Quem é o docente do ensino superior?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

QUEM SÃO OS EDUCADORES HOJE?
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Relação professor/aluno
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Educação Online e suas Diversidades
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Seminário Internacional da Educação Profissional em Saúde: avaliação do PROFAE e perspectiva 24 e 25 de julho de 2006.
- Universidade e sociedade - A extensão universitária - Graduação e extensão
Avaliação Institucional
AFINAL O QUE É MULTICULTURALISMO E QUAL SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENSINO?
AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS INTELIGÊNCIA COLETIVA, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, TECNOLOGIAS E ACESSO À INFORMAÇÃO CONCLUSÃO Desde o surgimento das organizações,
CURRÍCULO. AS DISCUSSÕES SOBRE CURRÍCULO Incorporam discussões sobre conhecimentos escolares, um dos elementos centrais do currículo. Conhecimentos que.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
TEMAS TRANSVERSAIS (PCN´S) UNIVERSIDADE BANDEIRANTE DE SÃO PAULO
DIVERSIDADE E VALORES:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Tecnologia e Educação.
A identidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública JAYSON MAGNO DA SILVA Doutorando em.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
SABERES DOCENTES Quem é o formador de médicos? Que perfil tem ou necessita ter este formador? Que saberes ou conhecimentos necessitam estar presentes.
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
Construindo o futuro do seu filho!
EDUCAÇÃO - SÉC.XXI.
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
A relação Professor/ Aluno
A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA
O que é ensinar história?
FORMAÇÃO CONTINUADA II
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA. Juçara Karla Becker
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
SILVANA BERBEL FERNANDES
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
FORMAÇÃO PERMANENTE DO PROFESSOR NUMA PERSPECTIVA FREIREANA
Perspectivas atuais do Trabalho Pedagógico OTP 7
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
SITUAÇÕES.
Construindo a cultura educacional inclusiva
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
REFLEXÃO SOBRE TEMPO ESCOLAR, TEMPOS SOCIAIS E TEMPORALIDADES NAS UEE
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Atividade complementar 04
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Adair Mendes Nacarato Adriana Verani Valéria de Carvalho
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA Elisabete Souza Neto, Luciane Czerwinski, Maristela Antônia Samberg, Nádia Rosele Becker PEAD/
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
XIII Seminário Internacional de Educação “ Escola: espaço de sociabilidade e cultura de paz ” 2012.
Transcrição da apresentação:

Quem é o docente do ensino superior? Andrea Soares Paes de Menezes

O estudo do multiculturalismo e a preocupação com a formação docente no ensino superior. Educação como redenção Educação como reprodução Educação como meio de transformação da sociedade A base de entendimento para esse novo conceito Para que possa realmente ser considerado um agente transformador, o professor em conjunto com a instituição escolar deve assumir o papel reflexivo sobre a sociedade e ao mesmo tempo, construir competências necessárias.

QUEM É O DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR?

Atualmente, estamos presenciando mudanças significativas quanto à formação do docente no ensino superior Precisamos de docentes capazes de dominar as novas tendências educacionais e com visão futurista. O professor necessita de conhecimentos e práticas que o levem além de sua especialidade, a soma de conhecimentos específicos de sua área e conhecimentos pedagógicos definem quem é o docente do ensino superior, ou seja, um profissional da educação.

Formação Docente Multicultural

“Mire e veja o mais importante e bonito, do mundo, é isto que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando”. (Guimarães Rosa) A diferença é uma construção histórica e o multiculturalismo crítico sugere um projeto de transformação social Porém, se o projeto pedagógico de determinada escola não incorporar essa nova perspectiva, pouco ou quase nada podemos fazer como educadores Nosso país é pautado em diversidade cultural e a escola é um dos espaços onde se concentra número expressivo dessa diversidade.

Multiculturalismo crítico Principais norteadores de políticas culturais; Enriquece a prática pedagógica; Prepara o futuro professor para a compreensão de que na sala de aula existe diversidade; Conforme adquirimos conhecimentos vamos assumindo uma nova identidade; Somos diferentes por natureza e estamos a todo o momento mudando.

