Viktor Emil Frankl.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O SITE DOS AMIGOS.
Advertisements

01 a 06/12/14 Oleg Shuplyak. Carl Ransom Rogers (1902, Oak Park, Illinois , La Jolla, Califórnia,EUA), psicopedagogo e pensador Orientação não diretiva.
Contexto histórico - “A modernidade”
ESPIRITUALIDADE E ENVELHECIMENTO. SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 2. DESENVOLVIMENTO a. Apresentação b. Espiritualidade c. Religiosidade d. Realidade 3. RESUMO.
Descartes e o Racionalismo. O que nos garante a nossa percepção e nosso entendimento sobre as coisas reais?
Tema - A formação da sociedade produtora de mercadorias: o modo de produção especificamente capitalista. Texto base: O Capital CAPÍTULO I – A MERCADORIA.
Valorização do corpo: a sociedade do culto ao corpo perfeito
APRESENTAÇÃO MULTIMÉDIA #27 TEMA V | PROBLEMAS E CONCEITOS TEÓRICOS ESTRUTURADORES DA PSICOLOGIA CAPÍTULO 1| OS GRANDES AUTORES DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA.
BASES DA DOUTRINA ESPÍRITA.
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Busca pela devoção a Deus
→ Os técnicos que intervêm na esfera psicológica
CAMUS – A FILOSOFIA E O SENTIDO
Pr. Marcelo Augusto de Carvalho
COMO CONHECER O PODER DA LÍNGUA
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS JUDICIÁRIAS
Santo Agostinho.
REVISÃO DE FILOSOFIA: 3º ano AV2 – 3º BIMESTRE
Princípios Metodológicos e Escolas Geográficas
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.
MAPA CONCEITUAL FILOSOFIA
Modelagem para Otimização:Aula 2
Curso: Graduação em Pedagogia-Licenciatura
Psicanálise.
Introdução ao estudo da Psicologia
“UMA PRÁTICA PSICOLÓGICA INCLUSIVA EM HOSPITAL PSIQUIÁTRICO: DO CUIDADO DE SER AO RESGATE DA CIDADANIA” O texto aborda uma prática psicológica em hospital.
TEMA 1: OS FUNDAMENTOS DA CIÊNCIA POLÍTICA
Filosofia Existencialismo.
CONSCIÊNCIA & ATIVIDADE
TEMPO E HISTÓRIA. A HISTÓRIA COMO CIÊNCIA Adaptação da música “Mulher Brasileira” Psirico 1 - Foi Criada na Europa e estuda o passado essa disciplina,
FICHA DE INSCRIÇÃO Celular
O Existencialismo é um Humanismo - Sartre
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
John Dewey ( ).
1 INSTITUTO PHILEO DE PSICOLOGIA LOGOTERAPIA Prof. Ms. Guilherme Falcão.
Max Weber Karl Marx Émile Durkheim
Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael ( ) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Espiritualidade nas Organizações
UNIDADE 1- Seção 1 Palavras-chave: Conflito de interesses; relação processual; litisconsórcio. COMPETÊNCIA GERAL: Conhecer os institutos fundamentais da.
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 02
Logoterapia e o sentido da vida Relação Terapeutica em Existencial Humanista Profa. Fernanda Hott.
Marx e a educação. Karl Marx ( ) ► Nasceu em Trier, Alemanha. ► Família de classe média. ► Formado em jornalismo.
 Quem foi  Nascimento e Morte  Interesses Principais  Obras  História  Influência  Filosofia  Dialética  Crítica de Hegel a Kant  Hegel.
A psicopatologia do trabalho. Origens e desenvolvimentos recentes na França ( Grupo 1 )  A discussão sobre SM&T iniciou-se na França após a II Guerra.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL GEOGRAFIA – PROF. RONALDO
Ciência da vida mental Consciência
A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO. DESENVOLVIMENTO HUMANO.
Conceitos O Poder Formas de Poder
PCOG PSICOTERAPIA COGNITIVA
É o estudo do homem como ser biológico, social e cultural.
Santo Agostinho 06/12/2018.
 Com o reconhecimento da Psicologia como ciência (1879), a psicoterapia foi reconhecida como método que possibilita conhecer em profundidade o funcionamento.
Metodologia Científica Adriana Carvalho Aula 2. O conhecimento Na aula 1, vimos que os tipos de conhecimentos são saberes que fazem parte de nosso dia-a-dia.
Áreas da Filosofia.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
Martin Heidegger ( ).
Pitágoras de Samos (570 – 490 a.C.). Teoria Pitagórica Tese Cosmológica: – A essência de todas as coisas (arché) são os números. – No princípio, a natureza.
Professora elisa SANTOS meier
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
Psicodrama Método terapêutico elaborado por Moreno, consistente em investigar situações e conflitos vitais, mas através da dramatização do que pelo relato.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
Nome do Professor Aula 1 Título do tema da aula Nome do Professor Aula 1 O conhecimento.
PROFESSOR : EVERTON RODRIGUES. Filosofia Medieval (V ao XV) Neste período Idade Média compreende o período que vai da queda do Império Romano até a consolidação.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? 9 ed. São Paulo, Cortez, 2007.
Viviane Silva.
Transcrição da apresentação:

