Automação de processo na CAIXA Álvaro Augusto Parente Silva Gerente operacional Gerência Nacional de Arquitetura de Soluções Tecnológicas Automação de processo na CAIXA
Agenda Alguns Números Desafio Contexto SOA Caso de Sucesso CAIXA Conclusões
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A CAIXA é também um Banco Serviços Financeiros Transferência de Benefícios Desenvolvimento Urbano Loterias
A CAIXA está AQUI... A CAIXA é a primeira instituição presente 43 milhões de Clientes 22 mil Pontos de Atendimento 215 milhões de pagamentos sociais 220 milhões de registros pessoais A CAIXA é a primeira instituição presente em todos os municípios brasileiros. 5 bilhões de transações bancárias 73 mil Empregados
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DESAFIO: ADEQUAR PROCESSOS E APRIMORAR SOLUÇÕES INTEGRADAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Integrar sistemas e mecanismos de tecnologia da informação. Desenvolver e implantar barramento empresarial (visão de serviço - não de sistema) nos canais de atendimento.
Processo Escolhido: Abertura de conta e crédito Estratégia: Mapear processos envolvidos, Prospectar soluções, Desenvolver prova de conceito, Montar Centro de Competência em Integração, Contratar e Instalar ferramentas, Treinar pessoal, Absorver conhecimentos, Desenvolvimento de piloto, Implantação em nível nacional; Extensão para outros;
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Reflexão SOA é a nova evolução do mercado de software... SOA Web Cliente Servidor Stand-alone
Conceito SOA é um padrão arquitetural em que os componentes do sistema são usuários ou provedores de serviços SOA não é... Um produto ou software Uma metodologia
Estrutura Portais Legados A-1 A-2 A-3 A-4 ProcessosBPM Serviços SOA Bancário Social Governo ProcessosBPM A-1 A-2 A-3 A-4 Serviços SOA S-1 S-2 S-3 S-4 Legados SI 1 SI 2 SI 3 SI 4 SI 5
Serviços de Integração a comunidade Barramento SOA Serviços de Interação Serviços de Comunicação Serviços de Integração a comunidade Serviços de Processos Serviços de Informação Serviços de Processamento Serviços de Aplicação
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Arquitetura Tecnológica Arquitetura de Negócio Estratégia – “Projeto Campeão” Camada de Negócios – Estratégia Representada pelos Organogramas e Mapas de Relacionamentos Estratégia Arquitetura Tecnológica Arquitetura de Negócio EMPRESA Camada de Negócios – Processos Representada pelos Processos Processos Camada de Tecnologia – Aplicações Representada pelos Modelos Funcionais e Aplicações Aplicações Camada de Tecnologia – Infra-estrutura Representada pelos Modelos de Infra-estrutura: servidores, bases de dados, redes, roteadores, etc. Infra-estrutura
Arquitetura de Atendimento Mudança de Paradigma Pessoas Arquitetura de Atendimento Baseada em Serviços Melhoria dos processos e integração das aplicações em todas as linhas de negócio da empresa Integração Processo Abstração Simplificação das aplicações por meio da criação de uma camada que provê uma visão única e consolidada dos serviços Aplicações Serviços SIGAT SIRIC SICLI SICPF
Requerimentos de Negócio são definidos e documentados Cenário desejado - A Automação, o Gerênciamento e a Monitoração de Processos leva a um ciclo de melhoria contínua… Monitoração e Gereciamento da Atividade do Negócio (BAM/BPM) Processos são monitorados a partir de métricas definidas com o usuário Alertas são emitidos para garantir o nível de serviço Desempenho é medido contra o resultado esperado Permite gestão e otimização continua Plataforma de Mapeamento de processo Requerimentos de Negócio são definidos e documentados Modela o processo como esta (as-is) e permite simulações para o modelo futuro (to-be) Simulação permite melhor análise do Retorno em Investimento (ROI) Facilidade de uso Plataforma de Desenvolvimento Serviços de Processo Consulta; cadastra cliente Restrição Cons CPF Nur conta Propaga conta Finaliza Autoriza redito Abertura de conta