III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS PIBID URCAMP/2012 Veronice Camargo da Silva
“Integração Universidade/Escola: Tecendo saberes e fazeres docentes”
CONTEXTUALIZAÇÃO: URCAMP UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA Constituída por 07 (sete) Unidades de Ensino. Situada na região da Campanha e Fronteira Oeste, no RS. Faz fronteira com a Argentina e o Uruguai. A região busca superar a fragilidade econômica. O Programa – Pibid – é desenvolvido em 5 dos 7 campus: Alegrete, Bagé, Caçapava do Sul, Sant’Ana do Livramento e São Gabriel.
U R C A M P
SITUAÇÃO ATUAL: CURSOS DE LICENCIATURA Redução de alunos na última década. Fechamento de cursos, nos últimos anos (Matemática, Artes e Letras. Atualmente, a Urcamp oferece os seguintes cursos de licenciatura: Ciências Biológicas (3) Ciências Sociais (1) Pedagogia (2) Educação Física (3) Letras (1) História (1)
A GESTÃO DO PROGRAMA Como tudo começou... Credibilidade do programa Defesa de ideias (resgate dos cursos, melhoria na qualidade acadêmica, revitalização das propostas escolares, formação continuada aos egressos...) Autoestima Motivação na comunidade em que está inserida
AÇÕES QUE CONGREGAM Reuniões frequentes Visitas aos demais campi Diálogo frequente por email Seminários integradores ( I SIP, II SIP) Publicações Incentivo à participação em eventos (Congrega) Desafios: aproximar distâncias Autonomia no planejamento Compartilhamento das ideias e propostas de ações
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PIBID O projeto PibidUrcamp/2012 busca: efetiva participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador, contribuir para as questões problemáticas relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem (avaliações externas) permitir que as escolas públicas de EB possam compartilhar nos processos formativos dos acadêmicos das licenciaturas
A proposta de participar do PIBID: intensificar a inserção do professor em formação inicial no contexto escolar, a construção de saberes e fazeres docentes e de múltiplas vivências pedagógicas.
PASSOS INICIAIS... Quem é esse professor? Diferentes letramentos acadêmicos Tempo de amadurecer... Pibid, proposta a ser construída Conhecer a realidade de cada escola
BOLSISTA ID Participação no edital Inserção bolsista na docência Aspectos: fragilidades e possibilidades (não substituto, derrubar barreiras de que o bolsista deve construir a docência em intensa relação com o supervisor) Depoimentos das intenções em ser bolsista
Participar das ações propostas SUPERVISOR PIBID: O ENCONTRO, A (DES)ACOMODAÇÃO, O (RE)DIMENSIONAMENTO DE SUAS ATRIBUIÇÕES Sair de sua posição para ir ao encontro da construção da docência de outrem. Participar das ações propostas Retorno à Universidade: estudar, planejar conjuntamente, produzir... Dois olhares: o aluno e o docente em construção
OS DESAFIOS DO COORDENADOR DE ÁREA O olhar como gestor do subprojeto em consonância com o projeto Acompanhar as metas e ações Articular universidade escola Ambiente favorável
A COORDENAÇÃO INSTITUCIONAL E DE GESTÃO: PROPÓSITOS E PERSPECTIVAS Instrumentos: planilhas, email, site, blogs, Valorização das ações dos subprojetos Diálogos francos, motivadores, convite a participar Mecanismos de acompanhamento: solicitar constantemente, comprovantes, registros, fotos, relatos, planejamento de férias
ALGUMAS AÇÕES Intercâmbio Oficinas com os pequenos Colônia de férias Oficina ecológica: sabão, papel reciclado Oficina com os universitários e com professores da EB Transmissão simultânea Evento semana INTERPIBID URCAMP
AÇÕES: SABERES E FAZERES EM CONSTRUÇÃO
Passeio ecológico Uma das escolas em Caçapava do Sul Atividades no pátio Atividades físicas Preparando os coletores para a seleção de resíduos
e controle do processo de compostagem Oficina de reciclagem de papel Alunos inclusos participam das atividades de EF Colônia de férias em Alegrete Limpeza da horta e controle do processo de compostagem
FORMAÇÕES DURANTE AS FÉRIAS
Pibidianos da Urcamp no I Seminário Intrapibid