O pediatra e os meios eletrônicos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cursinho Primeiro de Maio
Advertisements

Desde pequenos um hábito se instala em nós: resolver problemas comprando coisas. Você já percebeu como essa situação é bastante.
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
Vanda Valle de Figueiredo
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Rebeldia e Rivalidades Entre Jovens.
Autoridade se constrói
Mediunidade na infância
ESCOLA DE PAIS Pauta: Apresentação: Bullying Espaço Aberto: Participação dos Pais e Responsáveis Vídeo: Felicidade – Içami Tiba Dinâmica: Centro das Atenções.
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
BULLYNG
Ensino Fundamental II e Ensino Médio
Regras e limites na educação de crianças
Ciberdependência é uma doença
“Uma empresa que é uma ótima idéia”...
Ajude – me!!.
Uma noite À luz Da vela.
A TELEVISÃO.
Televisão e Obesidade fonte bebe.sapo
ROTARY CLUB DE EMBU HOMENAGEM AO EDUCADOR QUE FAZ A DIFERENÇA
Prof. Dr. Adriano Canabarro Teixeira
Público- Alvo Real X Virtual Brenda de Souza Fernandes 2º PP – Manhã
Autismo: Orientação Familiar
O PEDIATRA E OS MEIOS ELETRÔNICOS
Colégio Nossa Senhora de Sion
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
“Estamos passando por um processo de transformação social que não tem mais volta; hoje, temos uma nova forma de trocarmos saberes e de desenvolver conhecimento.
Técnicas dos alunos de sucesso
Actividade A - Sendo um meio de comunicação muito atractivo, tanto visual como auditivo: pode restringir a vontade da criança comunicar por outras formas.
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Como contribuir para atender as necessidades do aluno com Diabetes
Escola Secundária c/3º ciclo de Tondela Área de projecto 8ºB
SEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO
Escola Promotora de Saúde – 2009/2010
EDUCANDO NOS TEMPOS ATUAIS O PAPEL DOS PAIS NA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
ALGUNS SEGREDOS DA ARTE DE EDUCAR.
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
Diretrizes de um programa de prevenção
Mobilizando seus colegas de trabalho
PILATES: Essa prática é feita no chão ou com aparelhos???
Por:José Augusto Pereira da Silva e Nadielson Francisco Chaves FACNORTE – FACULDADE DO NORTE DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS MESTRADO.
Higiene do exercício Atividade Física Pirâmide Alimentar Hidratação
TABAGISMO “XEQUE-MATE” “PARE, PENSE E ANALISE”.
Iniciando o Aleitamento Materno Enfª Carla de L. Holanda de Abreu.
Perigos relacionados com a internet
Distúrbios alimentares
1 – Férias do barulho De acordo com o vídeo que você acabou de assistir, dos perigos que estão ocultos nos programas de TV, quais são os dois que mais.
Matricula: U4R8V9. Perfil da Geração Y Integrados Globais e conectados Conscientes e críticos Comportamento é diretamente influenciado pelo grande volume,
Perigos relacionados com a internet
Aula 07 – Ensino Fundamental II
Prejuízos do Trabalho Infantil para a Educação
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Nome: Ruben Ferreira Turma: 8.8 Nº17 Ano letivo: 2013/2014.
“Saber estudar com Eficiência III – Como posso ajudar o meu filho a ESTUDAR!” Maio, 2015.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Qual a importância da Atividade Física no combate à Obesidade?
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
Nutrição e Atividade Física na Adolescência
• Manejo – Formação – Professor.
Coragem para se doar num mundo que só pensa em receber
Passos para Planejamento
COMO LidaR com COMPORTAMENTOS inadequadOs birras, DISPUTAS, LIMITES, ETC. 2º GRUPO DE PAIS 2015.
13 A família e a televisão. 13 A família e a televisão.
O computador como Meio e como Fim...
Alunos – Intervenção em Gupo Alunos – Intervenção em Gupo DenominaçãoDestinatários N.º Sessões Duração Objetivos Gerais Métodos de Estudo “Sei Organizar-me”
O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Transcrição da apresentação:

O pediatra e os meios eletrônicos.

