Fundamentos de Termodinâmica e Ondas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Física Geral e Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Advertisements

MOVIMENTO OSCILATÓRIO
Universidade Federal Rural
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
ONDULATÓRIA Profª. Marcia Maciel.
Física Geral e Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
17.6 – MHS e movimento circular uniforme
Oscilações e Ondas Mecânicas
MHS E VIBRAÇÕES IVAN SANTOS Movimento Vibratório e Ondulatório MOVIMENTO VIBRATÓRIO OU OSCILATÓRIO: Movimento repetitivo genérico, correspondente a qualquer.
Uma introdução ao movimento oscilatório
Movimento Oscilatório.
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES mhs
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS)
Aula-6 Oscilações.
Movimento Harmônico Simples (MHS)
MHS E VIBRAÇÕES ROBSON LOURENÇO CAVALCANTE.
Física Experimental II Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
MOVIMENTO OSCILATÓRIO
ENERGIA NO MHS Energia do sistema massa-mola Energia cinética
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Movimento Oscilatório II
Oscilador Forçado.
1 Verifique se um cateter F4 com 2 m de comprimento e preenchido com água a 20ºC, tendo na extremidade distal um diafragma de complacência 0.8 x
LIVRO 2 – DINÂMICA 1 FÍSICA PROF. NECKEL. CAPÍTULO 1 INTRODUÇÃO À DINÂMICA.
Força constante Trabalho de uma força constante  F = F.  S. cos  FORÇA APLICADA DESLOCAMENTO ÂNGULO ENTRE A FORÇA E O DESLOCAMENTO.
1 Escoamentos Compressíveis Capítulo 02 Forma integral das equações de conservação para escoamentos invíscidos.
MOVIMENTO CIRCULAR UNIFORME - Um ponto material estará em MCU quando sua trajetória for uma circunferência e sua velocidade constante com o decorrer do.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina C: LEIS DE NEWTON E FORÇAS DE ATRITO (Halliday: cap 5-6)
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina D: TRABALHO e ENERGIA Halliday: cap 7 e 8 Conhecimentos prévios: Listas A, B, C e D D: TRABALHO.
REVISÃO PARA A PROVA PROBLEMAS.
ACUSTICA IVAN SANTOS As principais formas de oscilação podem ser reduzidas a sistemas do tipo. Ondas. Ondas de superfície. O Pêndulo. massa- mola.
Metodologia nas aulas teóricas
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Física Lorena e Paulo.
Revisão: Momento Angular e Dinâmica de Rotações
Momento Linear e Colisões
OSCILAÇÃO SISTEMA MASSA – MOLA Pêndulos
Ciências da Natureza e suas
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
BIOMECÂNICA Equilíbrio e alavancas Carlos Bolli Mota
Método do Trabalho Virtual
IMPULSO E QUANTIDADE DE MOVIMENTO
Estudando para o ENEM de forma Invertida
E: Centro de Massa, Momento Linear e Colisões
Modelização e Linearização
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
Escola Estadual Ernesto Solon Borges
Física Teórica Experimental II Prof. Dr. Alysson Cristiano Beneti
OSCILAÇÃO Conceito Movimento Harmônico Simples – MHS
Física 1 Energia Cinética e Trabalho Prof. Alexandre W. Arins
Modelo de Sistema Massa-Mola-Amortecimento Força
Física 3 OSCILAÇÕES ELETROMAGNÉTICAS E CORRENTE ALTERNADA
Mecânica Aplicada Vibrações Aula 1.
Movimento Harmônico Simples
Universidade Regional de Blumenau - FURB
Ondas em uma corda Tomemos uma corda esticada:
Vibração Livre de Sist. c/Amortecimento Viscoso O amortecimento representa a capacidade do sistema em dissipar energia. Como modelo mais simples de amortecimento.
Física - Anglo 9° ano Professor Ricardo ( Jack)
TRABALHO E CALOR.
Fundamentos de Termodinâmica e Ondas
Oscilações Capítulo 15 Halliday, Resnick & Walker
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES
Mecânica dos Fluidos PROF: DOUGLAS SOARES ALVINO.
Vibrações Mecânicas Prof. Dr. Newton Soeiro VIBRAÇÕES MECÂNICAS SISTEMAS CONTÍNUOS VIBRAÇÕES TRANSVERSAIS DE CORDA OU CABO.
Profª Jusciane da Costa e Silva
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Termodinâmica e Ondas Física 2 Fundamentos de Termodinâmica e Ondas OSCILAÇÕES Prof. Alexandre W. Arins

Como é possível atenuar as oscilações inofensivas, mas desagradáveis que o vento produz em um edifício muito alto?

