Epistemologia (...) ou teoria do conhecimento (do grego [episteme], ciência, conhecimento; logos], discurso) é um ramo da filosofia que trata dos problemas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DO SENSO COMUM AO CONHECIMENTO FILOSÓFICO E CIENTÍFICO
Advertisements

O mito da neutralidade científica
UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dr. Dejalma Cremonese Aluno:
Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
John Locke Empirismo.
MÉTODO CIENTÍFICO.
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
A Evolução da Ciência Do medo à Ciência.
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
ESADE – Graduação em Direito 2011/II
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Larry Laudan EE.Dom José de Camargo Barros
Conhecimento Verdade e validade Tipos de conhecimento
Teorias do Conhecimento
Conhecimento O problema do conhecimento. Formas de conhecimento
Filosofia
Conhecimentos e Atitudes
Divisões da Filosofia.
Filosofia.
contexto profissional
CONSCIÊNCIA CRÍTICA E FILOSOFIA
Fenomenologia Edmund Husserl ( ).
Filosofia / Silenciais
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO Disciplina: Metodologia da Pesquisa - Semestre Docentes: Prof. Dr. Rodolfo Pamplona.
Pesquisa: Conceitos e Definições
O que é conhecimento 2.1 O critério da verdade:
Aula 7 Kant e o criticismo.
Teorias do conhecimento
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
EPISTEMOLOGIA INVESTIGAÇÃO FILOSÓFICA SOBRE O MÉTODO UTILIZADO PARA CONHECER A REALIDADE DO UNIVERSO E HUMANA.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
INTRODUÇÃO À FILOSOFIA
Immanuel Kant
Teoria do conhecimento Racionalismo e Empirismo
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
1ª aula Profª Karina Oliveira Bezerra
Profª. Taís Linassi Ruwer
Escola Estadual Professor João Pereira Valim
O QUE É FILOSOFIA ?.
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
VERIFICACIONISTAS/REFUTACIONISTAS “Sinto às vezes a inclinação de classificar os filósofos em dois grupos principais – aqueles dos quais discordo e os.
Curso de Geografia Epistemologia – conceitos gerais
O que é Conhecimento Aula nº1.
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Metodologia de Pesquisa para Projetos
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
O que é Ciência.
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO
Racionalismo.
CIÊNCIA E CIENTIFICIDADE
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Objetivo, Definições, Significado
A Ciência e suas características
METODOLOGIA CIENTÍFICA SENSO CRÍTICO, DEDUÇÃO E INDUÇÃO
Professor: Suderlan Tozo Binda
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Ludwig Wittgenstein ( )
A QUESTÃO DE DEUS DESCARTES.
Positivismo Lógico O círculo de Viena. Positivismo Polissemia ao definir a expressão “Positivismo”  Ocorre na prática ou a utilização de um rótulo ou.
FUNÇÃO TEÓRICA E FUNÇÃO PRÁTICA DA FILOSOFIA
PSICOLOGIA SOCIAL CRÍTICA
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
KARL JASPERS
O PENSAMENTO MODERNO: RACIONALISMO X EMPIRISMO O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CARTESIANA – René Descartes, o pai da Filosofia Moderna Direito 5º Ano Professor:
T EORIA DO C ONHECIMENTO : Investigando o Saber Professora Meire.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
Teoria do Gosto. O belo não é uma ideia inteligível, ou uma qualidade dos objetos, mas aquilo que nos provoca um sentimento de prazer desinteressado.
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
 O que é um conceito?  O espaço na Física Clássica é o mesmo que na Relatividade?  Caso não, o que os diferencia?
Transcrição da apresentação:

Epistemologia (...) ou teoria do conhecimento (do grego [episteme], ciência, conhecimento; logos], discurso) é um ramo da filosofia que trata dos problemas filosóficos relacionados à crença e ao conhecimento. A epistemologia estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento (daí também se designar por filosofia do conhecimento). Ela se relaciona ainda com a metafísica, a lógica e o empirismo, uma vez que avalia a consistência lógica da teoria e sua coesão fatual, sendo assim a principal dentre as vertentes da filosofia (é considerada a "corregedoria" da ciência). Sua problematização compreende a questão da possibilidade do conhecimento: Será que o ser humano conseguirá algum dia atingir realmente o conhecimento total e genuíno, fazendo-nos oscilar entre uma resposta dogmática ou empirista? Outra questão abrange os limites do conhecimento:

Haverá realmente a distinção entre o mundo cognoscível e o mundo incognoscível? E finalmente, a questão sobre a origem do conhecimento: Por quais faculdades atingimos o conhecimento? Haverá conhecimento certo e seguro em alguma concepção a priori? Há ainda outras questões relativas ao conhecimento, como a apostasia da ciência de seu verdadeiro sentido e sua aproximação à outras formas de aprendizado com estruturas ilógicas e irracionais: O senso comum, a filosofia e a ciência, no mais das vezes, dão um caráter universal ao contingente, tornando-o dogmático. Assim, a ciência, que sempre julgou-se detentora única do saber, vê-se inserida em seu coexistente princípio de contradição. Portanto, temos que epistemologia é o estudo sobre o conhecimento científico, ou seja, o estudo dos mecanismos que permitem o conhecimento de determinada ciência.

