Organizational Knowledge Assessment OKA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

2 Competindo com Tecnologia da Informação Sistemas de Informação – James A. OBrien – Editora Saraiva Cadeias de Valor Baseadas na Internet Marketing Pesquisa.
A estrutura do gerenciamento de projetos Introdução
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Tópicos Avançados de Sistemas de Informação Gestão do Conhecimento
Ciclo de vida e organização do projeto
“Se você não tem item de controle, você não gerencia” Kaoru Ishikawa
Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação e Documentação Disciplina: Gestão da Informação e do Conhecimento Prof.: Lillian.
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
Curso: CONSULTORIA EMPRESARIAL
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Gerenciamento da Integração
Porto de Galinhas/PE – Jul/11
ANÁLISE ADMINISTRATIVA
ANÁLISE ADMINISTRATIVA
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Planejamento do gerenciamento de riscos
CONSULTORIA EMPRESARIAL
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Movimento Brasil Competitivo
Control Objectives for Information and related Technology
Gestão do conhecimento: Uma pequena introdução
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
Infraestrutura de tecnologia da informação
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
PLANO DE NEGÓCIO.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
1 / 23 Controle de ações É o gerenciamento ativo, diário, dos riscos Ocorre ao mesmo tempo do gerenciamento do projeto Inclui a implementação do plano.
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Bianca Smith Pilla e Marina Keiko Nakayama
Projeto: Capacitação em GP
BENCHMARKING.
Trabalho realizado por
Tema Gestão do Conhecimento:.
Profissional de GC / Função de GC
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
GESTÃO DO CONHECIMENTO- ASSOCIADA
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Tema Gestão do Conhecimento:.
1 Fórum Nacional da Previdência Social A gestão da Previdência Social: uma questão de governança Peter Spink Brasília – DF 10 de maio de 2007.
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
Comitê Técnico de Gestão do Conhecimento e da Informação Estratégica
Elaboração e Análise de Projetos
ITIL(Information Technologies Infrastructure Library)
LEARNING ORGANIZATION OU ORGANIZAÇÕES VOLTADAS PARA O APRENDIZADO
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Gestão por Competências
ISO NBR Eduardo Silvestri Ribeiro
Gestão do Conhecimento e Cultura Organizacional Equipe Clotilde Mello Denise Collyer Henrique Rocha Ilvanise Ramalho
Subsistema de Desenvolvimento
Modelagem de Processos de Negócio
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Integração.
Módulo 10: Grau de Maturidade em Gestão do Conhecimento
FERRAMENTAS DE MARKETING
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Segurança da Informação Nossas ofertas. Quem somos: –Formada por consultores sênior com larga experiência e expertises focadas nas áreas de Tecnologia.
A eficiência organizacional com base no gerenciamento de projetos: estudo de caso da AIESEC no Brasil Rafael Oliveira Carvalho Neto Orientador: Prof. Me.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
PROGRAMA REDE DE INOVAÇÃO EM GESTÃO DO TURISMO OFICINA: FUNDAMENTOS METODOLOGICOS DO PROGRAMA FACILITADORAS: Elisabeth Mattos Márcia Rangel.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

Organizational Knowledge Assessment OKA WBI

Program de GC do Blanco Mundial Visão Geral do Projeto OKA Método OKA Outline Program de GC do Blanco Mundial Visão Geral do Projeto OKA Método OKA Resultados do Projeto Piloto OKA - Estágio Atual

Program de GC do Blanco Program de GC foi iniciado em meados dos anos 90 Descentralização de atividades do Banco para os países Conhecimento como linha de negócios do Banco Mundial Indústria do Conhecimento: segmento que mais cresce dentro da indústria de serviços World Bank Institute – WBI e o programa de treinamento em GC Introduzir conceitos básicos de GC nos países Introduzir GC em programas do Banco nos países (CAS) Iniciar um programa de assistência técnica nesta área Assimilar conhecimento local para reempregar em diversos países Auxiliar na criação e participar de comunidades interessadas em assuntos de desenvolvimento

Por que Gerencia do Conhecimento? Benefícios da GC Resolução de problemas usando todo o capital da organização: capital estrutural, processual e humano Maximização do uso do capital intelectual da organização Padronização e aplicação da experiência acumulada visando melhoria de “performance”, eficiência e eficácia da organização Aumentar capacidade de competição, sobretudo através de ideais inovativos e contínuo processo de mudança Aumentar a capacidade de aprendizagem contínua da organização Organizar capital humano em torno de práticas e objetivos da organização

