FERRAMENTAS PARA QUALIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
14 PRINCÍPIOS DE DEMING.
Advertisements

SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Turma: Gestão Hospitalar Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
Curso de Administração - 8o. Semestre - Disciplina de Gestão da Qualidade Profa. Lead Auditor Eliana Belo Silva 3º. ARQUIVOADMINISTRAÇÃO 8º ANO GESTÃO.
Disciplina de Gestão da Qualidade Aula 3 Correntes da Qualidade Profa. Fernanda Villar Correa e Prof. Gustavo da Rosa Borges.
PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO: O que é Planejamento? O que é Planejamento de Recursos Humanos?
Sistemas de Gestão da Qualidade Os sistemas de gestão da qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos.
Sistemas de Gestão Integrados (SIGs). Definindo o SGI Combinação do processo de gerenciamento da qualidade e do meio ambiente integrada com a gestão da.
Processo Administrativo
Enfoque da Qualidade da Administração
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Seminário Temático Gestão de Processos
Prof Adm Dilcimar G. Araújo CRA-MG /D
Administração Financeira III
Ciclo PDCA COB - 19/09/2006.
Alessandro D. R. Fazenda Ciclo PDCA Alessandro D. R. Fazenda
O PLANO DE MARKETING.
ESTRUTURAÇÃO DOS SUBSISTEMAS DERECURSOS HUMANOS
Método de Análise e Solução de Problemas MASP. . Método é a sequência lógica para se alcançar um objetivo. Método de melhoria é para encontrar a solução.
TÍTULO DO PROJETO Área(s) / Setor(es) Modalidade: PDSA.
Teorias da Administração
P A D C CICLO PDCA DE CONTROLE DE PROCESSOS (Plan) (Action) (Do)
INTRODUÇÃO AO CONTROLE ESTATÍSTICO
Aulas 2 - Objetivo desta Aula: Gestão de Pessoas
ESTRATÉGIAS E PLANO DE MARKETING
Sistema de informação Questão 1
Professor Norival Carvalho Cunha
BENCHMARKING.
REFERENCIAIS COMPARATIVOS
Modelo Toyota Valéria Castro.
Professor Norival Carvalho Cunha
Fatores e Métricas de Qualidade
Aula 5 – Solução de Problemas: parte 2
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Qualidade e Controle de Qualidade
Titulo do Trabalho Área(s) / Setor(es) Líder(es): Autor(es):
CONTROLE ADMINISTRATIVO
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
Aluno: Felipe Mannrich
Consultoria Referência RH
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
GESTÃO DE PROCESSOS DE APOIO
ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS
Sistemas de Gestão Prof.ª Stella Regina Reis da Costa
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Gestão de qualidade Geovany Polli Biora 7º Sian – Unibrasil
Trabalho de Conclusão de Curso I
Gestão da Qualidade 2º Período.
Gestão da Logística de Distribuição
Um dos processos mais importantes da administração é o planejamento.
CICLO PDCA Nome : Fabiano Muffo Setor: Tecnologia da Informação
A Qualidade na Indústria Gráfica – suas características e limitações
O PDCA COMO MÉTODO DE MELHORIAS NO ÂMBITO EMPRESARIAL Prof. Irapuã Pacheco Martins Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia.
Contabilidade Gerencial e Projeto em Controladoria
Ferramentas da Qualidade.
CICLO PDCA Nome: Priscila e Cintia Setor: Financeiro
Nome: KEITY Setor: CONTÁBIL Cargo: Assistente de Contabilidade
Nome Valdirene soares, Setor:cozinha Cargo:cozinheira
Nome : Gilberto Endo Setor: Gerencia Cargo: Gerente Geral
GESTAO ESTRATEGICA DE CUSTOS
Nome: Cebola Setor: Transporte Cargo: Gerente de Transportes
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Professor Flávio Toledo
Melhorar a Qualidade do Clube
CONCEITOS E SUA APLICAÇÃO NA OBRA BIARRITZ MAISON PATAMARES
Relatório A3 Resumo do Projeto
Metodologias de Desenvolvimento de Sistemas
Nome ALEKSANDRO Setor: PADRONIZAÇÃO Cargo: Líder
Nome: CELSO Setor: Packing Noturno Cargo:Líder
Nome : Massamiyoshizumi Setor: Diretoria Cargo: Presidente
A EVOLUÇÃO DO CONCEITO E DA PRÁTICA DA GESTÃO DA QUALIDADE
Transcrição da apresentação:

FERRAMENTAS PARA QUALIDADE Luciano R. S. Coutinho QUALIDADE Conceitos, bases termos e Princípios.

DEMING e o PDCA Todo gerenciamento do processo consta em estabelecer a manutenção nas melhorias dos padrões montados na organização, que servem como referências para o seu gerenciamento. Introduzir o gerenciamento do processo significa implementar o gerenciamento repetitivo via PDCA. O ciclo PDCA, foi desenvolvido por Walter A. Shewart na década de 20, mas começou a ser conhecido como ciclo de Deming em 1950, por ter sido amplamente difundido por este. É uma técnica simples que visa o controle do processo, podendo ser usado de forma contínua para o gerenciamento das atividades de uma organização.