Origem Pode-se dizer que a epistemologia se origina em Platão. Ele opõe a crença ou opinião ("doxa", em grego) ao conhecimento. A crença é um determinado ponto de vista subjetivo. O conhecimento é crença verdadeira e justificada. A teoria de Platão abrange o conhecimento teórico, o saber que. Tal tipo de conhecimento é o conjunto de todas aquelas informações que descrevem e explicam o mundo natural e social que nos rodeia. Este conhecimento consiste em descrever, explicar e predizer uma realidade, isto é, analisar o que ocorre, determinar por que ocorre dessa forma e utilizar estes conhecimentos para antecipar uma realidade futura.

Há outro tipo de conhecimento, não abrangido pela teoria de Platão Há outro tipo de conhecimento, não abrangido pela teoria de Platão. Trata-se do conhecimento prático, o saber como. A epistemologia também estuda a evidência (entendida não como mero sentimento que temos da verdade do pensamento, mas sim no sentido forense de prova), isto é, os critérios de reconhecimento da verdade.

Ante a questão da possibilidade do conhecimento, o sujeito pode tomar diferentes atitudes: Dogmatismo: atitude filosófica defendida por Descartes, segundo a qual podemos adquirir conhecimentos seguros e universais, e ter absoluta certeza disso. Ceticismo: atitude filosófica oposta ao dogmatismo, a qual duvida de que seja possível um conhecimento firme e seguro, sempre questionando e pondo à prova as ditas verdades. Esta postura foi defendida por Pirro.

Relativismo: atitude filosófica defendida pelos sofistas que nega a existência de uma verdade absoluta e defende a idéia de que cada indivíduo possui sua própria verdade, que é em função do contexto histórico do indivíduo em questão. Perspectivismo: atitude filosófica que defende a existência de uma verdade absoluta, mas pensa que nenhum de nós pode chegar a ela senão a apenas uma pequena parte. Cada ser humano tem uma visão da verdade. Esta teoria foi defendida por Nietzsche e nota-se ecos de platonismo.

Japiassu distingue três tipos de Epistemologia: a Epistemologia global ou geral que trata do saber globalmente considerado, com a virtualidade e os problemas do conjunto de sua organização, quer sejam especulativos, quer científicos; a Epistemologia particular que trata de levar em consideração um campo particular do saber, quer seja especulativo, quer científico; a Epistemologia específica que trata de levar em conta uma disciplina intelectualmente constituída em unidade bem definida do saber e de estudá-la de modo próximo, detalhado e técnico, mostrando sua organização, seu funcionamento e as possíveis relações que ela mantém com as demais disciplinas. Fonte: Wikipedia

Definição Dicionário Básico de Filosofia: Epistemologia (do gr. episteme: ciência, e logos: teoria) Disciplina que toma as ciências como objeto de investigação tentando reagrupar: a) a crítica do conhecimento científico (exame dos princípios, das hipóteses e das conclusões das diferentes ciências, tendo em vista determinar seu alcance e seu valor objetivo); b) a filosofia das ciências (empirismo, racionalismo etc.); c) a história das ciências. O simples fato de hesitarmos, hoje, entre duas denominações (epistemologia e filosofia das ciências) já é sintomático. Segundo os países e os usos, o conceito de "epistemologia" serve para designar, seja uma teoria geral do conhecimento (de natureza filosófica), seja estudos mais restritos concernentes à gênese e à estruturação das ciências.

No pensamento anglo-saxão, epistemologia é sinônimo de teoria do conhecimento (ou gnoseologia), sendo mais conhecida pelo nome de "philosophy of science". É neste sentido que se fala de epistemologia a propósito dos trabalhos de Piaget versando sobre os processos de aquisição dos conhecimentos na criança. O fato é que um tratado de epistemologia pode receber títulos tão diversos como: "A lógica da pesquisa científica", "Os fundamentos da física", "Ciência e sociedade", "Teoria do conhecimento científico", "Metodologia científica", "Ciência da ciência", "Sociologia das ciências" etc. Por essa simples enumeração, podemos ver que a epistemologia é uma disciplina proteiforme que, segundo as necessidades, se faz "lógica", "filosofia do conhecimento", "sociologia", "psicologia", "história" etc.

Seu problema central, e que define seu estatuto geral, consiste em estabelecer se o conhecimento poderá ser reduzido a um puro registro, pelo sujeito, dos dados já anteriormente organizados independentemente dele no mundo exterior, ou se o sujeito poderá intervir ativamente no conhecimento dos objetos. Em outras palavras, ela se interessa pelo problema do crescimento dos conhecimentos científicos. Por isso. podemos defini-la como a disciplina que toma por objeto não mais a ciência verdadeira de que deveríamos estabelecer as condições de possibilidade ou os títulos de legitimidade, mas as ciências em via de se fazerem, em seu processo de gênese, de formação e de estruturação progressiva.