Plataforma “palcos virtuais”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PORTAL DA EDUCAÇÃO DO CONCELHO DA MAIA
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
ENCONTRO REGIONAL DAS ESCOLAS ACOMPANHADAS 5 E 6 DE JULHO 2001 ÍLHAVO.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
SESSÃO DE ESCLARECIMENTO
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
Educação a Distância na Universidade Anhembi Morumbi
Desafios e oportunidades do EAD
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
A Sociedade da Informação tem que ser uma sociedade para todos. Os cidadãos devem, sem discriminações, ter oportunidade de nela participar e, desse modo,
Avaliação de desempenho dos docentes
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Conhecimento e Inovação com as TIC.
UNIVERSIDADE DE LISBOA
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Avaliar para Melhorar.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Objectivos do Curso de Engenharia Informática da ESTT/IPT
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
Porto Alegre, 29 de Junho de 2007 Porto Alegre, 29 de Junho de 2006 PROJETO DE INTERFACE PARA UM SISTEMA DE PROGRAMAÇÃO DE ROTAS DE CAMINHÕES DE UMA DISTRIBUIDORA.
Departamento do Ensino Secundário
Agrupamento de Escolas de Águeda Junho de 2004.
José Duarte, ESE de Setúbal3.Julho.2006Seminário Ser Competente em TIC Da disciplina de TIC às TIC nas disciplinas.
Centro de Competência CRIE FCUL
Escola Secundária José Afonso (Seixal) AVALIAÇÃO INTERNA Apresentação ao Conselho Pedagógico 27 de Janeiro de 2009 Equipa: Ana Moura, Elsa Teixeira, Helena.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Florin Zamfir Portal de Comunidade Educativa – Serviços e Conteúdos Portal da Comunidade Educativa Serviços e Conteúdos Florin Zamfir, Fernando Delgado,
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
PARQUE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UP - REITORIA PORTO 24 NOVEMBRO 2008 UNIVERSIDADE DO PORTO.
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Seminário de Integração Profissional IV
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
Linha 1. FACTORES DE SUCESSO NO ENSINO - No Pais, no Espaço Europeu e no Mundo ( I) LIDERANÇA POLÍTICA DO BINÓMIO: A COMUNIDADE EDUCATIVA E A ESCOLA Problemáticas.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Portal Corporativo Serpro : Lições Aprendidas e Evolução
Licenciatura em Ciências da Educação Unidade Curricular: Seminário de Integração Profissional Ano Lectivo: 2012/2013 Docente: Ana Carvalho Discentes: Ana.
0 MGI - Sistema de Informação Baseado numa Intranet Sistema de Informação Baseado numa Intranet para a Gestão Pedagógica de uma Escola do Ensino Secundário.
III Encontro de Bibliotecas Escolares de Barcelos Uma imagem vale mais que mil livros? António Sá Santos Barcelos Maio
Roteiro de observação de estágio
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
Introdução ao Moodle Escola Secundária Emídio Navarro Viseu
Arronches /2012 Agrupamento de Escolas de Arronches.
E. S./3º Ciclo José Cardoso Pires Ano lectivo 08/09 Elementos para Avaliação Interna Actas Relatórios periódicos Actividades do PAA.
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Abordagem Colaborativa à Gestão do Conhecimento: Soluções Educativas Virtuais Adelino António Peixoto Fernandes Amaral Universidade Portucalense Porto,
9 de Julho de 2003 Infra-estruturas de “campus- learning”: aplicabilidade no ensino da Engenharia António Constantino Lopes Martins Mestrado em Gestão.
WORKSHOP Aveiro, 28 de Abril de 2004 Comissão de Gestão.
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
O papel pedagógico do órgão gestor
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

Plataforma “palcos virtuais” © 1998-2008 GTI – Grupo de Trabalho da Intranet Escola Secundária de Emídio Navarro -Viseu Plataforma “palcos virtuais” "Não existe o esquecimento total: as pegadas impressas na alma são indestrutíveis.“ (Thomas De Quincey)

