ESTRUTURA COMUM DE AVALIAÇÃO CAF 2006

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Transcrição da apresentação:

ESTRUTURA COMUM DE AVALIAÇÃO CAF 2006 DGAEP 2007

Conteúdo da apresentação Enquadramento da CAF Características gerais da CAF Estrutura da CAF Processo de aplicação da CAF (10 Passos)

CAF e TQM Auto-avaliação Enquadramento da CAF CAF e TQM Auto-avaliação

Evolução da Qualidade TQM 1900 Supervisão Inspecção da qualidade 1920 1930-50 Controlo estatístico do processo Métodos estatísticos 1960 Garantia da qualidade 1970-80 Gestão da qualidade Motivação para a qualidade Círculos da qualidade 1980- Gestão da Qualidade Total TQM

Gestão da Qualidade Total Valores: Focalização nos Clientes Orientação por Processos Empenhamento da gestão de topo Participação de todos Decisões baseadas em Evidências Melhoria contínua

Ferramentas de Gestão da Qualidade Modelo de Excelência da EFQM (versão sector público e voluntário) Normas da Família ISO 9001 Balanced Scorecard CAF – ESPECÍFICA PARA SECTOR PÚBLICO

CAF - apresentação A CAF é um modelo de auto-avaliação através do qual uma organização procede a um diagnóstico das suas actividades e resultados com base em evidências. Foi construída com base no Modelo de Excelência da EFQM (Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade) e no modelo da Universidade Alemã de Ciências Administrativas (Speyer) Trata-se de um modelo adequado às especificidades dos organismos públicos A sua utilização constitui o ponto de partida para Melhoria Contínua da organização.

CAF - evolução CAF 2000 CAF 2002 CAF 2006 Principais alterações introduzidas com a CAF 2006: Integração da inovação e modernização (objectivo da Estratégia de Lisboa) nos diversos critérios do modelo 2 formas de pontuar, mudança da escala (0 a 100), focalização no ciclo PDCA Linhas de orientação para aplicação da CAF mais detalhadas Orientações para desenvolver bench learning com a CAF

CAF – para que serve? Serve para… conhecer os pontos fortes e oportunidades de melhoria (pontos críticos) das organizações públicas; revelar as percepções das pessoas em relação à sua própria organização; aumentar a mobilização interna para a mudança e acrescentar mais-valias no sentido da auto-responsabilização dos gestores; construir projectos de mudança sustentados, com base no conhecimento do estado de saúde da organização.

CAF - conceitos fundamentais Missão e visão Cidadãos/clientes Stakeholders (partes interessadas) Processos

Missão é a razão de ser da organização A descrição do que uma organização deve alcançar para satisfazer as necessidades das suas partes interessadas A missão do sector público resulta de políticas públicas e decorre da lei

Visão é a fotografia do futuro Aspiração do que uma organização pretende fazer e onde pretende chegar O contexto deste sonho e aspiração é determinado pela missão da organização

Cidadão/Cliente Relacionamento duplo que existe entre: A Administração Pública Utilizadores dos serviços públicos Todas as pessoas, que enquanto cidadãos e contribuintes, têm interesse nos serviços e nos seus resultados

Partes interessadas Todos aqueles que têm um interesse (financeiro ou não) nas actividades da organização: Cidadãos/clientes, colaboradores, cidadãos em geral, entidades reguladoras, fornecedores, etc. Políticos (os Ministros e Secretários-Estado são também partes interessadas).

Processo Conjunto de procedimentos que transformam as entradas (Input) em resultados (Output) ou impactos (Outcome), e deste modo acrescentam valor. Tipos de processos: Processos-chave Processos de apoio Processos de Gestão

Aspectos positivos da auto-avaliação com a CAF sensibiliza para a mudança organizacional no caminho da melhoria contínua cria uma cultura/linguagem comuns envolve as pessoas e cria o sentido de pertença permite o conhecimento dos pontos fortes e das áreas a melhorar

Aspectos positivos da auto-avaliação (AA) com a CAF (cont.) proporciona melhorias contínuas integradas integra a melhoria contínua nos processos da organização contribui para a maior responsabilização dos órgãos de gestão mobiliza a organização para a Qualidade (gestores e colaboradores) permite conhecer a evolução da organização, quando aplicada sistematicamente

Características gerais da CAF Dinâmica do modelo

CAF - Objectivos Introduzir na Administração Pública os princípios da TQM Orientar as organizações da actual sequência de actividades “Planear-Fazer” para um ciclo completo e desenvolvido “PDCA” – Planear – Executar - Rever - Ajustar Facilitar a auto-avaliação das organizações públicas com o objectivo de obter um diagnóstico e um plano de acções de melhoria Servir de ponte entre os vários modelos utilizados na gestão da qualidade Facilitar o “bench learning” entre organizações do sector público

CAF - Destinatários Todos os sectores da Administração Pública. Pode ser aplicada em organizações públicas da administração central, regional e local. A auto-avaliação pode também ser realizada numa parte da organização, como por exemplo numa determinada divisão ou departamento seleccionado para o efeito.

