Mídias Sociais
Redes sociais
Existem a mais de 3000 anos
Redes sociais tempo espaço … as principais diferenças entre a antiguidade e hoje: COLAPSO do tempo e do espaço
Redes sociais A evolução das redes sociais acompanha a evolução das tecnologias de comunicação interativas: Escrita – Revolução Francesa, 1789 Correios Telégrafo Telefone Computador (BBS, comunidades online, e-mail) Chat IMS Web 2.0 (read write web) Redes Sociais on-line (Friendster – 1ª rede social online) Redes Sociais presenciais (Twitter), 2006 – real time delay
Redes sociais Redes Sociais - indivíduos (ou empresas) conectados por um mais tipos específicos de interdependência, como: Amizade Parentesco Proximidade/Afinidade Trocas Financeiras Ódios/Antipatias Relações Sexuais Relacionamento de Crenças Relacionamento de Conhecimento Relacionamento de Prestígio Mídias Sociais - conteúdo online criado por pessoas usando tecnologias de publicação altamente acessíveis e escaláveis.
Quem usa redes sociais 10% das pessoas gera 90% do volume de posts (Lei de Pareto) 40% do se que se fala é bobagem Taxa de retenção de 40% apenas
Laços importantes nas redes Tipos de laços nas redes sociais: fortes quando se caracterizam pela intimidade e proximidade dos pontos fracos quando caracterizam-se por relações superficiais e esparsas Os laços fracos devem tomar maior parte de nossas atenções, uma vez que apresentam pontos de mutações constantes, gerando oportunidades e revelando possíveis ameaças iminentes. Independentemente dos tipos de laços, quanto maior o número de laços, maior a densidade da rede, pois mais conectados estão os indivíduos que fazem parte dela.
Tipos de Plataformas de Social Media e Networks Wikis – ex: wikipedia Social Networks – ex: Orkut, Facebook, MySpace Presence Applications (miniature blogs) – ex:Twitter Video Sharing – ex: YouTube Virtual Reality – ex: Second Life Events – ex: Upcoming News Aggregation – ex: Digg, Reddit Photo Sharing – exL Flickr, Zoomr, PhotoBucket Livecasting – ex: justin.tv Episodic online videos – ex: YourTruman-Show Media Sharing – ex: Izimi, Twango Music Sharing – ex: last.fm, pocketfuzz Social Bookmarking – ex: del.icio.us, ma.gnolia.com, blinklist Social Network Aggregators – ex: socialthing!, socialstream, profilactic Livro SEO Bible p 248 e 249
Mães
Divórcio
Skoob – leitura / livros
Fumantes
Personal Trainer
Aprendizado de idiomas - LiveMocha
Beautiful People
Bebuns & Bares
Geeks
Marcas - Drimio
Cirurgia Plástica
Previsões
Sonhos
Redes Sociais impactam o marketing principalmente no P de Promoção – COMUNICAÇÃO
Comunicação NÃO RESOLVE problema de produto http://www.freakingnews.com/Pictures/1/Bad-Product-Design.jpg
Redes Sociais que + crescem no Brasil
Crescimento das redes sociais http://www.youtube.com/watch?v=MtJvjyx3-Z0
Estratégias em redes sociais
Estratégias em redes sociais
Burger King | Whopper Sacrifice (Leão de Ouro e Titanium – Cannes 2009)
Case de ameaça http://www.youtube.com/watch?v=t53LYUamBZI&feature=player_embedded#at=174
Case de Ameaça United Breaks Guitars – Dave Carrol U$ 180 milhões até ago/2009 (NYTimes) 7.5 mihões exibições 41 mil avaliações com média 5 estrelas http://www.huffingtonpost.com/2009/07/24/united-breaks-guitars-did_n_244357.html http://www.youtube.com/watch?v=5YGc4zOqozo
Case: tecnisa
Imóveis & Internet no Brasil A Internet é o meio mais utilizado para buscar empreendimentos imobiliários em São Paulo. De acordo com estudo realizado pelo Google Brasil e divulgado pelo Secovi-SP, 1,9 milhão de internautas fizeram buscas por apartamento na Internet ao longo de 2008, período em que a palavra "imóveis" foi buscada mais de 5 milhões de vezes. http://imoveis.imovelweb.com.br/web/editorial/ver_artigo.aspx?ArtigoId=6696
Comunidades para imobiliárias http://mashable.com/2009/09/11/banks-social-media/
Pesquisa de Produto / Mercado Crowdsourcing para descobrir o que os consumidores pensam dos seus serviços (pesquisa de mercado) Usar Redes Sociais como ferramenta para engajar consumidores para auxiliar no desenvolvimento de novos produtos (desenvolvimento de produtos) “Social Media is becoming a core product research channel.” -- Nielsen http://mashable.com/2009/09/11/banks-social-media/
Serviço ao Cliente http://mashable.com/2009/09/11/banks-social-media/
Marketing e Promoções Construtoras com promoções no Twitter: @Tecnisa @coelhodafonseca @cyrela @Gafisa @tendapontocom
Essência das Estratégias de Comunicação em Redes Sociais “Você é o que você compartilha” Que histórias você tem para contar? A quem interessa essas histórias? O que o seu público-alvo quer receber/ouvir?
Regras de ouro do relacionamento Ética Educação Seleção e ajuste das pessoas com quem se relacionar (buscar pessoas interessantes / se afastar de pessoas não interessantes) Estar realmente interessado na OUTRA pessoa (e não em si mesmo) Dar antes de receber
Gestão de Crises em redes sociais Sxc – crisis / pain
O que é uma Crise? Quando algo sério acontece e afeta sua marca/empresa. Conforme o cenário das mídias sociais muda, a definição de crise também muda. A crise depende muito do nível de sensibilidade que a companhia tem gerar conversações positivas. Tipos de crises: Informacional (opiniões e percepções) – interna e externa (resultado desejado: limitar a quantidade de informação esparramada) Eventos (ocorrências) – internos e externos (resultado desejado: ser perdoado) http://www.morganmclintic.com/pr/2010/02/video-crisis-management-in-social-media.html
A internet NÃO TEM botão de UNDO ou DELETE http://blog.kbsweb.com/wp-content/uploads/panic-button.jpg
Takedown – caçada virtual Kevin Mitnick: engenharia de relacionamento 1995
Detetive virtual??
123people.com
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