ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA

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Transcrição da apresentação:

ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA ADAPTAÇÃO CRIAÇÃO

A promoção de uma prática de AMA Actividade Motora Adaptada ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA A promoção de uma prática de AMA Actividade Motora Adaptada em populações com deficiência visa: - Promover e encorajar o MOVIMENTO - Motivar para actividades futuras - Desenvolver a auto – confiança e a Independência / autonomia. - Facilitar a aquisição e desenvolvimento de Skills de interacção social. - Promover a saúde e a condição física ( evitar a deterioração ) - Desenvolver Skills motores funcionais com transferência para actividades da vida diária. - Desenvolver a capacidade de resolução de problemas.

1 - ADAPTAÇÃO DE ACTIVIDADES FÍSICA PRÉ- EXISTENTE ( JOGO ) JOGO ---- ACTIVIDADE FÍSICA ADAPTADA ANÁLISE ADAPTAÇÃO POPULAÇÃO ALVO 2 – CRIAÇÃO DE ACTIVIDADES ADAPTADAS ANÁLISE CRIAÇÃO JOGO --- ACTIVIDADE ADAPTADA POPULAÇÃO ALVO

A Significância da Actividade SIGNIFICANCIA DA ACTIVIDADE A Significância da Actividade é observável nos domínios: - motor - cognitivo - afectivo - Já percebi - Vou experimentar - Sou capaz ACTIVIDADE SIGNIFICANTE - Não percebi - Não gosto - Não sou capaz ACTIVIDADE NÃO SIGNIFICANTE

O VALOR EDUCATIVO da prática da A.M.A. Actividade Motora Adaptada em populações portadores de deficiência são ganhos evidentes nos domínios: Emocional, Social e Cognitivo. Mas é preciso ADAPTAR - O quê ? - Porquê ? - Para quem ? - Para quê ? - Como ? - Onde ?

. Métodos de ensino e estratégias ADAPTAR O QUÊ ? Actividade Física ou Jogo . . . . . . ( conteúdo ) Processo de transmissão da informação . . ( forma ) . Comunicação . Métodos de ensino e estratégias ADAPTAR PORQUÊ ? Necessidade de considerar a diferença. Determinadas actividades são limitadoras. ( exclusão de alguns indivíduos )

PARA QUEM ? PARA QUÊ ? Indivíduos com NEE, - Crianças - Jovens - Adultos a nível da capacidade: . motora de execução . recepção da informação . compreensão da informação . relacionamento com o outro . despender energia PARA QUÊ ? Acessibilidade - dar possibilidades a que todos participem dentro das suas possibilidades Progressão

COMO ? Formas de Adaptação . pelo aluno . para o aluno. O professor adapta a situação em função da especificidade de cada aluno tendo em conta: . Domínio afectivo – motivação, emoções, ... . Domínio social – funcionamento no jogo, ... . Domínio motor – nível de aprendizagem, ... . Domínio cognitivo – nível de compreensão . pelo aluno O professor cria situações com várias alternativas e permite ao aluno a opção.. Análise e Planeamento do processo de adaptação Ex: Análise de uma actividade quanto: . à adequação aos objectivos educativos; . ao tipo de Skills. Dificuldades

ONDE ? - Aulas de educação física integrada - Aulas de educação física adaptada - Actividades de recreação terapêutica - Actividades de animação desportiva - Ludo terapia - Psicomotricidade - Musicoterapia - Danço terapia - Natação adaptada

OBJECTIVOS DA ADAPTAÇÃO 1- Acessibilidade 2- Progressão Para progredir é necessário: - confronto - experimentação - resolução - aquisição - superação

C A A – Actividades que a criança é capaz de fazer RELAÇÃO DA CRIANÇA COM ACTIVIDADES DE VARIADOS GRAUS DE DIFICULDADE A – Actividades que a criança é capaz de fazer B – Área de rigidez. “ Apesar da criança ter capacidades físicas para obter sucesso nestas actividades, ela demonstra uma certa relutância porque acha que são muito difíceis ou porque falhou em actividades semelhantes.” C – Actividades que a criança não é capaz de fazer. B C A - Não há aprendizagem e progressão se a criança não se aventurar para além da área A . - Deve-se promover a introdução gradual de actividades da área B, assegurando sucesso.

ACTIVIDADE MOTORA ADPATADA ADAPTAÇÃO / / CRIAÇÃO. OBRIGADO