Sistema de pontuação 2 formas de atribuir a pontuação: O “sistema de pontuação clássico” que constitui a versão revista e actualizada das tabelas de pontuação da CAF 2002 O “sistema de pontuação avançado” permite pontuar – para cada subcritério – todas as fases do ciclo Plan-Do-Check-Act (Planear-Executar-Rever-Ajustar) em simultâneo

Condições de sucesso para implementar a CAF Vontade de melhorar a organização Empenho do gestor de topo no processo de auto-avaliação e implementação das melhorias Transparência dos objectivos que se prosseguem e dos resultados que se pretendem alcançar Envolvimento dos colaboradores e gestores intermédios no processo de auto-avaliação Rigor e honestidade das pessoas envolvidas no exercício Compreensão do modelo Ampla divulgação, na organização, dos objectivos e resultados da auto-avaliação

O ciclo PDCA O sistema de pontuação tem por base o ciclo PDCA O Ciclo PDCA de Edwards Deming está associado ao ciclo da melhoria contínua, ou seja, as organizações devem ter uma permanente preocupação com a satisfação das partes interessadas, o que se deve traduzir numa melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados. Para que a melhoria aconteça é necessário que as organizações tenham um tipo de gestão baseada em: acções planeadas e não reactivas às circunstâncias; avaliações permanentes dos seus resultados as quais servem para ajustar constantemente o seu modo de funcionamento. Um dos objectivos da CAF é precisamente passar de uma lógica de “Planear-Fazer” para um ciclo completo e desenvolvido de Planeamento-Execução-Revisão-Ajustamento ou correcção. O sistema de pontuação tem por base o ciclo PDCA

Ciclo PDCA Plan-Do-Check-Act Executar Ajustar Rever Planear PDCA

Ciclo PDCA Plan (Planear) – A organização conhece os resultados que devem ser alcançados, planeia as acções, actividades e projectos a ser desenvolvidos em consonância com a política e a estratégia e define os respectivos objectivos estratégicos e operacionais. Do (Executar) – o planeado é implementado de forma sistemática e assente numa estrutura, processos e recursos apropriados.

Ciclo PDCA Check (Rever) – a organização monitoriza através de um conjunto de indicadores relevantes e bem definidos se o que é planeado (Plan) é implementado (Do) de modo a alcançar os resultados esperados. Act (Ajustar) - dependendo dos resultados medidos em “Check” a organização actua visando corrigir os desvios do planeado e identificar as melhorias, que vão ser consideradas quando a organização tiver de desenhar um novo Plano (Plan), fechando-se assim o ciclo PDCA.

CAF – Elementos obrigatórios Critérios Subcritérios Sistema de pontuação Possibilidade de adaptação dos exemplos da CAF

Estrutura do modelo CAF Critérios de meios e resultados

Estrutura da CAF A estrutura da CAF é representada em 9 caixas, que correspondem a 9 critérios, que identificam os principais aspectos a ter em conta numa análise organizacional: As caixas 1 a 5 dizem respeito aos Critérios de Meios As caixas 6 a 9 são os Critérios de Resultados

APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO Estrutura da CAF MEIOS RESULTADOS Liderança Pessoas Processos Resultados relativos às Pessoas Resultados do desempenho chave Planeamento e Estratégia Resultados orientados para os Cidadãos/Clientes Parcerias e Recursos Impacto na Sociedade APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO

Estrutura da CAF Cada critério está decomposto num conjunto de subcritérios: Os 28 subcritérios identificam as principais questões que devem ser consideradas na avaliação Os subcritérios são ilustrados por exemplos que sugerem possíveis áreas de abordagem tendo em vista explorar a forma como a organização responde às exigências expressas nos subcritérios

CAF - Critérios de Avaliação Liderança Planeamento e Estratégia Pessoas Parcerias e Recursos Processos Critérios Critérios de Meios (1 a 5) forma como as actividades da organização são desenvolvidas

Liderança Como os dirigentes desenvolvem e prosseguem a missão, a visão e os valores necessários para sustentar, a longo prazo, o sucesso da organização, e os implementam através de acções e comportamentos adequados Como os dirigentes estão pessoalmente comprometidos em assegurar o desenvolvimento, e a implementação, do sistema de gestão da organização

Planeamento e Estratégia Como a organização implementa a sua missão e visão através de uma estratégia clara, orientada para todas as partes interessadas, e suportada por políticas, planos, metas, objectivos e processos adequados

Gestão das Pessoas Como a organização gere, desenvolve e liberta o conhecimento e todo o potencial das pessoas que a compõem, quer ao nível individual, de equipa ou ao nível da organização no seu conjunto Como planeia essas actividades de forma a prosseguir a política e a estratégia definidas, e a garantir a eficácia operacional do seu pessoal

Parcerias e Recursos Como a organização planeia e gere as suas parcerias chave e os seus recursos internos de forma a garantir a prossecução da política e da estratégia, e o eficaz funcionamento dos processos.