Visão Geral do Projeto OKA

Visao geral do Projeto OKA Gestão do Conhecimento (GC) é um princípio organizacional que objetiva utilizar informação, experiência, conhecimento e habilidades (Intellectual Assets) da Organização afim de gerar valor O Projeto OKA foil concebido como ferramenta para acessar a capacidade e o nível de preparação de uma Organização na utilização adequada de seus ativos intelectuais. O Projeto tem como objetivos principais: Ser utilizado pelo WBI em seus treinamentos em GC Ser utilizado em projetos de Assistência Técnica do WBI Ser utilizado para avaliação de parceiros do Banco quando GC for um pré-requisito Coletar dados para benchmark em algumas dimensões da Gestão do Conhecimento OKA complementará o trabalho que o Banco está realizando em avaliar a economia do conhecimento dos países (Knowledge Assessment Methodology - KAM).

Método OKA

Metodologia OKA

Metodologia OKA A ferramenta OKA inclui três elementos básicos: Pessoas, Processos e Sistemas. Cada um destes elementos inclui uma série de “Dimensões do Conhecimento” Estas “Dimensões do Conhecimento” constituem o elemento chave da ferramenta. A ferramenta inclui 14 Dimensões. Cada “Dimensão do Conhecimento” incorpora um número de métricas. A escolha destas métricas foi resultado de entrevistas e pesquisa na área de GC, bem como de experiência derivada do programa de GC do Banco Mundial. Setenta (70) métricas foram escolhidas para o teste da ferramenta. A estas foram adicionadas métricas demográficas. A ferramenta foil viabilizada com um questionário composto de 183 questões (de um total inicial de 302) com “scores” associados a cada valor de cada questão.

“Dimensões do Conhecimento” Metodologia OKA “Dimensões do Conhecimento” Cultura e Incentivos Identificação e Criação de Conhecimento Compartilhamento do Conhecimento Comunidades de Prática e Times Aprendizado e Absorção do Conhecimento Liderança e Estratégia Alinhamento do programa/atividades de GC aos objetivos da Organizacao Operacionalização de processos do conhecimento nos processos institucionais Fluxos de gestão do conhecimento

Metodologia OKA Tecnologia de Informação de suporte às atividades e programas de Gestão do Conhecimento Infraestrutura de Acesso ao Conhecimento Tipos de Conteúdo refletindo o Conhecimento da Organização Infra-estrutura de suporte ao Program de Gestão do Conhecimento

Metodologia OKA Exemplo de uma “Dimensão do Conhecimento” Culture & Incentives Definição: As atitudes culturais implícitas e explícitas, convicções e incentivos que existem dentro da organização para dar forma, criar suporte para o uso de recursos intelectuais visando alcançar objetivos da organização. O que está sendo medido: O grau em que as políticas organizacionais recompensam as atividades do conhecimento (inclui mecanismos de transferência do conhecimento) O grau de tolerância da organização relacionados com o comportamento de risco e inovação O grau de sustentação da organização para as atividades de aprendizagem O grau de receptividade do empregado para mudanças na organização O grau de participação de empregado em melhorar o desempenho da organização O grau em que a organização é receptiva quanto às idéias externas

Metodologia OKA

Metodologia OKA

Metodologia OKA Ferramenta utiliza QuestionPro para aplicação do survey Uma base de dados para armazenamento dos resultados do survey e análise computacional baseados em scores associados a cada valor de cada questão do survey Criação de um “spider diagram” que representa as “Dimensões do Conhecimento” com seus respectivos scores Um score final mostra quão preparada uma organização está em Gestão do Conhecimento (nível de maturidade em GC)

Metodologia OKA

Metodologia OKA

Metodologia OKA

Metodologia OKA Ferramenta foil aplicada em 56 Organizacões nos EUA e em 2 Organizacões no Brasil Maior parte das organizacões pertencentes ao governo O setor de saúde e militar estão muito representados, embora outros 8 setores também estejam representados (Financeiro, Consultoria, Comércio, etc) Maior proporção de Organizações com média de 1.000 a 10.000 funcionários Organizações com presença em vários países (1-12 países) Organizações com níveis de retenção de funcionários entre 50%- 70% nos últimos 5 anos Maior parte da força de trabalho com nível superior .

