Psicopedagogia Clínica Institucional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Redefinindo o Papel do Aluno nos Programas de Educação a Distância Margarete Lazzaris Kleis UNIVALI – Universidade do Vale do Itajaí
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
Como desenvolver a avaliação institucional na escola?
Avaliação Psicomotora
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
O que é Construtivismo ? Fernando Becker
Testes Psicopedagógicos
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
APRENDIZAGEM NA VIDA ADULTA
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
FORMAÇÃO EM AÇÃO 2012 – I SEMESTRE
O olhar psicopedagógico sobre os conteúdos escolares
Fundamentos da Psicopedagogia Fundamentos da Psicopedagogia
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Psicologia Educacional.
Desmistificando a Psicologia Organizacional
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
PSICOPEDAGOGIA.
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
Gerenciamento de Sala de Aula
Data da fundação 08 de setembro de de setembro de anos de história! 1051 Associados entre categorias de profissionais e estudantes.
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
Sistemas de Educação inclusivos
Apresentação da Monografia de: Educação Especial e Inclusiva
Rosemeyre Floriano Carvalho Duarte Vanessa Mendes Cardoso Da Silva
EDUCAÇÃO COM EMOÇÃO: A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
AUTONOMIA A autonomia é um poder que só se conquista de dentro e que só se exerce no seio da cooperação.” (PIAGET, 1997) Porto Alegre, 27 de agosto de.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
TRABALHO EM EQUIPE Aleide Tôrres.
Inclusão que bicho é esse?
Psicopedagogo clínico
OBJETIVO Oferecer ao Catequista meios que o ajudem a compreender as características de cada idade e assim indicar pistas para favorecer a sua ação evangelizadora.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
• Manejo – Formação – Professor.
Psicopedagogia Institucional
Conceitos básicos do Aconselhamento não-diretivo
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Por que o jornal na escola?
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
O computador como Meio e como Fim...
O PAPEL DO PSICÓLOGO NA EDUCAÇÃO
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
A CHEGADA À ESCOLA Cristiane Barrooso. Como um iniciante deve se comportar em sala para ser considerado um bom professor? SER AUTÊNTICO, sem forçar espontaneidade;
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
PROFESSORA MARA SILVIA OLIVIO DE SOUZA. A PANE NO NAVIO.
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

Psicopedagogia Clínica Institucional Professora Doutoranda Luana Marafiga

Diferenças entre o trabalho clínico e preventivo A distinção entre o trabalho clínico e o preventivo é fundamental. Clínico: Visa buscar os obstáculos e as causas para o problema de aprendizagem já instalado. Preventivo: Estuda as condições evolutivas da aprendizagem apontando caminhos para um aprender mais eficiente. Já os objetivos específicos de um bom curso de psico segundo a ABPp são: No enfoque clínico: Desenvolver competências e habilidades no aluno, preparando-o para trabalhar na identificação, análise, e na elaboração de uma metodologia de diagnóstico e de intervenção/orientação (individual, grupal,familiar e dos profissionais envolvidos) nas questões que envolvem a aprendizagem humana. No enfoque Institucional: Considerando-se que o objeto de estudo é a pessoa em desenvolvimento e as alterações de tais processos, buscar-se-á desenvolver competências e habilidades no aluno para que este seja capaz de focalizar as possibilidades do aprender, num sentido amplo, não se restringindo a uma só agência, isto é, a educação formal, mas possibilitando a atuação preventiva do psicopedagogo na comunidade (Ongs, hospitais,empresas,creches, família).

Na clínica... O psicopedagogo usará instrumentos tais como testes operacionais (Piaget), provas projetivas (desenhos, ex: HTP), brincadeiras, jogos, anamnese, etc...(da escolha do profissional) a fim de detectar geralmente entre 8 a 10 sessões o problema e dar o diagnóstico.

Acertos Nunca podemos esquecer que uma entrevista ou período com os pais ou responsáveis pelo paciente é muito valioso a fim de definir sessões, horários, honorários pois este momento deve ser reservado a discutir o trabalho do profissional, neste primeiro momento não devemos começar a explorar o histórico do sujeito através da observação dos pais e /ou responsáveis pelo paciente.

Diagnóstico- detector de problemas- Faro Indica tratamento psicopedagógico, identifica problemas que exigem outras intervenções que podem necessitar encaminhamento do indivíduo a psicólogos, fonoaudiólogos, neurologistas, etc.

Tratamento Psicopedagógico O tratamento poderá ser feito com o próprio psicopedagogo que fez o diagnóstico ou por outro a escolha dos responsáveis pela criança ou adolescente; Durante o tratamento são realizadas diversas atividades com o objetivo de encontrar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando o bloqueio ou problema encontrado; O psicopedagogo utilizará recursos como jogos , desenhos, brincadeiras, contação de histórias, computador e tudo que for preciso pois muitas vezes a criança não consegue falar sobre seus problemas e é através destes desenhos, brincadeiras etc, que ela revela suas dificuldades, nível de desenvolvimento e consegue adquirir atenção.

O psicopedagogo solicitará, se necessário,as tarefas escolares,observando cadernos,olhando a organização e os possíveis erros, ajudando o paciente com esses erros, isso ajudará nosso paciente a encontrar a melhor forma de estudar para que se dê uma aprendizagem significativa; Ó profissional poderá ir até a escola para conversar com o professor ou professores deste ou com as pessoas com quem nosso paciente tem contato diário para obter informações que podem nos ajudar a montar o “quebra-cabeça” que é detectar e procurar sanar os problemas ou problema encontrado; Nunca podemos esquecer que a ajuda de outros profissionais é muito valiosa para trocar idéias, pedir opiniões, etc além da classe ter de estudar muito pois a retro-alimentação é básica nesta área de atuação.

O trabalho na Instituição O psicopedagogo na Instituição escolar poderá: Ajudar os professores, auxiliando-os na melhor forma de elaborar seus planos, objetivos de trabalho para que sua clientela possa entender melhor as suas aulas; Ajudar na elaboração do PPP; Orientar os professores na melhor forma de ajudar em sala de aula os alunos com dificuldades de aprendizagem,; Realizar diagnóstico institucional para averiguar possíveis problemas pedagógicos que possam estar prejudicando o processo de ensino-aprendizagem; Encaminhar o aluno para um profissional (psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista etc) a partir de avaliações psicopedagógicas; Conversar com os pais/responsáveis para fornecer orientações; Auxiliar a direção da escola para que os profissionais da instituição possam ter um bom relacionamento entre si; Conversar com a criança ou adolescente quando estes precisarem de orientação de qualquer nível, daí a responsabilidade de dominar muitas áreas de conhecimento e se abastecer de leituras.

Fundamental na atuação Escuta Fortaleza para lidar com as resistências conscientes e inconscientes do nosso paciente, seus bloqueios,sentimentos e emoções Não parar de buscar, compreender, conhecer, reestruturar saberes

Inter-relações Aspecto pedagógico- aspecto cognitivo- aspecto emocional

Bom saber... De acordo com Visca a Psicopedagogia foi inicialmente uma ação ligada à medicina e à psicologia, perfilando-se como conhecimento independente com o passar do tempo, constitui um objeto de estudo, um processo de constante aprendizagem, de recursos diagnósticos corretores e preventivos; Influências no Brasil: Visca, Sara Paín , Ana Muniz; Podemos dizer que Visca foi pioneiro na difusão psicopedagógica no Brasil criando a Epistemologia Convergente, linha teórica que propõe um trabalho com a aprendizagem utilizando-se da integração de três linhas da Psicologia:Escola de Genebra- Psicogenética ( já que ninguém pode aprender além do que sua estrutura cognitiva permite), da Psicanálise de Freud com quem vamos trabalhar muito neste módulo ( já que precisamos saber que dois sujeitos com igual nível cognitivo e distintos investimentos afetivos em relação a um objeto aprenderão de forma diferente) e da Escola de Psicologia Social de Enrique Pichon Rivière (pois se ocorresse pariedade do cognitivo e afetivo em dois sujeitos de distinta cultura, também as aprendizagens em relação a um mesmo objeto seriam diferentes devido a influências que sofreram por seus meios sócio-culturais). Para Visca o principal objeto de estudo são os níveis de inteligência, as teorizações da psicanálise sobre as manifestações emocionais, as proposições da psicologia social... porque a aprendizagem escolar além de lidar com problemas sociais e emocionais lida também com as relações, as experiências vivenciadas em grupos sociais específicos.