Apoio à Elaboração e Implementação dos PPAs Municipais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estratégia de Desenvolvimento Integrado
Advertisements

Ministério da Educação
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
Zoneamento Ecológico Econômico no Estado do Amapá:
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Avaliação do Plano Plurianual
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
COMITÊ TÉCNICO REUNIÃO DE PAUTA Apresentação do Plano Territorial de Ações Integradas: Formato (público) do Plano Cronograma para apresentação.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
PLANO DE GESTÃO.
Aula 5: Formulação de políticas, planos e programas de saúde
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
1. 2 Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA e do.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Melhorias na Gestão por Resultados A Experiência do Governo Federal Afonso Oliveira de Almeida Secretário de Planejamento e.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROPOSTA DE FUNCIONAMENTO
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
Atividades e projetos : valorização e integração com a Rede QPC
Gerenciamento do Escopo
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
6ª frente de trabalho do pmimf:
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
GESTÃO PÚBLICA PLANEJAMENTO E CONTROLE SOCIAL
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
Ministério da Cultura.
Plano Plurianual: desafios e perspectivas
José Roberto Blaschek Gerência do Escopo José Roberto Blaschek.
PLENÁRIA FINAL.
Minas Gerais.
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO PLANO ESTADUAL DE HABITAÇÃO PEH-SP.
1 ORÇAMENTO A proposta orçamentária para 2006 seguiu as normas técnicas federais e, particularmente, a Lei 4.320, de 17 de março de 1964 e a Portaria.
CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual – 2012/2015
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
VISÃO GERAL - PPA Brasília, maio de 2011.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
Fórum de Secretários Executivos
Gestão Estratégica na Política Pública
Do Diagnóstico para o Prognóstico Hans Michael van Bellen 27/07/2012
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos PPA Avaliação 2009 (Ano Base 2008) Ciclo de Gestão do Plano.
José Alberto Ribeiro Carvalho
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Papel dos Municípios no Desenvolvimento Local
8º CONGRESSO DE GESTÃO PÚBLICA Palestrante: Maria Aparecida
ASSEMBLEIA METROPOLITANA DA RMBH Belo Horizonte, 20 de março de 2013.
Sugestões Câmara Técnica de Saneamento
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
V Congresso CONSAD de Gestão Pública
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Experiência desenvolvida pelo Município de Guarulhos - Brasil Etapas percorridas e processos de planejamento Capacitação dos gestores e dos jovens Luiz.
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Plano Plurianual - PPA Governo do Estado de Roraima
Orçamento Público Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão da Educação e do Trabalho na Saúde.
Printed CONFIDENCIAL E DE PROPRIEDADE EXCLUSIVA A utilização deste material sem a permissão expressa da McKinsey & Company é estritamente proibida Modernização.
PLANO PLURIANUAL (PPA ).
DISCIPLINA: Serviço Social de Política Social II Profª: Elisônia Carin Renk.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Apoio à Elaboração e Implementação dos PPAs Municipais Brasília, abril de 2013

Participei do curso de capacitação (Módulo I) E agora?

12 Passos para os Municípios 1. Sensibilização do Prefeito 2. Constituição da Equipe Nuclear 3. Definição do Cronograma 6. Dimensão Estratégica 5. Diagnóstico do Município 4. Definição da Estrutura do PPA 7. Identificação de Problemas 8. Elaboração de Programas 9. Estimação de Receitas 12. Elaboração do PL e Mensagem 11. Validação dos Programas 10. Índices e Metas

12 Passos para os Municípios 1. Sensibilização do Prefeito Alinhamento Estratégico e Captação de Recursos junto aos Governos Federal e Estadual Melhoria da Qualidade do Planejamento e da Gestão Acesso ao programa de Apoio à Elaboração e Gestão dos Planos Plurianuais dos Municípios Atendimento aos dispositivos normativos