Considerações Escola Secundária de Emídio Navarro – Viseu “Sistema de Informação Baseado numa Intranet para a Gestão Pedagógica de uma Escola do Ensino Secundário”, Dissertação submetida, por Rafael Machado, para satisfação parcial dos requisitos do grau de mestre em Gestão de Informação, FACULDADE de ENGENHARIA da UNIVERSIDADE do PORTO, Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Porto, Setembro de 1999 Agrupamento de Escolas Ana Castro Osório – Mangualde Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara – Mangualde Agrupamento de Escolas de Marzovelos – Viseu Agrupamento de Escolas de Vil de Soito – Viseu Escola Secundária de Emídio Navarro – Viseu Colégio da Imaculada Conceição – Viseu

Considerações As soluções para a gestão de escolas dos Ensinos Básico e Secundário centram-se quase que exclusivamente no aspecto técnico e tecnológico, não considerando a sua integração na estrutura de funcionamento da organização, o que levaria possivelmente a uma reorganização dos canais de informação e alteração nas relações de poder. Uma solução desta natureza não pode ser “desligada” das vivências nas várias organizações. O caminho a trilhar deve passar pelo desenvolvimento de “Palcos Virtuais” que abranjam não só o aspecto mecanicista do lançamento de informação, mas também aspectos de natureza humana.

O Mundo como um Palco O mundo inteiro é um palco. Todos os homens e mulheres não passam de actores, Têm as suas entradas e saídas; E na sua vida um homem desempenha muitos papéis; […] William Shakespeare, As You Like It

A escola como um Palco Actores Papéis Tarefas

Vários papéis Principais Associados Professor Director de Turma Aluno Pai e Encarregado de Educação Funcionário Associados Director de Turma Conselho Executivo Coordenador de Departamento Sub-Coordenador de Área Disciplinar Conselho Pedagógico Administrativo Outros…

Várias tarefas Quero lançar as faltas dos alunos Quero contactar o colega António Quero saber quem são os professores da turma Quero contactar o Director de Turma Quero saber se a sala 18 está livre na sexta feira Quero saber as faltas do meu educando Quero saber os meus serviços de vigilância Quero contactar o professor de Filosofia Quero saber quantas faltas dei a Inglês Quero saber as classificação dos meus alunos no 1º período Quero enviar uma mensagem aos meus alunos do 11º B Quero disponibilizar a correcção do teste de avaliação Quero divulgar o projecto desenvolvido pela minha turma Quero saber os professores que faltaram durante o 1º período Outros…

Construção de “Palcos Virtuais” Metodologia de trabalho colaborativo e participativo, centrada nos actores Metodologia centrada nos actores Fácil utilização Conteúdo Performance Satisfação Valor Acrescentado

Participação ao nível da concepção DESENHO PROTÓTIPO AVALIAÇÃO PROCESSO ITERACTIVO

Desenho Desenho Análise de requisitos funcionais: Diagnóstico das necessidades (de informação) Práticas que podem ser suportadas Práticas que podem ser melhoradas ou criadas Instrumentos de recolha: Inquéritos Entrevistas Observação Desenho

Protótipo Principais aspectos a ter em conta: Replicação das tarefas Usabilidade

Balanceamento de forças Design tecnologia actores instituição tarefas

Iteração Qualidade total Avaliação Teste do protótipo Factores de desmotivação: Frustração Demasiado esforço para navegar Dificuldades na localização da informação Surpresas desagradáveis Demasiado lento Iteração Qualidade total

Factores de sucesso Integrado no projecto educativo da escola Projecto assumido pelo órgão de gestão Integrado no projecto educativo da escola Envolvimento de TODA a comunidade educativa de forma participativa (colaboradores) Definição de políticas internas correctas Processo de liderança Envolvimento de pessoas com elevadas competências técnicas (núcleo duro) Envolvimento de PQND (continuidade do projecto) Acesso generalizado Infra-estruturas técnicas disponíveis

Constrangimentos Como envolver os actores/colaboradores? Resistência à mudança Como envolver os actores/colaboradores? Núcleo duro (pouca disponibilidade, falta de pessoas com competências técnicas elevadas) Infra-estruturas técnicas (fraca cobertura, falta de capacidade orçamental) “Alimentação” e manutenção de conteúdos

Estudo de Caso: EsenNet (http://www.esenviseu.net)

Um pouco de história… 1998/1999 - Início do projecto - Intranet 1999/2000 – Desenvolvimento de módulos funcionais do SIP 2001/2002 – Criação do GTI – Grupo de Trabalho da Intranet 2003/2004 – Passagem de Intranet para Extranet 2003/2004 – Contas de eMail para Alunos, Professores e Funcionários 2003/2004 – Realização do I Seminário “Palcos Virtuais” 2004/2005 - Início de parceria com as escolas associadas 2004/2005 – Módulo funcional: Caderneta Virtual 2005/2006 – Instalação da plataforma “Moodle” 2006/2007 – 500000 visitas (contabilizadas desde Fevereiro 2004)

colaboradores (comunidade educativa) GTI – Grupo de Trabalho da Intranet núcleo duro colaboradores (comunidade educativa) coordenador consultores Órgão de Gestão Escolas Associadas

Área de acesso livre Página inicial

Área de acesso livre Áreas funcionais

Área de acesso livre Ferramentas de comunicação

Área de acesso livre Colaboração/participação

Área de acesso livre “Palco das Efemérides”

Área de acesso livre Ementas do Refeitório e Frase do Dia

Área de acesso livre Incubação de projectos

Área de acesso livre Actividades

Área de acesso livre Notícias e Destaques

Área de acesso livre eLearning

Área de acesso livre Correio electrónico

SIP – Sistema de Informação Pedagógica Acesso seguro (encriptação + validação)

SIP – Sistema de Informação Pedagógica Gestão: SAC – Sistema Automático de Convocatórias

SIP – Sistema de Informação Pedagógica Gestão: SAC – Sistema Automático de Convocatórias – Vigilâncias

SIP – Sistema de Informação Pedagógica Gestão: Gestão de ementas

SIP – Sistema de Informação Pedagógica Gestão: Gestão de turmas/professores/disciplinas

SIP – Sistema de Informação Pedagógica Professor: Turmas

SIP – Sistema de Informação Pedagógica Professor: Área Disciplinar

SIP – Sistema de Informação Pedagógica Professor: Listagem de professores

SIP – Sistema de Informação Pedagógica Professor: Requisição de Salas TIC

SIP – Sistema de Informação Pedagógica Professor/Aluno/Encarregado de Educação: Caderneta Virtual

Infraestruturas

Seminário “Palcos Virtuais” Utilização das TIC na educação II Seminário “Palcos Virtuais” TIC – uma vantagem competitiva III Seminário “Palcos Virtuais” Influência crescente na “aldeia global” IV Seminário “Palcos Virtuais” In Memoriam

Trabalhos Futuros

Rumo ao futuro… Criação de Templates Novos módulos funcionais Migração das Base de Dados para MySQL Instalação de novo servidor de email HelpDesk via Moodle Normalização de procedimentos Realização do V Seminário “Palcos Virtuais” numa das escolas associadas

Estratégias Formação de colaboradores – publicação de informação Dar maior relevância à comunicação Participação efectiva dos vários actores Envolver mais escolas (2 escolas no próximo ano lectivo) Análise de impacto

Plano TIC 2007/2008 da Escola Secundária de Emídio Navarro – Viseu Agrupamento de Escolas Ana Castro Osório – Mangualde Agrupamento de Escolas Gomes Eanes de Azurara – Mangualde Agrupamento de Escolas de Marzovelos – Viseu Agrupamento de Escolas de Vil de Soito – Viseu Escola Secundária de Emídio Navarro – Viseu Colégio da Imaculada Conceição – Viseu

Plataforma “palcos virtuais” © 1998-2008 GTI – Grupo de Trabalho da Intranet Escola Secundária de Emídio Navarro -Viseu Plataforma “palcos virtuais” "Não existe o esquecimento total: as pegadas impressas na alma são indestrutíveis.“ (Thomas De Quincey)