Os meios de comunicação na vida da criança e do adolescente: Vilões ou edificantes na formação? Isso depende da orientação adequada passada dos pais para os filhos na forma de utilizá-los. No entanto, se houver uma falha nessa orientação, é obrigação do pediatra perceber o mau uso e orientar pais e filhos sobre a melhor forma de proceder.

O papel dos pais na criação.

Primeiro é preciso ser pai As dificuldades que os pais enfrentarão para educar um filho dependerão, fundamentalmente, da capacidade de amar e de educar que esses pais desenvolveram ao longo de suas próprias vidas, além das condições do meio ambiente que serão oferecidas a essa criança.

O que observar? Para identificar se há abuso na utilização dos meios eletrônicos, os pais devem observar se esse uso está dificultando outras atividades do filho, como o desempenho escolar e o contato social, ou causando algum outro tipo de malefício.

Cuidado! "Crianças e adolescentes cujos pais passam muito tempo na internet, tendem a não ter noção do tempo gasto no computador” É importante que os pais estejam atentos em relação aos seus filhos para que possam perceber eventuais diferenças em seus comportamentos. Os filhos se espelham nas atitudes dos pais para criar uma rotina de comportamento.

Como agir? “É preciso ter um diálogo, estabelecer critérios e negociar com os filhos. Tem que ter confiança. Muitas coisas que passam nos veículos de comunicação não são novidades para as crianças e adolescente, o que vai fazer a diferença é a orientação passada pelos pais.” A conversa entre pais e filhos deve ser aberta e sincera, permitindo que os pais acompanhem as atividades e relações de seus filhos, sem invadirem seus espaços.

Regras para serem cumpridas Deve-se evitar computador, TV, vídeo-game no quarto. Um bom modo de controlar o conteúdo que os jovens têm acesso sem invadir sua privacidade é deixando, por exemplo, o computador em lugar em que todos os membros da família passam. É preciso estabelecer um limite diário de uso do meio eletrônico. Isso facilita o controle sem que o jovem se sinta invadido. 

Instruir os pais quanto à limitações no uso dos meios de comunicação Papel do pediatra: Pesquisa revela que crianças americanas de 8 a 18 anos ficam, em média, mais de 7h/dia usando meios de comunicação Instruir os pais quanto à limitações no uso dos meios de comunicação

. Instruir os pais para educar para o uso correto da mídia Apesar dos diversos problemas de desenvolvimento que podem ser causados pelos meios eletrônicos, eles são rica fonte de atividades criativas, sociais e educacionais. Pesquisas indicam que crianças que aprenderam a utilizar os meios de comunicação são críticas quanto às informações que recebem pelos meios de comunicação e sabem limitar seu uso Não é possível excluir os meios eletrônicos da vida, o melhor é prevenir quanto ao uso adequado Instruir os pais para educar para o uso correto da mídia Fazer anamnese completa, verificando existência de problemas no desenvolvimento e sua associação com o uso incorreto de eletrônicos .

Obesidade e Problemas Cardíacos 5 horas parados em frente a televisão: aumentam 60% o risco os casos de colesterol alto e hipertensão e em 5x o risco de aterosclerose em adolescentes. Aumento do consumo de produtos de fácil acesso, ricos em sódio, glicose e lipídios, os quais mantém a crianças por mais tempo em frente a Televisão. Diminuição expressiva na atividade física.

Pediatra deve: Utilizar as curvas de desenvolvimento para averiguar problemas associados à obesidade e, caso haja desvios, como IMC alto ou retardo no crescimento ligados à alimentação, encaminhar à nutricionista Instruir pais sobre alimentação correta, prevenindo desvios futuros

Estimulação da Violência O contato com programas de televisão e jogos que estimulam a violência, já são apontadas como principal causa de agressão entre crianças e jovens. Devido a disseminação da internet, a ocorrência de cyberbulling, é algo corriqueiro entre nossas crianças. O comportamento machista e de intolerâncias as minorias (homossexuais, estrangeiros,...), também foi evidenciado em meninos que tem passam longo tempo em contato com a internet de forma não controlada.

