Colégio Rui Barbosa Aprendizagem Colaborativa: A relação Professor-Aluno na nova dinâmica do Ensino e do Aprendizado Colégio Rui Barbosa Prof. Artur Motta arturmotta@gmail.com
Aprendizagem cooperativa ou colaborativa é um processo onde os membros do grupo ajudam e confiam uns nos outros para atingir um objetivo acordado.
Cuidado para não reduzir apenas à questão da TECNOLOGIA...
Quem são os “membros do grupo”? Alunos Professores Gestores Famílias
Qual é o objetivo estabelecido? O Projeto Político-Pedagógico da Escola
Algumas questões sobre o PPP
Esse acordo (PPP) existe? Ele é público? É conhecido? Ele é claro e compreensível para todos? Serve como parâmetro para as escolhas de todos? Qual é o nosso grau de adesão e contribuição para com ele?
Como os membros do grupo se enxergam e identificam uns aos outros? Família Professor Masculino Patrões Velhos Jovens Empregados Feminino Alunos Escola
Como os membros do grupo se enxergam e identificam uns aos outros? Família Família Professor Masculino Patrões Masculino Velhos Professor Alunos Velhos Empregados Patrões Jovens Feminino Alunos Feminino Jovens Escola Escola Empregados
Na Sala de Aula
Trabalhar em Grupos não é uma novidade para nós...
Interdependência positiva Não há interdependência Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Interdependência positiva Não há interdependência
Responsabilidade individual Não há responsabilidade individual Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Responsabilidade individual Não há responsabilidade individual
Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Heterogeneidade Homogeneidade
Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Liderança partilhada Liderança indicada
Responsabilidade mútua e compartilhada Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Responsabilidade mútua e compartilhada Sem partilha de responsabilidades
Preocupação com a aprendizagem de todos os membros do grupo Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Preocupação com a aprendizagem de todos os membros do grupo Sem preocupação com a aprendizagem dos outros
Ênfase na tarefa Ênfase na tarefa e na sua continuidade Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Ênfase na tarefa Ênfase na tarefa e na sua continuidade
Ensino direto das e nas relações interpessoais Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Ensino direto das e nas relações interpessoais Relações interpessoais pressupostas
Professor não intervém Professor observa e intervém Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional Professor não intervém Professor observa e intervém
O grupo não acompanha sua produtividade Grupo de Aprendizagem Colaborativa Grupo de Trabalho Tradicional O grupo não acompanha sua produtividade O grupo acompanha sua produtividade
Numa frase, podemos dizer que o importante é o grupo, como ele trabalha e que obtenha resultados para todos! Mesmo que haja valores e talentos individuais, eles devem se colocar no contexto do GRUPO.
Tudo isso tem a ver com o modo como nos relacionamos com os Alunos
Algumas reflexões sobre a relação Professor-Aluno... “amigos” no Facebook seguidores no twiter amigos particulares PROFISSIONALIDADE A boa relação se mede pelo quanto de êxito nossos alunos alcançam nas suas diversas modalidades de aprendizado.
Algumas reflexões sobre a relação Professor-Aluno... valores hábitos atitudes CAPACIDADE DE TRANSCENDER Sem descuidar das aprendizagens próprias de cada disciplina, atentar para a importância de que os alunos transcendam nossos conteúdos e atividades, formando-se para a vida através do que somos e fazemos.
Algumas reflexões sobre a relação Professor-Aluno... Revisão daquilo que já fazemos... o quanto dessa construção já existe? quanto ainda falta? enxergar possibilidades de qualificação das relações, onde antes não as enxergávamos.
Algumas experiências de Aprendizagem Colaborativa Novos formatos de TRABALHO EM GRUPO Monitoria entre Pares Monitoria intraescolar Monitoria extraescolar Estudos na Internet Auxiliares da Escola Auxiliares do Professor
Concluindo... Dependendo dos critérios de avaliação do trabalho dos professores, alguns podem afirmar que são bons professores sem se preocuparem com nada disso... Pode ser... Mas, como afirma Morales (1999), descuidar de nosso relacionamento com os alunos pode ser nossa grande ocasião perdida.
Perguntas, questionamentos, propostas, etc...