Viktor Emil Frankl

Viktor Emil Frankl Nasceu em Viena em 26 de março de 1905 e morreu em 02 de setembro de 1997. Doutor em medicina e psiquiatria e "doutor honoris causa" em diversas universidades do mundo inteiro, inclusive na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Viktor Emil Frankl Durante a guerra, observou a si mesmo e a outros em situações limite nos campos de extermínio nazistas, seu "experimentum crucis", e comprovou a essência do que é ser humano: numa situação desumanizadora, usar a capacidade de transcrever e manter a liberdade interior.

Viktor Emil Frankl Foi considerado o médico da "doença do século XX", decorrente do vazio existencial. Afirmou que "o homem, pôr força de sua dimensão espiritual pode encontrar sentido em cada situação da vida e dar-lhe uma resposta adequada".

Viktor Emil Frankl Foi professor de Neurologia e psiquiatria na Universidade de Viena e de Logoterapia na Universidade Federal da Califórnia. Foi nos Estados Unidos,onde também lecionou como professor visitante nas Universidades de Harvard, Dallas e Pittsburg, que sua figura atingiu celebridade, apesar de suas teses contrariarem as correntes psicanalíticas dominantes ai. Como conferencista viajou por muitos países e esteve no Brasil em 1984 (Porto Alegre), 1986 (Rio de Janeiro) e 1987 (Brasília).

Viktor Emil Frankl Escreveu cerca de 30 livros traduzidos em mais de 28 línguas, inclusive japonês, chinês e russo. Atualmente existem institutos Frankl de Logoterapia na Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Israel, Itália, Peru, Porto Rico, África do Sul, Suécia e Estados Unidos.

Viktor Emil Frankl A vida e a obra de Viktor E. Frankl é uma seqüência de fatos que se desencadeiam em um testemunho inquestionável do poder desafiador do espirito. Nos mostra como se pode viver humanamente se a busca de sentido é "resolvida". Viktor E. Frankl coloca que a busca de sentido é uma exata e precisa definição da natureza humana.

LOGOTERAPIA PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS EXISTENCIALISMO GABRIEL MARCEL MARTIN BUBER SÖREN KIERKEGAARD

Sentido da vida Vazio existencial Neuroses noogênicas FUNDAMENTOS Sentido da vida Vazio existencial Neuroses noogênicas Dimensão nooética

LOGOTERAPIA “Para a Logoterapia, a busca de sentido na vida da pessoa é a principal força motivadora no ser humano. A Logoterapia é considerada e desenhada como uma terapia centrada no sentido. Vê o homem como um ser orientado para o sentido. Não pretende suplantar a psicoterapia vigente, mas complementá-la e completar também o conceito de ser humano - mais indispensável às ciências do homem do que o método e técnicas corretos”. (Frankl)

LOGOTERAPIA Logoterapia e Análise Existencial é um sistema teórico e prático de psicologia, criado pelo psiquiatra Vienense Viktor Emil Frankl (1905 - 1997) que se tornou mundialmente conhecido a partir de seu livro "Em Busca de Sentido" (Um Psicólogo no Campo de Concentração) no qual expõe suas experiências nas prisões nazistas e lança as bases de sua teoria. Segundo Allport, “Trata-se do movimento psicológico mais importante de nossos dias”.

LOGOTERAPIA O termo "logos" é uma palavra grega que significa "sentido". Assim, a "Logoterapia concentra-se no sentido da existência humana, bem como na busca da pessoa por este sentido" (Frankl).

LOGOTERAPIA A Logoterapia e Análise Existencial é conhecida como a terceira Escola Vienense de Psicoterapia, sendo a Psicanálise Freudiana, a primeira, e a Psicologia individual de Adler, a segunda. É uma linha existêncial-humanística e busca, a partir de sua antropologia, superar o psicologismo reducionista de outras linhas.

LOGOTERAPIA A Logoterapia busca “restituir a imagem do homem superado reducionismos. Faz uma proposta que não se limita à Psicologia, mas abrange todas áreas da atividade humana, e busca resgatar aquilo que é especificamente humano na pessoa”.

LOGOTERAPIA O sofrimento e a falta de sentido configuram o vazio existencial que muitos experimentam. Neuroses noogênicas