Mª da Conceição Carrilho de Aguiar - UFPE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sociologia da Educação: Espaços Escolares
Advertisements

Reunião realizada no dia 09 de abril de 2012.
Faculdade Estudos Sociais do
Apoio Integrado e Coletivo MS
FACULDADE METROPOLITANA
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Pedagogia da pesquisa-ação
Gerenciando a fragmentação: os muitos acervos raros da UFRJ
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
CONCEITOS E PRINCÍPIOS
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Didática e Metodologia no Ensino Superior
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
FORGES 2011 – LEITE & RAMOS Política de Avaliação da Docência Universitária: elementos para um debate em construção a partir de experiências.
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
DESAFIOS COLOCADOS À ESCOLA PORTUGUESA
Afinal, o que é Planejamento?
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Tecnologia e Educação.
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANISÍO TEIXEIRA
FORGES 2011 RAMOS & CORDEIRO
Autoras Profª Drª Glades Tereza Felix Acad. Camila Campagnolo
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
POLÍTICAS PÚBLICAS EM EDUCAÇÃO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Comissão Própria de Avaliação Avaliação Institucional GERAL.
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Integração ensino e serviço na formação em saúde: a experiência do Pró-Saúde II PUC-SP & Supervisão Técnica de Saúde da Fó- Brasilândia /SMSSP Maria.
A APRENDIZAGEM DOCENTE EM FOCO
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº , de
Dr. Adriano S. Coelho; Ms. Andressa de Oliveira; Esp. Filipe Piazzi
INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
1ª Conferência do FORGES Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra Portugal 14 a 16 de Novembro de 2011 Esforços Regionais e Redes: no Caminho da.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
1ª CONFERÊNCIA DO FORUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Universidade de Lisboa e Universidade de Coimbra de.
Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores.
PROJETO POLÍTICO- PEDAGÓGICO
Pautas do Forgrad 2008/2012 Chapecó, abril de 2012.
AUTOR: ELIANE FÁTIMA SOARES DE JESUS PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA JUNHO/2010.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
PARTICIPAÇÃO DA FAMILIA E COMUNIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR.
Antônio Carlos Miranda Secretário Municipal de Educação Viçosa/MG
FORGES/UFPe Recife, novembro de 2013 Profª Dra. Maria Amelia Sabbag Zainko
FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA Recife, 2013 Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de.
Recife
O professor Universitário em tempos adversos – imagens da docência.
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
3ª Conferência FORGES – UFPE/Recife – Dezembro/2013 Kaline SILVA & Kátia RAMOS 3ª Conferência FORGES Formação para a Docência na Educação Superior: um.
Socialização Profissional de Professores Ingressantes na Universidade: Formação, Identidade e Saberes Universidade Federal de Uberlândia/MG UFU/PROGRAD/DIREN.
AUDIÊNCIA PÚBLICA SENADO FEDERAL Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência PIBID.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Projeto Pedagógico.
Transcrição da apresentação:

Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica   Mª da Conceição Carrilho de Aguiar - UFPE aguiarcarrilho@hotmail.com Kátia Maria da Cruz Ramos – UFPE katiamcramos@gmail.com FORGES 2011 - AGUIAR & RAMOS 15.11.2011

Reconhecimento do caráter multidimensional do trabalho administrativo; Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Situando a temática Desafio de ruptura com a gestão burocrática e institucionalização de uma gestão democrática; Reconhecimento do caráter multidimensional do trabalho administrativo; Projeto político-pedagógico institucional como responsabilidade de cada um e do coletivo da comunidade acadêmica; Dinâmica instituinte da gestão e política do cotidiano e pertinência de questões de ordem didático-pedagógica. FORGES 2011 - AGUIAR & RAMOS 15.11.2011

Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Propósito do estudo Tratar do delineamento de um lugar para questões de ordem didático-pedagógica na gestão no ensino superior, tendo como ponto de partida uma reflexão sobre a relação institucional-pedagógico da gestão neste cenário – a partir de mudanças ocorridas no final do século XX. FORGES 2011 - AGUIAR & RAMOS 15.11.2011

