Economia Aula 09 a 13.02.09.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
Advertisements

DEMANDA A demanda (procura) de um indivíduo por um determinado bem (ou serviço) refere-se à quantidade desse bem que ele está disposto e capacitado a comprar,
Microeconomia AULA 3 Profª Karine R. de Souza.
Economia e Mercado Prof. Me. Wesley V. Borges. ECONOMIA Seja em nosso cotidiano, seja nos jornais, rádio, televisão, internet, deparamo-nos com inúmeras.
Economia Fauzi T Jorge FOCO: FLUXO CIRCULAR DA RENDA A DEMANDA E A OFERTA.
A Contabilidade de Custos está preocupada com a apuração do resultado, ou seja, identificar o lucro de forma mais adequada. Fornecer dados para estabelecimento.
Estruturas de Mercado Professor(a): Mayne Ramos Almeida.
TEORIA DA OFERTA E DA PROCURA Prof. Me. Wesley Vieira Borges.
CONCEITOS E HISTÓRICO Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Prof. D. Sc. Wendel Sandro de Paula Andrade.
FORMAÇÃO DE PREÇOS.  SISTEMA ECONÔMICO - É a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade. SISTEMA CAPITALISTA ou Economia.
 Anábolly Azevedo  Andréa França  Jacson Dione  Layla Minelle  Patrícia Lopes  Romário de Souza  Romerson Castro  Orientador:  Pablone Mendes.
1 ESTRUTURAS DE MERCADO Prof. Sergio Sebold. 2 FamíliasEmpresas Mercado Dos Fatores Mercado Dos produtos Mercado Dos produtos Mão de obra Terra Capital.
INTRODUÇÃO À MICROECONOMIA Teoria do Consumidor Teoria da Firma Estruturas de Mercado.
MICROECONOMIA Site:
AULA 1: TEORIA DO CONSUMIDOR
Economia Monetária II 3ª aula
Economia Monetária II 4ª aula
FUNDAMENTOS DE COMÉRCIO INTERNACIONAL
1 INTRODUÇÃO.
Profa. Ms. Daniela Schlogel Aula 02 – Fundamentos da Microeconomia
Economia Monetária II 5ª aula
INTRODUÇÃO À ECONOMIA DE EMPRESAS
INTRODUÇÃO Á ECONOMIA DE EMPRESA
Disciplina: Economia Internacional
Estratégia Mercadológica
Capítulo 1 Aspectos preliminares
ZEB-0763 Economia.
Economia dos Recursos Naturais
Demanda de Trabalho Aula 6.
EAE 5876 Economia da Alimentação e da Nutrição
Fundamentos de Microeconomia
MENGER ( ) TEORIA DA UMg. DOS PREÇOS E DA DISTRIBUIÇÃO Rejeito o uso de equações matemáticas (valia-se de ex. numéricos) UT e UMg. Semelhante a.
Profa. Ms. Daniela Schlogel Aula 05 - Macroeconomia
As forças de mercado da oferta e da demanda
OFERTA.
Elasticidade e Suas Aplicações
DEMANDA.
Economia POLÍTICA Unidade 02
Profa. Lérida Malagueta
Professora: Marília Lígia Ferreira
DEMANDA.
Professor: Rafael Eduardo Cruz
Economia do Setor Público
TIPOS DE BENS e SERVIÇOS
ECONOMIA O que é? Ciência Humana Origem: Mercantilismo 1700 D.C.
FATORES DETERMINANTES
Noções básicas do mercado
Ana Carolina Bianca Nildo Priscila
Determinação da demanda (procura)
MACROECONOMIA Aula 2- MODELO CLÁSSICO: Evolução do Pensamento, Concepções do Modelo e Oferta Agregada.
PROF. Jaldo Jones Silva Fortes
Um produto q C( , q)=C(q) Um insumo w=1
ECONOMIA APLICADA À NUTRIÇÃO
Determinação da demanda (procura)
Elasticidade e Suas Aplicações
Economia Preferências do Consumidor. Introdução Fonte: MANKIW (2002). O objetivo desta aula é ver como os consumidores fazem escolhas; A restrição orçamentária.
. Condições de um mercado em concorrência perfeita
ANÁLISE DA DEMANDA E OFERTA.
Introdução à Economia Pedro Telhado Pereira.
OFERTA.
CUSTOS LOGÍSTICOS.
Prof. Me. Diego Fernandes Emiliano Silva
FORMAÇÃO DE PREÇOS.
Prof. Diego Fernandes Emiliano Silva
1 ECONOMIA DO AGRONEGÓCIO A Demanda de produtos agrícolas A demanda por alimentos.
Consumidores, Produtores e a Eficiência do Mercados
Economia para Computação
ZEB-0763 Economia Aula 2 – Mercados e Preços
DEMANDA.
OFERTA.
Transcrição da apresentação:

Economia Aula 09 a 13.02.09

Sistemas Econômicos - Elementos Básicos Estoque de recursos ou fatores de produção. Complexo das unidades de produção. Conjunto de instituições.