Processos Como a organização identifica, gere, melhora e desenvolve os seus processos chave de modo a concretizar o planeado e a estratégia definida: apoiar e inovar a política e a estratégia definidas garantir a plena satisfação e a gerar mais-valias para os seus clientes e outras partes interessadas

CAF - Critérios de Avaliação Resultados orientados para os cidadãos/clientes Resultados relativos às pessoas Impacto na sociedade Resultados do desempenho chave Critérios Critérios de Resultados (6 a 9) produto final das acções pela utilização dos meios necessários para atingir os objectivos definidos pela organização

Resultados orientados para os Cidadãos/Clientes Que resultados a organização atinge em relação à satisfação dos cidadãos/clientes com os produtos/serviços que presta. Percepção que os clientes têm da organização em termos de imagem global, serviços, produtos, acessibilidade, comunicação e capacidade de resposta.

Resultados Relativos às Pessoas Os resultados que a organização atinge relativamente à competência, motivação, satisfação e desempenho das pessoas pertencentes à organização.

Impacto na Sociedade Que resultados a organização atinge na satisfação das necessidades e expectativas da comunidade local, nacional e internacional. Este critério inclui a percepção em relação a questões como a qualidade de vida, a preservação do meio ambiente e dos recursos globais, e as medidas internas destinadas a avaliar a eficácia da organização face à comunidade em que se insere.

Resultados do Desempenho Chave Que resultados a organização alcança relativamente ao planeado e à estratégia definida na satisfação das necessidades e expectativas das partes interessadas (resultados externos) e Os resultados que a organização alcança no que respeita à gestão e processos de melhoria (resultados internos) quanto a objectivos específicos quanto à satisfação das necessidades e expectativas de todos as entidades com interesses, financeiros e não financeiros, na organização.

Visão geral do Processo de auto-avaliação 10 passos

Fase 1 – O início da caminhada CAF Passo 1 Decidir como organizar e planear a auto-avaliação (AA) Decisão clara por parte da gestão Designar um líder do projecto Elaborar o planeamento estratégico da AA (definição dos objectivos, âmbito, metodologia da AA e sistema de pontuação).

Fase 1 – O início da caminhada CAF Passo 2 Divulgar o projecto de auto-avaliação Plano de comunicação Envolvimento da organização na AA Comunicar durante as várias fases com todas as partes interessadas

Fase 2 – O Processo de auto-avaliação Passo 3 Criar uma ou mais equipas de auto-avaliação (EAA) Quantas equipas de auto-avaliação? Criar uma ou mais EAA (representativas da organização, respeitando um conjunto de critérios) Escolher o líder da equipa O líder do projecto deve ou não fazer parte da EAA?

Fase 2 – O Processo de auto-avaliação Passo 4 Organizar a formação: Organizar a informação e a formação para os gestores e EAA O líder do projecto deve fornecer à EAA os documentos relevantes da organização Definir as partes interessadas relevantes, os produtos e serviços que são prestados e os processos chave

Fase 2 – O Processo de auto-avaliação Passo 5 Realizar a auto-avaliação: Realizar a avaliação individualmente ou em equipa Pontuar Obter o consenso da equipa quanto ao diagnóstico e pontuação

Fase 2 – O Processo de auto-avaliação Passo 6 Elaborar um Relatório que descreva os resultados da auto-avaliação Pontos fortes e oportunidades de melhoria Pontuação justificada por subcritério Sugestões para acções de melhoria

Fase 3 – Plano de Melhorias Passo 7 Elaborar o Plano de Melhorias Prioritizar as acções de melhoria Programar as acções no tempo de forma realista Integrar o plano de melhorias no planeamento estratégico

Fase 3 – Plano de Melhorias Passo 8 Divulgar o plano de melhorias Plano de comunicação Divulgar o que a organização faz bem e onde precisa de melhorar

Fase 3 – Plano de Melhorias Passo 9 Implementar o plano de melhorias: Definir uma metodologia consistente para monitorar e avaliar as acções de melhoria (ciclo PDCA) Designar uma pessoa responsável para cada acção Implementar as ferramentas de gestão mais apropriadas de forma permanente.

Fase 3 – Plano de Melhorias Passo 10 Planear a auto-avaliação seguinte Ciclo PDCA – melhoria contínua Avaliar as acções de melhoria através de uma nova auto-avaliação

Links úteis Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público www.dgap.gov.pt Centro de Recursos CAF (EIPA) www.eipa.eu Eventos Europeus CAF