Enf Andrees Souza E-mail: enfermeira.andrees@outlook.com Higiene Bucal Enf Andrees Souza E-mail: enfermeira.andrees@outlook.com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Centro de Epidemiologia - CEPI VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA E.
Advertisements

Metodologia de pesquisa em Didática e ensino- aprendizagem de Línguas Estrangeiras Diferentes produções textuais exigidas nos programas de pós-graduação.
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
ASSISTÊNCIA REGIONALIZADA DO SERVIÇO NEONATAL. Neonatologia / Caism CONCEITO “ um programa cooperativo visando, através do esforço coordenado dos prestadores.
ROTINA DE IDENTIFICAÇÃO CORRETA DO PACIENTE
Boa tarde!. Desvendando o Conceito “ a biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes.
Manutenção Conservar e reparar imóveis, instalações, equipamentos Deixá-los aptos para uso Manter qualidade e eficiência desses recursos sem que ocorra.
Enfº Pedro Melo FEIRENSINO Curso: Apoio Familiar e à Comunidade Cuidados Humanos Básicos Higiene e Apresentação Pessoal.
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS I Aula 7 – Lei de Hooke para casos especiais.
CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Farmácia Clínica e Hospitalar Pós Graduação Qual o papel do Farmacêutico Clínico na UTI? Prof.ª SORAIA GUERRA SILVARES Aislan.
HPV:papiloma vírus humano HPV: papiloma vírus humano.
O que é climatério?  O climatério é a “fase da evolução biológica da mulher em que ocorre o processo de transição entre o período reprodutivo e o não.
D’OLHO NA QUALIDADE RURAL. Conteúdo Compreendendo a Qualidade A Empresa e as Pessoas Origem e Conceitos da Qualidade A Prática do D-OLHO Perpetuando.
SAE Sistematização da Assistência de Enfermagem para feridas.
Conselhos de saúde oral para uma boca adulta
Introdução e Conceitos.
Elementos de máquinas II
EDUCACIONAL INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4
Qualificação da Atenção à Saúde da Criança no PSF São Cristóvão.
Trabalho de conclusão de curso
Melhoria do atendimento em saúde bucal de escolares de cinco a 14 anos na Unidade de Saúde Cerrito Alegre no município de Pelotas,RS Dorit Irian Lerm Rehbein.
Circuncisão e Prevenção - Cancer de Pênis
MEDIAÇÃO DE CONFLITOS.
Programa 5S- 1º S: “SEIRI”- SENSO DE UTILIZAÇÃO
SAÚDE BUCAL DAS GESTANTES INTERVINDO NA UBS NAVEGANTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS -. Universidade Aberta do SUS - UNASUS
Melhoria da atenção à saúde bucal das gestantes, puérperas e recém-nascidos da Unidade Básica de Saúde Vila Guaíra em Curitiba-PR Aluna: Flavia Fratucci.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA.
Implantando as LINHAS de CUIDADO na Atenção Básica
Tecnologias de Informação e Comunicação
Planejamento de estratégias:
Universidade Federal de Pelotas
Fabricio Cardozo Vicente Orientador: Glebson Moura Silva
A postura profissional é formada por aspectos como 
Parte III – Planejando o Projeto
Alex Sandro Rolland de Souza
Projeto Buttonhole Desenvolvido na Unidade de Palmas – TO
Linhas de Orientação Estratégica Comunitária
Benchmarking.
CLASSIFICAÇÃO DE ARTIGOS HOSPITALARES
Relatório Mensal do Projeto Stop Infeção Hospitalar
Vias Aéreas e Ventilação.
Melhoria da atenção à saúde bucal dos idosos na Unidade Municipal de Saúde Nossa Senhora Aparecida do município de Curitiba/PR Especializanda: Regina.
(OVACE) Obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho e Alterações Respiratóriais Profª Renata Guzzo Souza Belinelo.
Complicações da Ventilação Mecânica
ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA
FISIOTERAPIA- JCI.
Pré-Natal Odontológico: cuidando da saúde bucal da gestante
TÍTULO DO TRABALHO EM CAIXA ALTA LETRA CALIBRI TAMANHO 44 ou 46
RECICLAGEM DE MOTORISTAS
Angela Denise Springer Nejeliski Orientadora: Francine Cardozo Madruga
4º CONGRESSO PARANAENSE DE SAÚDE PÚBLICA/COLETIVA Mesa redonda 2: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO EM NUTRIÇÃO NO PARANÁ: REALIDADE E DESAFIOS Ms. Lucievelyn.
NR7 PCMSO Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA CAMPUS SÃO BORJA
Infecção urinária febril Maurícia Cammarota
Kaio Danilo Leite da Silva Rocha Orientador: Ailton Brant
3º BLOCO: PLANEJAMENTO E GESTÃO Duração: 40 minutos Escopo:
IMUNOTERAPIA NO TRATAMENTO DE ASMA, RINITE, ALERGIA ALIMENTAR.
COMPLEXO ESTADUAL DE REGULAÇÃO “Divaneide Ferreira de Souza”
Atenção em Saúde Bucal para alunos da Escola Hector Acosta
Comportamento do Consumidor
ELEMENTOS DE MÁQUINAS II e SISTEMAS MECÂNICOS II
do Desconforto Respiratório Agudo
Infecção de Sítio Cirúrgico
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIA TISS SP/SADT
ORIENTAÇÕES DE PREENCHIMENTO GUIA TISS DE HONORÁRIOS
Infecção de Sítio Cirúrgico
Transcrição da apresentação:

Enf Andrees Souza E-mail: enfermeira.andrees@outlook.com Higiene Bucal Enf Andrees Souza E-mail: enfermeira.andrees@outlook.com

Definição A Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV) é um processo infeccioso do parênquima pulmonar que acomete pacientes submetidos à intubação endotraqueal e Ventilação Mecânica (VM) por mais de 48-72h.