Metodologia OKA A ferramenta foil aplicada com e sem “focus groups” a fim de avaliar qual a metodologia mais apropriada para derivar resultados.Os métodos testados foram: Uma instituição com vários participantes (método preferido) Workshop para explicação do método com principais representantes de diversos setores da organização Resposta ao Survey e distribuição dos scores. Diferentes participantes respondem ao survey individualmente Workshop para discussão dos resultados do survey e consolidação de definições para criar entendimento comum dos resultados entre participantes Discussão de ações para reforço de “Dimensões” com problemas ou scores abaixo do esperado ou da média de organizaçoes já testadas Muitas instituições com um participante de cada. Este método foil usado em Workshops de poucos dias efetuados pelo WBI

Metodologia OKA

Metodologia OKA

Metodologia OKA

Resultados do Projeto Piloto

Resultados do Piloto OKA Maioria das organizações não possuem programas “formais” de GC Das que possuem, 23% declaram sucesso dos programas Estrutura organizacional 23% unidade centralizada 38% responsabilidade distribuída com coordenação 23% somente em unidades descentralizadas 75% não possuem estratégias e políticas explícitas (escritas) de GC Em 41% a Gerência Superior apoia as atividades de GC 40% das organizações não possuem CoPs ou estruturas semelhantes 33% das Organizações tem orçamento relacionado às atividades de GC 40% não possuem incentivos especificos para GC (20% possuem incentivos – normalmentes prêmios e recompensas não financeira) 45% tem programas formais e periodicos de aperfeiçoamento de pessoal usando lições aprendidas, AARs, ou métodos semelhantes

Resultados do Piloto OKA Mecanismos de Compartilhamento do Conhecimento Workshops – 35% Emails – 30% Comunidades – 30% Intranet – 30% Reuniões departamentais ou semelhantes – 18% Discussões Eletrônicas moderadas – 13% Video e audio conferências – 18% Almoços Informais (Brown Bags) – 11% Tipos de conteúdo explícito: Melhores Práticas – 15% Know-how – 11% Processos documentados – 20% Lições Aprendidas – 14% Conhecimento sobre clientes – 14%

Resultados do Piloto OKA 30% das organizações tem sistemas de informação para apoiar conhecimento no nível da organização (28% a nível departamental ou de unidades) 41% ulitiliza pesadamente tecnologias de informação e comunicação (outros 28% utilizam “somewhat high”). Somente 9% não utilizam estas tecnologias suficientemente.

Resultados do Piloto OKA Análise de quão preparadas estão as Organizações em GC As “Dimensões” relacionadas a Processos e Sistemas apresentam “scores” mais baixos. A maior parte das Organizações apresentam melhores “scores” relacionados as “Dimensões” relacionadas a Pessoas Dimensões relacionadas a Pessoas que apresentam maiores “scores: “Knowledge Content” “Knowledge Sharing”, “Knowledge Flows”, e “Knowledge Identifications and Creation”. Em Processos, as Organizações apresentam “scores” mais baixos em : “Alignment”, “Operationalization” e “Leadership and Strategy”. Em Sistemas, a maioria das Organizações testadas não possuem um programa “formal” de GC mas apresentam uma quantidade substancial de práticas que , se bem integradas, poderão evoluir para um program de GC.

Resultados do Piloto OKA

Resultados do Piloto OKA Metodologia em geral e questionário Maior análise das Dimensões de “knowledge Learning” e “Knowledge Content” Sugestões para eliminação e acréscimo de questões deverão ser avaliadas para contextos específicos (governo, empresas privadas, empresas de pequeno e medio porte, etc). Cerca de 60 recomendações de adições e mudanças foram feitas pelas organizações testadas. Intervalos (“Ranges”) começam a ser possiveis de serem derivados para cada “Dimensão do Conhecimento” a partir do número de organizações já testadas Ainda não é possível definir uma seqüência de Implementação das “Dimensões do Conhecimento”, mas trabalho indicativo já é possível com base nos resultados Primeiros padrões associados às “Dimensões do Conhecimento” já se tornam possíveis Abordagem Administrativa OKA parece (nesta versão) ser mais adequada para organizações maiores OKA oferece melhores resultados quando usada dentro de uma organização usando “focus groups” e questionário combinados

OKA - Estágio Atual

OKA Estágio Atual e próximos passos Próximos 6-8 meses: Continuação da análise dos resultados obtidos até o momento Derivar seqüências de implementação de programas de GC baseados nos resultados obtidos Analizar os padrões derivados dos “scores” visando a definir intervalos para cada Dimensão do Conhecimento (níveis de maturidade) Identificar parceiros para projetos visando a “estabilizar” uma versão da ferramenta 8-10 meses: projetos conjuntos Uso da ferramenta em audiências diversificadas 1-2 anos: Necessidade de evoluir para um esquema utilizando o método de “multi-factored weighting”

Perguntas ?

GESTÃO DO CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA COMITÊ TÉCNICO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO E INFORMAÇÃO ESTRATÉGICA CT-GCIE HTTP://CATIR.SOFTWAREPUBLICO.GOV.BR