DEMING e o PDCA O ciclo PDCA é um método que visa controlar e conseguir resultados eficazes e confiáveis nas atividades de uma organização. É um eficiente modo de apresentar uma melhoria no processo. Padroniza as informações do controle da qualidade, evita erros lógicos nas análises, e torna as informações mais fáceis de se entender. Pode também ser usado para facilitar a transição para o estilo de administração direcionada para melhoria contínua. Este ciclo está composto em quatro fases básicas: Planejar, Executar, Verificar e Atuar corretivamente. Segundo Campos (1992:29), é implementada em seis etapas.

DEMING e o PDCA

DEMING e o PDCA Passo 1. TRAÇAR UM PLANO (PLAN) - Este passo é estabelecido com bases nas diretrizes da empresa. Quando traçamos um plano, temos três pontos importantes para considerar: a- Estabelecer os objetivos, sobre os itens de controles b- Estabelecer o caminho para atingi-los. C- Decidir quais os métodos a serem usados para conseguí-los. Após definidas estas metas e os objetivos, deve-se estabelecer uma metodologia adequada para atingir os resultados Passo 2. EXECUTAR O PLANO (DO) -  Neste passo pode ser abordado em três pontos importantes: a- Treinar no trabalho o método a ser empregado. b- Executar o método. c- Coletar os dados para verificação do processo. Neste passo devem ser executadas as tarefas exatamente como estão previstas nos planos.

DEMING e o PDCA Passo 3. VERIFICAR OS RESULTADOS (CHECK) -  Neste passo, verificamos o processo e avaliamos os resultados obtidos: a- Verificar se o trabalho está sendo realizado de acordo com o padrão. b- Verificar se os valores medidos variaram, e comparar os resultados com o padrão. c- Verificar se os itens de controle correspondem com os valores dos objetivos. Passo 4. FAZER AÇÕES CORRETIVAMENTE (ACT) - Tomar ações baseadas nos resultados apresentados no passo 3. a- Se o trabalho desviar do padrão, tomar ações para corrigir estes. b- Se um resultado estiver fora do padrão, investigar as causas e tomar ações para prevenir e corrigi-lo. c- Melhorar o sistema de trabalho e o método

DEMING e o PDCA W. E. DEMING  Levou a indústria japonesa a adotar novos princípios de administração. Publicou mais de 200 trabalhos, dentre os quais: “Quality, Productivity and Competitive Position” e “Out of the Crisis”. Neste livro Deming apresenta os "Quatorze Princípios", contendo os seus pontos básicos. Em 1993 publicou o seu último livro "The New Economics" (MIT-1993) no qual apresenta o tema "Profound Knowledge". O Ciclo PDCA é também conhecido como o ciclo de Deming.

DEMING e os 14 Princípios 1 - Estabeleça constância de propósitos para a melhoria do produto/serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego; 2 - Adote nova filosofia. Estamos numa nova era econômica. A administração ocidental deve acordar para o desafio, conscientizar-se das responsabilidades e assumir a liderança no processo de transformação; 3 - Deixe de depender da inspeção para atingir a qualidade. Elimine a necessidade de inspeção em massa, introduzindo a qualidade no produto desde seu primeiro estágio;

DEMING e os 14 Princípios 4 - Cesse a prática de aprovar orçamentos com base no preço. Ao invés disto, minimize o custo total. Desenvolva um único fornecedor para cada item, num relacionamento de longo prazo fundamentado na lealdade e na confiança; 5 - Melhore constantemente o sistema de produção e de prestação de serviços, de modo a melhorar a qualidade e a produtividade e, conseqüentemente, reduzir de forma sistemática os custos; 6 - Institua treinamento no local de trabalho;

DEMING e os 14 Princípios 7 - Institua liderança. O objetivo da chefia deve ser o de ajudar as pessoas e as máquinas e dispositivos a executarem um trabalho melhor. A chefia administrativa está necessitando de uma revisão geral, tanto quanto a chefia dos trabalhadores de produção; 8 - Elimine o medo, de tal forma que todos trabalhem de modo eficaz para a empresa; 9 - Elimine barreiras entre departamentos. As pessoas engajadas em pesquisas, projetos, vendas e produção devem trabalhar em equipe, de modo a preverem problemas de produção e utilização do produto ou serviço;

DEMING e os 14 Princípios 10 - Elimine lemas, exortações e metas para a mão-de-obra que exijam nível zero de falhas e estabeleçam novos níveis produtividade. Tais exortações apenas geram inimizades, visto que o grosso das causas da baixa qualidade e da baixa produtividade encontram-se no sistema estando, portanto, fora do alcance dos trabalhadores; 11a) Elimine padrões de trabalho (quotas) na linha de produção. Substitua-os pela liderança. 11b) Elimine o processo de administração por objetivos. Elimine o processo de administração por cifras, por objetivos numéricos. Substitua-os pela administração por processos através do exemplo de líderes;

DEMING e os 14 Princípios 12 a) Remova barreiras que privam o operário horista do direito de orgulhar de seu desempenho. A responsabilidade dos chefes deve ser mudada de números absolutos para a qualidade. 12 b) Remova a barreiras que privam as pessoas da administração e da engenharia de seu direito de orgulharem-se de seu desempenho. Isto significa, inter alia, a abolição da avaliação anual de desempenho ou de mérito, bem como da administração por objetivos;

DEMING e os 14 Princípios 13 - Institua um forte programa de educação e auto-aprimoramento; 14 - Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo.