1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA DE CONTAS E GESTÃO
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
NÚCLEO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS DE NOVA ANDRADINA ATRIBUIÇÕES GERAIS
ADMINISTRAÇÃO FEDERAL
PACTO PELA VIDA EM DEFESA DO SUS E DE GESTÃO
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Rede de Atenção Oncológica
Projeto TRILHAS e Rede de Ancoragem
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
Sessão Fechada para Comitês 4 de abril de PE-06/2004 Elevar a profissionalização e o desempenho dos Comitês e estabelecer um sistema de reconhecimento.
COMITÊS 2011 / 2012
Atividades básicas dos Comitês O quê? Como? O quê? Como? O quê? Como? O quê? Como? O quê? Como?
Cartilhas para Comitês
1.
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
PLANEJAMENTO 2009 CGDNCT Brasília 3 e 4 de março de 2009 Ministério da Saúde Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa Departamento Nacional de.
O FOPEMEPE/RS é um espaço de debates e conjugação de esforços entre o governo e o setor privado, para a elaboração de propostas orientadas à implantação.
Minas Gerais.
Promoex 1.5. Resultado Primário estabelecido na LDO - Art. 4 §1º e Art. 9º LRF COMPARTILHAMENTO DE CONTROLES INFORMATIZADOS DA LEI DE RESPONSABILIDADE.
Propor um conjunto de ações que possam ser utilizadas pelas unidades de educação corporativa dos Tribunais de Contas na concepção, estruturação e implantação.
Palestra Administradores de Segurança – Módulo Órgãos e Entidades –
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
9ª Mostra das Escolas de Educação Profissional
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
CURRICULO +.
REDE INTEGRADA DE PREVENÇÃO À CORRUPÇÃO Implantação: CONACI - Conselho Nacional de Controle Interno.
Estratégia de fortalecimento dos Pequenos Negócios
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
Metodologia de Monitoramento, Acompanhamento e Orientação
Recílio Santinoni APRESENTAÇÃO FÓRUNS REGIONAIS 08/12/2011 FPME/PR.
13ª. Reunião Ordinária Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Proposta de Plano de Trabalho para de fevereiro de 2012.
8a. Reunião do Grupo de Assessoramento Técnico Brasília – 08 de fevereiro de 2011.
Comitê Temático Investimento e Financiamento Brasília – 06 de Abril de 2011.
Competência Legal da CIEA-BA
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
Comitê SGI – Módulo Pré-medidos Comitê SGI Módulo pré-medidos Cintia Maria Barreto Lé.
CÂMARAS TEMÁTICAS Decreto nº 777/2011, de 18 de outubro de 2011 Cria as Câmaras Temáticas para Copa do Mundo 1.Câmara Temática de Transparência; 2.Câmara.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Comissão de EJA de Alagoas
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí.
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
XXXI Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselho de Educação – CODISE Boa Vista/RR.
PROGRAMA DE FORTALECIMENTO e NIVELAMENTO - FEDERAÇÃO/SENAR
Edital de Apoio Institucional às Seccionais Undime 2015.
07 de Agosto de 2014 INICIATIVAS INSPIRADORAS na Gestão Estadual da Educação Pública III Reunião Ordinária do Consed PLATAFORMA DE GOVERNANÇA Iniciativas.
SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e respectivas Cadeias de Valor SETOR PRIVADO Alavancar a competitividade das Organizações e.
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Plano de Contingenciamento de Gastos - PCG
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Mapeamento de Processos
CÂMARA TÉCNICA DA EDUCAÇÃO Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
Rede Interamericana de Prevenção da Violência e do Delito.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Propostas de ações para Comunicação Propostas a serem trabalhadas: Raio X da Comunicação no Sistema Unimed – desenvolver pesquisas para levantar.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

1 ° Encontro Nordestino de Escolas de Governo Local: Fortaleza – Ceará Data: 26 e 27 de set 2013 Silvia Costa Pinto Ribeiro de Araújo

A experiência da Rede de Escolas dos Tribunais de Contas do Brasil

A ideia era construir uma Rede das Escolas de Contas por intermédio da implementação de projetos comuns de capacitação, estímulo de parcerias, compartilhamento de soluções de capacitação e de conhecimento, redução de assimetrias de capacitação entre os Tribunais de Contas, almejando ganhos de escala nessas atividades.

Como surgiu?

O Grupo de Escola de Contas(GEC) foi criado em março de 2009,como um dos resultados do III Encontro Técnico IRB/Promoex, promovido pelo TCE-TO, em Palmas, com a participação de 55 servidores de 27 dos 34 Tribunais de Contas do Brasil.

Foco original: educação a distância(alguns já faziam e relataram experiência – TCU, TCE-TO, TCE-PR, TCE-RS e TCE-CE).