Cabe ao pediatra... Averiguar comportamento agressivo da criança . Questionar os pais sobre o controle que está sendo feito sobre o conteúdo de mídia que encontra o filho Falar aos pais sobre como a violência exposta na mídia é prejudicial ao desenvolvimento psicológico infantil

Problemas escolares Adolescentes que passam a madrugada acordado tem dificuldade de manter-se atentos na escola durante a manhã. A linguagem fragmentada usada pela mídias, dificultam o entendimento de linguagem didática. Comparados aos jovens com boas notas, os alunos com notas na média ou abaixo tinham uma televisão no quarto e assistiam com maior frequência. O tempo gasto com televisão foi apontado com principal causa de baixo rendimento escolar, entre jovens normais.

Ao pediatra... Perguntar aos pais sobre sonolência diurna, irritabilidade ou dificuldade ao dormir e, se adolescente, sobre desempenho escolar. Questionar sobre horários e quantidade de uso de aparelhos audiovisuais

Influencia no Ritmo de Sono Segundo pesquisa americana, os adolescentes passam maior parte do tempo no computador ou em frente a televisão, mais até que dormindo. O estimulo luminoso reduz a liberação de melatonina, assim o cérebro necessita de 1h a 2 h, para “desligar” e começar o processo de sono. Estudo inglês, demonstrou que aumentaram em 40% o numero de casos de crianças com insônia, sendo a televisão como a principal causa do aumento.

Médico pediatra... Dizer aos pais e à criança sobre o uso em horários próximos ao sono e sobre a necessidade das oito horas diárias de sono necessárias ao bom crescimento

Maturação Sexual Precoce A erotização precoce é apontada como consequência da exposição maciça a programas de televisão, internet e letras de musicas. A internet apresenta-se como uma ferramenta fácil e rápida pra os adolescentes terem contado com conteúdos eróticos . Pesquisa apontam inicio antecipado da vida sexual dos adolescentes. Essa antecipação esta na maioria dos casos acompanhada de um preparo a respeito de DST e métodos anticonceptivos.

Deve o pediatra... Notar desvios comportamentais que podem estar ligados à sexualidade precoce. Avisar os pais sobre a necessidade de saber e controlar o conteúdo a que seus filhos tem acesso. Alertar pais e filhos sobre o perigo da pedofilia e, caso seja adolescente, da obrigatoriedade do uso de camisinha.

Doenças Neuroemocionais Estudos comprovaram que as crianças que passam muitas horas com os meio eletrônicos apresentam maior dificuldade com relações reais e optam por permanecer “escondidos atrás da tela”. Os casos de depressão são muito mais comuns hoje do que a duas décadas. Muito é atribuído a falta de endorfina liberada após exercícios físicos.

Informação ao pediatra: Recomendações da Academia Americana de Pediatria: Perguntar sobre 2 questões, no mínimo, relacionadas ao uso dos meios de comunicação Averiguar se agressividade, dificuldade escolar ou excesso de peso não está relacionado com mídia Alertar pais da necessidade de selecionar a programação que chega à criança, discutir temas abertamente com os filhos, limitar tempo de uso de eletrônicos, enfatizar atividades sem meios eletrônicos. Evitar uso de televisão por menores de 2 anos

Em suma... O pediatra deve fazer uma anamnese completa, averiguando desvios no desenvolvimento Questionar aos pais sobre o uso e controle da mídia Instruir pais e filhos sobre como, quando e quanto ela deve ser utilizada Muito mais importante que tratar é prevenir! Conversar amplamente com pais e filhos é o melhor caminho

Obrigado!

Referências: http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_funccedilatildeo_dos_pais_e_o_pa pel_da_miacutedia http://www.minhavida.com.br/familia/materias/11798-pais-devem-controlar-o-uso-da-internet- pelos-filhos http://www.mundomulher.com.br/?pg=17&sec=110&sub=119&idtexto=7837 AAP, American Academy of Pediatrics, Committee on Public Education (2001). Children, Adolescents, and Television. Pediatrics, Vol. 107, Nº 2, Feb. 2001, pp. 423-426. Brown, J.D. et al. (2006). Sexy media matter: Exposure to sexual content in music, movies, television, and magazines predicts black and white adolescents' sexual behavior. Pediatrics, Vol. 118, April 2006, pp. 1018-27. http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/obesidade-infantil.htm http://www.scielo.br/pdf/jped/v78n5/7805359.pdf http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e- adolescente/comportamento/cyberbullying-violencia-virtual-bullying-agressao- humilhacao-567858.shtml