Pontos para apoiar a reflexão Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Pontos para apoiar a reflexão Gestão no Ensino Superior: refletindo sobre a relação institucional-pedagógico. Processos Organizacionais na Universidade: gestão e política do cotidiano. (Re)Configurando Saberes e Fazeres: o didático-pedagógico na universidade. FORGES 2011 - AGUIAR & RAMOS 15.11.2011

Movimento de sistematização da avaliação institucional ; Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Gestão no Ensino Superior: refletindo sobre a relação institucional-pedagógico Necessária atenção e incorporação do ensino superior na dinâmica social; Estabelecimento de uma relação de indissociabilidade com gestão institucional; Movimento de sistematização da avaliação institucional ; Gestão do ensino superior ultrapassando o âmbito dos gabinetes administrativos; Gestão democrática se concretiza nas tensões e conflitos presentes no cotidiano. FORGES 2011 - AGUIAR & RAMOS 15.11.2011

A importância dos espaços de decisão coletiva; Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Processos Organizacionais na Universidade: gestão e política do cotidiano A universidade tem normas e princípios que os docentes precisam dominar; O cotidiano das instituições força respostas rápidas para atender aos desafios contemporâneos; A importância dos espaços de decisão coletiva; A pertinência de se considerar o pedagógico como dimensão institucional, um reconhecimento do didático-pedagógica. FORGES 2011 - AGUIAR & RAMOS 15.11.2011

Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica (Re)Configurando Saberes e Fazeres: o didático-pedagógico na universidade O reconhecimento de que o ser humano e os contextos onde decorre a educação estão em movimento contínuo; O caráter multidimensional da Didática, a partir da relação educação-sociedade, redimensionando o seu objeto de “modos de ensinar” para “o ensino e suas relações”; A gestão universitária se dá na dinâmica instituinte das questões de ordem didático-pedagógica – no sentido de serem ponto de partida e de chegada. FORGES 2011 - AGUIAR & RAMOS 15.11.2011

Alguns elementos para o debate Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Alguns elementos para o debate O didático-pedagógico como elemento estruturante no processo de compreensão das interações humanas na universidade; O próprio reconhecimento da pertinência do didático-pedagógico indiciando uma reconfiguração de saberes e de fazeres na universidade; Um crescente movimento de incorporação da dimensão didático-pedagógica em políticas de desenvolvimento institucional. FORGES 2011 - AGUIAR & RAMOS 15.11.2011

Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica No mais, A incorporação da dimensão didático-pedagógica é um importante passo no processo de reconhecimento do caráter multidimensional do trabalho administrativo e da efetivação de uma gestão democrática. Obrigada!  FORGES 2011 - AGUIAR & RAMOS 15.11.2011

Gestão no Ensino Superior: um lugar para questões de ordem didático-pedagógica Algumas referências Aguiar, Maria da Conceição (2009). Gestão democrática, elementos conceituais e a democratização doacesso, permanência e sucesso escolar. In Laêda Machado & Eliete Santiago (Orgs.) Políticas e gestão da educação básica (pp. 83 – 94). Recife: Editora Universitária da UFPE. Brasil. Ministério da Educação (2004). Lei nº 10.861. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes, de 14 de abril de 2004. Brasília. Colombo, Sonia; Rodrigues, Gabriel & colaboradores (2011). Desafios da Gestão Universitária Contemporânea. Porto Alegre: Artmed. Kanan, Lília & Zanelli, José Carlos (2011). Envolvimento de docentes-gestores com o trabalho no contexto universitário, Psicologia & Sociedade, 23 (1), 56 – 65. Leite, Carlinda & Ramos, Kátia (2009). Pedagogia Universitária una contribución para la visibilidad de la dimensión pedagógico-didáctica de la docencia. In Blanca Arciga Zavala (Org.). Contextos, identidades y academia en la Educación Superior (pp. 89 – 114). México: Plaza Y Valdés. United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (2003) Anais da Conferência Mundial sobre Educação Superior + 5 – Educação Superior: reforma, mudança e internacionalização. Paris. Brasília: UNESCO Brasil, SESU. Zabalza, Miguel (2006). Uma nova DIDÁCTICA para o ensino universitário: respondendo ao desafio do Espaço Europeu de Ensino Superior. Porto: U.Porto FORGES 2011 - AGUIAR & RAMOS 15.11.2011