Currículo por competências: da teoria à prática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
Advertisements

OFICINA DE PLANO DE ENSINO
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A TEORIA DE WILLIAM HEARD KILPATRICK
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
2º encontro – Professores Maio de 2012
FORMAÇÃO CONTINUADA 4 série SMED 2009 AVALIAÇÃO Edna Heloisa Schaeffer.
“É do buscar e não do achar que nasce o que eu não sabia”
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Recuperação Paralela e Avaliação da Aprendizagem em Processo
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Sequência Didáctica.
O TRABALHO COM PROJETOS
Mediação da Aprendizagem
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
Currículo oficial de São Paulo
Planejamento - Professor
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
C ONHECENDO E C OMPARTILHANDO E XPERIÊNCIAS II Encontro de Formação com Especialistas em Educação Básica – SEE/MG 20/05/2014.
A lógica e as concepções que norteiam o Currículo Oficial da Rede Estadual de São Paulo.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
CONCEPÇÕES DE ENSINO ENSINO FECHADO ENSINO ABERTO.
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
A cultura da avaliação no ambiente RSE- uma breve análise Katia Stocco Smole Assessora pedagógica da RSE.
AMPLIANDO O CONHECIMENTO MATEMÁTICO ATRAVÉS DE JOGOS
O aluno elaborando conceitos
Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”
METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR
Competências e Habilidades
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS -
Apresentação inicial A Educopédia é uma plataforma de aulas digitais colaborativas que possui: • Um ambiente de fácil navegação; • Conteúdo de qualidade;
Perguntas de Modelação
RELAÇÕES ENTRE AFETIVIDADE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Avaliação EQUIPE GESTORA MLV.
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Investigar, ensinar e aprender
PLANEJAMENTO DE ENSINO
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
Formação continuada PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
Teorias Educacionais.
Método de Ensino.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Currículo por competências: da teoria à prática Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br

Auto-avaliação inicial Quais são minhas principais competências com relação: Ao manejo de turma? À mediação da aprendizagem? À motivação da turma?

O que é Mediar a aprendizagem? É colocar-se, intencionalmente, entre o objeto de conhecimento e o aluno, modificando alterando organizando enfatizando Transformando os estímulos que vêm do objeto, para que o aluno tire suas próprias conclusões.

Currículo organizado por competências. Muda alguma coisa? Ensino baseado em Competências Aprendizagem é baseada em resultados. O que os alunos podem fazer/produzir/realizar? Os resultados são baseados em padrões. A Avaliação é baseada na ratificação dos resultados obtidos.

CRENÇAS, HÁBITOS E ATITUDES DA ESCOLA QUE SE OPÕEM AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS Apresentar o conteúdo em sua forma mais sistematizada. A “pressa” e a fixação em cumprir todo o conteúdo. O olhar sobre o erro. Conteúdo como a “água do rio”.

As vezes, soluções precisam ser mediadas...

O que são habilidades? A competência é constituída por várias habilidades. Entretanto, uma habilidade não "pertence" a determinada competência, uma vez que uma mesma habilidade pode contribuir para competências diferentes. Uma pessoa, por exemplo, que tenha uma boa expressão verbal (considerando que isso seja uma habilidade) pode se utilizar dela para ser um bom professor, um radialista, um advogado, ou mesmo um demagogo. Em cada caso, essa habilidade estará compondo competências diferentes.

O que são competências? Competência é a capacidade para solucionar situações complexas que exijam conhecimentos e habilidades de diversas naturezas. A Competência é um atributo do sujeito e não da situação complexa. No caso da avaliação, é essencial diferenciarmos competência e performance.

Avaliação de Competências Avaliação do Desempenho Produto tangível ou ação observável (Evidência) Dá destaque a auto-avaliação Revela graus de eficiência baseados em critérios estabelecidos

O que é uma evidência? É um conjunto de elementos que nos permitem comprovar que um determinado requisito, um critério específico de desempenho, uma competência ou o resultado específico de uma aprendizagem foi alcançado. Seguir uma sequência específica. Aplicar as fórmulas corretas. Usar determinados argumentos. Chegar a determinadas conclusões.

Tipos de Evidência O alcance do cumprimento de uma competência pode ser observado através da qualidade das evidências. Evidência de Conhecimento Conhecimento de teorias, princípios e habilidades de forma cognitiva. Avalia apenas conhecimento Evidência de Desempenho É o comportamento em condições específicas que mede desempenho. O desempenho deve evidenciar o domínio do conhecimento.

Como obter evidências? - Projetos - Estudos de caso Evidências de desempenho Evidência direta - Observação - Testemunhos - Simulação Produtos - Projetos - Estudos de caso - Resolução de problemas

Evidências de conhecimento Como obter evidências? Evidências de conhecimento - Apresentações Orais - Provas objetivas - Testemunhos - Perguntas orais

O Planejamento na escola por competências Integração horizontal e vertical. Decomposição de competências. Gradação de evidências Atualização e redimensionamento.