12 Passos para os Municípios  1. Sensibilização do Prefeito 2. Constituição da Equipe Nuclear 3. Definição do Cronograma 6. Dimensão Estratégica 5. Diagnóstico do Município 4. Definição da Estrutura do PPA 7. Identificação de Problemas 8. Elaboração de Programas 9. Estimação de Receitas 12. Elaboração do PL e Mensagem 11. Validação dos Programas 10. Índices e Metas

12 Passos para os Municípios 2. Constituição da Equipe Nuclear Reunião de Coordenação do Governo (Prefeito e Secretários); Instituição do Grupo de Coordenação do Plano Plurianual (GCPPA): Grupo de Coordenação Geral (GCG): Planejamento, Finanças e Controle; Grupo de Coordenação Setorial (GCS): Pontos Focais; Grupo de Apoio Especializado (GAE): especialistas externos.

12 Passos para os Municípios   1. Sensibilização do Prefeito 2. Constituição da Equipe Nuclear 3. Definição do Cronograma 6. Dimensão Estratégica 5. Diagnóstico do Município 4. Definição da Estrutura do PPA 7. Identificação de Problemas 8. Elaboração de Programas 9. Estimação de Receitas 12. Elaboração do PL e Mensagem 11. Validação dos Programas 10. Índices e Metas

12 Passos para os Municípios 3. Definição do Cronograma Elaboração de Plano de Trabalho e Cronograma pelo GCPPA: Etapas; Responsáveis; Prazos Aprovação do Plano de Trabalho e do Cronograma pelo Prefeito

12 Passos para os Municípios   Mês 1 Mês 2 Mês 3 Data-Limite 1a. S 2a. S 3a. S 4a. S 3 Dias Lei Orgânica 1. Sensibilização do Prefeito 2. Constituição da Equipe Nuclear 3. Definição do Cronograma 4. Definição da Estrutura do PPA 5. Diagnóstico do Município 6. Dimensão Estratégica 7. Identificação de Problemas 8. Elaboração de Programas 9. Estimação de Receitas 10. Definição de Índices e Metas 11. Validação dos Programas 12. Elaboração do PL e da Mensagem Geração de Arquivos e Impressão

12 Passos para os Municípios    1. Sensibilização do Prefeito 2. Constituição da Equipe Nuclear 3. Definição do Cronograma 6. Dimensão Estratégica 5. Diagnóstico do Município 4. Definição da Estrutura do PPA 7. Identificação de Problemas 8. Elaboração de Programas 9. Estimação de Receitas 12. Elaboração do PL e Mensagem 11. Validação dos Programas 10. Índices e Metas

12 Passos para os Municípios 4. Definição da Estrutura do PPA Proposição pelo GCPPA: Facilitar Apreciação Legislativa; Promover Transparência: O que fazer; Quanto custa; Resultados esperados. Referência: Mensagem do Prefeito; Projeto de Lei; Anexos.

12 Passos para os Municípios 4. Definição da Estrutura do PPA Referência Mensagem do Prefeito: Situação Socioeconômica; Cenário Fiscal; Visão de Futuro; Macrodesafios; Estratégias e Políticas. Projeto de Lei: Disposições Preliminares; Forma de Gestão; Mecanismos de Revisão. Anexos: Programas; Ações.

12 Passos para os Municípios    1. Sensibilização do Prefeito 2. Constituição da Equipe Nuclear 3. Definição do Cronograma  6. Dimensão Estratégica 5. Diagnóstico do Município 4. Definição da Estrutura do PPA 7. Identificação de Problemas 8. Elaboração de Programas 9. Estimação de Receitas 12. Elaboração do PL e Mensagem 11. Validação dos Programas 10. Índices e Metas

12 Passos para os Municípios 5. Diagnóstico do Município Levantamentos de dados e informações econômicas, sociais e ambientais; Identificação de problemas e potencialidades (SWOT); Dados de interesse: demografia, educação, saúde, infraestrutura, mobilidade urbana, trabalho, segurança pública, habitação, saneamento e meio ambiente; Bancos de dados federais estruturados: Relatórios de Informações Sociais (MDS); Agenda de Compromissos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio; Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais.

