SEQUÊNCIA DIDÁTICA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem em Processo – 4ª edição
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
49 anos Não podemos esquecer. EM Carlos Drummond de Andrade
Selecione cada um e pressione a tecla DELETE.
PROJETO Área do conhecimento: História Nível: Ensino Fundamental Série: 5ª Título do Projeto: Civilização da Mesopotâmia e Egito.
ÁREA DO CONHECIMENTO: matemática.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
Professores: Ricardo Bellei Maria Helena Damo Marlene Turri Ribeiro.
ÁREA DE CONHECIMENTO Matemática.
Área do conhecimento: Biologia
Oficina Hora do Conto Realização: Desire Martins Dornelles Pedagoga
Escola Estadual Senador Filinto Muller - Extensão
Escola Angelina Jaime Tebet
PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA - SME CENTRO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
Projeto de reforço de Matemática
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
A IMPORTÂNCIA DA CRÔNICA NA LITERATURA BRASILEIRA,
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONALIZANTE EM
CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE
Escola Municipal de Ensino Fundamental Martha Wartenberg
PROJETO APRENDENDO A CONTAR.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
WebQuest Início e Formação do Universo !
Sexta-feira do professor projeto proler PARCERIA –1ª COoRDENadoria S.E. & UNIRITTER TRILHANDO OS CAMINHOS DA LEITURA E DA ESCRITA.
Integração pedagógica de uma ferramenta da Web 2.0 na prática lectiva
Diretoria de Ensino da Região de Jacareí
Rotina na Alfabetização:
ATIVIDADE 3.4- APRESENTAÇÃO HIPERTEXTUALCOM ESBOÇO DE ATIVIDADE UTILIZANDO UM DOS PRODUTOS QUE ENCONTROU. “PROPOSTA DE ATIVIDADE, ESBOÇO INICIAL”
Oficina de Matemática, Música e Jornal em sala de aula Prof. Paulo Guimarães 12 6.
Língua Portuguesa “Quem estuda e não pratica o que aprendeu
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
Planejamento PNAIC 2014.
ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS
O PAPEL DOS CONTOS DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Professora: Suzana Ziareski Séries: 8ºs A, B, C, e D
Lendas do folclore brasileiro
GÊNEROS TEXTUAIS NO ESPAÇO EXTRAESCOLAR E NA SALA DE AULA
Curso de Especialização em Mídias na Educação
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2010 Coordenador do Projeto: Professor Geraldo Biaggi.
O MUNDO ENCANTADO DA LITERATURA INFANTIL
Profa. Cristina Araújo de Farias
Roteiro Pedagógico de CIÊNCIAS
Trabalhos de Informática Trabalhos realizados pelos alunos do 3º ano
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE
PROJETO DE LEITURA - ESCOLA MUNICIPAL MACHADO DE ASSIS - PÓLO “Projeto destinado aos alunos do ensino fundamental, tendo como objetivos incentivar o hábito.
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
Planejamento da Rotina Semanal
PROPAI/PROPCCI-I 1S 1º semestre – Fevereiro/2014 Coordenadores: Geraldo Biaggi e José Antonio Padoveze.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Projeto: Reescrita de histórias conhecidas
Língua Estrangeira Moderna
Etapas de uma sequência didática
RESGATANDO AS TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
Figuras de Linguagem Adilson Camilo Lima Santos, novembro de 2011.
Proposta de atividade, esboço inicial
Programa Mundo Leitor Professora: Moiseth Neves Série: Viagens - 1° ano do Ens. Fund.I Projeto: Uma viagem entre sons e poesias.
Uso do celular nas escolas nome: Samuel n 26 série 5ano B.
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
ORIENTAÇÃO TÉCNICA DO ENSINO DE ARTE – 2016
ESCOLA MUNICIPAL SANTO RAFAGNIN
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Projetos e Sequências Didáticas
Antonio Barreto. Conhecimento prévio sobre o assunto Chegar em sala de aula e perguntar o que eles entendem sobre o primeiro beijo.
TÍTULO DO TRABALHO (ARIAL 72)
TÍTULO DO TRABALHO (ARIAL 72)
TÍTULO DO TRABALHO (ARIAL 72)
TÍTULO DO TRABALHO (ARIAL 72)
Transcrição da apresentação:

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

E.M. CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE PROFESSORAS: JOANA D’ARC A.A. LISBANHO ROSILENE COSTA BONFIM   TIPO DE TEXTO: NARRATIVO GÊNERO TEXTUAL: CONTOS DE FADAS

OBJETIVOS: Reconhecer o gênero e a situação de comunicação social em que é praticada. Reconhecer a estrutura da sequência narrativa ( situação inicial, conflito, resolução). Desenvolver habilidades de produção, usando as mesmas personagens em uma nova versão. Resgatar o gosto pela narrativa presente nos Contos de Fadas. Fazer intercâmbio das séries finais com as séries iniciais do Ensino Fundamental com contação de histórias, estimulando o gosto pela leitura. Confeccionar caixa de histórias.  

PÚBLICO ALVO: 7º e 9º anos, PAT IV CONTEÚDOS: Leitura e interpretação. Linguagem oral e escrita. Produção textual. Arte ( confecção da caixa e teatro).  

TEMPO ESTIMADO: 10 MÓDULOS   MATERIAL NECESSÁRIO: Caixa de sapatos com tampa fixa. Retalhos de EVA. Cola quente. TNT. Velcro. Papel cartão, tesoura, moldes das personagens das histórias. Histórias xerocadas para leitura. Moldes das personagens em papel ofício, etc

DESENVOLVIMENTO SEGUNDO MOMENTO: PRIMEIRO MOMENTO:   Escolha do gênero que será desenvolvido pelos alunos, de acordo com o tipo de texto pré-estabelecido: narração.  SEGUNDO MOMENTO: Recorte dos moldes das personagens em papel cartão.

Recorte dos moldes das personagens em EVA QUARTO MOMENTO:   TERCEIRO MOMENTO: Recorte dos moldes das personagens em EVA QUARTO MOMENTO: Montagem do cenário na tampa da caixa de sapatos. QUINTO MOMENTO: Montagem das personagens no EVA, colando-as com cola quente. SEXTO MOMENTO: Colagem do velcro no cenário e nas personagens.

  SÉTIMO MOMENTO: Encapagem da caixa com TNT, ornamentação e personalização com o nome da história. OITAVO MOMENTO: Criação da outra versão da história original. NONO MOMENTO: Apresentação em sala de aula da história pelos grupos, para avaliação. DÉCIMO MOMENTO: Entrega das caixas de história para a biblioteca, com apresentação teatral para os alunos de seis e sete anos.

AVALIAÇÃO:   Os alunos serão avaliados nos quesitos: comportamental, interesse, participação, compreensão, criatividade e capacidade de desenvolver textos narrativos.