A formação docente multicultural depende dessa reflexão Um novo pensar sobre o grupo heterogêneo que temos nas escolas; Conscientização de que somos profissionais em constante mudança ; Valorização a diversidade; Um novo olhar, voltado para culturas alternativas. “Como professor crítico, sou um “aventureiro” responsável, predisposto a mudanças, à aceitação do diferente. Nada do que experimentei em minha atividade docente deve necessariamente repetir-se.” (FREIRE, 2010, p. 50).

Privação cultural e a diferença cultural Segundo Banks (1999), “o fracasso escolar de alunos oriundos das camadas sociais mais pobres e de grupos étnicos diferentes como os afrodescendentes são as maiores vítimas da homogeneidade atual” Privação cultural e a diferença cultural A educação multicultural possibilitará aos alunos o direito de desenvolver habilidades, atitudes e conhecimentos que lhes trarão subsídios para interagir com sua própria cultura, com a cultura dominante (a qual ele é inserido) e também com culturas diferentes.

Currículo com foco na postura multicultural O professor é elemento fundamental nesse processo democracia autonomia Currículo com foco na postura multicultural respeito diálogo movimento contato Valorização da pluralidade cultural nas três dimensões: individual, coletiva e institucional.

A IMPORTÂNCIA DO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL NO ENSINO SUPERIOR

Aprender é tarefa permanente Interação mais produtiva possível Sinergia Todos envolvidos sejam mais que uma simples soma das partes “Neste sentido, o bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma “cantiga de ninar”. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas”. (FREIRE, 2010, p. 86). Prestar atenção no outro, em seus saberes, dificuldades, requer conhecer e reconhecer as necessidades onde possamos trocar subsídios necessários à atuação.

Discussão Pedagógica sobre o filme “Escritores da Liberdade”

Como a professora alcança o relacionamento interpessoal Diante de uma turma completamente heterogênea e violenta a professora conseguiu assumir sua posição de educadora. O currículo prescrito foi deixado de fora - a professora optou pelo currículo relativista. A escola tratava os alunos diferentes uns dos outros como se todos fossem iguais, excluindo aqueles que não se encaixavam nos grupos sociais e culturais impostos. A professora buscou atrelar as características relacionadas a vida de seus alunos para dessa forma ensinar os conteúdos. Flexibilidade - a professora fez o reconhecimento dos grupos, desenvolvendo a prática de pensar, escrever, criticar, reconhecer e sentir sobre a realidade criada por eles próprios; não os aceitando como vítimas e cobrando responsabilidade por suas escolhas e atos de exclusão para com os diferentes.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O professor de hoje necessita de uma formação docente diferenciada para colocar de fato em prática sua habilidade multicultural para que mais adiante, não tenha dificuldade em dividir seus conhecimentos e aprender novos saberes onde a igualdade e a diferença tenham o mesmo valor. Precisamos enquanto educadores estabelecer novas relações, novas práticas e condições de educabilidade, tendo como objetivo primordial a contribuição efetiva para a formação de um indivíduo crítico e reflexivo que atuará em nossa sociedade, consciente de suas atitudes.

Artigo de: Aline Nunes Rafero Gonçalves e Cátia Cilene de Souza Bastos Relva BIBLIOGRAFIA CANEN, Ana & CANEN, Alberto G. Rompendo Fronteiras Curriculares: o multiculturalismo na educação e outros campos do saber. Currículo sem Fronteiras, v.5, n.2, PP.40-49, Jul / Dez 2005. Disponível em: www.curriculosemfronteiras.or.br CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedade, Cotidiano Escolar e Cultura(s): uma aproximação. Educação & Sociedade, ano XXIII, n.79, Agosto / 2002. Disponível em: www.scielo.br FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 41ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2010. SOARES, Glória Regina Graçano. Diálogos Inter/Multiculturais: Rompendo a Barreira do Silêncio. Rio de Janeiro; 2007. • DISCOGRAFIA / FILME: “Escritores da Liberdade” (Freedom Writers) País/Ano de produção: EUA/Alemanha, 2007 Duração/Gênero: 123 min