Ações iniciais em 2009

a)Implementação da lista de contatos do grupo; b)Definição do conteúdo básico das home-pages das Escolas de Contas; c)Criação de links no portal dos Tribunais para as páginas das Escolas de Contas; d)Estruturação do programa de Capacitação em Educação Corporativa e)Implementação da Sala Virtual de Educação Corporativa dos Tribunais de Conta, no ambiente do TCU/ISC, para comunicação entre os participantes.

Integração promovida pelo GEC potencializou a participação das unidades de educação corporativa dos Tribunais de Contas nas atividades da Rede de Escola de Governo(Enap).

As formas de manutenção da Rede

O fim do Promoex e a Rede

Proposta de Estrutura e de Atribuições da Coordenação de Qualificação Coordenador de Qualificação TCEMG Sub Coordenador Temático de Comunicação TCE-SP Sub Coordenador Temático de Normas e Processos TCE-CE Sub Coordenador Temático de Capacitação e Eventos TCE-PR LÍDERES REGIONAIS (09 representantes) REPRESENTANTES DOS TRIBUNAIS (34 TCs) PRESIDENTE DO COMITÊ DE GESTÃO DE PESSOAS E QUALIFICAÇÃO

COORDENADOR DE QUALIFICAÇÃO Apoiar o presidente na articulação com os demais Comitês; Mediar o relacionamento entre o Presidente e os Subcoordenadores Temáticos; Solicitar anualmente junto à Presidência do Comitê a indicação ou recondução pelos Tribunais de Contas do representante da Unidade de Educação Corporativa; Distribuir e acompanhar as ações dos subcoordenadores temáticos; Coordenar em conjunto com o Tribunal sede o Encontro Técnico das Unidades de Educação dos Tribunais de Contas; Apresentar relatórios semestrais de atividades da Coordenação de Qualificação; Designar Secretaria Executiva de cada evento.

SUBCOORDENADOR TEMÁTICO NORMAS E PROCESSOS INTERNOS Coordenar as ações de produção de normas, processos de trabalhos para profissionalizar e estruturar as Unidades de Educação Corporativas; Identificar e disseminar boas práticas; Apoiar o Coordenador de Qualificação no âmbito de sua área; Formar Grupos de Estudo e Mediar fóruns de discussão; Interagir com os líderes regionais e com os demais subcoordenadores nas áreas pertinentes; Subsidiar o Coordenador de Qualificação na elaboração do relatório de atividades da Coordenação de Qualificação; Executar as tarefas definidas no plano de ação.

SUBCOORDENADOR TEMÁTICO DE COMUNICAÇÃO Manter atualizado o cadastro dos representantes das Unidades de Educação Corporativas dos Tribunais de Contas; Divulgar as ações da Coordenação de Qualificação; Implementar ações para aprimorar a comunicação interna da Coordenação de Qualificação; Manter articulação direta com a Assessoria de Comunicação do IRB; Interagir com os líderes regionais e com os demais subcoordenadores nas áreas pertinentes; Orientar os representantes dos TCs na sua articulação com as Assessorias de Comunicação dos seus respectivos Tribunais, conforme as diretrizes definidas pelo Comitê de Comunicação; Apoiar o Coordenador de Qualificação nas ações relativas à sua área; Subsidiar o Coordenador de Qualificação na elaboração do relatório de atividades da Coordenação de Qualificação; Executar as tarefas definidas no plano de ação;

SUBCOORDENADOR TEMÁTICO DE CAPACITAÇÃO E EVENTOS Coordenar as demandas e ofertas de ações compartilhadas; Acompanhar a agenda nacional de eventos do IRB; com vistas ao alinhamento das ações; Articular com os líderes regionais a execução das ações compartilhadas: definição de público alvo, definição de ementas, processos de seleção e inscrição; Elaborar relatórios de todas as ações compartilhadas; Interagir com os líderes regionais e com os demais subcoordenadores nas áreas pertinentes; Apoiar o Coordenador de Qualificação nas ações relativas à sua área; Subsidiar o Coordenador de Qualificação na elaboração do relatório de atividades da Coordenação de Qualificação; Executar as tarefas definidas no plano de ação;

LÍDERES REGIONAIS Articular com os demais representantes dos Tribunais da região a execução das ações definidas nas sub coordenações temáticas; Acompanhar e incentivar as atuações dos representantes dos Tribunais da região; Levantar as demandas de sua região e encaminhar à sub coordenações temáticas; Fornecer informações para os relatórios;

REPRESENTANTES Manter atualizado cadastro e demais informações relativas ao seu Tribunal; Divulgar as ações no seu Tribunal; Levantar as necessidades de qualificação compartilhada; Orientar e incentivar os participantes de seu Tribunal em ações compartilhadas; Participar das deliberações da Rede Articular com os demais representantes dos Tribunais da região a execução das ações das definidas nas sub coordenações temáticas; Acompanhar e incentivar as atuações dos representantes dos Tribunais da região; Levantar as demandas de sua região e encaminhar à sub coordenações temáticas; Fornecer informações para os relatórios.

Escola de Contas e Capacitação Prof. Pedro Aleixo Telefone: