Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano de Contas Aplicado ao Setor Público
Advertisements

ASPECTOS CONTÁBEIS O Resultado apresenta os valores de receitas, despesas e custos provenientes da consecução dos objetivos sociais de uma empresa, significando.
Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União
TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO PARAÍBA 22/01/2009. PORTAL DO GESTOR Credenciamento dos gestores e técnicos Envio de dados e documentos Solicitação de correção.
REEMBOLSO DE DESPESA COM PESSOAL CEDIDO
FOLHA DE PAGAMENTO.
ENCERRAMENTO DO EXERCÍCIO DE 2006
SUBSISTEMA DOCUMENTO. MÓDULO ENTRADADOS TRANSAÇÃO >ATUFOLHA.
Coordenação de Contabilidade Coordenação-Geral de Finanças Subsecretaria de Planejamento e Orçamento/SE 21 de novembro de 2012.
Coordenação de Contabilidade Coordenação-Geral de Finanças Subsecretaria de Planejamento e Orçamento/SE 21 de novembro de 2012.
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
CAPACITAÇÃO PARA O GESTOR SETORIAL SIAD
REGISTRO DE MULTA CONTRATUAL APLICADA PELA FIOCRUZ NOS
CGF/SPO Coordenação de Acompanhamento da Programação Financeira
Sistema de Controle de Condomínios
COMO MOSTRAR TRANSPARÊNCIA NUMA GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADA PELO SIAFEM
Automação da sua equipe de vendas. Controle em tempo real.
Coordenação de Contabilidade Coordenação-Geral de Finanças Subsecretaria de Planejamento e Orçamento/SE Novo CPR - Login.
Ministério da Saúde Fundação Nacional de Saúde Coordenação de Execução Orçamentária e Financeira – COEFI/CGOFI/DEADM.
Encontro sobre o Encerramento do Exercício de 2012 e inovações para o exercício de 2013 Novembro 2012.
Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União
Alterações do PCASP Federação e Estendido.
Sistema Para Controle de Cooperativas
Registro de Documentos Hábeis Autorização de Documentos Hábeis.
Demonstrativos no novo modelo contábil
Reunião de Executivos Julho/2014. Agenda Ganhando tempo s enviados para a entidade Cadastros: Associados, Operadores e questões que interferem no.
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Como chegar ao Dia “D” Encontro sobre a Norma de Encerramento do Exercício de 2014 e Abertura de 2015 Brasília, 04 de novembro de 2014 Coordenação-Geral.
Ministério da Educação Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Secretaria Executiva 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO.
CAPACITAÇÃO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTABILIDADE X CLIENTE
Reunião de Executivos 13/11/2014 Chapecó.
Novo Plano de Contas da União
Financeiro - Tenha maior controle e gestão de sua clínica
Retaguarda – Cadastro de Situação do Orçamento IdentificaçãoRET_024 Data Revisão30/10/2013.
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
Gerente de Informação de Custos - Substituto
Fevereiro| ADH-RP Só será utilizada para a execução de Restos a Pagar não Processados, gerados em 2013, cujo elemento exigia RPC e ou.
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
Contabilidade, por Frederico Herrmann Júnior
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
CONTAS A PAGAR E CONTAS A RECEBER
Coordenação de Execução Orçamentária e Financeira – COEFI/CGOFI/DEADM
Relatórios Publicados
Módulo de Contabilidade
Sistema de Propostas, Contratos e Faturamento
FONDCF Maio de 2015.
Inscrição de RP Não Processados a Liquidar/liquidação.
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento FONDCF 15/05/2015.
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Lançamentos Contábeis Típicos da Administração Pública - PCASP.
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Financeiro - Análise Financeira
Escrituração de Contas Aplicado ao Setor Público Professora M. Sc. Crísley do Carmo Dalto Mestre em Ciências Contábeis- Contabilidade Gerencial Especialista.
Financeiro - Como controlar(completo)
Contabilidade Aula 3.
TRIBUTOS. VISÃO GERAL CADASTROS LANÇAMENTOS GUIAS RELATÓRIOS ARQUIVOS MANUTENÇÃO INTEGRAÇÃO CONPAG.
Rotinas de GRU para o encerramento do exercício de 2015.
Treinamento para Multiplicadores do PCASP SIAFI-Web – Principais Alterações Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União - CCONT.
Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União STN / CCONT.
 Inclusão do Documento Hábil GD (GRU Devolução Despesa)  Exemplo: Devolução de diárias não utilizadas por um servidor. Obs.: Recomenda-se que o arquivo.
Coordenação de Contabilidade Coordenação-Geral de Finanças Subsecretaria de Planejamento e Orçamento/SE Fonte: STN Recomenda-se que este arquivo seja visualizado.
Acionar o menu “(+) Rotina Mensal/Anual”. Acionar o menu “(+) Rotina Mensal/Anual”, e clicar no sub-menu “TCE deliberação 248.
Coordenação de Contabilidade Coordenação-Geral de Finanças Subsecretaria de Planejamento e Orçamento/SE Novo CPR - Login Deve-se informar o CPF no campo.
Permitida a reprodução total ou parcial desta publicação desde que citada a fonte. Manual de Contabilidade Aplicada no Setor Público: Plano de Contas Aplicado.
 Inclusão do Documento Hábil “RD” (Reclassificação de Despesas), equivalente ao documento “CD” no CPR atual.  Exemplo: Regularização de empenho informado.
SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA SECRETARIA EXECUTIVA DO TESOURO – SET.
PCASP. Navegando na sala virtual Nome do Treinamento.
Transcrição da apresentação:

Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União NOVO CPR Coordenação-Geral de Contabilidade e Custos da União STN / CCONT

Objetivo: - Apresentar o Novo CPR, mostrando as suas principais alterações para o sistema atual, além da sua aderência às mudanças pelas quais a Contabilidade Aplicada ao Setor Público está passando.

CPR O CPR é um subsistema do SIAFI que possibilita ao usuário obter informações analíticas e gerenciais relativas ao fluxo financeiro ou de caixa, da previsão até o efetivo recebimento e pagamento, permitindo, ainda, mediante opção, a realização automática destas operações.

Nota de Programação Financeira Materiais e/ou Serviços FLUXO FINANCEIRO/CAIXA Nota de Programação Financeira E N T R A D S Serviços Prestados Materiais e/ou Serviços Material S A Í D FINANCEIRO Nota Fiscal de fatura Nota Fiscal ALMOXARI FADO FATURA MENTO CPR R$ ORÇAMENTO PATRIMÔNIO Autorização Documento Hábil Explicar que diversas fontes de informações alimentam o CPR e geram compromissos (recebimento, pagamento, nota de empenho…) SERVIÇOS GERAIS Empenho Aquisição de Bens Serviços Prestados Recibo

CPR - VANTAGENS Otimizar o processo de programação financeira; Possibilitar consultas detalhadas e consolidadas do fluxo de pagamentos e recebimentos; Comandar, automaticamente, pagamentos presentes e futuros; Registrar, contabilmente, em tempo hábil os compromissos assumidos e os créditos a receber; Permitir a vinculação de documentos hábeis e contábeis. Promover a descentralização de responsabilidades envolvidas no processo de pagamentos e recebimentos; Reduzir o volume e a tramitação de papéis; Permitir a localização imediata dos documentos originais.

CONCEITOS BÁSICOS DOCUMENTO DE ORIGEM É o documento (papel), emitido pela unidade ou pelo fornecedor, que será cadastrado no sistema. NOTA FISCAL RECIBO FATURA É o documento gerado pelo sistema a partir dos dados informados pelo usuário, ao qual estão associados compromissos a pagar ou a receber. DOCUMENTO HÁBIL

CONCEITOS BÁSICOS DOCUMENTO DE REFERÊNCIA É um documento hábil, normalmente de previsão, ao qual o documento que está sendo cadastrado faz referência, substituindo seus compromissos; NOTA DE PAGAMENTO NE Dizer que o documento hábil baixará ou restabelecerá, dependendo do efeito estabelecido na tabela de situações, o documento de referência.

A SITUAÇÃO INDICA OS EVENTOS A SEREM APLICADOS. CONCEITOS BÁSICOS SITUAÇÃO É a codificação do fato que será contabilizado quando da liquidação e realização ou cancelamento do documento hábil, determinando também o relacionamento com o documento de referência (exigência, tipo, equivalência de valor, etc). A SITUAÇÃO INDICA OS EVENTOS A SEREM APLICADOS.

CONCEITOS BÁSICOS DEDUÇÃO / ENCARGOS Corresponde às retenções de impostos e contribuições, aos descontos e também aos encargos da unidade relacionados ao documento hábil. As retenções e descontos serão deduzidos do valor a pagar ao credor. Os encargos são acréscimos decorrentes do compromisso principal (encargos patronais). GPS As retenções e descontos são deduzidos do valor a pagar do credor. Já os encargos são acréscimos e correspondem a despesas da unidade. DARF

CONCEITOS BÁSICOS É a unidade gestora responsável pelo pagamento/ recebimento dos compromissos gerados por um documento hábil de realização, podendo ser diferente da ug emitente do documento. UG PAGADORA / RECEBEDORA

CONCEITOS BÁSICOS CREDOR/DEVEDOR Identifica a entidade credora do compromisso, se documento de pagamento, ou devedora, se documento de recebimento.

CONCEITOS BÁSICOS COMPROMISSOS São os valores a pagar ou a receber gerados a partir do cadastramento de um documento hábil, podendo ser também de previsão ou de realização. 25 JUL 26 JUL

CPR - LÓGICA DE FUNCIONAMENTO FLUXO DE CAIXA ENTRADA DE DADOS FLUXO DE CAIXA DOCTOS SIAFI NE, PF COMPROMISSOS A PAGAR E A RECEBER Como funciona para documentos internos do sistema que geram compromissos a serem realizados por meio do CPR (transação CONFLUXO).

DOCUMENTO CONTÁBIL (NS) CPR - LÓGICA DE FUNCIONAMENTO ENTRADA DE DADOS FLUXO DE CAIXA DOCUMENTO CONTÁBIL NS DOCUMENTO CONTÁBIL (NS) FLUXO DE CAIXA DOC. ORIGEM N. FISCAL RECIBO CONTRATO DOCUMENTO HÁBIL NP, RP, SF COMPROMISSOS A PAGAR E A RECEBER Falar que no CPR é como se estivesse scaneando o papel que se tem em mãos para pagamento. O documento papel será representado no sistema pelo documento hábil, que gerará um compromisso a pagar ou receber a ser realizado na CONFLUXO. O documento hábil é uma representação gráfica e a NS a representação contábil.

Nota de Lançamento de Sistema - NS FASES DA DESPESA EMPENHO LIQUIDAÇÃO PAGAMENTO Documento Hábil (CPR) CONFLUXO: Documento Hábil – “REALIZA” Nota de Empenho Nota de Lançamento de Sistema - NS Ordem Bancária - OB Fornecedor

PROJETO NOVO SIAFI O projeto Novo SIAFI tem como objetivo reconstruir o SIAFI em uma plataforma mais moderna, flexível e econômica, superando as limitações apresentadas no sistema atual. A reconstrução segue a diretriz de migração gradual do sistema, sendo a 1ª fase do projeto o aperfeiçoamento do Subsistema de Contas a Pagar e a Receber – CPR.

EQUIPES ENVOLVIDAS STN: CCONT COSIS COFIN SERPRO: REGIONAL FORTALEZA REGIONAL BRASÍLIA POLO FLORIANÓPOLIS REGIONAL BELO HORIZONTE

Premissas: Aperfeiçoar rotinas patrimoniais; Parametrizar regras fixas em programas; Facilitar utilização por usuários não especializados em contabilidade;

Premissas: Utilizar vantagens do documento folha; Otimizar consultas consolidadas; Evoluir integração com sistemas externos.

Permanência dos Conceitos Básicos Os conceitos básicos – situação, documento de origem, documento hábil, etc - estão mantidos, pois já estão no cotidiano do operador da UG.

Nova estrutura Módulos Dados de Apoio Documento Hábil Gestão de Compromissos Consultas Gerenciais de Compromissos

Subsistema CPR – login

Subsistema CPR – login

Subsistema CPR atual– login

Subsistema CPR atual – visualização

Subsistema CPR atual – módulos

Subsistema CPR atual – transações

Subsistema CPR atual – transações

Subsistema CPR atual – transações

Subsistema CPR – alterações Exibição das mensagens Opções de impressão e ajuda Identificação da UG e do usuário Navegação por abas Transações

Subsistema CPR – alterações

Subsistema CPR – alterações O Novo CPR é estruturado em diversas abas, cada uma destinada a realizar registros específicos

Transação ATUCPR- comparativo

Transação ATUCPR- comparativo

Transação ATUCPR- comparativo

Transação ATUCPR- comparativo

Transação ATUCPR- comparativo

Transação ATUCPR- comparativo

Documento Folha - Origem

Documento Folha - Origem

Documento Folha - Origem

Documento Folha - Origem

Subsistema CPR – alterações Para a 1ª Versão o documento conterá as abas: Dados básicos Principal com orçamento Principal sem orçamento Encargos Deduções Centro de custos Ajustes Dados de pagamento Resumo

Subsistema CPR – alterações Para a 2ª Versão serão inseridas as abas: Crédito Compensações Variação patrimonial

Documento Folha - Origem

Transação ATUCPR

INCLUI DOCUMENTO HÁBIL - INCDH Subsistema CPR Mudanças ATUCPR INCLUI DOCUMENTO HÁBIL - INCDH

Transação CONCPR

Subsistema CPR Mudanças CONSULTA DOCUMENTO HÁBIL - CONDH CONCPR GERENCIAMENTO DE COMPROMISSOS - GERCOMP

Transação CONFLUXO

Subsistema CPR Mudanças GERENCIAMENTO DE COMPROMISSOS - GERCOMP CONFLUXO DEMONSTRATIVO DE COMPROMISSOS - DEMCOMP

Transação CONMOVDOC

Subsistema CPR Mudanças CONSULTA DOCUMENTO HÁBIL - CONDH CONMOVDOC GERENCIAMENTO DE COMPROMISSOS - GERCOMP

Transação CONSITDOC

Subsistema CPR Mudanças CONSULTA GRUPO DE SITUAÇÕES - CONGRUSIT CONSITDOC CONSULTA SITUAÇÃO - CONSIT CONSULTA TIPO DE SITUAÇÕES - CONTIPSIT

Subsistema CPR Mudanças CONSULTA GRUPO DE SITUAÇÕES - CONGRUSIT CONDEDUÇÃO CONSULTA SITUAÇÃO - CONSIT CONSULTA TIPO DE SITUAÇÕES - CONTIPSIT

Novo CPR – Tipo de Situação

Novo CPR – Tipo de Situação

Novo CPR – Grupo de Situação

Novo CPR – Situação

Novo CPR – Grupo de Situação

Novo CPR – Grupo de Situação

Transação CONDOCHAB

CONSULTA TIPO DE DOCUMENTO HÁBIL - CONTIPDH Subsistema CPR Mudanças CONDOCHAB CONSULTA TIPO DE DOCUMENTO HÁBIL - CONTIPDH

Novo CPR – Tipo Doc. Hábil

Novo CPR – Tipo Doc. Hábil

Novo CPR – Tipo Doc. Hábil

Novo CPR – Tipo Doc. Hábil

Transação ATULOB

Transação CONLOB

Transação ATULR

Transação CONLR

Transação PROTOCOLO

Subsistema CPR Mudanças ATULR, ATULOB, CONLR, CONLOB E PROTOCOLO DEIXAM DE EXISTIR NO NOVO CPR

Subsistema CPR – Dados Básicos

Subsistema CPR – Dados Básicos

Subsistema CPR – Dados Básicos

Subsistema CPR – PCO

Subsistema CPR – PCO

Subsistema CPR – PSO

Subsistema CPR – PSO

Subsistema CPR – Encargos

Subsistema CPR – Encargos

Subsistema CPR – Deduções

Subsistema CPR – Ajustes

Subsistema CPR – Centro de custos

Subsistema CPR – Centro de custos Não há mais o registro contábil das informações de custos. As informações colocadas na aba servem de subsídio para o Sistema de Informações de Custos.

Subsistema CPR – Dados pagamento

Subsistema CPR – Dados pagamento

Subsistema CPR – Dados pagamento Importante: Quando da inclusão do Documento Hábil, os dados de pagamento devem ser preenchidos antes do momento de realização do compromisso.

Subsistema CPR – Dados pagamento PCO ENCARGO DEDUÇÃO DADOS DE PAGAMENTO

Subsistema CPR – Dados pagamento

Subsistema CPR – Resumo

Subsistema CPR – Resumo

Subsistema CPR – Resumo

Subsistema CPR Lógica dos registros das abas de Variação Patrimonial e Principal com Orçamento: - Somente Principal com Orçamento é preenchida: acontecem registros orçamentários e patrimoniais concomitantemente; - Só a aba de Variação Patrimonial é preenchida: só acontecem os registros patrimoniais. Posteriormente, quando o orçamento é preenchido na aba de Principal com Orçamento, o sistema relaciona, no mesmo documento, esses valores com os que já foram lançados na aba de Variação Patrimonial, fazendo com que, nesse momento, só aconteçam registros orçamentários.

Transação CONFLUXO

Subsistema CPR - Compromissos

Subsistema CPR - Compromissos

Transação CONFLUXO

Transação CONFLUXO

Transação CONFLUXO

Transação CONFLUXO

Transação CONFLUXO

Subsistema CPR - Compromissos OPÇÕES DE REALIZAÇÃO A AGENDAR O COMPROMISSO PARA DATA FUTURA B BAIXAR O COMPROMISSO D DESAGENDAR O COMPROMISSO N TRANSFERIR O COMPROMISSO

Subsistema CPR - Compromissos OPÇÕES DE REALIZAÇÃO P REALIZAR O COMPROMISSO PARCIALMENTE R REALIZAR O COMPROMISSO TOTALMENTE S ESTORNAR O COMPROMISSO T RESTABELECER O COMPROMISSO

Subsistema CPR - Compromissos Subsistema CPR - Compromissos 2 – FLUXO FINANCEIRO DEMONSTRATIVOS DE COMPROMISSOS 3 – CONSOLIDADO DOS COMPROMISSOS 4- LIMITE DE PAGAMENTO

Coordenação-Geral de Contabilidade de Custos da União OBRIGADO Coordenação-Geral de Contabilidade de Custos da União STN / CCONT