Audiência Pública Maria Inês Dolci Março / 2007. Conversão Pulso-Minuto Inicialmente seria implantada em 2006. Adiada por causa dos altos custos que acarretaria.

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Audiência Pública Câmara dos Deputados Elisa Leonel Superintendente de Relações com Consumidores.
Transcrição da apresentação:

Audiência Pública Maria Inês Dolci Março / 2007

Conversão Pulso-Minuto Inicialmente seria implantada em Adiada por causa dos altos custos que acarretaria ao usuário da internet discada; Criação do PASOO como alternativa para os usuários de internet discada. Implantação começou no início deste mês em algumas localidades.

Medição por Pulsos Problemas: Sistema muito complexo – Pulso não é uma medida clara para o consumidor; Medição é feita de 4 em 4 minutos; Há a cobrança do pulso do atendimento e do pulso aleatório; Não há discriminação das chamadas locais.

Medição por Minuto Vantagens: Unidade de tempo é mais clara, de fácil entendimento; Não há o pulso aleatório; Haverá a discriminação das chamadas locais. Problema: Usuário que falar mais pagará mais.

Dúvidas do Consumidor Porque vai mudar? Sou obrigado a mudar? O que é perfil? Que plano devo escolher? Vai ficar mais caro?

Comunicação feita pelas empresa O que diz Regulamento: 1. Ampla publicidade às alterações; 2. Informações necessárias à perfeita compreensão por parte dos assinantes e usuários, incluindo: A data de início da aplicação da tarifação; Estrutura tarifária e forma de tarifação; Valores das tarifas; Exemplos e simulações de consumo e gastos.

Informativo da Telefônica Informações são muito técnicas; Não há nenhuma orientação sobre qual plano se adequa melhor a cada perfil; Não há simulações.

Informativo da Telefônica No verso do informativo há uma propaganda comercial do plano Meus Minutos; O número de contato para esclarecimento de dúvidas sobre a alteração da telefonia é o MESMO do para a contratação do plano Meus Minutos!

Informações passadas pelos atendentes Informações passadas pelo Perfil: foi informado a quantidade de minutos médios consumidos pela linha, sem um diagnóstico sobre a duração dessas chamadas; Atendente não sabia explicar as vantagens e desvantagens de cada plano; Foi ofertado um outro plano alternativo da prestadora.

Vai ficar mais caro? Depende... Usuários usam o telefone para ligações curtas, de até 3 minutos, tenderão a economizar; Usuário que usam o telefone para ligações longas, se optarem pelo PASOO não terão mudanças significativas em sua conta; Problema: Usuários que usam o telefone para ligações longas e não optarem pelo PASOO terão um aumento em suas contas.

Medição por pulso

Comparando os custos

Notícia veiculada pela Agência Brasil Ligações de telefonia fixa serão cobradas por minutos a partir de março Brasília - A partir de março, quem usa telefone fixo terá sua conta cobrada por minutos, e não mais por pulsos. De acordo com o Conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Jaime Ziller, pela proposta da Anatel, as empresas serão obrigadas a fornecer aos usuários seu perfil de assinante - que tipo de ligação fazem e o tempo de duração de cada uma. Ziller explicou que essa exigência é para que o consumidor saiba em qual plano de franquia da empresa ele melhor se encaixa. Fonte: / /

Reivindicações A PRO TESTE entende que não é possível adiar mais uma vez a conversão – isso prejudicaria o consumidor. A PRO TESTE exige a entrega de um informativo mais claro, livre de propagandas e que contenha exemplos e simulações de consumo e gastos. A PRO TESTE entende que a Anatel deve exigir que as operadoras entreguem ao usuário um diagnóstico de seu perfil.