12 Passos para os Municípios    1. Sensibilização do Prefeito 2. Constituição da Equipe Nuclear 3. Definição do Cronograma   6. Dimensão Estratégica 5. Diagnóstico do Município 4. Definição da Estrutura do PPA 7. Identificação de Problemas 8. Elaboração de Programas 9. Estimação de Receitas 12. Elaboração do PL e Mensagem 11. Validação dos Programas 10. Índices e Metas

12 Passos para os Municípios 6. Dimensão Estratégica Oficina com principais atores; Insumos: Diagnóstico (Passo 5), Programa de Governo, Caderno Regional (ADT), Plano Diretor; Consulta: Constituições Federal e Estadual e Lei Orgânica dos Municípios; Instrumentos: Gestão Social Integral, Agenda de Desenvolvimento Territorial, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio; Produtos: Visão de Futuro, Estratégia de Desenvolvimento, Macrodesafios (até dez).

12 Passos para os Municípios    1. Sensibilização do Prefeito 2. Constituição da Equipe Nuclear 3. Definição do Cronograma    6. Dimensão Estratégica 5. Diagnóstico do Município 4. Definição da Estrutura do PPA 7. Identificação de Problemas 8. Elaboração de Programas 9. Estimação de Receitas 12. Elaboração do PL e Mensagem 11. Validação dos Programas 10. Índices e Metas

12 Passos para os Municípios 7. Identificação de Problemas Oficinas multissetoriais por macrodesafio (definido no Passo 6); Identificar problemas e relações causais com base no diagnóstico (Passo 5); Instrumento: Árvore de Problema; Laudo por problema: Descrição: evidências e relevância; Explicação: relações causais. Recomenda-se que cada macrodesafio não seja representado por mais de 5 (cinco) problemas.

12 Passos para os Municípios    1. Sensibilização do Prefeito 2. Constituição da Equipe Nuclear 3. Definição do Cronograma    6. Dimensão Estratégica 5. Diagnóstico do Município 4. Definição da Estrutura do PPA  7. Identificação de Problemas 8. Elaboração de Programas 9. Estimação de Receitas 12. Elaboração do PL e Mensagem 11. Validação dos Programas 10. Índices e Metas

12 Passos para os Municípios 8. Elaboração de Programas Solução para cada um dos problemas (Passo 7); Oficinas de trabalho multissetoriais; Identificação de possibilidades de atendimento Federal ou Estadual; Inventário Prévio de Programas do PPA 2010/2013: Avaliação físico-financeira; Relevância dos programas e ações; Possibilidade de incorporação ao PPA 2014/2017. Instrumento: Matriz Operacional;

12 Passos para os Municípios Nome do Programa O enunciado do programa deve ser claro e comunicável. Objetivo do Programa Deve ser viável, transformador, exequível e orientado para a estratégia do governo. Metas até 2017 No PPA Federal as Metas materializam os objetivos, podendo ser qualitativa ou quantitativa; Nos PPAs Estaduais, via de regra, as metas quantificam os produtos das ações. Iniciativas ou Ações Iniciativas: o que deve ser feito no âmbito do programa, nos próximos 4 anos. Declara os bens e serviços a entregar. Ações: resultam em produtos – bens ou serviços – para a sociedade Recursos necessários Para que se tenha ideia da exigência de recursos do programa e das suas iniciativas. NÃO DEVE SER detalhado – isso será feito por equipes técnicas após a decisão final de governo e sociedade. Resultado esperado Espera-se resolver ou pelo menos atenuar os problemas e atingir os objetivos. Aqui debate-se os impactos efetivos do programa e suas ações na realidade local. Órgão responsável Define o setor ou departamento responsável. Quanto mais preciso melhor.

12 Passos para os Municípios 8. Elaboração de Programas Priorização dos Programas por Macrodesafio; As prioridades elencadas deverão ser consideradas na distribuição dos recursos financeiros, humanos e materiais; Critérios para Priorização: Relevância; Factibilidade; Viabilidade.