Sistemas Econômicos - Classificação Capitalista - economia de mercado. Socialista - economia centralizada - economia planificada.

BENS E SERVIÇOS - Conceito É tudo aquilo que satisfaz direta ou indiretamente os desejos e necessidades dos seres humanos.

BENS E SERVIÇOS - Tipos de Bens Bens Livres: São aqueles que existem em quantidades ilimitadas, são abundantes, satisfazem necessidades, e podem ser obtidos com pouco ou nenhum esforço humano. Ex: ????

BENS E SERVIÇOS - Tipos de Bens Bens Econômicos: são relativamente escassos e supõem a ocorrência de esforço humano na sua obtenção. BENS ECONÔMICOS TANGÍVEIS BENS MATERIAIS

BENS E SERVIÇOS - Tipos de Bens BENS DE CONSUMO: são aqueles que não precisam de mais nenhuma transformação e que já estão prontos para serem consumidos. - Não Duráveis: satisfazem necessidades imediatas. Ex. alimentos. - Duráveis: satisfazem necessidades indiretas. Ex: eletrodomésticos, máquinas.

BENS E SERVIÇOS - Tipos de Bens BENS DE CAPITAL: são aqueles que se destinam à fabricação de novos bens. São conhecidos também como bens de produção.

BENS E SERVIÇOS - Tipos de Bens Bens Intangíveis: São aquelas atividades que, sem criar objetos materiais, se destinam direta ou indiretamente a satisfazer necessidades humanas.

Gráfico da Curva de Possibilidade

A curva das possibilidades de produção representa assim, para cada nível de produção de um produto a quantidade máxima do outro. Esta curva é côncava em relação à origem, traduzindo o fato de à medida que aumentamos a quantidade de um produto (por exemplo de trigo) maior quantidade de batata temos que deixar de produzir por cada unidade de trigo adicional que pretendemos - ou seja - a substituição entre os dois produtos não se faz sempre na mesma proporção.

Deslocamento da Curva de Possibilidade

Fluxo Real da Economia

Fluxo Circular da Renda

Demanda e Oferta * Oferta e demanda são forças que movem as economias de mercado, determinam a quantidade produzida e o preço pelo qual será vendido. * Os preços são responsáveis pela alocação de recursos escassos na economia.

Demanda e Oferta Mercados: Grupos de compradores e vendedores de um dado bem ou serviço. Mercados competitivos: É um mercado em que há muitos compradores e muitos vendedores de forma que cada um deles exerce um impacto negligenciável sobre os preços de mercado.

Demanda e Oferta A oferta e a demanda referem-se a comércio. Os compradores adquirem bens com o dinheiro e os vendedores ganham dinheiro vendendo bens.

Demanda e Oferta Demandantes  Demandantes são os compradores. Ofertantes  Ofertantes são os vendedores.

Demanda e Oferta A quantidade realmente adquirida ou vendida de um produto não tem que ser necessariamente iguais a quantidade demandada ou ofertada. Quantidade demandada refere-se a quantidade que os compradores estariam dispostos a pagar para adquirir um determinado bem. Quantidade ofertada refere-se a quantidade que os vendedores estariam dispostos a vender por vários preços.

Lei da Demanda A Lei da Demanda afirma que quando o preço aumenta, a quantidade demandada diminui, supondo-se tudo o mais permaneça constante. Esse tudo o mais são os determinantes da demanda, com exceção do preço, incluindo fatores como renda e preferência do consumidor.

Lei da Demanda Com tudo o mais constante dizemos que a quantidade demandada e o preço tem uma relação inversa (ou negativa). Se o preço aumenta a quantidade demandada caí, e quando o preço diminui a quantidade demandada aumenta.

Por que a Lei da Demanda se mantém? Efeito do comprador adicional Efeito renda Efeito substituição

Lei da Oferta Lei da Oferta: A Lei da Oferta afirma que quando o preço aumenta, a quantidade ofertada aumenta, supondo-se tudo o mais permaneça constante.

Outros Elementos Os desejos e necessidades das pessoas; O poder de compra; A disponibilidade dos serviços; A capacidade das empresas de produzirem determinadas mercadorias com o nível tecnológico desejado.