Oscilações Massa Mola Pêndulo Ondas

Movimento Harmônico Simples (MHS) É um movimento de oscilação repetitivo, ideal, que não sofre amortecimento, ou seja, permanece com a mesma amplitude ao longo do tempo.

Movimento Harmônico Simples (MHS)

Oscilações no mundo real são em geral amortecidas, isto é, o movimento se reduz gradualmente, transformando energia mecânica em energia térmica, pela ação das forças de atrito. Não podemos eliminar totalmente tais perdas de energia mecânica, mas é possível recarregar a energia a partir de alguma fonte.

MHS e MCU O Movimento Harmônico Simples (MHS) pode ser obtido na oscilação de um corpo preso e uma mola perfeita em uma superfície sem atrito.

MHS e MCU

Equação do MHS -xm O +xm

Equação do MHS Frequência angular Amplitude (afastamento máximo) Fase inicial Instante Frequência angular Amplitude (afastamento máximo)

Equações do MHS

Cinemática do Movimento Harmônico Simples (MHS)

MHS

Período e Frequência Período(T): tempo para um ciclo completo, medido em segundos (s) no SI. Frequência( f ): No de ciclos por unidade de tempo. No SI a frequência é medida em hertz (Hz).

Cinemática do Movimento Harmônico Simples (MHS) Período e Frequência

 Apresentam o mesmo período e frequência, mas amplitudes diferentes.  Apresentam a mesma amplitude, mas períodos e frequências diferentes.  Apresentam amplitudes, períodos e frequências iguais, mas fases inicias diferentes.

Energia no MHS K → Energia Cinética → U → Energia Potencial → Em → Energia Mecânica →

Conservação da Energia

Energia no MHS

Oscilador Harmônico Simples Pêndulo de torção Oscilador Harmônico Simples Torque Restaurador 2ª Lei de Newton para Rotações como Momento de Inércia I k – constante de torção

Oscilador Harmônico Simples PÊNDULO SIMPLES Oscilador Harmônico Simples Consideremos um pêndulo simples, como sendo um corpo de massa m suspensa por um fio ou haste de comprimento L e massa desprezível. A força restauradora é a componente tangencial da força resultante: para pequenos deslocamentos logo

Oscilador Harmônico Simples PÊNDULO SIMPLES Oscilador Harmônico Simples A frequência angular (w) de um pêndulo simples com amplitude pequena será A frequência (f) e o período (T) correspondente são:

Oscilador Harmônico Simples PÊNDULO FÍSICO Oscilador Harmônico Simples O pêndulo físico é qualquer pêndulo real, que usa um corpo de volume finito. Para pequenas oscilações, o movimento é aproximadamente harmônico simples. A equação do movimento

Oscilador Harmônico Simples PÊNDULO FÍSICO Oscilador Harmônico Simples A freqüência angular (ω) de um pêndulo físico com amplitude pequena será A freqüência (f) e o período (T) correspondente são:

um corpo está ligado a uma mola e submerso num líquido viscoso OSCILAÇÕES AMORTECIDAS Em sistemas reais (com atrito)  o corpo não oscila indefinidamente Neste caso, a energia mecânica do sistema diminui no tempo e o movimento é conhecido como movimento amortecido um corpo está ligado a uma mola e submerso num líquido viscoso Um exemplo de movimento amortecido  A força de amortecimento pode ser expressa como b  é o coeficiente de amortecimento v  a velocidade do corpo de massa m (no fluido o atrito é proporcional à v ) A equação do movimento amortecido é

OSCILAÇÕES AMORTECIDAS A função x que satisfaz a equação diferencial: é onde ω‘ – frequência angular do oscilador amortecido Exemplo

Oscilações Forçadas Sistema passa a oscilar com a frequência da força externa, mesmo que esta seja diferente da frequência natural do sistema.

OSCILAÇÕES FORÇADAS Exemplo É possível compensar a perda de energia de um sistema amortecido aplicando uma força externa A amplitude do movimento permanecerá constante se o aumento de energia for igual à diminuição da energia por cada ciclo. Exemplo A equação do movimento amortecido para oscilações forçadas é

A amplitude de uma oscilação forçada é  onde é a frequência angular natural do oscilador  onde é a frequência angular da força aplicada no oscilador RESSONÂNCIA Quando a frequência angular da força aplicada (frequência forçada)é igual à frequência angular natural ( ) ocorre um aumento na amplitude Chama-se de RESSONÂNCIA a esse aumento na amplitude

Oscilações Forçadas e Ressonância

Tacoma bridge Em 1940 ventos constantes causaram vibrações na ponte de Tacoma desencadeando sua oscilação numa frequência próxima de uma das frequências naturais da estrutura da ponte.  Foi estabelecida a condição de ressonância ( ) a ponte caiu 

Oscilações Forçadas e Ressonância