RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL 2004. Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano Plurianual e o Orçamento do Governo Federal
Advertisements

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Monitoramento 2009 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Reunião com as Unidades de Monitoramento e Avaliação Rafael Ferreira Rocha Monteiro.
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Organização jurídica da subsede Ata de criação ( duas via digitalizada ,com livro próprio de presença) ( com a presença de um diretor da central)
Avaliação do Plano Plurianual
Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral Revisão PPA Cuiabá, março de 2005.
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
‘Curso Parlamento Brasileiro: ontem, hoje e amanhã’
Orçamento na CF/88 Princípios
Processo de Elaboração do PLOA 2011
Revisão PPA Elaboração do PLOA 2006
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
Como o Governo formula sua Estratégia
Monitoramento e Avaliação
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
SECRETARIA DE PLANEJAMENTO LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL – LOA
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO PÚBLICO Profª. Elizabete Nunes.
ORÇAMENTO NOÇÕES BÁSICAS
Secretaria Executiva do Núcleo Sistêmico Segurança(SENS)
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
Governo do Estado do Amazonas
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
MONITORIA DA PERFORMANCE DO GPR
O RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
Fórum de Secretários Executivos
ORÇAMENTO PÚBLICO “É uma lei de iniciativa do poder executivo, aprovada pelo poder legislativo, que estima a receita e fixa a despesa da administração.
Relatório da Ação Governamental RAG
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
Orçamento Público e Política
Ciclo de Planejamento PPA.
Integração - Modernização - Descentralização
Plano de Trabalho para 2005 Natal / RN, 02 de setembro de 2004 Ministério dos Transportes Fórum Nacional de Secretários de Estado de Transportes C I D.
Orçamento Tradicional:
8º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA Palestrante: Maria Aparecida
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
CURSO DE GESTÃO DE CONVÊNIOS SEAGRI  Plano de trabalho  Atividade grupal Leyla Bianca Costa.
PPA - PLANO PLURIANUAL.
PRINCÍPIOS ORÇAMENTÁRIOS
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
Planejamento na Gestão Pública
1 ORÇAMENTO PÚBLICO NO 2 Introdução ANÁLISE DO ORÇAMENTO PÚBLICO NO BRASIL SISTEMAS ORÇAMENTÁRIOS PRÉ 88 E PÓS 88 ALTERAÇÕES DO MODELOORÇAMENTÁRIO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO
Lei orçamentária anual - loa
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA DIA: 18 de NOVEMBRO DE 2013 OBJETO: PLANO PLURIANUAL (PPA): 2014/2017 LEI ORÇAMENTÁRIA ANUAL (LOA): 2014.
Introdução à Gestão Pública
MUNICÍPIO DE PEABIRU AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA APRESENTAÇÃO DA LEI DE DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIAS-LDO EXERCÍCIO FINANCEIRO DE 2015 DIA: 01/07/2014 LOCAL: CÂMARA.
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
Art Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão: I – o plano plurianual; II – as diretrizes orçamentárias; III – os orçamentos anuais. será.
PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PÚBLICO
Prof. LUIZ GILBERTO BIRCK. Planejamento Orçamentário Público (24h) Módulo 4.
Lei do Orçamento Anual Lei do Orçamento Anual (LOA) (LOA) Prof. R. Nonato Contador Esp. GESTÃO DE FINANÇAS PÚBLICAS UNINORTE.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
SECRETARIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL
Orçamento Público Orçamento na Constituição – Parte I – Instrumentos Legais.
Transcrição da apresentação:

RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL 2004

Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado no critério de desempenho e resultados dos programas, visando à melhoria da qualidade do gasto público.

Relatório da Ação Governamental 2004 Base Legal: artigo 66, inciso X da Constituição Estadual/89. Art Compete privativamente ao Governador do Estado: X – prestar, anualmente, à Assembléia Legislativa, dentro de sessenta dias após a abertura da sessão legislativa, as contas relativas ao exercício anterior.