Barramento Empresarial de Serviços Coreografia de Serviços Fluxo de processo baseado em regras de negócio Regras podem ser alteradas em impactar os componentes Serviços Transacionais Compensação da transação Serviços de Workflow Pessoas alocadas de acordo com as regras de negócio Processo pode envolver aplicações e pessoas Serviços de Aplicações e Dados Serviços de Gerenciamento de Negócio (BAM/BPM) A service requester accesses a flow using an interface which is independent of the flow implementation. The flow and content are encapsulated logic. A service provider is accessed by a flow through a Port using an interfacewhich is independent of the provider’s implementation. The provider encapsulates its logic. Improve organizational efficiency Reduce the latency of business events Support automated coordination of the business process flow Reduce cycle time through parallel execution of portions of a process flow Support human interaction and intervention within the process flow
Abertura de Conta SI 1 SI 2 SI 3 SI 4 SI 5 SI 6 SI 7 SI 8 Tempo 1 SI 2 Tempo 2 SI 3 Tempo 3 SI 4 Tempo 4 SI 5 Tempo 5 SI 6 Tempo 6 Tempo 7 SI 7 Tempo 8 SI 8 Tempo Total (1 a 8)
Orquestração do Processo
Negócio... OPERAÇÕES DISPONIBILIDADE Consultar cliente Cadastrar cliente Alterar cadastro Obter número conta Consultar restrição Migrar dados para avaliar risco Operação entre agências Operação via Internet. Operação via Lotéricos Operação via ATM Operação via CB Cadastrar senha Internet Pesquisar cliente para avaliação Avaliar risco Migrar avaliação para cartões Migrar avaliação para empréstimos Migrar avaliação para CDC DISPONIBILIDADE D0 D1 D2 D3 D0
Barramento Empresarial de Serviços Resultados SIRIC SICLI SIGAT SICAC SICPF CDC Abertura de Conta Cartão de Crédito CROT Barramento Empresarial de Serviços
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Benefícios BPM/SOA Vantagem Competitiva! Otimizar / agilizar processos Aproveitar / integrar o Legado Simplificar as operações Racionalizar treinamentos Reduzir prazos e custos Facilitar / implementar monitorações Inserir novos produtos e serviços Aumentar a comodidade e satisfação do cliente Vantagem Competitiva!
Considerações Seja prático Busque conceitos e governança BPM + SOA = Romeu + Julieta Impactos em estrutura e cultura Produto + Sistema → Cliente + Processo Cuidado com grandes promessas Não leve gato x lebre Observe aspectos de segurança Desempenho/consumo é uma preocupação SOA não é solução para tudo !!!
Para você. Para todos os brasileiros.
Automação de processo na CAIXA Álvaro Augusto Parente Silva Gerente Operacional Gerência Nacional de Arquitetura de Soluções Tecnológicas Alvaro.p.silva@caixa.gov.br Automação de processo na CAIXA
Maturidade Silo Nível 1 Integrado Nível 2 Nível 3 Integração Orientado a função Estruturado Módulos Monolítica Plataforma específica Integrado Nível 2 Orientado a função a objetos Módulos Camadas Plataforma específica Componentizado Nível 3 Orientado a função Baseado em componentes Componentes Plataforma específica Integração de Serviço Nível 4 Orientado a serviço Modelagem de serviços Serviços SOA Emergente Plataforma específica Serviços Compostos Nível 5 Orientado a serviço Modelagem de serviços Integração de Processos via SOA Plataforma específica Serviços Virtualizados Nível 6 Orientado a serviço Modelagem de serviços Integração de Processos via SOA GRID Neutra de tecnologia Nível 7 Serviços Configurados Dinamicamente Orientado a serviço Modelagem de Grão Aplicação Dinâmica Reconfigurada Resposta Negócio Visão de TI Métodos Aplicações Arquitetura Infraestrutura
Reflexão Qual a melhor forma de reduzir riscos no desenvolvimento de software? NÃO DESENVOLVER! Grady Booch
Exemplo e Potencial Sistema de Crédito Sistema de Crédito Regras Específicas Sistema de Crédito Regras Específicas Sistema de Crédito Regras Específicas Regras Específicas Simulação Cadastro Pesquisa Concessão Contrato Evolução Barramento de Serviços Empresarial