Os fatores de risco para PAV são diversos e “podem variar dependendo do hospital, tipo de UTI Uma estratégia que tem sido adotada com sucesso para prevenção de PAV se refere à criação de protocolos dentro das UTIs, aplicados de forma multidisciplinar . Entretanto, aplicar os protocolos na prática assistencial desafio. Atualmente, têm sido bastante utilizados os Pacotes ou Bundles de Cuidados, os quais reúnem um pequeno grupo de intervenções que, quando implementadas em conjunto, resultam em melhorias substanciais na assistência em saúde

Lavagem das mãos

Higiene oral com clorexidina 0,12% A higienização adequada da cavidade oral do paciente submetido à VM é imprescindível, pois nesses casos há diminuição da produção salivar e impossibilidade de mastigação, que pode ser um importante reservatório para patógenos e que, se broncoaspirados, podem causar a PAV; A técnica deverá seguir os seguintes critérios: verificar se a cabeceira do leito está elevada à 30- 45°; aspirar às secreções da cavidade oral ; verificar a pressão do cuff e manter nas pressões 20-30 cm de H2 O; er ealizar a higienização em toda cavidade oral, dentes e língua com PI ou escova embebecida em clorexidina 0,12%.

Esse processo deverá ser realizado três vezes ao dia Esse processo deverá ser realizado três vezes ao dia. Essa sequência de cuidados deverá ser tomada para evitar migração de secreções da cavidade oral para vias aéreas inferiores. Além disso, a HO anteceda a higiene corporal, uma vez que, no banho de leito, geralmente, a cabeceira é baixada.

Elevação da cabeceira entre 30-45° A manutenção da cabeceira do leito elevada à 30-45° é uma das principais recomendações para evitar a broncoaspiração, principalmente nos pacientes que estiverem recebendo nutrição enteral. a manutenção da cabeceira elevada encontra algumas resistências na prática assistencial, com justificativas de que o paciente escorrega na cama o que leva ao risco de lesões naqueles com comprometimento da integridade da pele e, ainda, a possibilidade do paciente sentir- -se desconfortável nessa posição

Algumas sugestões, para verificar se a cabeceira está na angulação adequada (30-45°), como uma marcação na cama ou uma linha na parede para essa certificação; baixar a cabeceira somente quando necessário, nos momentos de mobilizar o paciente para mudança de decúbito, higiene corporal e fisioterapia, sendo logo em seguida posicionada novamente em 30- 45°; e certificar-se de que o cuff está insuflado nas pressões adequadas, antes de baixar a cabeceira.

Pressão do cuff entre 20-30 cm H2 O O controle efetivo da pressão do cuff da cânula endotraqueal é um cuidado importante para prevenção da PAV. A manutenção da pressão adequada do cuff deve assegurar a vedação da traqueia para impedir microaspirações de secreções subglóticas para o trato respiratório inferior, as quais são potencialmente causadoras de PAV. Ao mesmo tempo, a pressão não deve ser elevada, a fim de evitar o comprometimento da perfusão traqueal, pois a hiperinsuflação pode ocasionar isquemia local, que pode evoluir com estenose, fístulas e traqueomalácia.

Toda vez que for verificar a ´pressão do cuff certificar-se de que a cabeceira do leito esteja elevada a 30-45° no momento da verificação do cuff; Aspirar a cavidade oral antes da verificação da pressão do cuff, para evitar que secreções migrem para o trato respiratório inferior no momento da verificação; E verificar a pressão do cuff antes da realização da higiene oral.

Cuidados com aspiração de secreções Quando um paciente é submetido à VM, esse é exposto a fatores de risco para adquirir uma infecção, pois perdem a barreira natural entre a orofaringe e a traqueia e, se sedados, ficam desprovidos do reflexo da tosse, acumulando secreções acima do cuff da cânula endotraqueal, o que propicia maior colonização da árvore traqueobrônquica, predispondo migração dessas secreções para as vias aéreas inferiores

Conclusão de tudo O bundle de prevenção da PAV, construído coletivamente por profissionais de enfermagem e fisioterapia, abarcou quatro recomendações: higiene oral com clorexidina 0,12%; cabeceira elevada 30-45°; pressão do cuff entre 20-30 cm H2 O; e cuidados com aspiração das secreções traqueais. Destaca-se, ainda, a fácil aplicabilidade desse bundle, devido à simplicidade dos cuidados que o compõe, os quais não demandam aumento na carga de trabalho dos profissionais ou custos adicionais para a instituição, possibilitando assim sua aplicação em qualquer UTI.