12 Passos para os Municípios    1. Sensibilização do Prefeito 2. Constituição da Equipe Nuclear 3. Definição do Cronograma    6. Dimensão Estratégica 5. Diagnóstico do Município 4. Definição da Estrutura do PPA   7. Identificação de Problemas 8. Elaboração de Programas 9. Estimação de Receitas 12. Elaboração do PL e Mensagem 11. Validação dos Programas 10. Índices e Metas

12 Passos para os Municípios 9. Estimação de Receitas Contraparte das Metas de Programas e Ações; Condicionantes Constitucionais e Legais: 15% das receitas de impostos para a Saúde; 25% das receitas de impostos para a Educação; Teto para Pessoal: 6% da RCL para o Legislativo e 54% para o Executivo; Efeito PIB; Efeito Inflação; Efeito Legislação.

12 Passos para os Municípios    1. Sensibilização do Prefeito 2. Constituição da Equipe Nuclear 3. Definição do Cronograma    6. Dimensão Estratégica 5. Diagnóstico do Município 4. Definição da Estrutura do PPA    7. Identificação de Problemas 8. Elaboração de Programas 9. Estimação de Receitas 12. Elaboração do PL e Mensagem 11. Validação dos Programas 10. Índices e Metas

12 Passos para os Municípios 10. Índices e Metas Quantificação dos Programas (Passo 8); Estabelecimento de limites orçamentários por Secretaria (margem de expansão); Secretarias quantificam valores por programa, estabelecem Metas e projetam índices para os indicadores (considerar Linha de Base); Observar a prioridades estabelecidas pelo Prefeito (Passo 8) na alocação por programa; Orientações pelo GCPPA: Priorizar projetos em andamento; Evitar pulverização de recursos; Verificar consistência de dados físicos e financeiros.

12 Passos para os Municípios    1. Sensibilização do Prefeito 2. Constituição da Equipe Nuclear 3. Definição do Cronograma    6. Dimensão Estratégica 5. Diagnóstico do Município 4. Definição da Estrutura do PPA    7. Identificação de Problemas 8. Elaboração de Programas 9. Estimação de Receitas  12. Elaboração do PL e Mensagem 11. Validação dos Programas 10. Índices e Metas

12 Passos para os Municípios 11. Validação dos Programas CGPPA realiza a Análise de consistência e viabilidade dos programas; O objetivo é adequado ao programa? É possível atingi-lo? O programa, seu objetivo e metas estão alinhados com os Macrodesafios As iniciativas são suficientes para assegurar a consecução do objetivo ? As iniciativas estão claramente direcionadas para as causas do problema? Há coerência, consistência e suficiência de iniciativas? Os recursos humanos, materiais e financeiros alocados são suficientes?

12 Passos para os Municípios    1. Sensibilização do Prefeito 2. Constituição da Equipe Nuclear 3. Definição do Cronograma    6. Dimensão Estratégica 5. Diagnóstico do Município 4. Definição da Estrutura do PPA    7. Identificação de Problemas 8. Elaboração de Programas 9. Estimação de Receitas   12. Elaboração do PL e Mensagem 11. Validação dos Programas 10. Índices e Metas

12 Passos para os Municípios 12. Elaboração do PL e Mensagem A Mensagem de encaminhamento do PPA à Câmara Municipal é instrumento político – pauta-se na Dimensão Estratégica (Passo 6); Os Anexos ao Projeto de Lei contêm os programas e seu componentes, e dependem da validação deles (Passo 11); O texto do PL depende apenas da estrutura (Passo 4) e das decisões sobre os instrumentos de gestão, avaliação e revisão; Minuta proposta no material entregue.

12 Passos para os Municípios    1. Sensibilização do Prefeito 2. Constituição da Equipe Nuclear 3. Definição do Cronograma    6. Dimensão Estratégica 5. Diagnóstico do Município 4. Definição da Estrutura do PPA    7. Identificação de Problemas 8. Elaboração de Programas 9. Estimação de Receitas    12. Elaboração do PL e Mensagem 11. Validação dos Programas 10. Índices e Metas

Ambiente de EAD para Troca de Experiências e Orientações: http://enapvirtual.enap.gov.br/course/view.php?id=117