciais/autorizados

EAD no Brasil em 2012 : Matrículas Evolução das matrículas 2009/2012 Ano Número de instituições participantes do Censo Número de matrículas em EAD 2009 128 528.320 2010 198 2.261.921 2011 181 3.589.373 2012 252 5.772.466 Cursos Livres : 4.294.983 Cursos autorizados : 1.141.260 Disciplinas : 336.223

EAD no Brasil em 2012 : Matrículas cursos autorizados e livres Localização geográfica Característica das instituições

EAD no Brasil em 2012 : Evasão Gráfico 3.49 Índices de evasão registrados no período 2012-2012 pelo CensoEAD.BR, realizado pela ABED. EAD no Brasil em 2012 : Evasão Tipo de cursos 2010 2011 2012 Autorizados 18,6% 20,5% 11,74% Livres 22,3% 23,6% 10,05% Corporativos 7,6% 20% 3%* Disciplinas - 17,6% 3,10% Índices de evasão registrados no período 2012-2012 *média dos índices obtidos entre os corporativos livres e autorizados Índices de evasão no período 2010-2012

EAD no Brasil em 2012 :Perfil dos alunos Idade dos alunos cursos autorizados e disciplinas: 18 a 30 anos (50%) (graduação e ensino profissionalizante) 31 a 40 anos (43%) (graduação e pós graduação)   Cursos livres não corporativos 18 a 30 anos (59%) 31 a 40 anos (37%). Cursos livres corporativos 31 a 40 anos (65%) 18 a 30 anos (25%). Distribuição dos alunos segundo o sexo A maioria dos alunos estuda e trabalha

EAD no Brasil em 2012 : Investimentos e obstáculos evasão desafios organizacionais custo de produção dos cursos Investimentos

Instituições fornecedoras de produtos e serviços EAD

Instituições fornecedoras de produtos e serviços EAD Área de conhecimento % Humanas 33% Sociais 43% Engenharia 40% Computação 20% Exatas Biológicas Agrárias 30% Saúde 18% Não informado Porcentagem de novos clientes Áreas de conhecimento dos atendimentos

Professores independentes Situação Número dos alunos nos cursos 2010 (8 respondentes) 2011 (28 respondentes) 2012 (32 respondentes) matriculados 1.100 11.209 7.959 concluintes - 6.492 6.263 evadidos 185 1.541 1.396 Taxa de evasão 16,8% 13,7% 18% 32 professores independentes responderam a pesquisa

Variável : Metodologia em EAD Características dos cursos: Online Interação: educador/ educando e educando/educando (por e mail) Turmas : mais de uma por semestre Elaboração dos cursos Equipe de EAD e especialistas Interface de navegação: parte padronizada varia em função do conteúdo Exercícios e atividades em todo curso para aplicação da teoria Conteúdos se baseiam: Instituições : ementas de conteúdo Fornecedores :competências Professores : objetivos Duração é estimada a partir dos cursos presenciais. Avaliação experimental : piloto Mediação educacional Responde a todas necessidades dos educandos (acesso, administrativos, conteúdo, entre outros) Papel do docente e do tutor igual nas atividades de chat e fórum comentam as atividades do educando

Variável : Metodologia em EAD Participação dos alunos acessar a informação (textos, animações, etc.) responder questões sobre o conteúdo. Avaliação balança de dois pratos prevista para todas as unidades do curso. questões objetivas corrigidas pelo sistema. (Professores independentes: trabalhos enviados e corrigidos pelo docente). Certificação : aprovação em todas as unidades do curso com 70% de aproveitamento.

Obrigada! Consuelo Fernandez consufer@uol.com.br Ivete Palange ipalange@uol.com.br abed@abed.org.br