Relatório da Ação Governamental 2004 A Lei nº de 30/12/03. Dispõe sobre o PPA estabelece: Artigo 7º: O poder executivo enviará à Assembléia Legislativa até 15 de abril de cada exercício, Relatório de Avaliação do Plano Plurianual.

Relatório da Ação Governamental 2004 Segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, a LDO disporá sobre normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com os recursos dos orçamentos. Lei nº 101/00. Art. 4º inciso I, alínea e.

Relatório da Ação Governamental 2004 A Lei de Diretrizes Orçamentárias nº 7.940, 29 de julho de 2003 estabelece: Art. 71: A prestação anual de contas do Governo do Estado incluirá relatório de execução dos programas e suas metas, projetos, atividades e operações especiais, contendo identificação, data de início, data de conclusão, quando couber, e informação quantitativa, segundo os indicadores de resultado estabelecidos no Plano Plurianual e na respectiva Lei Orçamentária.

Relatório da Ação Governamental 2004 Avaliação da situação fiscal, sócio- econômico e ambiental do Estado. Avaliação dos programas e das ações;

Análise da situação fiscal, sócio- econômico e ambiental É de responsabilidade da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral; Análise da variáveis fiscal, sócio- econômica e ambiental, mediante a comparação do contexto utilizado na elaboração do Plano, da LDO e a conjuntura atual;

Avaliação dos Programas e das Ações É de responsabilidade de cada Secretaria de Governo; Foco nas metas físicas de cada projeto e atividade da LOA 2004; Análise da execução orçamentária e financeira da ação e do programa; SIGPlan módulo: Relatório da Ação Governamental;

PONTOS A SEREM LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO ão há pessoas responsáveis pelos programa, somente órgãos; Este ano não foi feito o monitoramento dos programas; Não houve capacitação para o monitoramento e avaliação dos programas; s programas concebidos de forma intersetorial tiveram a sua implementação setorialmente;

PONTOS A SEREM LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO Não há um PTA 2004 detalhando as ações; A base de dados para o Relatório é a LOA 2004; Férias, recessos e carnaval poderão comprometer os prazos;

Mudança do enfoque do Relatório de Ação Governamental Anos anteriores Prestavam-se contas somente das ações realizadas e não informavam aquelas que não foram realizadas; Listavam-se informações de qualquer ação que havia realizado; Exercício de 2004 Serão prestadas contas de todas as ações, independentes de sua realização; Deverão ser prestadas informações das ações previstas na LOA, obrigatoriamente ;

Mudança do enfoque do Relatório de Ação Governamental Anos anteriores Não havia informação no Relatório quanto a execução física, orçamentária e financeira por ações; Não havia uma análise da execução física, orçamentária e financeira do responsável pela ação; Exercício de 2004 Cada ação será apresentada com seu relatório físico, orçamentário e financeiro; Deverá ser feita uma análise da execução física, orçamentária e financeira do responsável pela ação ;

Relatório da Ação Governamental: módulo do SIGPlan

SIGPlan Níveis de acesso do SIGPlan: Do órgão responsável pela ação: somente a ação de sua responsabilidade; Do órgão responsável pelo programa: todas as ações vinculadas ao programa.

SIGPlan Órgão responsável pela ação: presta informações referentes às metas físicas efetivamente entregues em 2004; elabora um resumo contendo uma avaliação da realização física, orçamentária e financeira de sua ação.

SIGPlan Órgão responsável pelo programa: Analisa as informações já prestadas pelos responsáveis por ações, e em seguida reúne esses responsáveis por ações para juntos elaborarem a Avaliação do Programa.

Cronograma de Atividades para o Relatório da Ação Governamental 06/12 – Capacitação dos órgãos; 07 a 17/12 – Treinamento dos técnicos no SIGPlan; 03 a 14/01 – Elaboração do Relatório no módulo do SIGPlan – Avaliação dos Programas e Ações; 17 a 21/01 – Análise SEPLAN / recomendações; 24 a 28/01 – Ajustes no órgão; 01 a 04/02 - Consolidação Final; 9 a 11/02 – Tratamento Gráfico; 15/02 – Entrega do Relatório na Assembléia Legislativa.