Avaliação de competências Situação desafiadora Dificuldade possível Valor sócio-cultural Nível crescente de dificuldade Solução de um problema Decisão Hipótese Transferência Meta-cognição Evocar saberes (Conteúdos)

Avaliação de competências Situação desafiadora Dificuldade possível

Auto-estima X Desafios Sentimento de incapacidade Desafio Não ocorre aprendizagem significativa Auto-estima

Auto-estima X Desafios Não ocorre aprendizagem significativa Desinteresse Não ocorre aprendizagem significativa Desafio Auto-estima

Auto-estima X Desafios Sentimento de possibilidade O desafio é encarado e ocorre aprendizagem significativa Desafio Auto-estima

Avaliação de competências Situação desafiadora Dificuldade possível Valor sócio-cultural

Valor sócio-cultural Buscar a maior proximidade possível com a realidade. Se possível, simular a realidade. Dissecar uma planta ou animal. Encontrar um caminho usando a bússola. Analisar um documento histórico. Simular reações químicas. Resolver situações-problemas reais.

Avaliação de competências Situação desafiadora Dificuldade possível Valor sócio-cultural Nível crescente de dificuldade

Avaliação de competências Situação desafiadora Dificuldade possível Valor sócio-cultural Nível crescente de dificuldade Solução de um problema Decisão Hipótese Transferência

Solucionar um problema Elaborar hipóteses Fazer transferências Tomar decisões Avaliar o resultado

Solucionando um problema...

Avaliação de competências Situação desafiadora Dificuldade possível Valor sócio-cultural Nível crescente de dificuldade Solução de um problema Decisão Hipótese Transferência Meta-cognição

Propiciar diferentes aprendizagens Aprendizagem procedimental Seqüência de ações rotineiras Associações e repetições levam à automatização Aprendizagem estratégica Planejamento, decisões, controle e adaptação Reflexão e consciência levam à reestruturação Metacognição Auto gestão do processo de aprendizagem Torna-se ativo, construtivo e reflexivo

Avaliação de competências Situação desafiadora Dificuldade possível Valor sócio-cultural Nível crescente de dificuldade Solução de um problema Decisão Hipótese Transferência Meta-cognição Evocar saberes (Conteúdos)

Evocar saberes Eis o lugar dos conteúdos! Eles são necessários para: Levantar hipóteses Fazer transferências Tomar decisões Avaliar os resultados Analise a estrutura do solo na figura abaixo e aponte o local mais seguro para construção de casas. Justifique sua resposta.

Avaliação de competências Situação desafiadora Dificuldade possível Valor sócio-cultural Nível crescente de dificuldade Solução de um problema Decisão Hipótese Transferência Meta-cognição Evocar saberes (Conteúdos) Contextuali-zação

Contextualizar Possibilitar a “tradução” do conteúdo e facilitar a demonstração de exemplos. Equalizar a linguagem. Aproximar os exemplos. Motivar

Como se avalia competências? Parâmetros e referências para avaliar. Que peso devo dar à avaliação dos conteúdos? Como vou avaliá-los? A demonstração da competência é suficiente para a avaliação dos conteúdos ou vou avaliá-los em separado? Diversificação de estratégias Negociação, que se caracteriza por: Facilitar a auto-análise e a auto-crítica Deixar claros objetivos e métodos Estar em constante reconstrução.

Como se avalia competências? Tarefas contextualizadas Problemas complexos Conhecimento prévio da tarefa e de suas exigências Avalia ações cognitivas e metacognitivas É focada nos erros relativos à construção das competências A auto-avaliação é parte integrante Os procedimentos, condições e apoio são iguais para todos

O que é Mediar a aprendizagem? É colocar-se, intencionalmente, entre o objeto de conhecimento e o aluno, modificando alterando organizando enfatizando Transformando os estímulos que vêm do objeto, para que o aluno tire suas próprias conclusões.

Avaliação e Mediação da Aprendizagem A Avaliação é uma valiosa estratégia de mediação da aprendizagem. Nesse sentido, ela deve: encorajar o aluno a reorganizar o seu saber; colocar aluno e professor em movimento; favorecer a construção de sentido. Segundo Hoffman, o maior desafio é a tomada de consciência por parte do professor com relação a sua prática. É promover a transição da ação coercitiva para a ação educativa.

Então... “A aprendizagem deve ser assistida por avaliação.” “Avaliação é uma ferramenta a serviço do ensinar e do aprender e desta forma, caracteriza-se como subsidiária do processo de produção de resultados satisfatórios.” Luckesi “A aprendizagem deve ser assistida por avaliação.” Charles Hadji

Avaliar competências á ato que não pode ser fruto exclusivo da razão Avaliar competências á ato que não pode ser fruto exclusivo da razão. Afinal, nossa maior competência a ser desenvolvida é a de nos tornarmos cada vez mais humanos. Júlio Furtado